Continuando a série Combinando Cores, que iniciei com os neutros, segui com os contrastantes e agora vou falar agora das combinações Harmônicas.

Combinando cores – Harmônicas

Como vcs já devem saber (veja uma explicação sobre esquemas de cores) o esquema de cores Harmônico pode ser acromático, neutro, monocromático e o que muitos consideram o harmônico mesmo (ou cores análogas), aquele que usa diversas cores que são vizinhas no CÍRCULO CROMÁTICO. Ficam do ladinho uma da outra:

circulo-cromático - Combinando cores - Harmônicas

(este círculo cromático é de autoria da Professora Jurema Sampaio (http://jurema-sampaio.pro.br/strani_felicita/terciarias.htm)

Então, por exemplo, o amarelo, o amarelo alaranjado e o laranja são harmônicos ou análogos. O vermelho o Magenta e o violeta também e por aí vai. No esquema análogo vc pode usar 2, 3 ,  4 cores “vizinhas”.

Assim, veja nestes exemplos como é bonita esta combinação, deixando os ambientes vivos mas aconchegantes ao mesmo tempo. Perceba , na maioria, o uso de cores neutras como base, um “refresco” para o olhar.

omovelsalarosa4

corredorApartment

SMALL-SPACES_bellemaison1

cafofofinocantinho

vtwonendotn74

wunderweibDOTde8

combinacaodecores tomsobretomYfrogCoral

Fotos dos sites e blogs: wunderweib.de, velvetandlinen, coral, bellemaison, cafofofino, vtwonen, casaabril, omovel e apartment therapy

159 COMENTÁRIOS

  1. Eu comprei um armario branco com imbuia e minha cozinha tem uma parede na cor palha e quero pintar a parede onde vou por o armario mais to em duvida sobre a cor

  2. Oi bom dia!! Achei por acaso esse blog e achei interessantissimo,to cm uma duvida enorme sobre a cor em destaque da minha sala,o piso eh amadeirado e as paredes na cor palha em uma parede quero uma cor que destaque a sala,qual cor devo usar??

  3. Oi, Miriam
    Então seu sofá é laranja e vc quer mudar para roxo, é isso? Para um sofá roxo uma boa cor para a parede onde ele está é um cinza claro, por exemplo. E sendo uma cor neutra, facilita muito a decoração.
    bjo
    Rosana

  4. Oi, preciso de ajuda para redecorar minha sala, é bem pequena 3mt de largura. Estou em duvidas sobre a cor da parede, pois o meu sofá é laranja e já abusei, então queria colocar uma capa mas não sei queria uma roxo. O que você acha?

  5. Olá! Preciso saber se em minha área gourmet, que tem paredes cinzas e bancada preta, combina com luminárias laranjas. Abraços! Riae

  6. Oi, Claudilene,
    Depende do cenoura e do mogno.. Se os 2 elementos “puxarem” para o vermelho ou o laranja, pode não ficar bom, pois um não vai enfatizar o outro.
    Se o cenoura for mais acinzentado e claro é mais provável ficar bom, além de ficar menos pesado em uma parede muito grande.
    Veja as cores: Amêndoa torrada, bico de pato, pão de ló e panqueca doce da Suvinil.
    bjo
    Rosana

  7. Quero pintar uma parede grande da minha sala q é 2 ambientes.. de cenoura mas meus moveis sao da cor mogno , vc axa q fica bom?

  8. Oi ,Carla
    Creme é uma coisa muito vaga…Há cremes que tendem para o amarelo fortemente e outros não… Em geral, palha e creme combinam, mas acho que vc deve testar em uma parede antes para ter certeza. Faça quadrados de 1×1 com as 2 cores lado a lado. É a melhor forma de resolver esta dúvida.
    bjo
    Rosana

  9. Oi, Taisa,
    Eu sempre sugiro não usar cores fortes demais em texturas na parede. Isso pq a textura já é um ponto de interesse e ao usar cor viva demais, pode acabar uma coisa pesada…
    Então sugiro que vc use um tom mais escuro da cor palha, ou um bege que combine com o palha, que fica bem sofisticado!
    bjo
    Rosana

  10. Olá ! Amei as dicas … porém ainda preciso de ajuda… tenho um studio de Estetica e Depilação vou fazer um grafiato na parede interna da minha recepção o cor que utilizei nas paredes foi a cor palha … qual cor de grafiato combina? aguardo resposta e obrigado pela atenção …

  11. Estou pintando minhas portas e janela na cor creme e as paredes de palha estas cores combinao

  12. Oi, Maria!
    Perfeita a sua escolha de cores! O q não entendi é se quer colocar as mesmas cores na cozinha, banheiro e lavabo… Caso sim, pense em usar de forma diferente as cores em cada ambiente: Usar mais uma cor que outra em cada ambiente, em itens diferentes e variando a tonalidade. Assim fica mais interessante!
    bjo
    Rosana

  13. oi rosana achei este blog por acaso e gostaria de umas dicas, vou reformar cozinha, banheiro e lavado que tem os acabamentos em ceramica e louças bege, como estão tudo em bom estado quero aproveita-los e acrescentar pastilhas, trocar a pia da cozinha por granito, e gostaria de usar as cores marrom, verde e toques de vermelho, voce acha que ficaria legal..obrigada desde ja um abraço.

  14. Oi, Marta!
    Vc pode usar 2 tons diferentes do próprio verde, ou bege e verde ou azul e verde ou se quiser uma coisa mais viva, laranja e verde, mas com cuidado para não exagerar no laranja. Se quiser usar só uma cor, pode ser qualquer destas. Se usar o próprio verde, use uma cor com tom mais claro ou mais escuro que o existente.
    bjo
    Rosana

  15. Faço jogos de banheiro em barbante e uma amiga pediu para fazer um jogo que combine com o banheiro que tem duas faixas de pastilhas em tons de verde.
    Que cor de barbante posso usar para combinar com o banheiro desta amiga?

    Obrigada!
    Marta

  16. Oi, Luciana,
    Das três cores que citou, o amarelo (mais audacioso) e o rosa mais escuro (mais discreto, mas pode se muita coisa rosa na sala) podem ficar bem, mas acho que vc pode pensar também em azul e lilás, que ficam lindas com rosa e bastante harmoniosas, com sofisticação. Para definir a melhor cor é importante que vc pense no clima que quer que a sala tenha (amarelo – mais jovial e descontraído, azul e lilás – dependendo do tom, podem dar um clima jovem – se forem mais gritantes – ou mais sofisticado se forem mais acinzentados) e nas cores já existentes na sala – qual vai combinar mais ? -. Independe da cor escolhida, use-a em outros pequenos objetos e almofadas
    bjo
    Rosana

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui