Você sabe que a preferência por aqui são ambientes pequenos. Mas dessa vez, para variar, vamos falar de ambientes que comportam mesas de jantar para 6 ou mais cadeiras. Selecionei fotos de 23 mesas de jantar grandes. Vem analisá-las junto comigo?

Aproveite para observar os tipos de cadeiras, revestimentos, arranjos ou centros de mesa e a iluminação. E mesmo não tendo espaço para uma mesa grande, você pode aproveitar as ideias com mesas menores, viu?

23 mesas de jantar grandes

23 mesas de jantar grandes -  mesa de jantar grande retangular em madeira e metal
Foto: CasacorSP – Pati Hagobian

Em ambientes com cores claras, mesas de jantar em preto parecem menores, mas chamam muita atenção devido ao contraste. Esta, retangular, tem tampo em madeira escura e pés em metal preto, fortes mas leves visualmente.

As belas cadeiras em branco e dourado dão um toque de sofisticação, além de terem medidas compatíveis com a mesa.

Há ótimo espaço para circulação e a iluminação direta e focada com 3 pendentes é discreta e perfeita. Atenção que o foco das lâmpadas deve ser tal que ilumine toda a área do tampo.

mesa grande 10 lugares retangular preta
Foto: Casa Vogue – Projeto: Leila Dionizios

Outra mesa retangular preta laqueada com cadeiras também em preto e uma poltrona em tecido mesclado cinza. O conjunto é o ponto focal da grande sala em cores claras.

Mesa grande 8 lugares quadrada em branco
Foto: assimeugosto

A mesa quadrada grande não é o ideal para áreas pequenas, mas dá espaço para belos arranjos na mesa posta. É perfeita para quem quer algum glamour, recebe para almoços e jantares e tem uma área como essa, com ótima largura para a movimentação.

Sala de jantar com mesas redondas grandes brancas
Fotos: Houzz e casadosoutros

Para salas mais estreitas, as mesas ovais, redondas ou orgânicas são uma boa solução. Os pendentes e arranjos em formato redondo são os que ficam melhor com elas.

Repare que quando há tapete ele precisa ser grande o bastante para permitir o movimentar das cadeiras sem problemas.

Usar cadeiras transparentes faz com que o ambiente pareça mais vazio do que realmente está.

Salas de jantar com mesas grandes retangulares
Fotos: Casadevalentina e eternitymodern

Mesas com tampo em madeira, rústica ou não, aquecem o ambiente, mesmo quando a estrutura delas e das cadeiras são de metal preto, como na primeira foto. Os pendentes seguem o estilo industrial do conjunto.

Na segunda foto, a madeira em tom mel, que se harmoniza com o piso, assim como as leves cadeiras com revestimento em textura rústica completam belamente o estilo do ambiente. Repare que o pendente tem a mesma cor do revestimento das cadeiras.

Salas de jantar com mesas oval e retangular
Fotos: Signedbytina e CasacorSP – Jóia Bergamo (foto:_Rafael Renzo)

2 ambientes com estilos bem diferenciados para casas de alto padrão. No primeiro, as formas orgânicas (cadeiras, mesa e pendente) e a sofisticação prevalecem. No segundo, as linhas retas e as superfícies que parecem brutas dão o tom geral, fazendo o pendente delicado e orgânico parecer até estranho.

Salas de jantar com mesas retangulares
Fotos: vivadecora e dailydreamdecor

2 propostas, em ambientes não tão grandes, com mesas retangulares, que são bastante versáteis: Elas podem ter a largura reduzida (desde 70 cm) e assim funcionar bem em ambientes estreitos.

Mas sempre tenha atenção com a escolha das cadeiras, principalmente em ambientes pequenos, que pedem cadeiras que não sejam grandes demais e possam ficar ao menos um pouco sob o tampo da mesa.

Salas de jantar com mesa Retangular e mesa oval
Fotos: Spaço Interior – Projeto: Monica Salgado e Voceprecisadecor

Deve haver uma distância de ao menos 10 centímetros entre as cadeiras. Isso aumenta o conforto na hora da refeição. Veja a diferença da largura das cadeiras dessas 2 fotos.

As mesas redondas com pés centralizados são as que mais aceitam aquela cadeira a mais em situações de “superlotação”.

Não esqueça do valor que cadeiras coloridas podem dar à sua decoração.

Salas de jantar com mesas retangular grande
Fotos: MuitoChique e Nina Martinelli_Arq. Lara Amado_(foto: Robson Salgado)

Receita infalível na decoração mais clássica: Mesa retangular, cadeiras com espaldar mais alto, um aparador ou buffet, uma das paredes com um revestimento diferenciado e um belo pendente.

Salas de jantar com mesa grande retangular com canto alemão e mesa grande redonda
Fotos: arqnaullytaice e casatreschic

Cadeiras com palhinha estão por aí novamente e são mesmo lindas! Para economizar espaço o canto alemão é de grande ajuda.

Na foto seguinte, cadeiras super confortáveis ajudam a esticar aquele papo após a refeição. Repare também no rebaixo do teto com o mesmo revestimento da parede.

Cozinha integrada a sala com mesa grande retangular
Foto: voceprecisadecor

Apesar da moda de cadeiras diferentes já não estar mais em evidência, cadeiras diferentes nas cabeceiras da mesa são um clássico. Para acertar sempre, use o mesmo revestimento das demais cadeiras ou uma das cores delas.

Mesa de jantar grande retangular com banco
Foto? revistacasaejardim

Uma bela mesa retangular em madeira acompanhada de 3 cadeiras com palhinha de um lado e um banco de outro, trazendo modernidade para esse ambiente também bem clássico.

Quando usar bancos ou canto alemão dessa forma, certifique-se de que a altura dos assentos de cadeiras e bancos seja a mesma.

salas de jantar com mesa retangular grande e mesa quadrada grande
Projetos: Korman Arquitetos e Daniela Berardinelli

O ambiente integrado com a grande mesa no centro é um convite para a festa com família e amigos, tornando mais aconchegante a decoração bem industrial.

Na foto seguinte, a mesa quadrada ocupa, com elegância, o espaço criado somente para a sala de jantar, uma raridade hoje em dia. O pendente Bossa e o buffet amarelo dão jovialidade à decoração.

salas de jantar com mesas de jantar grande retangulares
Fotos: tuacasa (Projeto: Claudia Albertini) e prodesign (Projeto: zenassociates)

O Canto alemão, com direito a iluminação na parte inferior, permitiu ter, com conforto, muitos lugares à mesa nesta sala com cozinha aberta.

Na outra foto, me chamou atenção a posição da mesa que, em diagonal, deu todo um movimento para a sala. Isso mudou tudo!

Então, gostaram da 23 mesas de jantar grandes? Querem mais ambientes maiores por aqui? E se vc tem um apartamento ou casa pequenos, já viu alguma forma de aproveitar as ideias? Comente e me alimente com alegria por seu comentário!!!

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui