Continuando nossa viagem pelas cores, que começou no post Cores na Decoração (1) vou falar hoje sobre não uma cor, mas uma família que tem muitos nomes: Do lilás mais clarinho até o roxo mais fechado.

Estas cores são elaboradas pela  combinação de 2 outras – VERMELHO e AZUL que,  dependendo da quantidade de cada uma  na combinação e da quantidade de cinza (atenuação), produz sensações tão diferenciadas que acho muito rico falar de todas juntas. Vejam abaixo: As cores sobre as quais estamos falando são o grupo formado pelas 3 colunas centrais deste semicírculo:

Cores na Decoração - roxolilas

roda_cor

Quanto mais para a esquerda, mais vermelho há na mistura VERMELHO + AZUL e quanto mais para a direita, mais azul. Quanto mais para fora do semi-círculo, mais atenuada (e clara) é a cor.

Perceba que quanto mais escura , mais a cor é “masculina“, forte, quanto mais clara, mais é “feminina“, delicada. Vejam como ela é versátil neste aspecto, coisa que não acho tão pronunciada com as outras cores (compare no círculo completo ao lado). Acredito que isso se deve à riqueza desta combinação de vermelho e azul, que são 2 cores que trazem sensações bem diferentes e contrárias (sangue, paixão x paz, tranquilidade, amor sereno)..  Ou estou viajando demais?!?

Por isso essa família pode ser usada em todos os ambientes, com ótimo efeito. É só mudar a atenuação e, muitas vezes, usar o branco para não pesar no ambiente. Não é legal? (Eu adoro estas cores, precisa falar ?). Então, vamos aos exemplos:

Dos sites e blogs: guia do bebe, studio1, coral (no twitpic), casaabril, coastalliving, dominomag, nestinteriordesign e idealhomemagazine

Após ver as fotos, veja o que falo sobre o MARROM.

Cores na Decoração – Roxo/Lilás

quarto-bebe-lilasLilás quase branco, ótimo para quartos de bebê, traz tranquilidade, suavidade.

quarto-adolescente-lilasLilás mais forte, mas ainda “feminino”, quase rosa. Muitas adolescentes gostam desta cor nos seus quartos.

quarto-casal-lilas-azulUm lilás agora puxando para o azul, ótimo para um quarto de casal, tem um quê de tranquilidade com alguma sensualidade

quarto-menina-azul-lilasAgora um tom mais fechado, indo para o roxo, tbém ótimo para quartos de adolescentes e adultos que gostam de ousar

sala-lilas-roxoAqui o roxo bem escuro e fechado leva uma certa austeridade para a sala, que fica mais “masculina”, séria. Pode ser usado em um quarto de menino adolescente, por exemplo.

sala-lilas-rosaUma sala com o mesmo tom de lilás da 3a foto acima, “feminina”, delicada, mas sensual.

sala-roxo-douradoAqui um tom forte, chamativo, sensualíssimo e nada delicado

Um tom mais atenuado. Vejam que não passa a sensação de sensualidade, é mais sério e clássico.

Vejamos agora o Marrom 

e não deixem de ver as postagens anteriores: Cores na Decoração (1) , As cores na decoração (2) , o BRANCO E O AZUL , AMARELO  , VERDE   e VERMELHO

86 COMENTÁRIOS

  1. OI, Lizzy!
    A melhor combinação depende muito: 1) Do tom do amarelo – pode ser um amarelo clarinho até um amarelo ovo 2) Do tom da madeira – Pode ser clarinha ou bem escura 3) Da luminosidade natural da sua cozinha: Se ela receber pouca luz do Sol cores mais claras são melhores. Se ela receber muita luz do Sol vc pode escolher cores mais escuras 4) Do seu gosto pessoal. 5) Do estilo da cozinha…alguns estilos “pedem” cores mais leves, por exemplo.
    Então, se vc quiser sugestões que considerem isso tudo, envie um email para [email protected]. com fotos da sua cozinha, tiradas de dia preferencialmente, e até da sua sala, por exemplo, de forma que eu compreenda seu gosto pessoal (pode tbém falar sobre cores que lhe atraem ou o clima que gostaria que a cozinha tivesse (tipo: Mais romântico, mais estilo industrial, mais ousado). ok?
    aguardo
    vc
    bjo
    RO

  2. bomdia,Minha casa e de madeira e móveis da cozinha também, porém os móveis são amarelos com detalhes em preto.
    Qual melhor cor nas paredes para da contraste harmonioso na cozinha?

  3. Oi, Nívia!
    Eu atendo dúvidas específicas por e-mail. E seu texto não me deixa claro qual é o problema ou se vc deseja um projeto para o quarto. Caso seja isso, envie um e-mail para [email protected] com fotos e planta do quarto para que eu possa orçar, ok ?
    bjo
    ROsana

  4. Queria decorar meu quarto…tenho uma nessa de computador cinza com preta e um guarda roupa na mesma cor… Alguém pode me ajudar como devo proceder.

  5. Oi ,Nídia!
    Eu acho que vai ficar muito lilás … E se daqui a pouco vc cansar do lilás forte ? Eu preferiria móveis em madeira de média a clara, bege ou branco pq vão ficar bonitos e mais contrastantes e daqui a pouco vc pode mudar a cor da parede e os móveis vão continuar combinando com o que vc desejar.
    bjo
    ro

  6. Tenho uma parede do quarto da minha bebê da cor orquídea é um lilás forte, posso comprar os móveis com um tom de lilas mais fraco?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui