Trabalhar em casa é uma atividade que cada vez mais pessoas estão exercendo. E se você quer se jogar no empreendedorismo e tem um quarto ou um cantinho aí na sua casa ou apartamento e deseja iniciar nele as suas atividades como empreendedor(a), transformando o quarto em um escritório ou criando um cantinho home office para seu negócio, este post é especial para você!

Foto:contemporista/InteriorDesign

Se você tem um ambiente inteiro para seu escritório e vai receber os clientes em casa

 Já estou imaginando que você está investindo sério no seu negócio! Então não deixe de investir nesse espaço para, além de dar uma boa impressão ao seu cliente, trabalhar da forma mais confortável (veja o que é indispensável em um home-office seja grande ou pequeno).

Fotos: homify e desvinter

Será super interessante se você tiver uma forma de permitir que seus clientes cheguem até o seu escritório sem entrar muito na sua “intimidade”, por exemplo: Se for possível uma entrada separada para eles ou que o escritório esteja bem perto da porta de entrada da sua residência.

Fotos: desvinter  e designsponge

E é imprescindível que a conversa com o cliente seja minimamente atrapalhada por “barulhos” que são normais em uma casa, mas não em um ambiente de trabalho.Pense em diminuir, de alguma forma, os sons externos.

Fotos: achadosdedecoracao e athomeinlove

É claro que com clientes visitando, você precisa investir na decoração, organização e no conforto. Ter uma geladeira pequena, um cantinho de café e/ou bebidas, se for coerente), cadeiras ou sofás confortáveis é um investimento.

Fotos: decoradornet e Spaço Interior – Projeto Monica Salgado

Faça com que a decoração do seu escritório seja coerente com o seu negócio. Para não errar, siga o estilo de decoração das empresas que trabalham no mesmo ramo: Um escritório de advocacia é mais formal. Já uma empresa que trabalha com moda ou beleza segue o estilo do público que busca atingir (mais chique, clássico ou mais descontraído, depende do cliente que você pretende ter).

Foto: Asarquitetas

É bom que as áreas por onde o cliente vai passar para chegar ao seu escritório tenham alguma coerência com o estilo que você vai usar nele.

Foto: kikareichert

Outra dica: A distribuição dos móveis deve permitir que você converse de frente para seu cliente. A melhor ideia é a mesa com 2 cadeiras, uma de frente para outra. Se não for possível, use 2 cadeiras no mesmo lado da mesa ou um pequeno sofá bem perto.

Foto: ver+design

Nada impede que o ambiente seja usado também como quarto de hóspedes, com um sofá-cama. Mas a decoração deve ser claramente a de um escritório.

Se você tem um cantinho em um ambiente para seu escritório/home office mas precisa receber clientes

Foto: cepaynasi

Pode ser mais complicado, mas não é impossível: Será necessário criar uma área mais ou menos separada nesse ambiente e criar regras claras para os demais moradores de forma que o papo com o cliente não seja atrapalhado por questões familiares.

Foto: 4bildcasa

Continue apostando em dar conforto e manter organizado. Isso é super importante para seu cliente e para você, porque não é possível trabalhar bem em um ambiente que não seja bom para você.

Foto: NuevoEstilo

E repetindo as mesma dicas: Na conversa com o cliente é importante que você consiga ficar de frente para ele. E mantenha a coerência na decoração do restante do ambiente. 

A sala de estar pode ser um bom lugar se for possível, quando receber  o cliente, ter o máximo de silêncio.

Um espaço em um quarto também pode ser usado, mas com sofá cama e decoração mais impessoal.

Foto: casa voguecasa – belzberg architects

Se você só precisa de um cantinho para trabalhar, mas não vai receber clientes

Mesmo assim, não deixe de dar atenção ao conforto, organização e necessidade de que seu espaço seja respeitado! Quem pode trabalhar se isso não existir? Tenha certeza que todo investimento no seu espaço retorna em maior produtividade e prazer.

Nesse caso, não há problema em ter a mesa encostada na parede e sua cadeira voltada para ela. O que é bom, pq ocupa menos espaço.

Foto: Designsponge

A liberdade é maior, você decora como quiser, acompanhando o estilo de decoração da casa. E você pode criar este cantinho em qquer lugar da casa. Do seu jeito, para seus trabalhos manuais, para trabalhar no computador, etc.

Foto: desiretoinspire

Seja como for ou para o que for, não esqueça também de dar uma atenção especial à iluminação do espaço e seguir estas 5 sugestões. E muito sucesso para você!!!!

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui