Já tivemos todos aqueles posts sobre CORES NA DECORAÇÂO, lembram?  Pois então, agora vou mostrar e comentar exemplos do uso das cores nos ambientes, começando com  – Combinando cores – Neutros.

Acredito que isso pode lhe ajudar a decidir afinal de que cor pintar as paredes de sua casa, qual a melhor cor do tapete, estas dúvidas terríveis… Vamos lá?

Combinando cores – Neutros

Muito usada quando se deseja um ambiente tranquilo, clássico, mais sério e formal, ou quando deseja liberdade para usar e trocar as cores de detalhes na decoração e quando não está seguro(a) para usar cores mais fortes, a combinação de neutros é um clássico na decoração.

As cores neutras são o preto, o branco, o cinza puro, que é a mistura de preto e branco. Mas também são considerados neutros os off-whites, os beges, muitos marrons e muitas madeiras.

Na verdade, podemos considerar que a quantidade de cores ditas neutras é enorme.

Deve-se ter cuidado para que o ambiente não fique “sem graça”, enfatizando as texturas, as formas, acrescentando elementos de interesse, etc., já que a cor, neste caso, é como o “fundo” de uma tela: Serve de base para outros elementos brilharem.

Mas tem sua importância (já imaginou um quadro de uma paisagem sem os elementos de fundo?)

Combinando cores - Neutros - sala em tons neutros
Foto: Casa tres chic

Nesta sala todas as cores são consideradas neutras. No entanto, perceba a variedade de texturas em todos os elementos e que chamam atenção, além de embelezar o ambiente! A rusticidade do tapete, o trançado da cadeira, a leveza das cortinas, a estampa na almofada, o toque envelhecido do vaso ao lado do sofá, tudo chama a atenção!

Outro ponto a considerar é a importância da estampa do tapete que traz o necessário contraste que os ambientes neutros precisam.

E neste outro exemplo:

quarto em tons neutros - madeira clara
Foto: CensationalStyle

O único elemento que tem alguma cor não neutra é o tapete, mas veja quanta coisa para ver: O formato da cama, as mantas, o cesto, o verde das plantas, os pés do abajur, a bolserie na parede! A gente quase se pergunta prá que colocar cor nesse ambiente, não é mesmo?

sala de jantar com escada e parede de pedra
Foto: Casaabril

Novamente, os pontos de cor são poucos, mas a escada e a parede em pedra chamam toda a atenção necessária. Note o uso do vidro em contraste com a rusticidade da pedra. Variar o material dos elementos também cria pontos de interesse. O piso em madeira mais escura permite que a mesa seja muito valorizada.

É claro que sempre temos que dar valor à texturas e contrastes, mas quando não há cores que não sejam neutras no ambiente essa atenção deve ser redobrada.

quarto em tons neutros com papel de parede
Foto: Desire to inspire

Este quarto é uma delicadeza tão cheia de detalhes que quase não notamos que tem praticamente só cinza e branco, cores neutras e que poderiam torna-lo sem vida.

Mas o belo, discreto e simples papel de parede, a cabeceira da cama com as “tachinhas”, a mesa em metal e a textura da roupa de cama, além do detalhe do desenho, o transformam em uma fonte de interesse que a gente não sabe nem para onde olhar.

É essa a beleza e o desafio de decorar usando somente cores neutras.

Então, sintetizando: Para criar um belo ambiente usando somente cores neutras, pense em:

a) Qual será o elemento (ou elementos) enfatizados no ambiente

b) Como combinar os neutros de forma que não sejam um ” fundo em branco”, sem volume ou profundidade.

c) Usar contrastes: claro/escuro, de texturas e de materiais

LEIA SOBRE COMBINAÇÃO DE CORES CONTRASTANTES

232 COMENTÁRIOS

  1. Bom dia
    Gostaria de algumas dicas
    Bom moro em AP pequeno
    O piso e branco, e as paredes tbm,porém meu rack e cor chocolate e marfim,gostaria. De pintar uma das paredes apenas mas nao sei q cor combina com rack escurobe piso branco….

  2. Oi, Renato,
    Com o tempo, o branco amarela, a madeira envernizada escurece, o bege desbota, enfim…O tempo sempre muda as coisas. Mas eu prefiro o caixilho/batente acompanhando o rodapé (que no seu caso acredito que seja branco. E as portas em um cinza mais claro que o das paredes.
    abs
    Rosana

  3. Jecica,
    O amadeirado claro vai enfatizar o home. É neutro e não vai destoar do restante da casa. Colocar alguns objetos, mesinhas, etc em madeira será o bastante para que ela não seja a única coisa em madeira na casa. Acho uma boa opção.
    bjo
    Rosana

  4. Oi, Pamella,
    Não necessariamente os móveis devem combinar com portas e janelas. Para vc ficar à vontade para colocar cor nos detalhes e decoração da casa, sugiro que use cinza nas portas e janelas. É uma cor neutra que não pesará no ambiente.
    A ideia que vc tem sobre as cores da parede é boa, só sugiro que trabalhe os objetos do ambiente em cores que fiquem harmoniosas com a cor escolhida para cada parede, mas não usar a própria em diversos tons, pois vai ficar um tanto pesado e “preso” em uma só cor.
    Eu particularmente gosto de verdes nos banheiros, azuis ou off whites leves nos quartos e cores mais vivas na sala, preferencialmente atrás do sofá para não cansar… mas isso é muito pessoal.
    Vá devagar, fazendo um pouco de cada vez, pensando no clima que deseja que cada ambiente tenha…
    bjo
    Rosana

  5. Olá estou construindo e não mudo a questão da cor da parede dos quartos. Cinza! Mas quanto as portas? A ideia original é na cor branca. Porém em várias pesquisas google, vejo que na pintura elas amarela com o tempo e precisando de nova pintura sempre. A alternativa de laquear é algo muito caro que no fim da obra não sobra para isso. Outra alternativa que li, seria revestir as portas com laminado pet, mas e quanto aos batentes? Existe uma outra alternativa viável financeiramente falando? Grato antecipado e parabéns.

  6. Deise,
    Todas estas cores são neutras. Não há qquer problema! Só acrescente cores mais vivas nos detalhes para alegrar sua casa.
    bj
    RO

  7. Olá!
    Adorei o post.
    Estou com uma dúvida, estou mobiliando meu apartamento, e temos uma porta grande para fazer para separar o closet da sala de estar, o home da sala pretendemos fazer em preto e branco laca alto brilho e a porta ficará ao lado, estamos em dúvida de faze-la em um tom amadeirado ou branca mesmo(laca alto brilho ou fosco)? Detalhe que o retante do apartamento nao possui nenhum tom amadeirado, e a cozinha integrada (cozinha tem laca branca e tons neutros, um chocolate)

    Abs e obrigada.

  8. OLÁ, ESTOU ME MUDANDO PARA UMA NOVA CASA, POREM NÃO SEI QUAIS AS CORES DECIDIR PARA AS PAREDES, PORTAS, JANELA E ÁREAS EXTERNAS. MINHA GRANDE DUVIDA É : OS MOVEIS DEVEM COMBINAR COM AS CORES DE PORTAS E JANELAS? POIS OS MEUS MOVEIS SÃO BRANCO COM PRETO, E TEREI QUE PINTAR AS PORTAS E JANELAS DA CASA QUE SÃO DE MADEIRAS E ESTÃO HORRÍVEIS, POREM NÃO SEI A CORES QUE POSSO E DEVO PINTAR. O PISO DA CASA E PRETO, AZULEJO DA COZINHA É BRANCO, O PISO DAS ÁREAS EXTERNAS SÃO ARDOSIA CINZA. PENSEI EM PINTAR A ÁREA INTERNA DE TODA DE BRANCO, E APENAS UMA PAREDE DE CADA COMODO PINTAR DE UMA COR MAIS FORTE, E TRABALHAR NOS OBJETOS DO AMBIENTE NUMA ESCALA DESSE MESMO TOM DE COR, POREM NÃO SEI AS CORES PARA CADA COMODO, NEM PARA ÁREA EXTERNAS E NEM PORTAS E JANELAS, ESTOU COM MEDO DE ESCOLHER CORES ERRADAS, PODEM ME AJUDAR POR FAVOR!!!!!???

  9. oi, Jéssica,
    Se a sua sala é grande e/ou bem iluminada, pode ficar bom sim. MInha preocupação é que tem muita cor escura aí. Se quer mesmo usar o cereja acrescente almofadas e objetos em tons claros, como o bege das cortinas, branco, etc.
    bjo
    Rosana

  10. Olá, estou pintando minha sala e pintamos 3 paredes de branco e a parede principal queríamos vermelha, sendo que meu marido comprou uma vermelho cereja, será que vai ficar bom? Meu rack é grande e bem moderno na cor marrom, mesclado, escuro mais nem tanto, a mesa de cento é a mesma cor do rack. Meus dois sofás tem o tom de marrom café e minhas cortinas marrom café com bege. Poderia me ajudar? Preciso saber se o vermelho cereja fica bonito e se vai combinar com meus móveis.
    Grata.

  11. Oi, Mariana,
    Como o vinho é escuro e o guarda roupa tbém, eu escolheria persianas em cinza médio a claro (q combina com o vinho e com o tabaco). No painel eu usaria uma estampa discreta com fundo claro, parecido com a parede e detalhes em vinho, cinza, bege.
    bjo
    Rosana

  12. TENHO UMA ESCADA ,QUE DÁ PARA MINHAS SALAS COMERCIAIS…..ESTOU PENSANDO EM PASSAR GRAFIATO NA PAREDE E PINTALAS DE BRANCO GELO,E AS PORTAS DE CINZA CLARO….( TUDO COM TINTA ACETINADO ) O QUE ACHAS DA IDEIA !!!…AGRADEÇO DESDE JÁ !

  13. Oi, Aline,
    Considerando que todas as cores do seu ambiente são basicamente neutras, mas que há grandes áreas em cores neutras mas escuras, eu sugiro um papel com fundo claro e estampa onde prevaleçam cores claras (existentes no ambiente) mas tenha tbém cores mais escuras (ex.: fundo bege, estampa prata e marrom) ou, se vc quiser acrescentar alguma cor viva no ambiente e o papel não cobrir uma grande área acrescente nele (azul, por exemplo ficaria bem) , acrescentando tbém alguns poucos objetos no mesmo matiz no ambiente (almofadas, objetos,etc)
    bjo
    Rosana

  14. Olá, queria muito uma ajuda!!!!rsrsrs

    To querendo dá uma repaginada no meu quarto, só que estou com uma dúvida danada.
    Tenho no meu quarto uma parede vinho e o restante é quase branco o meu guarda roupa e tabaco bem escuro e a persiana bege.
    Queria colocar um painel na minha cama(aqueles que fazemos para de papel de parede ou tecido na parede) mas não sei qual cor o tipo de estampa ficaria legal, o que me sugere?
    E a persiana também queria repaginar, mas não sei qual cor?!

  15. Boa Tarde!

    Gostaria de tirar uma duvida, quero saber que cor de papel de parede devo comprar?

    Fundo Bege com desenho Marrom?

    Off White com Prata?

    Tons claros ou escuro?

    Mesa de Jantar: Castanho Escuro com Cadeiras Estofado Bege

    Bar Grande Preto

    Sofa Bege

    Persiana Branca

    Parede Bege com Trabalho de Gesso BRanco

    Sanca Branca e Marrom

    Home Castanho Escuro

    Esses são meus moveis e o ambiente, se necessário envio fotos.

    Se puder me ajudar agradeço.

    Obrigada!

    Aline

  16. Oi, Érica,
    Como vc gosta de ambientes clean, eu sugiro que acrescente (se já não houver) um tapete claro, que pode ser em tom cru, bege claro, enfim… para dar uma clareada na combinação cerâmica marrom escuro e sofá vermelho. Sugiro que o rack seja em madeira clara e as paredes em um off white tendendo para o cinza ou o azul mas muito claro mesmo, quase branco,
    bjo
    Rosana

  17. Oi, Elizangela,
    Eu sugiro que vc use um off white, tendendo para o cinza ou bege. As molduras se destacarão de uma forma sutil e vc terá mais liberdade para mobiliar a casa com as cores que desejar.
    abs
    rosana

  18. Oi, Emanuela,
    Eu sugiro que a cortina seja em bege tendendo para marrom ou marrom médio. O marrom fica muito bem com o amarelo gema. Para a parede vc pode usar um cinza claro por exemplo.
    Veja esta e outras ideias aqui: http://casadaidea.com.br/cores-na-decoracao/o-que-fazer-com-um-sofa-amarelo/
    abs
    Rosana

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui