E agora, o que podemos fazer na sala para mudar a decoração sem gastar nem muito tempo nem muito dinheiro ? Veja algumas idéias:

1) Pintar todas ou uma parede – Dica batida, mas funciona que é uma beleza. Só acrescento uma coisa: Se vc quer ter um bom resultado somente mudando a cor da parede, escolha uma cor que ou seja neutra ou que já exista no ambiente ou que combine com todas as cores já existentes. No exemplo abaixo, este terracota combina muito bem com os neutros bege e marrom existentes. Mesmo assim,veja que uma almofada, na direita, agora tem uma cor parecida com a parede, para aumentar a harmonia.

10 idéias econômicas para transformar a sua sala 1

2) Mudar os objetos de decoração  – Seja pintando, retirando, acrescentando, revestindo ou trocando, funciona muito bem em ambientes neutros. Modifique as almofadas, troque objetos antigos por novos, troque fotos em porta retratos…

3) Trocar / acrescentar tapete 

4) Trocar a cortina

10 idéias econômicas para transformar a sua sala 2

10 idéias econômicas para transformar a sua sala 3

Nestas fotos: A cortina, almofadas e mesas de apoio foram trocadas e os sofás receberam capa de sarja.

5) Acrescentar / Trocar quadros ou suas molduras

6) Pintar as cadeiras da mesa de jantar ou revestir os assentos

7) Trocar as luminárias, revestir a cúpula dos abajures

10 idéias econômicas para transformar a sua sala 4

(A dona desta sala disse que gastou 5 horas e menos que R$100,00 para fazer esta transformação (veja aqui)

8 Trocar os móveis de lugar ou pintá-los

9) Colocar adesivos e/ou espelhos

10) Acrescentar prateleiras nas paredes

Então? Esperando o que ? (rs!) Mãos à obra!!!

Fotos dos sites e blogs: Thewatermelonsblog, casaabril e homerenovations

20 COMENTÁRIOS

  1. Oi, Márcia,
    Não tenho condições de lhe ajudar: Não sei onde são portas, janelas, não sei de suas necessidades nesta sala e enfim, o que vc me pede é um projeto para sua sala, o que me tomaria muito tempo e estudo, além da necessidade de mais informações para realmente lhe ajudar.
    Caso esteja interessada em um projeto para sua sala, envie fotos, planta e descreva mais suas necessidades , para [email protected]., ok ?
    bjo
    Rosana

  2. Minha sala mede 4×4 , tem 1 janela e uma porta em uma parede , outra porta em outra e uma escada caracol de 45 cm de degrau em outro canto , não consigo colocar nada nela me ajuda a decorar pfv!

  3. Oi, Angélica,
    É dificil dar ideias sem ver o espaço, mas em linhas gerais, veja os posts:
    https://www.simplesdecoracao.com.br/2010/12/decoracao-dividindo-ambiente/
    https://www.simplesdecoracao.com.br/2013/09/decoracao-dividindo-espacos-no-mesmo-ambiente/
    Eles devem lhe ajudar.
    E vc tem bom gosto sim, viu ?
    bjo
    Rosana

  4. ROSANA ,ANTES DE TUDO QUERO LHE DIZER QUE ADORO TODAS AS SUAS DICAS,VC É O MÁXIMO!!moro no interior de MG e aqui é muito dificil de encontrar coisas legais e principalmente por um preço acessível, há mto sonhava com a minha casa propria e ter uma casa bonita e bem decorada!Consequi ! Somente nao tenho ideia de como decorá-la gastando mto pouco e reaproveitando algo que já possuo ,já que nao tenho dinheiro e mto menos bom gosto! , se vc puder ajudar-me dando uma ideia,um ” toque mágico” na minha sala que é de 5 metros de comprimento por 3 metros de largura e que quero colocar um sofa cama para qdo vierem visitas ,também gostaria de fazer dela dois ambientes sala de estar e sala de jantar,caso vc ache viável.Por favor me ajude se vc puder ficarei mto agradecida!Bjos e que Deus te ilumine

  5. Oi, Francimara,
    São todos tons neutros. Combinam sim, mas cuidado pq são todos escuros. Vc deve usar em outros móveis e/ou objetos cores mais claras e alegres para que o ambiente não fique pesado.
    bjo
    Rosana

  6. Olá, Silvia,
    No Simples Decoracao vc pode ver centenas de fotos de ambientes. Para escolher um ambiente específico escolha pela categoria. Um quarto de leitura deve ter, basicamente: móvel para livros (estante ou prateleiras), uma boa poltrona e uma luminária de pé ou de mesa (ou as 2, se desejar tbém uma mesa no ambiente). Gosto da idéia de um puff para os pés e uma mesinha lateral ä poltrona para colocar livros, xícaras, copos e objetos.
    bjo
    Rosana

  7. Amei as idéias , gostaria que vc enviassem mais fotos de decoração de casas ,,a minha tem 200 metros quadrados e estou querendo decoorar todos os cômodos.de três quartos,sala de jantar,sala de estar,cozinha lavado,e área de serviço.queria uma dica de como fazer um quarto de leitura.obrig .e boa noite a todos.

  8. Oi, Tais,
    Vamos lá: Acho que vc está sentindo que sua sala está precisando de variações de cor… O amarelo, sua idéia, fica ótimo com marrom, são da mesma família. O papel de parede eu escolheria um com desenhos pequenos, usando amarelo (ou bege) e branco, discreto, já que a sala é pequena. Como a cozinha é aberta para a sala sugiro que haja branco, amarelo e marrom (ou 2 destas cores) lá. Veja se realmente o tapete amarelo vai combinar com o piso, que vc não me disse qual a cor.

    Mas sugiro tbém que escolha outra cor para acrescentar a esta paleta, de acordo com o seu gosto: Pode manter a tendência quente, usando um laranja ou vermelho (em menor quantidade que o amarelo) em objetos, almofadas, enfim..Pode tbém escolher uma cor fria, para equilibrar esta quentura do amarelo/marrom, por exemplo, tons de azul, que eu adoro com marrom e amarelo. E, usando um ou outro, acrescente verdes em plantas (de preferência naturais, mesmo que seja um conjunto de vasinhos com cactos, por exemplo). Se quiser mais colorido além de 3 cores, pode fazer: marrom, amarelo, azul(ou verde) e laranja (em poucos pequenos itens. Vá colocando aos poucos).
    En qquer das opções vc pode ficar com as cortinas marrom claro.Ou pode mudar para um mais claro ainda, quase bege, para ficar mais distante da cor do sofá.

    Se vc acha que o sofá está bem no espaço e está bem conservado, não há necessidade de trocá-lo. Se ele está mal conservado mas é bom e confortável, troque o tecido e pode continuar usando marrom mesmo.
    Se as banquetas vão ser usadas, coloque-as. Se não quiser que elas se destaquem escolha para elas uma cor similar à da parede onde estarão. Se quiser que elas se destaquem escolha branco (no caso de usar o papel amarelo/branco como sugeri).
    bjo
    Rosana

  9. Oi minha casa é pequena, é sala e cozinha juntas divida por uma mureta e tenho duvida na hora de decorar minha sala.
    No momento minha sala esta:
    – toda branco,
    – com um sofa marrom claro de canto com estampa de flores da cor do tecido e com almofadas marrom escura e marrom clara da cor do sofá,
    -na parede em cima do sofá tem um quadro grande de foto,
    -de frente com o sofá tem um painel com a tv e uma pequena bancada em baixo, tudo na cor marrom escuro,
    -minha cortina tambem é marrom clara mais o menos no tom no sofá,
    -meu tapete tambem é no tom de marrom claro.
    – a mureta que divide sala e cozinha fica de frente com a janela da sala, e em um canto da mureta tem uma parede de uns 70 cm que eu tenho um vaso bege com flores amarelas.
    Quero deixar minha sala mais bonita e aconchegante e tenho muitas duvidas.
    Pensei um colocar um tapete de croche na cor marrom claro com amarelo, e colocar umas 2 almofadas feitas de croche igual ao tapete na cor amarela.
    Quero por um papel de parede nessa parede de 70 cm e descer para mureta tambem, fica bom? Mas qual é a cor certa?
    Posso continuar com a minha cortina?
    Qual é tipo de sofá mais indicado no meu caso? E qual a cor?
    Fica feio colocar banquetas perto da mureta?

  10. Oi, Nilza,
    tijolinho com granito, chocolate, rosa, vermelho, xadrez de bege com marrom… Acho que vai ficar muita informação… Além disso, chocolate com vermelho talvez fique bem escuro. Mas não sei se sua sala é bem grande e bem iluminada e suporta isto. Se não for, ou se quiser uma combinação que tem mais chance de dar certo, escolhas sofás da mesma cor e estilo. E esta cor pode ser um azul médio por exemplo. Isso pq tem muita cor quente (chocolate, rosa, vermelho) e o azul quebraria isso e ele combina com chocolate e com o rosa claro. Outra cor seria um marrom claro, puxando para o cru ou amarelo.
    bjo
    Rosana

  11. Oi, Mirian,
    O varão, exposto, é usado em ambientes mais descontraídos. Em ambientes mais formais ele pode ser usado, mas, na maioria das vezes, embutido no forro ou com um bandor simples na frente (nada rebuscado) para ficar mais “elegante”. E ele pode ser da cor da parede ou da cortina (ou parecida) se vc não quiser chamar a atenção para ele ou não (se isso não importar tanto assim). Tudo depende do estilo da sua decoração. Se mais rústica, por exemplo, tendo madeira, um varão na cor da madeira existente fica bem.
    bjo
    Rosana

  12. ola… gostaria de saber com o que devo combinar a cor do varao da cortina? com a parede ou c a cortina? o varao combina c qualquer ambiente? bjo

  13. Minha sala de estar é dividida por um balcao de tijolinhos com granito.Uma da paredes é da cor de chocolate e as outras é um rosa bem claro, quase beje. Eu posso colocar nessa parede da cor de chocolate um sofá de dois lugares na cor vermelha; e outro sofá xadrez de beje com marrom?
    Combina?

  14. Quase não acreditei quando vi que a transformação da minha sala serviu de exemplo aqui! Sou leitora assídua e super fã do Simples Decoração e é uma honra ser citada aqui! Obrigada!

  15. Oi, Lilian,
    É uma questão de gosto: o 1o. ambiente está bem decorado e agrada mais, com certeza, quem gosta de ambientes mais neutros, que deve ser o seu caso. O 2o. é, provavelmente “muito colorido” para vc. Não há qquer problema! A idéia aqui é dar uma “cara” nova, não “corrigir” erros.
    Obrigada pelo comentário
    bjo
    Rosana

  16. Em geral gosto de suas sugesstões, mas o segundo ambiente (do tapete colorido), achei que o “antes” estava melhor, tiraria o croche de cima do sofá.
    att.
    Lilian

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui