Eu recebo muitos e-mails e comentários de pessoas que, como a Débora, que escreveu o abaixo, fica assim, sem ideia, na hora de escolher a cor do tapete, do sofá… A Débora falou assim:

“Tenho uma sala com cozinha americana… As paredes cor porcelana, e uma única de cinza (meio escuro). Na parede cinza fica o home, um painel para a parede toda, cru com ranhuras marrom, cinza… e têm nichos e contorno pretos na parte de baixo.
A parede onde vai ficar o sofá é onde estão as banquetas pretas da cozinha americana. O chão é laminado na cor cru com tons mesclados de cinza, e um quase marrom. E a cortina de fora a fora também é cru. Fiz tudo muito claro com medo de errar.
E agora estou na maior dúvida de que cor deve ser o sofá e a mesa. Será que você pode me ajudar?” 

Bem, cru, cinza, bege… são cores que tem variações de tons enormes, e não tenho muita ideia de como é o espaço… então, simplificando, minha ideia básica do espaço e da distribuição das cores no ambiente fica assim :

combinando1

Parede do rack

combinando2

Acontece que esta base é totalmente neutra! quer dizer: os grandes elementos paredes, pisos, cortinas… tem cores neutras (cinza, branco, cru…). E eu sempre respondo: “Com uma base neutra você tem grande liberdade para escolher as cores dos demais elementos!” E vou mostrar aqui somente 3 opções das milhões possíveis com esta base:

1) Vamos dizer que a Débora gostaria de um sofá vermelho, uma cor quente

combinando3O bege café com leite nas cadeiras e almofadas e o cinza mais escuro (que usei para o tapete) são neutros com mais contraste que os neutros da base e ficam super bem com o vermelho, além de não sobrecarregar o ambiente pequeno com cores. A mesa tem uma madeira mais escura, em tons avermelhados. Aí é “só” salpicar (com algum critério) estas cores  pelo ambiente, em almofadas, lisas ou estampadas, quadros e objetos, tanto na área de estar como na de jantar. Garanto que fica legal! Olhe uma ideia similar a esta (em termos de cores!)

Decoração - Combinando parede, sofá, mesa, tapete... 1

2) Mas vamos dizer agora que a Débora quer um sofá verde (cor oposta – ou complementar – ao vermelho):

combinando4Usei agora tons de cinza e  de terra, que ficam ótimos com o verde. Troquei a mesa por uma com pés em preto (para combinar com os pretos do painel) e tampo em vidro (para ficar mais leve). E as cadeiras com assento em verde tbém. E se você pensar bem, na verdade os tons usados no primeiro exemplo também ficariam bem com o sofá verde, sabia ? Novamente uma seleção de cores que não vai sobrecarregar o ambiente. Veja uma foto similar a esta ideia de cores:

Decoração - Combinando parede, sofá, mesa, tapete... 2

3) Mas a Débora é indecisa e agora preferiu ficar com um sofá neutro também:

combinando5

Não há problema! Vamos usar mais cores vivas porque com o sofá neutro temos mais liberdade ainda para colocar cor! Então, que tal um lindo tapete listrado em azuis, verdes, cinzas e beges ? E já que estamos usando este tapete, vamos salpicar suas cores pelo ambiente ! E podemos acrescentar um tom terroso, um laranja “amarronzado”, para dar uma aquecida nestas cores frias, certo ? E outra foto similar em cores a esta ideia:

Decoração - Combinando parede, sofá, mesa, tapete... 3

Bem, espero que vocês tenham entendido, mas o que quero mostrar é que com a base neutra é mais fácil combinar: a partir da escolha do maior item (no caso da Débora, o sofá) escolha um conjunto de cores que combinem bem com ela e acrescente as cores já existentes no ambiente. Se escolher o sofá com cor neutra também, vc pode usar um outro item (eu usei o tapete no 3o. exemplo) mais colorido e daí usar as cores dele para compor sua paleta de cores para todos os demais elementos do ambiente.

(Fiquei tão doida procurando fotos similares que esqueci de guardar a fonte. Quem souber, me avisa que coloco os créditos)

345 COMENTÁRIOS

  1. Gostaria muitooooo que vc me desse uma sugestão!
    Tenho uma mesa leitosa azul com pé de madeira escura.
    Um sofá escuro com folhagem escuro também da mesma tom.
    Paredes toda branca mas pretendo colocar a parede da mesa um papel de parede.
    Mas queria mesma a sugestão das capas da cadeiras, elas são brancas com os pés madeiras. que cor eu compraria as capas ? E se for possível vc né dá uma ideia para pare da mesa vou amar!
    Obrigada!

  2. Oi, Edinea!
    Eu sugiro para o tapete um bege médio, mais escuro que o do porcelanato. Como o sofá é azul marinho não use bege ou marrom muito escuro. Uma opção estampada seria uma estampa (ou listras) com tons diferentes de bege e azuis que combinem com o azul marinho, mas mais claros, entende? Outra opção seria tapete em cinza médio. Para as cortinas sugiro marrom, que pode ser claro, médio ou escuro, dependendo se a sua sala é mal ou bem iluminada pela luz do sol. Qto mais iluminada, mais escuro pode ser. Mas não use marrom fechado demais, pois fica pesado.
    bjo
    ROsana

  3. Ola! boa noite
    Minha sala é um tom de azul bem claro quase cinza , a cor é ar puro da suvinil , meu sofa é azul marinho e o porcecelano em tom de bege bem claro com branco . Gostaria de saber qual cor de cortinas e tapetes usar?

  4. Estou em reforma..meu sofá e bege d suede..
    Minha mesa q fik atrás do sofá.. vou trocar o estofado..gostaria de saber..se devo colocar suede
    Bege ou marrom?

  5. Oi, Sarah!
    De forma alguma. Só é necessário que elas sejam harmônicas, que combinem entre si. É mais fácil quando tem algo em comum: usar o mesmo estilo facilita muito, por ex.: se a mesa e cadeiras são em estilo clássico, use o mesmo estilo para as banquetas. As cores não precisam ser as mesmas, mas podem combinar (em tom sobre tom – ex: marrom e bege OU estampa com cores em comum, etc) ou cores diferentes mas que fiquem bem juntas, como marrom ou bege e azul, por ex.
    bjo
    Rosana
    26/1/2019

  6. Oi, Regina,
    O piso, painel, mesa e cadeiras são neutros. Então, há uma variedade enorme de cores que vc pode usar. Como há muito preto e vc quer alegrar o ambiente, sugiro escolher para o sofá uma cor mais clara (que pode ser neutra, como o cinza prata, por exemplo) , poltronas em uma cor mais viva e alegre que vc realmente goste (pode ser tbém um estampado com fundo da mesma cor ou similar à escolhida para o sofá) e o tapete em cor neutra (que pode ser uma estampa em tons de branco a cinza).Acrescentando almofadas nas cores já usadas na sala tudo vai combinar.
    Mas a verdade é que como não sei se gosto (pode ser que vc queira cores mais vivas, por exemplo), sugiro que vc escolha uma paleta de cores que goste e se prenda a ela para a decoração. Posso tbém lhe oferecer uma consultoria para lhe ajudar (caso tenha interesse, me escreva: [email protected]).
    Leia estes posts tbém. Talvez facilite suas escolhas:
    https://www.simplesdecoracao.com.br/2017/11/decoracao-paleta-de-cores-na-pratica/
    https://www.simplesdecoracao.com.br/2016/06/como-deixar-um-ambiente-bem-colorido-usando-so-2-ou-3-cores/
    https://www.simplesdecoracao.com.br/2017/08/como-isso-funciona-combinar-cores-texturas-e-contrastes-na-pratica/
    https://www.simplesdecoracao.com.br/2014/07/decoracao-encontrando-as-cores-ideais-para-sua-casa/
    E este:
    https://www.simplesdecoracao.com.br/2014/03/as-cores-perfeitas-para-sua-casa/
    bjo
    RO

  7. Qual cor combinar em.sala de dois ambientes sendo que mesa e cadeiras de jantar pretos painel de TV preto piso claro que cor comprar sofá ,tapete e duas poltronas para dar alegria?

  8. Oi, Alexsandra,
    O marrom e o bege ficam ótimos com azul e verde, Não precisa usar tons fortes nas paredes. Acrescente almofadas e objetos em azul, verde, marrom e branco que vai fica alegre mas contido.
    Se quiser mais vibração acrescente objetos e almofadas em laranja tbém (não precisa muita coisa, só alguns pontos de cor).
    bjo
    Ro

  9. Boa Tarde Rossana
    Vc pode me tirar uma duvida?
    Tenho parede em marron e sofás bege <Gostaria de dar uma cor para o ambiente deixando mais alegre que como posso colocar junto pra deixar mais bonito ;
    Muito obrigado

  10. Oi, Mariana!
    O tapete é para uma sala de jantar separada OU para a área de jantar de uma sala de estar e jantar (tudo junto) OU para a área de estar da sala de estar e jantar (tudo junto)?

    De qquer forma: Se é para uma sala de jantar separada, o que me parece, e vai colocar o tapete abaixo da mesa, primeiro veja um tamanho que permita movimentar as cadeiras sem embolar… Ele tem que ser bem maior que o espaço que a mesa e cadeiras ocupam.
    Não sei a cor do seu piso… mas considerando que há muita coisa escura, eu usaria uma cor relacionada ao fundo do papel de parede (gelo, , cinza claro) ou sei quiser acrescentar uma cor o azul Ou tbém pode usar um tapete com estampa geométrica por exemplo, nas cores que existem no ambiente (cinza, gelo, preto – em menor qto – e mais uma cor viva que goste e pode usar esta cor viva para colocar em detalhes). Se o piso for claro, aí vc pode usar um tom médio das cores acima para contrastar com o piso um pouco.
    bjo
    RO

  11. Meu jogo de jantar é todo preto, meu pendente também, e o papel de parede é fundo gelo com damask cinza ..qual a cor que devo comprar meu tapete ?

  12. Oi, Márcia,
    Sugiro que vc faça tudo que quer fazer e depois decida por trocar ou não a cor da mesa. Isso é muito pessoal e depende muito do espaço, luminosidade e outras coisas e cores que vc tem na sala.
    bjo
    Rosana

  13. Minha sala não é grande porem tem três portas meu sofá de alvenaria a parede de frente para porta principal é verde mix e a da lateral do quarto é verde porem com grafiato com duas listas largas branca as demais paredes brancas tenho uma mesa de canto amarela ouro como devo comprar as almofadas coloridas vou pintar os tijolinhos a vista de bege acompanhando o piso que é porselanato troco a cor da mesa?

  14. Oi, Aline!
    Vc não disse a cor do piso nem paredes….Fica difícil. E qdo vc diz estofado vc quer dizer poltronas ? Caso sim, ele deve combinar, ficar bonito junto, mas não tem que ser igual.
    A cor do tapete depende da cor do piso e do que vc quer : Para “aparecer mais” ele deve ser escuro se o piso é claro e vice-versa. Se não quiser que apareça muito escolha uma cor que não contraste tanto com o piso. As cortinas eu prefiro aquelas que tem cor similar a das paredes onde estão (ou bege, areia, cinza clarinho, cores neutras) para não pesarem no ambiente. Como o rack e painel são brancos talvez a mesa em branco seja uma forma de dar unidade ao ambiente.
    bjo
    Rosana

  15. OI, Kellwyn,
    Se a sala tiver muito vermelho eu sugiro que a poltrona não seja vermelha totalmente… Q tal uma estampa com fundo cinza que tenha desenhos em vermelho ?
    bjo
    Rosana

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui