Quando vemos aquelas lindas fotos de ambientes e observamos os objetos de decoração, vemos que eles, apesar de pequenos,  tem uma participação super importante na beleza do conjunto. Na verdade, uma decoração pode ser “derrubada” pela escolha incorreta de objetos: A falta faz o ambiente ficar “insosso”. O excesso faz o ambiente ficar “confuso”, “pesado”. Muitas vezes  tá tudo equilibrado, mas as cores dos objetos acabam com tudo! Mas como “acertar”?

Fórmulas mágicas e que funcionam para todo mundo NÂO EXISTEM! Mas existem dicas que podem facilitar o encontro de boas soluções. E existem REGRAS sim! Vamos a uma:  VOCE NÂO PODE PENSAR NAS CORES DOS DETALHES SEM PENSAR NAS CORES DO AMBIENTE INTEIRO!

Então, vamos começar do princípio, que eu não faço trabalho pela metade! (rs): Como encontrar a PALETA de cores do seu ambiente?  Ah, tem um monte de jeitos! Vamos a um que facilita a escolha das cores. Mas faça o seguinte para não enlouquecer: Trabalhe sempre com uma paleta de cores pequena. Um jeito de encontrar a paleta e  se “conter” é se basear, por exemplo, em um quadro que vc goste.

Vamos imaginar que vc tenha comprado este quadro:

Decoração - Escolhendo as cores 1Decoração - Escolhendo as cores 2

Bem, 1o. devo lhe agradecer por vc ter comprado o quadro que eu pintei ! (RS!!!!) Mas se vc comprou este quadro com certeza gosta das cores dele. Então, vamos usá-las na decoração da sua sala! Mas como?

Observe que o quadro tem, entre outras, as cores que eu coloquei ao lado desta linda obra :). E não é que elas são bonitas juntas ? Formam uma linda paleta de cores! (É claro, usei estas cores no quadro por causa disso!). Tá, bom, mas e daí? Daí, acrescente SEMPRE branco e  preto e pense no ambiente que vc quer:

Super colorido e vibrante ???? – Use as cores fortes, quentes e vivas em um ou dois dos grandes itens (paredes, sofá, piso) ; Nos demais grandes itens use as  mais neutras e as frias além de branco, preto e cinza  (se o ambiente for pequeno e mal iluminado, use as cores atenuadas) e nos detalhes (almofadas, objetos pequenos, etc) espalhe 2 ou 3 das cores da paleta, contrastantes com as usadas nos grandes itens e repita a usada nos grandes itens em poucos detalhes.

Decoração - Escolhendo as cores 3

Decoração - Escolhendo as cores 4

(na 1a. foto temos o vermelho e o verde da paleta e na 2a. foto, o laranja e os verdes)

Claro mas com cores vivas  ??? Use BRANCO e as cores claras e neutras nos grandes itens  e as cores fortes, quentes e vivas nos detalhes;

Decoração - Escolhendo as cores 5

Decoração - Escolhendo as cores 6

Decoração - Escolhendo as cores 7

(nas 3 fotos os vermelhos da paleta estão nos detalhes)

Aconchegante e tranquilo ???? Use os neutros e as cores frias, atenuadas se forem muito fortes, nos grandes itens. Nos detalhes use as cores mais comportadas ou as mesmas cores usadas nos grandes itens só que um pouco mais claras ou escuras. E coloque umas cosinhas em um tom quente atenuado.

Decoração - Escolhendo as cores 8

Decoração - Escolhendo as cores 9

(nas 2 fotos o verde e os terrosos da paleta)

Na verdade há diversas formas para criar estas sensações, mas estas funcionam tbém.

Dos sites e blogs: Sketch42, thesomedayblog, sweetiepiepumpkinnoodle, style-files, casaabril, apartmentTherapy, tudoedimais

73 COMENTÁRIOS

  1. Boa tarde,
    Amei seu blog,vou divulgar para as amigas,
    Mas agora preciso de sua ajuda,
    Meu sofa é verde fendi e já coloquei verde concreto nas paredes porem ficou muito escuro, e agora está com um marfim, mas está sem vida por favor me ajude, quero alegria na minha sala,bju

  2. Oi, Vanusia,
    Concreto fica bem com verde escuro, magenta escuro, azul escuro, enfim, muitas cores, pq é neutro. Só não colocaria marrom nem preto.
    bjo
    Rosana

  3. Tenho uma area gourmet com uma parede com grafiatto na cor concreto, estou em duvida sobre a cor do sofa que devo colocar nesta parede, visto que o lugar precisa de uma cor escura, devido a poeira e o transito do dia -a -dia. Voce pode me ajudar?
    Obrigada e parabens pelo trabalho maravilhoso.

  4. Olá Rosana, estou adorando suas dicas e sugestões. Veja se pode me ajudar: na sala de estar tenho um painel em madeira escura com laca preta onde fica a tv e, logo abaixo, um m[ovel em laca preto onde ficam alguns objetos, o som, etc. que cores devo usar no sofá e nas paredes? e na sala de jantar? obrigada

  5. Oi Rosana
    tenho uma sala grande (cerca de 40m) claramente dividida em duas áreas (jantar e estar) mas que por ser um r/c tem pouca luz (tenho de acender a luz durante o dia). As paredes são brancas (e desejo mantê-las assim), o´chão é madeira (carvalho, cor mel) e coloquei estantes em faia (cor mel) movel da televisão e estante em melanina preta, mesa de jantar em betula e cadeiras em betula e palhinha. O sofá de 3 lugares marrom e 2 sofás pretos. As cortinas são em algodão cor cru com apontamentos bordeaux (os cortinados das pontas que são um voile fininho). Sinto que a sala está meio sem graça por ser demasiado neutra.Que cor(cores) poderia introduzir, nomeadamente nos tapetes, quadros e almofadas? Obrigada

  6. Bom dia, ontem postei uma pergunta, mas não consigo mais achá-la, então não vou achar a resposta… Aí vai ela novamente. Tenho uma cozinha americana com piso e armários brancos e bancadas em granito café imperial. A sala tem piso de taco de peroba, móveis em madeira escura (eram da minha avó), um sofá verde musgo não muito escuro, um sofá tipo futon cor terra e almofadas nestas cores e mostarda. Vou pintar as paredes da sala e da cozinha e queria sugestões de cores (claras). Meu marido cismou com um verde que se chama erva-doce (da Suvinil), mas eu acho que não vai combinar com o resto, pois é um verde um pouco cítrico. Ele gosta da sensação “refrescante” que este verde dá. Alguma ideia? Eu queria “aquecer” um pouco o ambiente da cozinha. Obrigada desde já! E feliz 2012!

  7. Oi, Lara,
    Puxa obrigada!
    Qto a sua pergunta, pf, aguarde, estamos em operação fim de ano e as respostas estão demorando mais que o normal, ok ?
    bjos
    Rosana

  8. Nossa, Rosana, eu tô maravilhada com o seu blog! Postei uma dúvida há umas 5 horas atrás e desde então não consigo desgrudar do computador. Sabe o que é legal? Você não dá só “dicas”, você ENSINA a gente a decorar. Muito obrigada pela sua generosidade!

  9. Olá,tenho na minha sala um sofá da cor uva e tinha uma parede tbem nessa mesma cor, agora quero mudar a cor das paredes e não sei uma cor que combine com a cor do sofá, será que vc pode me ajudar…obrigada

  10. Oi, Ana Cláudia,
    O uva dá uma avivada com o amarelo, vc está certa! Mas não abuse, ok ? Vá colocando uma coisa de cada vez até achar que é o bastante.
    bjos
    Rosana

  11. Olá,

    sou recém casada e estou montando minha sala. Comprei um super big sofá de 5 lugares e chaise bege com as almofadas soltas do encosto bege com círculos cinza claro e comprei uma poltrona redonda cor de uva, na parede que fica a tv num rack de madeira bem escura coloquei papel de parede em tons de palha, mas acho que a sala ficou muito bege. ainda usei uma manta uva também em cima do sofá o que ficou bom, mas ainda muito neutro. O que faço pra dar mais vida ao ambiente? posso mesclar outras cores (tons amarelados, não sei)? Por favor me dá uma dica

    Obrigada

    Ana Cláudia

  12. Oi, Silvia,
    Preto, brancoe cinza, ficam bem com vermelho fechado (chique), prata (tbém chique), amarelo (alegre) e quase tudo qto é cor, essa é a verdade , pq são cores neutras. Sò falei estas pq são as que gosto mais.
    bjos
    Rosana

  13. Oi, Edcélia,
    Não sei o tom das cores, mas deve ser uma combinação bem forte, sim, ainda mais se a sala for pequena. Caso deseje envie fotos para [email protected] para que eu possa avaliar melhor.
    bjos
    Rosana

  14. Oi, Marcia,
    Na verdade, vc não precisa de dicas (a não ser que tenha perguntas específicas). O que me parece que vc está desejando é um projeto de decoração. Neste caso, preciso que envie a planta baixa e, se possível fotos, para [email protected]. Em 4 a 5 dias lhe enviarei um orçamento do projeto, ok ?
    bjos
    Rosana

  15. Olá! Adorei seu as suas dicas… Estou arrumando a sala do meu apto mas não consigo finalizar. A parede principal é da televisão e tem um papel de parede preto e cinza claro, com uma moldura em gesso com a tv no meio. Meu rack é preto e branco baixo e o sofá preto. Não sei qual cor de peças de decoração colocar para dar um “up”. Bjs.

  16. olá,tenho um sofá de 4 divisoes de couro branco tipo em “L” que posso tirar uma parte, quero mudar esta outra parte, para outra cor, minha paleta de ambiente pga vermelho, branco,minha mesa é madeira antiga,mas clara. adora tranquilidade e aconchego, paredes todas branco-gelo.

  17. Olá Rosana!Pesquisando sobre decoração encontrei seu site que achei muito boas as suas dicas.Gostaria de tirar uma dúvida,meu marido mudou a cor das paredes de nossa casa e na sala que era lilás bem clarinho ele colocou branco,em uma parede textura laranja meu sofá é laranja,no hall de entrada da casa ele colocou uma parede verde bem escuro,será que não vai ficar muito forte essa combinação?Já que no hall de entrada se tem visão das paredes laranja(direita)verde(esquerda).Como devo quebrar esse contaste.

  18. Oi, Cristiane,
    O preto e embuia são neutros e escuros. Sugiro cinzas nas paredes e muito colorido nos objetos de decoração, que podem ser 3 cores que combinem entre si e criem o clima que vc deseja; aconchegante ; vermelhos, amarelos, marrons; Refrescante; azuls, e verdes.
    bjos
    Rosana

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui