Continuando a falar de ambientes pequenos (já falei do banheiro pequeno e da cozinha pequena) , agora vamos ver as salas, que apesar de cada vez menores, ainda tem diversas novas funcionalidades: Sala de Estar / TV/ Jantar e às vezes ainda um pequeno Home Office…

tudoedimais65101_MkIeERu7_c1

Uma ideia que venho falando muito aqui: Bancos ocupam pouco espaço e suportam mais pessoas.Nesta 1a sala só achei que o banco está um pouco desproporcional em relação às cadeiras. Mas a ideia é ótima.

revista-casa-claudia-outubro-uniforme-traz-amplitude-apartamento_031

Aqui criou-se um mini office ao lado do painel da TV, que tem acima, um armário fechado

Decoração - Salas de Estar / Jantar Pequenas 1

Sala em branco e preto, com predomínio do branco. Uma boa forma de sofisticar e manter a ideia de amplidão. Se a sala for clara demais, uma cortina cinza ou xale lateral ou uma persiana atrás da cortina vai permitir ver tv sem problemas.

onetogotumblr_ltn07gqWE31qalsloo1_5001

Esta sala é bem estreita, mas as paredes foram muito bem utilizadas, a bancada é estreita e os banquinhos podem ser retirados para melhorar a circulação.

rosenbaumcombrlardocelar7

Outro bom uso das paredes nesta sala. E o marrom da parede de fundo a faz parecer mais comprida.

Decoração - Salas de Estar / Jantar Pequenas 2

  3 boas ideias: a) O painel na pequena parede, aproveitando bem o espaço apesar de prejudicar um pouco a visão de quem está na ponta do sofá (o que pode ser remediado com um suporte móvel de tv). b) A meia parede que separa a sala da cozinha e  serve de apoio para o sofá. c) Os puffs, multifuncionais. Novamente, se a sala é muito clara é necessário um tecido mais encorpado para a cortina de forma a não prejudicar a visibilidade da tv.

Decoração - Salas de Estar / Jantar Pequenas 3

Esta sala usa muito bem o espaço existente: o balcão que separa a sala da cozinha é uma pequena área de refeição e o painel posiciona a tv um tanto inclinada, para melhor visibilidade desta. Os azulejos e os quadrinhos com espelhos trazem alegria e um toque gracioso.

g25mc22-pecas-garimpadas-40-03

Na 2a sala a TV foi colocada sobre um móvel baixo e simples, encostada à meia parede que separa a sala da cozinha. Este ponto parece melhor para a TV pois a fonte de luz externa está do outro lado. A pequena estante/escada ficou perfeita.

freshomeL

Esta ideia achei tão interessante que tive que postar, apesar da sala não ser nada pequena, mas um painel no canto é bem diferente, não é ? E algumas vezes pode ser a única solução.

IGDELAS4d2b8gxk61

Um espaço pequeno e difícil muito bem usado. A planta ficou bonita, mas para se manter viva necessita “tomar um sol” de vez em quando e as luzes sobre ela devem ser bem medidas para não “torrar” a plantinha… A mesa central poderia ser menor, mas o formato é perfeito para o espaço.

Decoração - Salas de Estar / Jantar Pequenas 4

Uma solução já clássica: A mesa encostada na meia parede que separa a sala da cozinha. Observe o uso de cadeiras transparentes, que dão leveza.

cozinhasintegradas-14

A bancada se estende, formando a mesa de jantar que separa a sala da cozinha. A cor do tapete alegra o ambiente. O único porém é o uso das cadeiras phantom tão perto do tapete: Pode ser um pouco chato movimentá-las sem “levar” o tapete junto.

Decoração - Salas de Estar / Jantar Pequenas 5

A sala faz milagre no pequeno ambiente: Até uma área de leitura foi criada e a circulação é ótima.

Decoração - Salas de Estar / Jantar Pequenas 6

Um detalhe de um painel de TV que achei interessante: Nichos que invadem a profundidade da parede.

Decoração - Salas de Estar / Jantar Pequenas 7

O ambiente mínimo tem estar, jantar, cozinha e offíce, veja só! Este apartamento é em Brasília e foi fotografado pela  Designer de Moda Vanessa Patrício, que tinha um blog bem legal que ainda está no ar (futuramente mostrarei outras fotos dele). Um exemplo feliz de bom uso do pouco espaço, pena que não descobri quem o decorou.

Decoração - Salas de Estar / Jantar Pequenas 8

O ambiente nem é tão pequeno assim, mas adorei que o que poderia ser um problema (a pilastra no meio da sala) se tornou um elemento valorizadíssimo, sendo usado para uma estante e para encostar a mesa de jantar. Em um ambiente pequeno a mesa de centro poderia ser trocada por puffs com rodinhas.

Decoração - Salas de Estar / Jantar Pequenas 9

Já mostrei esta foto outras vezes aqui, mas é que me perguntam tanto como solucionar um sofá posicionado de forma que o fundo seja visível que a coloco vira e mexe; A “mesa” de jantar atrás do sofá foi uma ótima ideia. Mas podemos usar tbém aparadores, estantes baixas, etc.

Decoração - Salas de Estar / Jantar Pequenas 10

 A parede “torta” foi incorporada com inteligência, com uma bancada cujo formato arrendondado “adoça” as quinas da parede e ainda é um home office!

Reparem que a maioria esmagadora das boas soluções em ambientes pequenos passam por investimentos em móveis sob medida e que é importante que os móveis como cadeiras, sofás, etc, sejam de tamanho coerente com o pequeno espaço.

Fotos dos sites e blogs: MdeMulher, CasaAbril, AchadosdeDecoração, VanessaPatricio, TheDesignerPad, IGdelas, Freshome , Rosenbaum, OnetoGo e Tudo é dimais

64 COMENTÁRIOS

  1. Oi, Luana!
    Não é que “deva”, Luana. Quando é possível é o melhor pq : 1) Levar a refeição para a mesa de jantar fica mais fácil se ela está próxima da cozinha 2) É melhor uma visita ver, da porta, a família sentada ao sofá do que jantando. Quando o apartamento é pequeno ainda considero o melhor o estar ser mais próximo da porta de entrada, mas nem sempre é possível e , sendo pequeno, a distância entre a cozinha e a mesa de jantar não deverá ser tão grande q faça tanta diferença e não havendo um anteparo à visão da visita, normalmente da porta se vê todo o ambiente, logo, esta questão fica menos importante.
    abs
    Rosana

  2. Se a sala de jantar deve estar próxima a cozinha e a sala de estar deve está próxima a porta de entrada, o que fazer quando o apartamento é pequeno onde o espaço da entrada que seria a sala de estar fica perto da cozinha? nesse caso esse espaço da entrada seria a sala de estar ou de jantar?

  3. Rosana,
    AMEI TUDO!!! Parabens!!!
    Inclusive to tentando seguir algumas dicas no meu apartamento que está sem graça. tudo tão neutro que ja me abusei!
    Vou te pedir dicas via e-mail.

  4. Oi, Rayane,
    Branco combina com qquer cor. O importante é que a cor que vc vai colocar combine com o restante da decoração do ambiente, ok?
    bjo
    Rosana

  5. Olá,

    Vou penso em pintar meu apto(Que é pequeno) no branco gelo, o que você acha?

    Minha ideia é pintar todo o apartamento de branco gelo e destacar outras paredes de outras cores, fazendo texturas e grafiato.

    Sendo assim um help, qual cor combina com o bendito branco gelo?

  6. Oi ,Concita.
    Sim, vc pode, claro, mas pense no objetivo deste espelho, na vertical, de frente para a porta. Imagine entrando e dando de cara com vc mesma refletida… Seria uma boa sensação ? Esta pergunta só quem pode responder é vc mesma.
    A boa distribuição dos móveis na sala tenta atender aos seguintes requisitos: 1) a mesa de jantar o mais perto da cozinha, para facilitar as coisas 2) A Tv nem de frente nem de costas para janelas pois isso prejudica a visão dela. O melhor é ficar em um parede lateral à janela. 3) Deve haver um bom espaço livre para circulação, preferencialmente uns 60 cm em toda área que seja de passagem. 4) O ideal é que o espaço entre sofá e tv não seja de passagem para algum comodo. 5) É ideal ter o maior número de assentos no estar voltados para a tv.
    Pense nestas premissas que vc encontrará a melhor solução.
    bjo
    Rosana

  7. Posso colocar um espelho na vertical de frente para entrada do meu apartamento?

    Minha sala é retangular( 3,00 x 4,20 ). Como posso distribuir os móveis em sala de estar e jantar?

  8. Oi, Juliana,
    Obrigada pelas palavras gentis.
    Olha, minha preocupação com uso de espelhos: 1) O q eles vão refletir? É uma área bonita para ser refletida? 2) Eles trarão luz para o ambiente ou refletirão a área mais escura da sala? 3) Eles ficarão de frente para pessoas sentadas fazendo uma refeição? 4) Eles refletirão demais uma luminária à frente deles, ofuscando quem passa ou olha nesta direção ? 5) Eles estão em uma área em que podem ser quebrados facilmente ?
    Se está tudo bem em relação a isso, o desequilíbrio entre um lado e outro da sala pode ser resolvido com quadros, por exemplo. Mas atente que se o espelho os refletir é melhor que não sejam muitos.
    bjo
    Rosana

  9. Boa noite, Rosana eu ameeeeei o seu blog e tem me ajudado muito. Comecei a pesquisar sobre decoração agora que comprei um apartamento e, de longe, o seu blog foi o melhor que eu já encontrei, bastante didático e inspirador.
    Montei o projeto d da cozinha depois que li o post sobre este assunto, a série princípios do desing e quase todos os outros post rsrsrs! acho que ficou legal, ainda está no papel, mas para um leigo, foi um ótimo resultado e olhe que desenhei tudo no lápis. Tinha que te passar os créditos.

    Gostaria de te pedir para me dizer qual a melhor posição para colocar os móveis na sala as paredes maior e da porta de entrada tem 3,60 metros, a parede
    da janela é 3,45 metros. A que é oposta a esta, dá acesso a vias de circulação (entrada do apto, cozinha e quartos, por isso queria colocar a mesa de jantar e a tv na parede oposta à porta da entrada que é de apenas 2,83 m
    O apto. tem piso de paquete paulista

    Costumo receber pessoas para almoço e jantar.
    Como a sala a é pequena eu queria fazer o ambiente conjugado, mas queria demarcar o espaço. Pensei em usar o rebaixamento de gesso somente em cima da mesa e também uma parede de espelhos com a mesa encostada nela. o sofá na parede oposta à mesa A princípio eu pensei em colocar um lustre de cristais egípcios de 80 cm de comprimento ou um outro preto com cristais sobre a mesa de jantar(segue em anexo as fotos). Eu sou apaixonada por plantas naturais, quero usá-las. Minha maior dificuldade é conseguir posicionar os móveis de maneira harmoniosa e prática.

    Desse jeito que pensei em fazer, a circulação deu certo, mas ficaria demais na mesma parede mesa com espelho, lustre e painel de tv? do outro lado colocaria o sofá e uma mesa de apoio. Fiquei pensando no equilíbrio que vc me ensinou.

  10. Oi, Monique!
    Depende muito! Dê uma olhada aqui onde falo exatamente sobre isso, ok ? https://www.simplesdecoracao.com.br/2013/05/misturando-estilos-na-decoracao/
    bjo
    Ro

  11. Ola Rosana!
    Estou construindo e estou com duvidas de como montar minha sala, já estou começando a procurar os moveis mas não sei oque comprar pois minha sala é muito pequena 8,55mts², de paredes livres tenho 2,10×2,85 e a outra de 3mts tenho janela blindes no tamanho de 1,25 e a porta de 0,80. Quero colocar um Homer e TV de 42 polegadas, como montar esse ambiente para parecer maior e ficar aconchegante?

    Aguardo ansiosamente, obrigada.

  12. Ola Rosana!
    Estou construindo e estou com duvidas de como montar minha sala, ja estou começando a procurar os moveis mas não sei oque comprar pois minha sala é muito pequena 8,55mts², de paredes livres tenho 2,10×2,85 e a outra de 3mts tenho janela blindes no tamanho de 1,25 e a porta de 0,80. Quero colocar um Homer e TV de 42 polegadas, como montar esse ambiente para parecer maior e ficar aconchegante?

    Aguardo ansiosamente, desde já obrigada.

  13. Olá Rosana,
    Gostei muito das ideias que você tem dado. Acabei de comprar uma casa nova porque estou gravida e tenho que resolver tudo ao mesmo tempo.Gostaria de lhe pedir uma ajuda em relação a minha sala. Ela é pequena e tenho q conjugar estar com jantar. Ela tem ao todo 11,90m2, sendo que a única parede que tenho livre é a oposta à da debaixo da escada.Assim pensei em colocar uma mesa rustica redonda pequena nessa parede e embaixo da escada o painel de tv. To muito em dúvida nas cores das paredes e dos móveis. Se puder me dar umas dicas te agradeço.
    Lunara

  14. Oi, Paula,
    Procure por AMBIENTES PEQUENOS ou SALA PEQUENA no blog. Já publiquei inúmeras dicas e tenho certeza que vão lhe ajudar.
    bjo
    Rosana

  15. Queria saber como decorar uma sala pequena, o apartamento é pequeno não há espaç na cozinha para mesa, gostaria de uma sala de star aconchegante, mas tb gostaria de colocar uma mesa de jantar

  16. Oi, Gabriel,
    Entendo que vc quer decorar as prateleiras, acertei? Bem, leia estes posts:
    http://moveispaim.blogspot.com.br/2012_09_01_archive.html
    https://www.simplesdecoracao.com.br/2011/06/objetos-de-decoracao-a-cereja-do-bolo/
    https://www.simplesdecoracao.com.br/2011/05/estantes-na-decoracao-2/
    E vc me deu uma ideia: Vou fazer um post sobre organização de objetos nas prateleiras , ok ?
    abs
    Rosana

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui