Continuando a série Combinando Cores, que iniciei com os neutros, segui com os contrastantes e agora vou falar agora das combinações Harmônicas.

Combinando cores – Harmônicas

Como vcs já devem saber (veja uma explicação sobre esquemas de cores) o esquema de cores Harmônico pode ser acromático, neutro, monocromático e o que muitos consideram o harmônico mesmo (ou cores análogas), aquele que usa diversas cores que são vizinhas no CÍRCULO CROMÁTICO. Ficam do ladinho uma da outra:

circulo-cromático - Combinando cores - Harmônicas

(este círculo cromático é de autoria da Professora Jurema Sampaio (http://jurema-sampaio.pro.br/strani_felicita/terciarias.htm)

Então, por exemplo, o amarelo, o amarelo alaranjado e o laranja são harmônicos ou análogos. O vermelho o Magenta e o violeta também e por aí vai. No esquema análogo vc pode usar 2, 3 ,  4 cores “vizinhas”.

Assim, veja nestes exemplos como é bonita esta combinação, deixando os ambientes vivos mas aconchegantes ao mesmo tempo. Perceba , na maioria, o uso de cores neutras como base, um “refresco” para o olhar.

omovelsalarosa4

corredorApartment

SMALL-SPACES_bellemaison1

cafofofinocantinho

vtwonendotn74

wunderweibDOTde8

combinacaodecores tomsobretomYfrogCoral

Fotos dos sites e blogs: wunderweib.de, velvetandlinen, coral, bellemaison, cafofofino, vtwonen, casaabril, omovel e apartment therapy

159 COMENTÁRIOS

  1. Rosana, bom dia!
    Gostei muito do seu site. Tem muita coisa linda!
    Eu gostaria de fazer uma consulta se possível.
    Tenho um sofá rosé de 2,5 m e uma escrivaninha antiga que gostaria de reformá-la para colocar no mesmo cômodo onde vou usá-la como rack.
    Ai que vem a dúvida! Que cor eu poderia pintar esta escrivaninha?
    Única coisa que sei é que quero pintar com uma tinta brilhante. Tinha pensado em amarelo, laranja ou um tom de rosa mais escuro.
    O que você acha? Poderia me ajudar?
    Grata Luciana

  2. Oi, Julio!
    Nada disso! Adoro a presença masculina no Simples Decoração! Vc é muito bem vindo!
    kkkkkkkkkkkkkkkkk! Quer dizer que vc ainda quer acrescentar mais frutas na sua salada, né? rs! Eu acho mesmo que o sofá conversa bem com o tijolo. Só não sei se a parede em pedra não acaba sendo “muita informação”..mas parece que vc está satisfeito, então, está ótimo! Mas para o restante da sala eu sugiro uma cor mais neutra, que pode ser tipo um areia, um bege tendendo para o marrom bem claro ou um cinza tendendo para o verde ou azul (mas tbém bem claro). Nesta ordem de preferência. Mas teste estas cores pois existem diversos beges e diversos cinzas e eles enganam bastante. Cuidado tbém para não perder a luminosidade da sala. Pense nos off whites e tenha em mente que as cores, em geral, ficam mais escuras que as cartelas mostram. Veja, por exemplo a cor Lua Nova, da Suvinil.
    bjo
    Rosana

  3. Oi Rosanafe, bom dia.
    Embora seu site só tenha perguntas da parte feminina, me permita invadir seu espaço para lhe umas perguntas, rsrsrs, sem antes é claro parabenizar por suas respostas ao meu ver bastante acertadas.
    Eu tenho uma sala pequena que parece uma salada de frutas, Uma parede de tijolo a vista, outra bem ao lado dela em pedra em tons acinzentados como se fosse um grafiato com tamanhos regulares, eo restante em brancom, um sofa de três lugares de madeira rustica em embuia, com almofadas em tons predominante marrom claro com listras tijolo so no encosto, sendo a base toda no marrom que é meio esverdeado talvez, que conversa bem ao meu ver com o tijolo a vista e sofa de embuia. que raio de cor posso nessa parede da sala na parte branca, rsrsrsrsrs, socorro.
    um abraço
    julio cesar

  4. oi, Joelma,
    Desculpe a demora na resposta.
    Então, tanto o sofá qto as cortinas são neutras, então a possibilidade de cores é enorme. Vou lhe dar uma sugestão: O tapete pode ser em uma cor mais clara que o sofá: Um bege médio, um marrom claro. Outra opção seria um listrado que tenha tanto o café como outras cores terrosas (marrom, bege, laranja e amarelo acinzentados, verde oliva…) Qto ao painel, não sei a cor dos móveis, mas sempre sugiro que o painel seja em cor escura, pois isso facilita a visão da imagem da tv (poderia ser marrom tbém, mesmo com o restante do móvel em branco,por exemplo. Nas almofadas coloque tons terrosos claros (amarelo, bege, areia, enfim) ficam muito bonitos com o café. Se quiser acrescentar uma cor mais viva, use azul.
    bjo
    Rosana

  5. OLA, ROSANA !
    BOA NOITE!

    GOSTARIA DE SABER QUE COR DEVOCOMPRAR UM PAINEL PARA TV, UM TAPETE PARA O CENTRO E AS ALMOFADAS PARA COMBINAR COM UM SOFA QUE É NA COR CAFÉ.
    SENDO QUE TENHO CORTINAS NA COR CHAPAGNE.
    AGUARDO ANCIOSA.

    GRATA.
    JOELMA LUCIA

  6. Oi, Camila,
    Obrigada!
    Tudo na sua sala puxa para o amarelo. Para manter esta monocromia, um sofá marrom mais escuro que o sofá seria o ideal. Caso o piso seja escuro, um tom cru mais claro. Outra opção seria um tapete listrado, por exemplo, com estas cores já existentes (creme, marrons) mais uma (ou 2) cor(es) que pode ser azul ou vermelho, ou amarelo. Se deseja uma cor em uma das paredes, sugiro um tom acinzentado de azul médio. E acrescentaria objetos e almofadas usando amarelo, azul, bege e marrom.
    bjo
    Rosana

  7. Olá Rosana!
    Adorei suas dicas.

    Estou em um dilema.

    Minha sala é pequena, cerca de 6 x 3 metros.
    Temos uma poltrona creme e um sofá de 3 lugares marrom claro (meio acinzentado até). As cortinas são creme e a estante é mogno.
    Qual cor de tapete você indicaria?
    Você acharia interessante pintar uma das paredes com qual cor?
    Adoro designs mais modernos.

    Obrigada!
    E parabéns..

  8. Olá, Professora Jurema!
    Realmente não dei crédito para esta imagem… A encontrei em diversos sites, como vc deve saber, e acabei não informando fonte alguma, o que foi um erro.
    Colocarei agora o link para o seu original em todos os pontos em que a uso.
    E caso decida-se por não me permitir o uso por favor é só informar aqui ou no e-mail: [email protected]
    Peço mil desculpas.
    abs
    rosana

  9. Esta imagem do círculo cromático é de minha autoria, Jurema Sampaio, tenho o original dela, em vetorial, pois fiz para uma apostila de minhas aulas, para meus alunos, e não autorizei o uso.

    Ficava no Geocities (http://www.geocities.com/strani_felicita/distincao.htm) e hoje está no meu site desde 2010, quando o Geocities deixou de existir: http://www.jurema-sampaio.pro.br/

    Por favor, coloque o crédito correto ou retire a imagem.
    Obrigada, Profa. Jurema Sampaio.

  10. Oi, Claudia,
    COm laranja eu acho muito bonito bege, marrom médio até marrom escuro. O cinza tbém fica bem, mas um cinza mais fechado, não claro.
    bjo
    rosana

  11. ola,adorei seu site e preciso de sua ajuda.minha sala tem uma parede em destaque textura de cor tangerina,as demais são nas cores branca,moveis branco com bege,que cor de sofá devo comprar?tenho vasos e itens decorativos na cor branca e laranja.me ajuda,tenho de decidir a cor do sofá,pensei num marrom ,bege ou cinza.aguardo sua dica.bjuuu claudinha

  12. Oi, Priscila,
    A não ser que o seu teto seja muito alto (de 3 m para cima) mantenha-o em branco. Eu gosto do vermelho com off white tendendo para cinza, mas cinza mesmo, pq há cinzas azulados, esverdeados, enfim, um cinza que seja puro. O branco tbém fica bem, mas acho que o contraste fica muito forte, o branco com um pouquinho de cinza ameniza este contraste.
    bjo
    rosana

  13. Ola, quero uma ajuda, pintarei uma parede da minha sala de tomate seco da suvinil ,gostaria de saber qual melhor opcao de pintar o resto das paredes e o teto farei rebaxamento, dexo ele branco ou acompanho a cor das paredes?

  14. Oi, Suelen,
    Se os móveis tem mais branco que tabaco, este marrom chocolate ficaria bem, mas se for o contrário, sugiro escolher uma cor mais clara. Como sugestão: Estátua de Bronze – N101 (mais escuro) e Tico-Tico – D378 (mais claro) da Suvinil. Mas, por favor, teste no seu ambiente.
    bjo
    Rosana

  15. Oiee, gostaria de uma dica sua, gostaria de pintar uma parede do meu quart na cor chocolate meio café, não sei bem o tom porem os móveis dsão tabaco om branco, ficaria bom? qual cor me sugere nas outras paredes? ou que outra cor me indicaria? atualmente a cor da parede é rosa pink, mas gostaria de ter um quarto mais adulto e chique.

    Desde já, agradeço!

  16. Oi, Daniela,
    O vermelho é complementar do verde, logo um exalta o outro e o lilás é o vermelho misturado com o azul. Já é bom, mas eu acrescentaria detalhes (não precisa ser muita coisa, pode se por exemplo nos copos, talheres, pratinhos) em amarelo, que é o complementar do violeta (da família do lilás).
    Sucesso na sua festa!
    bjo
    Rosana

  17. Boa tarde!

    Por favor estou preparando a festa de aniversário da minha filha e o tema que escolhi foi o da joaninha no jardim encantado sendo que gostaria de usar três cores de toalhas na mesa que seriam o vermelho, o verde e o lilás (a mesa do bolo tem essas cores no painel da joaninha) e, gostaria de saber se essa combinação é harmônica ou não, atenciosamente, Daniela.

  18. Oi, Carla,
    Sala estreita e comprida para parecer maior, deixe as paredes maiores em cores bem claras ou branco mesmo. Nas menores vc pode colocar uma cor mais viva, mas como quer fazer parecer maior, escolha cores frias (verde, azul…) ou, se optar pelo branco nas paredes maiores, um cinza médio nas menores. Se não achar aconchegante (pode ser, se colocar outros itens em tons de laranja, mel e marrom tendendo para o vermelho por exemplo, mas pode ser que vc não goste do cinza), outra opção pode ser ao invés de branco, um areia, um off white tendendo para o bege e nas paredes pequenas a mesma cor, só que mais forte (com menos branco, entende?)
    bjo
    Rosana

  19. Querida gostaria de mudar a cor da minha sala de jantar, é estreita e compridinha, hoje uso uma parece na cor rosa quase uva e outras 3 na cor rosa antiga me ajude gostaria que ficasse chic, aconchegante e ampliasse o ambiente. Adoro suas dicas. bjs

  20. OI, Conceição,
    Sugiro que pinte em off white tendendo para cinza (bem claro) e que na parede do sofá pinte em um cinza um pouco mais escuro que o restante. Só um pouquinho. Outra opção seria off white tentendo para o amarelo e um bege tendendo para o amarelo tbém na parede onde está o sofá, pq a sala é escura, mas como ela é palha hoje, acho que vc vai querer a 1a opção. Acrescente objetos em amarelos puxando para o dourado do mogno. E alguns objetos em azul ou vermelho, o que gostar mais.
    NO qarto, o forro branco vai combinar pq é neutro e ainda é da mesma cor que o guarda roupa.
    bjo
    rosana

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui