Já tivemos todos aqueles posts sobre CORES NA DECORAÇÂO, lembram?  Pois então, agora vou mostrar e comentar exemplos do uso das cores nos ambientes. Acredito que isso pode lhe ajudar a decidir afinal de que cor pintar as paredes de sua casa, qual a melhor cor do tapete, estas dúvidas terríveis… Vamos lá?

Muito usada quando se deseja um ambiente tranquilo, clássico, mais sério e formal, ou quando deseja liberdade para usar e trocar as cores de detalhes na decoração e quando não está seguro(a) para usar cores mais fortes, a combinação de neutros é um clássico na decoração. Deve-se ter cuidado para que o ambiente não fique “sem graça”, enfatizando as texturas, as formas, acrescentando elementos de interesse, etc, já que a cor, neste caso, é como o “fundo” de uma tela: Serve de base para outros elementos brilharem. Mas tem sua importância (já imaginou um quadro de uma paisagem sem os elementos de fundo?)

achadosalvhem-sala-escadaAqui quase todas as cores são neutras. Somente algumas almofadas tem as cores dos pequenos quadros, e dão uma aquecida aconchegante ao conjunto. O elemento mais importante, que ficou enfatizado, foi a escada. Ela tbém tem cores neutras, mas se a área de estar chamasse muita atenção, ela não se sobressairia tanto. Além disso, as texturas trazem aconchego e algum dinamismo (no tapete, mantas..);

E neste outro exemplo:

yoquesedreamhomessalajantar2A ênfase desta sala está nas estampas simples nos estofados e tapete. O contraponto é dado pelo revestimento liso do sofá (se ele tbém fosse estampado não chamaria tanta atenção para as estampas dos demais, pq tudo ficaria “igual”, entende ? ). Algum calor vem do dourado,marrom do tapete e amarelo em poucos detalhes.

wunderweibDOTde5O branco presente em diversos móveis e paredes, o off white do sofá diminuíram o “peso” do conjunto de móveis onde está a TV com seus detalhes em preto, que dão profundidade e interesse à esta área (se o móvel fosse todo branco ou preto haveria um desequilíbrio, vc percebe?). O ponto enfatizado, que também ajuda a diminuir o impacto do conjunto de móveis é a parede em lilás com a poltrona em marrom (similar ao banco de apoio ao lado do sofá)  e a cortina em grande estampa em preto e branco. A cortina tem um papel importante, pq harmoniza a parede com o restante do ambiente (que é preto/branco). Toques de vermelho aquecem e se harmonizam com o lilás.

vtInteriors3Esta sala seria muito “chatinha” (na minha opinião) não fosse o toque de azul na cortina, almofada, quadro e vasos, além do leve xadrez do sofá e a escolha acertada dos contrastes entre o off white e marrom escuro dos elementos (neste caso, o ótimo contraste claro/escuro chama tbém a atenção).

Então, sintetizando: Quando combinar neutros, pense em qual será o elemento (ou elementos) que serão enfatizados no seu ambiente e como combinar os neutros de forma que não sejam um ” fundo em branco”, sem volume ou profundidade.

LEIA SOBRE COMBINAÇÃO DE CORES CONTRASTANTES

Fotos dos sites e blogs Achados de decoração, yoquesedreamhomes,wunderweib.de, e  vtinteriors

231 COMENTÁRIOS

  1. Oi, Renato,
    Com o tempo, o branco amarela, a madeira envernizada escurece, o bege desbota, enfim…O tempo sempre muda as coisas. Mas eu prefiro o caixilho/batente acompanhando o rodapé (que no seu caso acredito que seja branco. E as portas em um cinza mais claro que o das paredes.
    abs
    Rosana

  2. Jecica,
    O amadeirado claro vai enfatizar o home. É neutro e não vai destoar do restante da casa. Colocar alguns objetos, mesinhas, etc em madeira será o bastante para que ela não seja a única coisa em madeira na casa. Acho uma boa opção.
    bjo
    Rosana

  3. Oi, Pamella,
    Não necessariamente os móveis devem combinar com portas e janelas. Para vc ficar à vontade para colocar cor nos detalhes e decoração da casa, sugiro que use cinza nas portas e janelas. É uma cor neutra que não pesará no ambiente.
    A ideia que vc tem sobre as cores da parede é boa, só sugiro que trabalhe os objetos do ambiente em cores que fiquem harmoniosas com a cor escolhida para cada parede, mas não usar a própria em diversos tons, pois vai ficar um tanto pesado e “preso” em uma só cor.
    Eu particularmente gosto de verdes nos banheiros, azuis ou off whites leves nos quartos e cores mais vivas na sala, preferencialmente atrás do sofá para não cansar… mas isso é muito pessoal.
    Vá devagar, fazendo um pouco de cada vez, pensando no clima que deseja que cada ambiente tenha…
    bjo
    Rosana

  4. Olá estou construindo e não mudo a questão da cor da parede dos quartos. Cinza! Mas quanto as portas? A ideia original é na cor branca. Porém em várias pesquisas google, vejo que na pintura elas amarela com o tempo e precisando de nova pintura sempre. A alternativa de laquear é algo muito caro que no fim da obra não sobra para isso. Outra alternativa que li, seria revestir as portas com laminado pet, mas e quanto aos batentes? Existe uma outra alternativa viável financeiramente falando? Grato antecipado e parabéns.

  5. Deise,
    Todas estas cores são neutras. Não há qquer problema! Só acrescente cores mais vivas nos detalhes para alegrar sua casa.
    bj
    RO

  6. Olá!
    Adorei o post.
    Estou com uma dúvida, estou mobiliando meu apartamento, e temos uma porta grande para fazer para separar o closet da sala de estar, o home da sala pretendemos fazer em preto e branco laca alto brilho e a porta ficará ao lado, estamos em dúvida de faze-la em um tom amadeirado ou branca mesmo(laca alto brilho ou fosco)? Detalhe que o retante do apartamento nao possui nenhum tom amadeirado, e a cozinha integrada (cozinha tem laca branca e tons neutros, um chocolate)

    Abs e obrigada.

  7. OLÁ, ESTOU ME MUDANDO PARA UMA NOVA CASA, POREM NÃO SEI QUAIS AS CORES DECIDIR PARA AS PAREDES, PORTAS, JANELA E ÁREAS EXTERNAS. MINHA GRANDE DUVIDA É : OS MOVEIS DEVEM COMBINAR COM AS CORES DE PORTAS E JANELAS? POIS OS MEUS MOVEIS SÃO BRANCO COM PRETO, E TEREI QUE PINTAR AS PORTAS E JANELAS DA CASA QUE SÃO DE MADEIRAS E ESTÃO HORRÍVEIS, POREM NÃO SEI A CORES QUE POSSO E DEVO PINTAR. O PISO DA CASA E PRETO, AZULEJO DA COZINHA É BRANCO, O PISO DAS ÁREAS EXTERNAS SÃO ARDOSIA CINZA. PENSEI EM PINTAR A ÁREA INTERNA DE TODA DE BRANCO, E APENAS UMA PAREDE DE CADA COMODO PINTAR DE UMA COR MAIS FORTE, E TRABALHAR NOS OBJETOS DO AMBIENTE NUMA ESCALA DESSE MESMO TOM DE COR, POREM NÃO SEI AS CORES PARA CADA COMODO, NEM PARA ÁREA EXTERNAS E NEM PORTAS E JANELAS, ESTOU COM MEDO DE ESCOLHER CORES ERRADAS, PODEM ME AJUDAR POR FAVOR!!!!!???

  8. oi, Jéssica,
    Se a sua sala é grande e/ou bem iluminada, pode ficar bom sim. MInha preocupação é que tem muita cor escura aí. Se quer mesmo usar o cereja acrescente almofadas e objetos em tons claros, como o bege das cortinas, branco, etc.
    bjo
    Rosana

  9. Olá, estou pintando minha sala e pintamos 3 paredes de branco e a parede principal queríamos vermelha, sendo que meu marido comprou uma vermelho cereja, será que vai ficar bom? Meu rack é grande e bem moderno na cor marrom, mesclado, escuro mais nem tanto, a mesa de cento é a mesma cor do rack. Meus dois sofás tem o tom de marrom café e minhas cortinas marrom café com bege. Poderia me ajudar? Preciso saber se o vermelho cereja fica bonito e se vai combinar com meus móveis.
    Grata.

  10. Oi, Mariana,
    Como o vinho é escuro e o guarda roupa tbém, eu escolheria persianas em cinza médio a claro (q combina com o vinho e com o tabaco). No painel eu usaria uma estampa discreta com fundo claro, parecido com a parede e detalhes em vinho, cinza, bege.
    bjo
    Rosana

  11. TENHO UMA ESCADA ,QUE DÁ PARA MINHAS SALAS COMERCIAIS…..ESTOU PENSANDO EM PASSAR GRAFIATO NA PAREDE E PINTALAS DE BRANCO GELO,E AS PORTAS DE CINZA CLARO….( TUDO COM TINTA ACETINADO ) O QUE ACHAS DA IDEIA !!!…AGRADEÇO DESDE JÁ !

  12. Oi, Aline,
    Considerando que todas as cores do seu ambiente são basicamente neutras, mas que há grandes áreas em cores neutras mas escuras, eu sugiro um papel com fundo claro e estampa onde prevaleçam cores claras (existentes no ambiente) mas tenha tbém cores mais escuras (ex.: fundo bege, estampa prata e marrom) ou, se vc quiser acrescentar alguma cor viva no ambiente e o papel não cobrir uma grande área acrescente nele (azul, por exemplo ficaria bem) , acrescentando tbém alguns poucos objetos no mesmo matiz no ambiente (almofadas, objetos,etc)
    bjo
    Rosana

  13. Olá, queria muito uma ajuda!!!!rsrsrs

    To querendo dá uma repaginada no meu quarto, só que estou com uma dúvida danada.
    Tenho no meu quarto uma parede vinho e o restante é quase branco o meu guarda roupa e tabaco bem escuro e a persiana bege.
    Queria colocar um painel na minha cama(aqueles que fazemos para de papel de parede ou tecido na parede) mas não sei qual cor o tipo de estampa ficaria legal, o que me sugere?
    E a persiana também queria repaginar, mas não sei qual cor?!

  14. Boa Tarde!

    Gostaria de tirar uma duvida, quero saber que cor de papel de parede devo comprar?

    Fundo Bege com desenho Marrom?

    Off White com Prata?

    Tons claros ou escuro?

    Mesa de Jantar: Castanho Escuro com Cadeiras Estofado Bege

    Bar Grande Preto

    Sofa Bege

    Persiana Branca

    Parede Bege com Trabalho de Gesso BRanco

    Sanca Branca e Marrom

    Home Castanho Escuro

    Esses são meus moveis e o ambiente, se necessário envio fotos.

    Se puder me ajudar agradeço.

    Obrigada!

    Aline

  15. Oi, Érica,
    Como vc gosta de ambientes clean, eu sugiro que acrescente (se já não houver) um tapete claro, que pode ser em tom cru, bege claro, enfim… para dar uma clareada na combinação cerâmica marrom escuro e sofá vermelho. Sugiro que o rack seja em madeira clara e as paredes em um off white tendendo para o cinza ou o azul mas muito claro mesmo, quase branco,
    bjo
    Rosana

  16. Oi, Elizangela,
    Eu sugiro que vc use um off white, tendendo para o cinza ou bege. As molduras se destacarão de uma forma sutil e vc terá mais liberdade para mobiliar a casa com as cores que desejar.
    abs
    rosana

  17. Oi, Tamires,
    Você pode escolher entre muitas cores pois todas estas são neutras, mas eu sugiro cinza bem claro ou bege tendendo para o marrom bem claro.
    bjo
    Rosana

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui