Após falar sobre as características das cores em geral, nos posts As cores na decoração (1)As cores na decoração (2) , agora vamos estudar o uso de cada cor nos ambientes e os efeitos que elas provocam, puras ou acrescidas de elementos com outras cores. Vou falar neste post do Branco e do Azul.

As cores na decoração – Branco

Ambientes  branquinhos, branquinhos, dão a sensação de claridade, espaço, limpeza, ficam lindos nas fotos, mas o trabalho de manutenção é cruel! Veja nas fotos abaixo, que os 2 primeiros ambientes tem o piso e alguns detalhes escuros, o que facilita um pouco a manutenção.

As cores na decoração - Branco

camillaathomeblogspotcozinha4

desiretoinspirecrianca2

galeria08-churrasqueiras_22

A churrasqueira fica linda, mas provavelmente deverá ser pintada com uma boa frequência, pois a fumaça vai escurecer o branco.

delikatissendotcom (2)

Já no quarto, totalmente branco, eu particularmente sinto falta de cores, para alegrar. Neste caso, quadros, objetos e  roupa de cama podem fazer isso, AQUECENDO, como na foto abaixo, onde foi usado o vermelho (cor quente) ou REFRESCANDO e ACALMANDO, usando por exemplo, o azul ou verde.

Artezanalquartosadolescente4s

Azul

Cor fria, quando clara, dá um ar refrescante e amplia o ambiente

houseofturquoisecozinha

Na maioria das vezes usado com o branco, traz uma sensação de paz. Veja na cozinha como combina bem com a madeira.

decoraticrianca

Quando escuro, dá um toque dramático, sensual e íntimo

vtwonendotn75

ducotedechezvousDotcom6

No banheiro, o azul foi AQUECIDO com os elementos em vermelho, sensualizando.

fourseasonsDotJabDotdeQuarto

Neste quarto o amarelo traz alegria e uma sensação de jovialidade.

Saiba agora sobre  o AMARELO

Dos sites e blogs:camillaathome, achadosdedecoracao, desiretoinspire, casa abril, delikatissen, houseofturquoise, ducotedechezvous, fourwallsandaroof, bellemaison, vtwonen, fourseasons

32 COMENTÁRIOS

  1. Oi, Pri,
    Pouca informação mas… Azul contrasta com laranja. Então, use tons neutros e acrescente detalhes em laranja para alegrar o ambiente.
    bjos
    Rosana

  2. oieee…
    estou precisando da tua ajuda.vou fazer uma reforma na minha casa, porém tou com pouca grana e naum vou poder trocar os movéis.
    meus movéis da sala são de madeira e o sofá azul… quais as dicas q vc poderia me dar?
    desde já agradeço o espaço.

  3. Oi, DAIANE!
    Vc começa procurando um profissional (arquiteto se vc for fazer mudanças estruturais – isso é, se quiser retirar uma parede, por exemplo) ou um designer de interiores (se desejar somente modificar revestimentos, sem mexer em paredes, etc). Tenha certeza absoluta que o que irá gastar com um projeto não é gasto, mas sim economia, pq um bom profissional vê o todo, consegue lhe dar uma visão geral e lhe ajuda a decidir o melhor (e olha que vc terá que decidir muita coisa) antes de começar a gastar dinheiro e tornar a sua vida um inferno pq não sabe o que fazer a cada passo.
    Leia: https://www.simplesdecoracao.com.br/projetos-e-dicas/vamos-dar-melhorada-ou-mudar-tudo/
    e
    https://www.simplesdecoracao.com.br/projetos-e-dicas/contratou-um-profissional-de-decoracao/

    Que acho que vai lhe ajudar.
    Caso esteja interessada em um projeto via internet. estou aqui, ok ? Mande planta baixa, fotos, e fale sobre seus desejos e necessidades e lhe enviarei um orçamento, sem compromisso, em 2 dias úteis (se não for fazer quebra-quebra de paredes, pq isso é coisa de arquiteto, ok ?)
    bjos
    RO

  4. Olá!
    Socorrrooo!!
    Tenho q começar uma reforma geral em um apartamento, troca de pisos, portas, janelas, tomadas extras,tudo, mas a minha duvida é…
    começo fazendo o que?? por favor!!!

  5. Oi, ROBERTO!
    Os pisos não precisam ser iguais em toda casa. Eles devem ser harmônicos, isso é, combinar o estilo, a cor… Eu prefiro mudanças discretas, por exemplo, se uso na sala uma madeira, tendo na cozinha, principalmente se ela é aberta para a sala ou muito visível, que o piso seja ou neutro (branco, bege, cinza..) ou que tenha cor parecida com a madeira ou detalhes que repitam a cor da madeira OU ao menos que as cores dos 2 pisos sejam cores que fiquem bonitas juntas e não impactem demais por suas diferenças.
    Sucesso
    Rosana

  6. Olá!
    Adquiri um imóvel e irei trocar todo o piso que é muito antigo, e tenho basicamente a dúvida como escolher os pisos para os ambientes: os pisos devem ser iguais por toda a casa – o piso da sala deve ser da mesma cor do utilizado na cozinha? caso possam ser diferentes, como harmonizar a diferença de pisos entre os ambientes?
    Obrigado e parabéns pelo site e dicas!

  7. gostaria de dicas para faze um banheiro pequeno e uma cozinha tenho pouca grana pra gasta mas tenho sonho e bom gosto eu trabahlo beijo

  8. OI, CARLA,
    Fique calma, viu? Primeiro parabéns pela sua aquisição! Nada de emanações pessimistas neste momento. Se parabenize por ter conseguido, viu?
    Em segundo lugar, vamos ver os seguintes pontos:
    1) As janelas -> São poucas ? Pequenas ? Dá para aumentar ? Dá para colocar mais janelas ? Ou mudar o modelo para alguma que permita maior entrada de luz? Tem vidros ? Eles são claros? Dá para ficar sem cortinas ou só com persianas claras ? Ou cortinas tipo de voal ?
    2) Os ambientes -> São pequenos demais ? Dá para derrubar alguma parede e integrar espaços ? Dá para retirar alguma porta que não tenha tanta necessidade (por exemplo: da sala para a cozinha)? Dá para tirar porta e abrir mais o vão de algum ambiente para outro?
    3) As paredes -> Pintar com tintas claras, não precisa ser branco, mas por exemplo, o amarelo muito claro, quase branco ilumina mais que o branco às vezes. Qualquer cor que escolher, que seja bem clara, tendendo para o branco.
    4) As portas -> Pintar com tinta esmalte clara, tipo areia, bem clarinha, mas não branca que suja muito.
    5) Os móveis -> Dá para clarear a madeira, lixando e passando verniz?
    6) Cortinas, almofadas, tapetes, etc, -> Claros em cores vivas. A não ser que dê para trocar ou sobrepor um piso cerâmico (ou laminado) mais claro, o que é uma grande medida, que vai clarear bastante a casa toda.
    Tenho certeza que se vc fizer umas 3 destas coisas já vai notar uma grande diferença. O piso e as portas são o mais fácil e vão trazer grande impacto.
    Precisando de mais dicas e tal, mande fotos para [email protected], ok ?
    bjos
    RO

  9. boa tarde!!!
    comprei uma casa agora mas nao sei como decorar… ela e muito escura sem iluminação natural nenhuma, gostaria de sua ajuda para estar clareando pois ate o piso e escuro e pior ainda… meus moveis sao de madeira oque acaba escurecendo mais.
    Gostei muito do teus site, nos ajuda muito.

  10. Oi Rosana,
    Estava procurando por dicas de decoração achei seu site,amei, tudo bem explicadinho!Parabéns e obrigada por nos proporcionar toda essa ajuda!
    Estou decorando meu ap que acabei de comprar e tenho muitas dúvidas, mandei algumas fotos pro seu email!
    Obrigada

    Kandisse Gouveia
    Recife – PE

  11. OI, PRIsCILLA!
    Obrigada por adorar meu site!! Fico feliz!
    Sem fotos, fica difícil lhe dizer o que fazer (se quiser mande para [email protected]) mas diria para vc colocar branco na largura (para parecer mais largo) e uma cor fria (verde, azul..) na parede que se vê ao fundo dos 2,80. Assim ela parecerá mais larga e mais quadrada. A melhor dica para organizar é: Use as paredes! Prateleiras, nichos, abertos, fechados… e coloque as coisas pequenas em caixas bonitas, que combinem com a cor que escolher para a parede (verde e azul é uma boa combinação para ambientes pequenos .. é refrescante!) No mais, se mandar fotos, posso ser mais específica
    bjos
    RO

  12. OI DESCOBRI SEU SITE E ADOREI. GOSTARIA DE UMA DICA MORO NUMA KITNET QUE TEM UMA SALA COM 180 DE LARGURA 280 DE COMPRIMENTO É MINHA SALA NELA TEM TUDO É BRANC ATEM UM SOFA DE DOIS LUGARES RACK E MESA DO COMPUTADOR QUERIA UMA DICA PRA OGANIZAR ESSA BAGUNÇA E UMA DICA DE COR PARA AS PAREDES ,OBIRGADO E PARABÉNS PELO TRABALHO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  13. oiii,

    estou adorando o site, e gostaria de uma dica. Estou querendo decorar minha sala, que também serve como home. Tenho duas poltronas cinzas escuras com estampa de flores pretas, você poderia me ajudar nas cores de devo utilizar no sofá, cortina, rack e tapete?

    Abraço,
    Obrigada,

  14. OI, ELLIE!
    vc tem muitas possibilidades com estas cores. Eu apostaria em uma cor bem clara, um branco tendendo para o marrom, os offwhites tão famosos agora, ficam aconchegantes e combinam super bem com verde.
    Espero ter ajudado
    bjos
    RO

  15. Gostaria de uma dica de cores para pintar minha cozinha. Ela tem o piso verde claro e eletrodomeésticos inox e os armarios são brancos. Desda já agradeço.

  16. Oi, bibiana!
    Veja os posts da seção Pequenos ambientes e pode deixar que continuarei postando sobre o assunto.
    Quando vc tem bom gosto não importa quanto dinheiro tem, viu?
    bjos
    RO

  17. Gostaria de dicas decoração para apto pequeno. Locais como quarto de casal e solteiro, sala estar e cozinha.
    Tenho pouca grana pra gastar, mas tenho bom gosto.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui