Eu recebo muitos e-mails e comentários de pessoas que, como a Débora, que escreveu o abaixo, fica assim, sem ideia, na hora de escolher a cor do tapete, do sofá… A Débora falou assim:

“Tenho uma sala com cozinha americana… As paredes cor porcelana, e uma única de cinza (meio escuro). Na parede cinza fica o home, um painel para a parede toda, cru com ranhuras marrom, cinza… e têm nichos e contorno pretos na parte de baixo.
A parede onde vai ficar o sofá é onde estão as banquetas pretas da cozinha americana. O chão é laminado na cor cru com tons mesclados de cinza, e um quase marrom. E a cortina de fora a fora também é cru. Fiz tudo muito claro com medo de errar.
E agora estou na maior dúvida de que cor deve ser o sofá e a mesa. Será que você pode me ajudar?” 

Bem, cru, cinza, bege… são cores que tem variações de tons enormes, e não tenho muita ideia de como é o espaço… então, simplificando, minha ideia básica do espaço e da distribuição das cores no ambiente fica assim :

combinando1

Parede do rack

combinando2

Acontece que esta base é totalmente neutra! quer dizer: os grandes elementos paredes, pisos, cortinas… tem cores neutras (cinza, branco, cru…). E eu sempre respondo: “Com uma base neutra você tem grande liberdade para escolher as cores dos demais elementos!” E vou mostrar aqui somente 3 opções das milhões possíveis com esta base:

1) Vamos dizer que a Débora gostaria de um sofá vermelho, uma cor quente

combinando3O bege café com leite nas cadeiras e almofadas e o cinza mais escuro (que usei para o tapete) são neutros com mais contraste que os neutros da base e ficam super bem com o vermelho, além de não sobrecarregar o ambiente pequeno com cores. A mesa tem uma madeira mais escura, em tons avermelhados. Aí é “só” salpicar (com algum critério) estas cores  pelo ambiente, em almofadas, lisas ou estampadas, quadros e objetos, tanto na área de estar como na de jantar. Garanto que fica legal! Olhe uma ideia similar a esta (em termos de cores!)

Decoração - Combinando parede, sofá, mesa, tapete... 1

2) Mas vamos dizer agora que a Débora quer um sofá verde (cor oposta – ou complementar – ao vermelho):

combinando4Usei agora tons de cinza e  de terra, que ficam ótimos com o verde. Troquei a mesa por uma com pés em preto (para combinar com os pretos do painel) e tampo em vidro (para ficar mais leve). E as cadeiras com assento em verde tbém. E se você pensar bem, na verdade os tons usados no primeiro exemplo também ficariam bem com o sofá verde, sabia ? Novamente uma seleção de cores que não vai sobrecarregar o ambiente. Veja uma foto similar a esta ideia de cores:

Decoração - Combinando parede, sofá, mesa, tapete... 2

3) Mas a Débora é indecisa e agora preferiu ficar com um sofá neutro também:

combinando5

Não há problema! Vamos usar mais cores vivas porque com o sofá neutro temos mais liberdade ainda para colocar cor! Então, que tal um lindo tapete listrado em azuis, verdes, cinzas e beges ? E já que estamos usando este tapete, vamos salpicar suas cores pelo ambiente ! E podemos acrescentar um tom terroso, um laranja “amarronzado”, para dar uma aquecida nestas cores frias, certo ? E outra foto similar em cores a esta ideia:

Decoração - Combinando parede, sofá, mesa, tapete... 3

Bem, espero que vocês tenham entendido, mas o que quero mostrar é que com a base neutra é mais fácil combinar: a partir da escolha do maior item (no caso da Débora, o sofá) escolha um conjunto de cores que combinem bem com ela e acrescente as cores já existentes no ambiente. Se escolher o sofá com cor neutra também, vc pode usar um outro item (eu usei o tapete no 3o. exemplo) mais colorido e daí usar as cores dele para compor sua paleta de cores para todos os demais elementos do ambiente.

(Fiquei tão doida procurando fotos similares que esqueci de guardar a fonte. Quem souber, me avisa que coloco os créditos)

345 COMENTÁRIOS

  1. Oi, Veruska,
    Eu sugiro que o sofá seja cinza (que não precisa ser idêntico ao das cadeiras, mas deve combinar com ele) ou marrom médio.
    bjo
    Rosana

  2. Olá,
    Minha sala é retangular (grande), aí eu dividi em sala de estar e jantar. O rack e o painel são brancos, o sofá que vai chegar é um jeans, tipo um azul bem clarinho. Você acha que devo comprar a cor da madeira da mesa Branca ou bege ou escura? E quanto ao estofado, precisa combinar com o sofá? Estou na dúvida para a cor da tapete e cortina também.

  3. Me ajudar por favor minha sala e branca com vermelho,
    Tenho um sofa de couro preto e comprei um tapete cinza, e queria uma poltrona vermelha vc acha que da certo

  4. Oiii, as paredes do meu AP são todas brancas, coloquei uma cortina com detalhes laranjas, as cadeiras da mesa cinza, que cor cairia melhor o sofá??? Obrigada

  5. Oi, Patricia!
    Eu sugiro que vc estabeleça, com os quadros , a divisão dos ambientes. Então, para a área do estar coloque quadros desconsiderando a área do jantar e vice-versa. Claro que os estilos devem ser harmônicos para o conjunto ficar bonito, ok?
    bjo
    Rosana

  6. Oi, Carla!
    Me parece que é isso mesmo que deve estar faltando: Cores alegres nos objetos de decoração, almofadas, quadros… Escolha umas 3 cores que goste e que ache que fiquem bem juntas e salpique por todo lugar. Devagar para encontrar a quantidade certa para vc.
    bjo
    Rosana

  7. Queridos, obrigada por compartilhar conosco seus conhecimentos. Tenho uma dúvida. Numa mesma parede tenho o sofá (que fica de frente ao rack) e uma mesa redonda (de 4 cadeiras que fica de frente para o corredor). Como organizar os quadros? Considero a parede inteira (posicionando os quadros a partir de seu centro) ou dividido a parte do sofá e a parte da mesa?

  8. Olá sou a carla. Preciso de uma dica que como dar um pouco de cor a minha sala nova. Acabei de colocar as cortinas e pensava que ia ficsr giro mas falta qualquer coisa ainda. Tenho sofa cinza tapete bege, as cortinas são bege e brancas. O movel da tv é preta. A mesa e de vidro com cadeiras também bege. Tenho também uma armario preto e de portas de vidro. A unica coisa de cor são as minhas palantas. Podem de ajudar? Como dou cor a minha sala?
    Bjinhos e obrigda

  9. Olá! Minha sala tem todas as paredes brancas, com um painel madeira, sofá bege, centro amarelo, o piso é cinza com estampa, coloquei um tapete cinza e a mesa é preta, eu gostaria de uma opiniao, qual a cor que pisso colicar na parede da mesa? Na parede da mesa eu coloquei pratos ingleses antigo com cores predominantes, azul, cinza e amarelo.

  10. Ah…esqueci de dizer que na cortina eu tentei chamar a cor dos acentos, mesclando a cor ivory com um floral delicado (coral, verde sage e bege). Errei?!

  11. Oi Rosana, tudo bem?
    To amando seu site, que descobri nas buscas do Google. Mas preciso de ajuda….
    Moro nos EUA e aqui é tudo meio diferente do Brasil.
    Estou em um apartamento pequeno, e a sala não tinha divisão pra 2 ambientes. Eu criei essa divisão com cubes organizer (4-4-3-2-2, se não entender, posso mandar fotos).
    Bem na entrada, já tenho a cozinha (direita) e do lado (esquerda) coloquei a sala de jantar. Do outro lado dos cubos, mais ao fundo da sala e próxima da janela, a sala de TV. E aqui não to conseguindo organizar os móveis…
    Tenho um sofá, de 3 lugares, xadrez verde (sage) com bege, uma poltrona cor de linho (off-white) e uma outra poltrona reclinável coral. Minha TV está numa estante, quase até o teto e quase a parede toda. Me ajuda…

  12. O laranja e o tabaco combinam bem. E uma outra cor que funciona muito bem com as duas é o azul, claro, médio, em estampas com bege ou marrom claro por exemplo.
    bjo
    ROsana

  13. Oi, Adrielle,
    Para a parede onde está a tv eu recomendo sempre uma cor que dê mais conforto visual. No seu caso, sugiro um papel de parede em fundo bege, que pode ser a cor do sofá só que bem mais clara, para não escurecer a sala. Ele pode ser liso ou ter desenhos bem discretos, tom sobre tom, por exemplo.
    Para cortina eu sugiro cinza, acompanhando a cor das cadeiras (não precisa ser exato). O tapete pode ser liso em marrom ou cinza (vc pode escolher a cor que houver menos na sala entre estas duas e q combine mais com o piso) . Qquer das duas fica bem com o café e mantem a neutralidade.
    bjo
    ROsana

  14. Oi, Anny
    Todas as cores que vc falou são neutras. Então, vc tem grande liberdade para escolher a cor dos itens que faltam. Como sugestão, O painel é bom que tenha uma cor que descanse a vista, como uma madeira média a escura ou um cinza médio, por exemplo. Se quiser manter a neutralidade, um sofá em marrom médio ou chocolate ficaria bem com as paredes em bege. E o tapete em cru ou bege mais escuro (entre a cor da parede e a do sofá) ou listrado com fundo em bege e cores como marrom, azul , verde…enfim. cores que vc gostar e que for usar em almofadas e objetos pela sala.
    bjo
    Rosana

  15. Oi, Marlene,
    De forma alguma! Não precisa! Como todas as cores que vc falou são neutras, vc pode escolher praticamente qquer cor para o sofá, mas eu sugiro que não escolha uma cor muito escura, pois vc já tem muita coisa escura na sala.
    bejo
    Rosana

  16. Olá o estofado da cadeira da minha mesa de jantar é café com leite tampo de vidro com madeira escura e rack tabaco. Que cor pode ser o sofá ? Tem que ser da mesma cor do estofado das cadeiras ou não? Desde já agradeço.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui