O projeto de iluminação de um ambiente deve ser focado na funcionalidade, harmonização com a decoração e, preocupação mais atual, na economia energética.

Há atividades que necessitam de mais luz, como ler, cozinhar, trabalhar no computador e o tipo de iluminação a ser usado muda de acordo com a atividade. Por exemplo: Para preparo de refeições a iluminação não deve modificar a cor dos alimentos; Quando no computador a fonte de luz não deve estar direcionada para o rosto do usuário nem para o monitor. Importa inclusive se o usuário é destro ou canhoto!

A quantidade de luminosidade também é importante: Tente ler com uma iluminação extremamente forte ou muito fraca !

A iluminação pode modificar totalmente o clima de um ambiente e atualmente os equipamentos de automação tem facilitado muito o projetista da iluminação e o cliente que pode, com um simples toque transformar sua sala em um cantinho aconchegante, ou uma sala de cinema ou um ambiente luminoso de festa.

Portanto: Atenção à iluminação para deixar sua casa mais funcional, bonita e agradável para todos os momentos e atividades.

Abaixo, seleção de fotos de ambientes onde os elementos de iluminação tem destaque, dos sites e blogs: orangebeatiful , stylefiles, casaabril, apartment, delightbydesign e  ffffound

stylefilesbanheiro1

A iluminação do espelho e bancada da pia deve ter um circuito separado para que seja acionada quando necessário. É importante observar o posicionamento da iluminação para o espelho, que não deve ser direcionada para o rosto do usuário nem criar áreas de sombra no rosto.

casaabrilcrianca2

Pontos de luz para o computador e a cabeceira da cama, que também devem ter circuitos separados.

forrodegessocasaabril

Um outro sistema deve ser a iluminação geral do banheiro

paredetomateapartment1

boa iluminação para o cantinho de leitura (abajur de pé, acima e um pouco atrás de onde ficará a cabeça do leitor)

orangebeatifulDotcomBarraBlogcantinho5

a iluminação para um ambiente de leitura (muita luz e alta, para iluminar por igual a mesa, sem criar sombras por estar no meio desta)

apartment3346

A cozinha possui spots para iluminar bem as áreas de preparo e cozimento.

Luminárias, Lustres, Pendentes, spots, etc. na Decoração 1

O quarto usa abajures de leitura funcionais e que enfatizam a decoração, criando um efeito muito bonito na parede. Além disso, o lustre central aumenta o clima romântico do ambiente.

Luminárias, Lustres, Pendentes, spots, etc. na Decoração 2

Aqui temos a iluminação para leitura (a famosa ptolomeu) a iluminação central, com um plafon difuso e  iluminação embutida no  forro (provavelmente uma mangueira luminosa) que possui uma abertura no canto da parede para aconchegar e enfatizar a textura da parede marrom.

Luminárias, Lustres, Pendentes, spots, etc. na Decoração 3

Outra cozinha muito bem iluminada, com spots  favorecendo as áreas de trabalho e  um lustre sobre a mesa de refeições, bem no centro desta

114 COMENTÁRIOS

  1. Oi, Dayanne,
    Sugiro que vc não use branco frio, mas sim o branco amarelado, que imita a cor das incandescentes, em todos os ambientes exceto na cozinha. O branco frio vai mudar as cores de tudo e dá um ar “frio” mesmo, que não é legal em salas e quartos.
    E nao é necessário que os plafons sejam iguais.
    bjo
    Rosana

  2. Bom dia, vou iniciar a parte de iluminação do meu apartamento e estou com muitas dúvidas. Nas partes centrais estou pensando em utilizar plafons quadrados de embutir de 25w branco frio. No quarto e na sala eu posso utilizar plafons menores de 3w em lugares especificos em tonalidades mais amareladas? Ou uma vez utilizada uma cor de iluminação no ambiente tem que ser a mesma? Em relação aos de 3w eles tem que seguir o mesmo formato do maior?

  3. Oi, Vanessa!
    Em geral, se coloca um plafon como luz geral da sala ou cozinha e se for do seu desejo, um pendente sobre a mesa de jantar. Eu não sei o modelo do lustre q vc está pensando, logo, não há como responder à sua perguntar com certeza de q estou certa. Se quiser mandar fotos, envie para [email protected], ok ?
    bjo
    Rosana

  4. Ola bom dia!gostaria de saber se o lustre tem que ser exatamente em cima da mesa ou pode ser no centro da cozinha?

  5. Oi, Waleria,
    Depende do tamanho e modelo dos pendentes (que modifica a forma como a luz incide no ambiente) e das lâmpadas usadas neles . É provável que com luminárias tipo industrial de, por exemplo, 30 cm de diâmetro e lâmpadas comuns, 3 na lateral maior e um na menor sejam o bastante. Com 20 cm ou menos, talvez 4 e 2… Converse com o vendedor qdo for escolher.
    abs
    Rosana

  6. Rosana, Bom dia, estou terminando a minha area de churrasqueira mas estou com uma duvidas quanto aos pendentes, a bancada é em L, sendo 1,80 de frente para a piscina e 3,00 de frente para a varanda. Devo colocar 4 pendentes na lateral maior ou 3 na lateral maior e 1 na lateral menor?

  7. Boa tarde, Rosana.
    Gostaria de uma dica sua para a escolha do tamanho do pendente da sala de jantar.
    nosso ape tem 60 m2 ao todo e a sala de estar é integrada à de jantar. Em formato de L. Sendo que a porta de entrada da na sala de jantar, entrando à esquerda. (no pé do L)
    comprei um pendente de 30 centímetros e ficou muito pequeno, sem graça.
    Estou em dúvida entre um pendente ou paflon de 40 ou 50 centímetros. Fico com receio de 50 ficar muito grande.
    Hoje nossa mesa de jantar é pequena, TEM 80X80, mas vamos trocar futuramente por uma de até 1.40. Mantendo 4 cadeiras.
    o que vc acha, 40 ou posso ir no de 50 sem medo?

  8. Oi, Marilene,
    Desculpe a demora na resposta… Recebo dezenas de e-mails e comentários por dia… De qquer forma, o pendente acima da mesa de jantar deve ficar a mais ou menos 90 cm do tampo da mesa.
    E não tem problema, em geral, ter outras formas de iluminação no ambiente.
    bjo
    Rosana

  9. gostaria de saber se posso colocar um pendulo na minha cozinha na lateral para ficar em cima da mesa já que no centro e um sports. Vamos puxar o fio pelo sports, que altura da mesa deve ficar?
    Se possível me responder por a-mail hoje ainda para que eu possa comprar.
    Desde já agradeço a compreensão.

    Marilene

  10. Oi, Luciene,
    Os lustres não precisam ser iguais, bastam ter o mesmo estilo e ter o mesmo material tbém faz ficar mais fácil a combinação.
    bjo
    Rosana

  11. Ola boa noite!!! Estou com muita dificuldade para comprar os lustre do meu quarto to achando pendentes redondos e compridos e o lustre do meio de outra forma,sendo cor igual precisa,ser do mesmo formato?sendo o do meio redondo e mais aberto obrigada
    .Luciene

  12. Oi, Juliana!
    Sim, vc está exagerando. Os spots devem ser usados para enfatizar objetos ou revestimentos e não para iluminar ambientes. Pense bem: spots acima do sofá vão incidir sobre as pessoas sentadas. Para que? Sobre o home sempre deverão ser desligadas qdo estiver vendo tv (pois atrapalham a visualização). Só vejo sentido nos spots sobre as são Tomé (que devem ser direcionadas mais à frente e em ângulo, de forma a enfatizar as pedras de cima abaixo), Os da parede que vai ficar o aparador devem iluminar um quadro ou objeto (talvez não precise de 2), os do espelho veja bem se não vão espocar e refletir atrapalhando a visão. Os demais eu não colocaria. Vc gasta menos luz e sua sala fica mais bonita, exaltando os pontos que vc deseja exaltar. Colocando os spots em todos os lugares assim vc não vai enfatizar nada, no final, ok ?
    bjo
    Rosana

  13. Olá, estou em construção e preciso muito de ajuda…tenho uma sala em l… na parte q vai ficar o home tem uma sanca e vou colocar um lustre pequeno com critais, e em cima da mesa de jantar um lustre de cristal…na parede da mesa de jantar coloquei placas de sao tome….e colocarei 18 spots na sala toda, 3 em cima do home, 3 em cima do sofa, 5 na parede das placas de sao tome, 2 em uma parede q vai ficar o aparador, 2 no espelho e mais 3 p dar seguimento na parede do sofa…minha sala nao é muito grande…vc acha q estou exagerando? Estou usando espaço de 75cm p cada spot…acha q vai ter muito brilho de cristais na sala?

  14. Fernanda,
    Só depende da área. Os materiais e estilo serem iguais é perfeito. Mas se a área é pequena, talvez só spots embutidos no balcão seja o bastante.
    bjo
    Rosana

  15. olá…gostaria de saber, se em uma area de churrasqueira posso colocar um pendente maior sobre a mesa e dois menores no balcão, ambos são de aluminio escovado e tem o mesmo segmento…desde ja agradeço

  16. Oi, Daniela,
    Não há qquer problemas com o ventilador+o pendente. E vc está certa em relação aos pendentes + o pendente na sala de jantar, ainda mais se o ambiente for pequeno. Melhor colocar spots.
    bjo
    Rosana

  17. Olá Rosana, parabéns pelo site e pelas dicas, muito bons!
    Você poderia me ajudar? Tenho uma sala conjugada em L não tão grande. A primeira parte (perto da entrada) com 13,72m2, onde vai ficar a tv, a 2ª parte com 4,5m2, que dá p/ varanda, e uma bancada de vidro da cozinha americana ao lado da sala de jantar. Usar ventilador branco com luz na sala de estar e um pendente na sala de jantar, de metal (ou cristal) fica brega? Se eu colocar 3 pendentes brancos simples sobre o balcão da cozinha americana fica brigando com o pendente da sala de jantar né? Melhor colocar spots encima do balcão da cozinha americana?
    Muito obrigada.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui