Quando vemos aquelas lindas fotos de ambientes e observamos os objetos de decoração, vemos que eles, apesar de pequenos,  tem uma participação super importante na beleza do conjunto. Na verdade, uma decoração pode ser “derrubada” pela escolha incorreta de objetos: A falta faz o ambiente ficar “insosso”. O excesso faz o ambiente ficar “confuso”, “pesado”. Muitas vezes  tá tudo equilibrado, mas as cores dos objetos acabam com tudo! Mas como “acertar”?

Fórmulas mágicas e que funcionam para todo mundo NÂO EXISTEM! Mas existem dicas que podem facilitar o encontro de boas soluções. E existem REGRAS sim! Vamos a uma:  VOCE NÂO PODE PENSAR NAS CORES DOS DETALHES SEM PENSAR NAS CORES DO AMBIENTE INTEIRO!

Então, vamos começar do princípio, que eu não faço trabalho pela metade! (rs): Como encontrar a PALETA de cores do seu ambiente?  Ah, tem um monte de jeitos! Vamos a um que facilita a escolha das cores. Mas faça o seguinte para não enlouquecer: Trabalhe sempre com uma paleta de cores pequena. Um jeito de encontrar a paleta e  se “conter” é se basear, por exemplo, em um quadro que vc goste.

Vamos imaginar que vc tenha comprado este quadro:

Decoração - Escolhendo as cores 1Decoração - Escolhendo as cores 2

Bem, 1o. devo lhe agradecer por vc ter comprado o quadro que eu pintei ! (RS!!!!) Mas se vc comprou este quadro com certeza gosta das cores dele. Então, vamos usá-las na decoração da sua sala! Mas como?

Observe que o quadro tem, entre outras, as cores que eu coloquei ao lado desta linda obra :). E não é que elas são bonitas juntas ? Formam uma linda paleta de cores! (É claro, usei estas cores no quadro por causa disso!). Tá, bom, mas e daí? Daí, acrescente SEMPRE branco e  preto e pense no ambiente que vc quer:

Super colorido e vibrante ???? – Use as cores fortes, quentes e vivas em um ou dois dos grandes itens (paredes, sofá, piso) ; Nos demais grandes itens use as  mais neutras e as frias além de branco, preto e cinza  (se o ambiente for pequeno e mal iluminado, use as cores atenuadas) e nos detalhes (almofadas, objetos pequenos, etc) espalhe 2 ou 3 das cores da paleta, contrastantes com as usadas nos grandes itens e repita a usada nos grandes itens em poucos detalhes.

Decoração - Escolhendo as cores 3

Decoração - Escolhendo as cores 4

(na 1a. foto temos o vermelho e o verde da paleta e na 2a. foto, o laranja e os verdes)

Claro mas com cores vivas  ??? Use BRANCO e as cores claras e neutras nos grandes itens  e as cores fortes, quentes e vivas nos detalhes;

Decoração - Escolhendo as cores 5

Decoração - Escolhendo as cores 6

Decoração - Escolhendo as cores 7

(nas 3 fotos os vermelhos da paleta estão nos detalhes)

Aconchegante e tranquilo ???? Use os neutros e as cores frias, atenuadas se forem muito fortes, nos grandes itens. Nos detalhes use as cores mais comportadas ou as mesmas cores usadas nos grandes itens só que um pouco mais claras ou escuras. E coloque umas cosinhas em um tom quente atenuado.

Decoração - Escolhendo as cores 8

Decoração - Escolhendo as cores 9

(nas 2 fotos o verde e os terrosos da paleta)

Na verdade há diversas formas para criar estas sensações, mas estas funcionam tbém.

Dos sites e blogs: Sketch42, thesomedayblog, sweetiepiepumpkinnoodle, style-files, casaabril, apartmentTherapy, tudoedimais

73 COMENTÁRIOS

  1. OBS: Rosana, apenas complementando meu post, abaixo: Estou pensando em cortinas brancas. Se puder me dar opinião quanto ao tapete (qual cor) e os demais itens, e qual poderia ser um item a CHAMAR A ATENÇÃO na sala, já que a cortina e os sofás serao neutros, e eu não estou pretendendo pintar as paredes. Quem sabe almofadas ou puffs.
    Obrigada,
    Cristina

  2. Olá!!!
    Em primeiro lugar quero deixar meus parabens pelo site e pelo bom gosto! Adorei as dicas e a quantidade de opções de decoração que encontramos aqui, realmente abre nossos horizontes!!!
    Eu gostaria de pedir uma ajuda: É o seguinte: Eu me mudei recentemente para um apartamento maior. Trouxe do ap. antigo os sofás (de 2 e de 3 lugares), eles são na cor creme. E estante da TV (que ficará à frente do sofá de 3 lugares), a mesa de centro e uma mesa de canto, estes três itens em madeira escura, tipo mogno. Os demais itens como cortinas, tapetes, puffs, quadros, etc, comprarei novos. Minha duvida, a começar, é: que cores adotar para a cortina e para o tapete? Você pode me ajudar nisso? E se tiver sugestões para os demais itens e suas cores, agradeço também!
    Muito obridada.
    Um abraço,
    Cristina

  3. OI, Thamara,
    Use marrom médio e claro e vermelho, além de azul e branco nos objetos e almofadas.
    bjo
    Rosana

  4. Oi, Roberta,
    O uva fica bem enfatizado com o amarelo. Almofadas e outros objetos em amarelo farão sua sala brilhar. Acrescente tbém verdes ou azuis e lilás.
    bjo
    Rosana

  5. OI, regiane,
    Se o piso é cinza claro então use um cinza um pouco mais escuro que ele mas não muito para não escurecer a sala. A sugestão para as cadeiras seria colocar em gelo ou cinza como as paredes para neutralizar. A mesinha de escritório deve ser tabaco, né ? E as cadeiras tbém ? Uma possibilidade seria pintá-los todos de branco ou gelo. Assim sua sala ficaria mais clara já que é mal iluminada…
    Não se aposente, continue tentando (como eu…)
    bjos
    Rosana

  6. Oi, Regiane,
    Vc pode colocar almofadas que tenham estampas usando as cores existentes na sala (use 2 ou 3) tais como vermelho, creme e verde, por exemplo. Vc pode misturar um floral com um listrado nestas cores OU listrado e lisos. O tapete sugiro que seja cinza de claro para médio. O puff pode ser forrado com tecido preto ou cinza.
    bjo
    Rosana

  7. Olá,sempre pesquiso na internet decoração de sala de estar, pois tenho algumas dúvidas.Gostaria de lhe enviar uma foto da minha sala pra vc me ajudar.
    Se for possivel, como posso envirar?
    Obrigada
    Silvia

  8. Boa Tarde!

    É a primeira vez que visito o seu site e estou adorando..
    Estou de mudança e gostaria de algumas dicas…
    Tenho um sofá azul marinho e rack tabaco com branco.. não sei como fazer para conseguir deixar minha sala com ambiente mais bacana e combinando estas duas cores.
    Poderia me ajudar ? Fico no aguardo, obrigada!

  9. Oi, Silvia,
    Desculpe a absurda demora, mas não estou dando conta de tanto comentário e e-mail!
    Para dar vida em verde, use laranja, que é a cor contrastante do verde. Vc pode introduzir esta cor nas almofadas (em estampas, que podem ter marrom e bege tbém) e nos objetos de decoração.
    bjos
    ROsana

  10. Oi, Regiane!
    Desculpe, é que estou atrasada nas respostas aos comentários…O volume aumentou muito! Mas aguarde que vou responder.
    bjos
    rosana

  11. Oi, Sandra,
    Considerando somente os móveis que vc comentou, sugiro sofá cinza claro (acrescente almofadas coloridas para alegrar) e na sala de jantar vc pode revestir as cadeiras com um tecido com fundo cinza claro e cores claras de sua preferência. As paredes podem ser brancas ou em um off white tendendo para o bege ou cinza, de forma que vc tenha uma base neutra para colocar quadros e objetos coloridos (cinza fica bem com azul, amarelo, vermelho, laranja…)
    bjo
    rosana

  12. Oi, Claudia,
    Se a sala tem uma janela com uma boa e iluminada vista, um espelho na parede de frente à ela pode aumentar a luminosidade. Os móveis escuros se puderem ser clareados seria uma boa idéia tbém. Sugiro que pense sempre em cores claras: tapetes em cinza ou bege, que são neutros e quadros e almofadas em cores claras e alegres (amarelo, cinza claro ou bege claro – de acordo com o tapete e azul médio e claro são boas opções.
    um beijo
    Rosana

  13. Tenho um sofa uva e nao consigo combina ou imagina alguma cor que o destaca e fica bem. Minha cortina é marrom, meu tapete é marrom e bege e tenho um papel de parede marrom. Na verdade tudo era marrom mas ai resolvi troca o meu saofa e escolhi uva..estou cnasada de marrom minha sala fica escura..o que devo fazer..penso e mudar a cortina e o tapete para cinza e tirar o papel de parede marrom e deixar sem nada. Qual a sua opiniao?

    Obrigrada

  14. Oi, Chistina,
    Pelas cores que vc falou, o verde erva-doce pode ficar bom sim. Para aquecer, vc pode colocar objetos em vermelho ou laranja que vão ficar bem contrastantes com o verde.
    bjo
    Rosana

  15. Ro, esqueci de falar…meu piso é cinza claro….Tenho 2 cadeiras que atualmente estão com tecidos listrados em vários tons pasteis e nesta mesma sala ( num sei, queria talvez reformá-las…alguma sugestão?), tenho uma mesinha de escritorio que fica em frente a paredinha vermelha que é sob a escada…kkk Entendeu?? Olha, quem não é do ramo, fala as coisas assim, tudo atrapaiado…rsrs (os móveis são em tabaco)…bjkssss lindona e sucesso sempre…Vc acha que devo me aposentar como decoradora?? rsrs…

  16. Olá…
    Poderia me ajudar? Tenho uma sala pequena, onde em uma das paredes(menor) pintei de vermelho, sendo as demais cinza e gelo. O sofá, ficou preto na parede gelo(pois tenho crianças), e a cortina, coloquei creme com listras verticais em verdinho claro…Queria uma dica de que cor e desenho de almofadas e tapetes posso colocar…( tenho um vaso grande, todo colorido, que tipo de arranjo posso fazer com ele?)…Tenho um puff…oque posso fazer com ele??
    O ambiente é pequeno e não muito iluminado…Muito obrigada pela sua ajuda…beijossssss

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui