Simples Decoração - Porque o bom é simples

Sala de Estar Sala de Jantar

Decoração – Salas de Estar / Jantar Pequenas

Continuando a falar de ambientes pequenos (já falei do banheiro pequeno e da cozinha pequena) , agora vamos ver as salas, que apesar de cada vez menores, ainda tem diversas novas funcionalidades: Sala de Estar / TV/ Jantar e às vezes ainda um pequeno Home Office…

Uma ideia que venho falando muito aqui: Bancos ocupam pouco espaço e suportam mais pessoas.Nesta 1a sala só achei que o banco está um pouco desproporcional em relação às cadeiras. Mas a ideia é ótima.

Aqui criou-se um mini office ao lado do painel da TV, que tem acima, um armário fechado

Sala em branco e preto, com predomínio do branco. Uma boa forma de sofisticar e manter a ideia de amplidão. Se a sala for clara demais, uma cortina cinza ou xale lateral ou uma persiana atrás da cortina vai permitir ver tv sem problemas.

Esta sala é bem estreita, mas as paredes foram muito bem utilizadas, a bancada é estreita e os banquinhos podem ser retirados para melhorar a circulação.

rosenbaumcombrlardocelar7

Outro bom uso das paredes nesta sala. E o marrom da parede de fundo a faz parecer mais comprida.

  3 boas ideias: a) O painel na pequena parede, aproveitando bem o espaço apesar de prejudicar um pouco a visão de quem está na ponta do sofá (o que pode ser remediado com um suporte móvel de tv). b) A meia parede que separa a sala da cozinha e  serve de apoio para o sofá. c) Os puffs, multifuncionais. Novamente, se a sala é muito clara é necessário um tecido mais encorpado para a cortina de forma a não prejudicar a visibilidade da tv.

Esta sala usa muito bem o espaço existente: o balcão que separa a sala da cozinha é uma pequena área de refeição e o painel posiciona a tv um tanto inclinada, para melhor visibilidade desta. Os azulejos e os quadrinhos com espelhos trazem alegria e um toque gracioso.

g25mc22-pecas-garimpadas-40-03

Na 2a sala a TV foi colocada sobre um móvel baixo e simples, encostada à meia parede que separa a sala da cozinha. Este ponto parece melhor para a TV pois a fonte de luz externa está do outro lado. A pequena estante/escada ficou perfeita.

freshomeL

Esta ideia achei tão interessante que tive que postar, apesar da sala não ser nada pequena, mas um painel no canto é bem diferente, não é ? E algumas vezes pode ser a única solução.

Um espaço pequeno e difícil muito bem usado. A planta ficou bonita, mas para se manter viva necessita “tomar um sol” de vez em quando e as luzes sobre ela devem ser bem medidas para não “torrar” a plantinha… A mesa central poderia ser menor, mas o formato é perfeito para o espaço.

Uma solução já clássica: A mesa encostada na meia parede que separa a sala da cozinha. Observe o uso de cadeiras transparentes, que dão leveza.

cozinhasintegradas-14

A bancada se estende, formando a mesa de jantar que separa a sala da cozinha. A cor do tapete alegra o ambiente. O único porém é o uso das cadeiras phantom tão perto do tapete: Pode ser um pouco chato movimentá-las sem “levar” o tapete junto.

A sala faz milagre no pequeno ambiente: Até uma área de leitura foi criada e a circulação é ótima.

Um detalhe de um painel de TV que achei interessante: Nichos que invadem a profundidade da parede.

O ambiente mínimo tem estar, jantar, cozinha e offíce, veja só! Este apartamento é em Brasília e foi fotografado pela  Designer de Moda Vanessa Patrício, que tinha um blog bem legal que ainda está no ar (futuramente mostrarei outras fotos dele). Um exemplo feliz de bom uso do pouco espaço, pena que não descobri quem o decorou.

O ambiente nem é tão pequeno assim, mas adorei que o que poderia ser um problema (a pilastra no meio da sala) se tornou um elemento valorizadíssimo, sendo usado para uma estante e para encostar a mesa de jantar. Em um ambiente pequeno a mesa de centro poderia ser trocada por puffs com rodinhas.

Já mostrei esta foto outras vezes aqui, mas é que me perguntam tanto como solucionar um sofá posicionado de forma que o fundo seja visível que a coloco vira e mexe; A “mesa” de jantar atrás do sofá foi uma ótima ideia. Mas podemos usar tbém aparadores, estantes baixas, etc.

 A parede “torta” foi incorporada com inteligência, com uma bancada cujo formato arrendondado “adoça” as quinas da parede e ainda é um home office!

Reparem que a maioria esmagadora das boas soluções em ambientes pequenos passam por investimentos em móveis sob medida e que é importante que os móveis como cadeiras, sofás, etc, sejam de tamanho coerente com o pequeno espaço.

Fotos dos sites e blogs: MdeMulher, CasaAbril, AchadosdeDecoração, VanessaPatricio, TheDesignerPad, IGdelas, Freshome , Rosenbaum, OnetoGo e Tudo é dimais

Posts relacionados

Comentários:

Rosana Silva · 05 de abril de 2012 às 17:32

Oi, Luana!
Não é que “deva”, Luana. Quando é possível é o melhor pq : 1) Levar a refeição para a mesa de jantar fica mais fácil se ela está próxima da cozinha 2) É melhor uma visita ver, da porta, a família sentada ao sofá do que jantando. Quando o apartamento é pequeno ainda considero o melhor o estar ser mais próximo da porta de entrada, mas nem sempre é possível e , sendo pequeno, a distância entre a cozinha e a mesa de jantar não deverá ser tão grande q faça tanta diferença e não havendo um anteparo à visão da visita, normalmente da porta se vê todo o ambiente, logo, esta questão fica menos importante.
abs
Rosana

Responder

Nivia · 05 de abril de 2012 às 10:56

Adorei gente estou desesperada tenho uma cozinha América com balcao tenho 3.50 comprimento por 2.20 de largura no meio dessa parede 3.50 o Pedreiro acabou errando estalou uma janela de 1.50 nessa parede preciso colocar um sofá um painel de tv e mesa de jantar 4 lugares se tiver alguma ideia para me ajudar agradeço.

Responder

Rosana Silva · 05 de abril de 2012 às 21:25

Oi, Nivia,
Acho que só dá para lhe dar alguma ideia se vc me mandar fotos. Envie para rosana@simplesdecoracao.com.br.
bjo
Rosana

Andreia Silva · 05 de abril de 2012 às 09:22

Minha sala tem 11 me e ela é quadrada tô tendo muita dificuldade de mobiliar só tenho 3 lados pra usar pq a parede que da pra cozinha é pequena e tem uma janela e a porta abre na frente desta janela

Responder

Rosana Silva · 05 de abril de 2012 às 21:44

Andreia,
Não consigo visualizar a sua sala. Se quiser, mande fotos para rosana@simplesdecoracao.com.br para ver se consigo lhe ajudar.
bjo
Rosana

Deixe o seu comentário!