Descobri agora que nunca falei sobre closets aqui… Falha minha! Vamos resolver isso agora!

A questão é que, com os apartamentos cada vez menores, ter uma cama queen já é um desafio. Imagine um closet ? Bem, eu não sei se em um quarto 3 x 3m (o que já é grande para a maioria dos empreendimentos atuais) vale realmente a pena ter um closet. Uma amiga minha fez isso:

quarto3x3closer

Ela encostou a cama na parede, acrescentou uma parede de gesso e uma porta sanfonada logo na entrada do quarto No fundo do mini-closet (aquela parte com 60cm) ela colocou uma porta com espelho e dentro, os sapatos. O guarda-roupa não tem portas (só coloquei para facilitar meu desenho). Afinal, com 50 cm de profundidade, não dá para ter porta de correr. Fez uma bancada com 1,80 para o computador, penteadeira e cômoda, tudo junto…   Mas eu fiquei em dúvida se: 1)  A parede seria desnecessária se o guarda-roupa estivesse no lado direito. Assim, o fundo dele já funcionaria como divisória, ganhando-se 10cm (super importantes!)  2) Não era melhor ela ter desistido deste mini closet e  feito  um guarda-roupa “normal”… Iria ter mais espaço livre, um guarda-roupas mais profundo, com porta de correr e ventilação, concorda ???

De qquer forma, se vc é o (a) feliz possuidor(a) de um quarto um pouco maior, vão aí dicas para fazer um closet com pouco espaço:

minhacasaminhacara closet

1) Os sapatos podem ter diversas soluções: A acima é uma delas, mas no caso do closet ser um corredor estreito somente, o ideal é que neste lugar exista um espelho e que os sapatos tenham um espaço na parte inferior de todo o móvel, por exemplo.

2) Se só há espaço para um lado, use o outro para colocar ganchos e pendurar bolsas, cintos, echarpes, etc.

construindoDOTorg closet-pequeno-3

3) No mínimo, 60 cm de espaço livre para uma pessoa usar o espaço a casa vez. Se 2 quiserem usar juntas, com 60 cm, prepare-se para o stress (rs!) .

4) Além da iluminação (aposte em fitas de led nas prateleiras) é importante a ventilação, mesmo que seja pelo forro. Se não houver jeito, tente manter a porta de entrada aberta por grande parte do tempo. Entra poeira ? Provavelmente, mas suas roupas vão respirar.

5) Na parte superior é claro que vc deve colocar o que usa pouco.

6) Prateleiras são legais para guardar roupas dobradas, mas não adianta uma pilha enorme de roupas que vai cair toda hora que vc pegar uma. Uns 30 a 40 cm entre prateleiras para roupas dobradas é o bastante.

mistersabido closet-planejado-05

7) O Closet deve ser pensado para se adequar às suas necessidades. Este aí, por exemplo, só tem (milhares de) sapatos, bolsas e cintos. Sei lá onde estão as roupas… No caso de pessoas normais, como nós (rs), a organização do lado esquerdo seria outra, com as divisões para cabideiro, gavetas, etc. Por isso no planejamento do closet é muito importante considerar a quantidade de coisas que lá vai ser guardada  folgadamente. Se você tem 20 sapatos pense em 25.  Importante tbém é o estilo dos seus sapatos (rasteirinhas, saltos altos e botas ocupam espaços totalmente diferente!  Se tem vestidos longos, há que se pensar em como guardá-los corretamente.

nataliabarroso SL4bpt_c

8) Móveis sob medida são caros, mas fazem milagre!

9) Gavetas devem ficar da altura da cintura para baixo e abuse daquelas divisórias internas para manter a organização.

10) Falar em organização: Quando vc tem um closet, tem que ter organização! Isso é essencial. Ou vc vai quebrar o closet de raiva quando revirar todo ele para achar uma peça de roupa. Para facilitar, gavetas com frente que permita ver o que há dentro são ótimas!

Enfim, eu acho o seguinte: Em um quarto pequeno avalie bem se vc realmente precisa e ficará feliz com um closet. Eles são caros, necessitam de cuidados e exigem organização. Pense bem!

Fotos dos sites e blogs: nataliabarroso, mistersabido, construindo e minhacasaminhacara

39 COMENTÁRIOS

  1. Amei suas dicas, tenho um quarto pequeno e sempre quis ter um closet… E nunca imaginei que poderia ter no meu quarto pois é muito pequeno rsrs, agora sei que posso… Muito obrigado por passar essas dicas, vou usar-las aqui… Bjos e abraços.

  2. Incrível o aproveitamento do espaço! Móveis planejados realmente são mais caros, mas valem muuuito à pena! E a dica quanto a essa questão de valor é sempre pesquisar e orçar em várias empresas e também com profissionais liberais. Na época em que fiz minha cozinha, por exemplo, recebi orçamentos cuja diferença chegavam perto dos 10 mil reais!! #ficaadica 😉

  3. Gostei das ideias, sempre quis fazer um, mas na hora de gastar com isso penso que vai uma boa grana. e acabo deixando mais para frente, tenho bom espaço no quarto, e logo logo vou economizar para tirar essa ideia do pensamento e por na pratica.

  4. Rosileide,
    É bom pensar e medir tudo muito bem. Se o espaço vai ficar muito pequeno, pouco ventilado, com roupa “entulhada”, se há a possibilidade de umidade… Vc pode ser arrepender por ter que desfazer tudo depois…
    bjo
    Rosana

  5. Olá, adorei suas ideias, me diga uma coisa quando vc coloca na cabeça q quer porque quer um mini closet no quarto de sua filha, será q dá arrependimento????O quarto é grande, mas o local onde seria o closet é pequeno de canto ainda pra piorar!!! O q faço????

  6. Ameii as dicas .. Bem que estou pensando em fazer um closet .. Vou avaliar bem o espaço e se for fazer vou organizar tudo sertinho !! Obrigada pelas dicas !! <33

  7. Oi, Barbara,
    O importante é que vc não se sinta “apertada” no quarto, tenha uma boa circulação e ventilação para o closet. Se vc vai se vestir dentro dele, tem q pensar na ventilação, iluminação, espaço mesmo…. Além disso, se colocar o vidro, que mantenha as coisas bem arrumadas no closet, ou não deixe muita coisa à vista… Vc pode se incomodar. Pense tbém em uma divisória mais leve, como um biombo por exemplo, q não vá até o teto, mantendo a ventilação.
    bjo
    Rosana

  8. Oi ,
    vou mudar de casa e pretendo fazer meu closet dentro do quarto e colocar uma parede ou vidro para separa mas quero pequeno com espaço que de para me vestir . Amei sua 1 dica , você acha legal o que vou fazer ?

  9. Ola tambem.fiz um closet num quarto maior que esse um.pouco. Amo meu closet nao.me arrependo nem por um segunso. Daqui um tempo me mudarei para um apartamento menos e ja estou pensando como fazer um closet naquele espavinho e ainda sobrar eapaco para mim e meu marido.kkkk

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui