O canto alemão – aquela organização aconchegante e charmosa da mesa de jantar onde, além de cadeiras, temos um banco em L – é uma ideia antiga que, claro, veio dos cafés alemães e agora frequenta muitas casas pelo mundo. É um canto alemão moderno, que se adapta a diversos estilos e pode ser chamado assim mesmo sendo em formato de U ou até mesmo sendo somente um banco, desde que fixado à parede ou tenha uma estrutura rígida (madeira ou similar, em geral) que o contorne.

As 30 ideias de um canto alemão moderno que eu trouxe prá vocês seguem o modelo em L e vamos falar de suas medidas ideais, vantagens e desvantagens.

Canto Alemão moderno – Medidas e Detalhes importantes

Para que o canto alemão seja acessível – fácil de sentar e se movimentar – estas 2 questões são muito importantes: O espaço entre o assento e a base do tampo da mesa deve ficar entre 25 e 30 cm e deve haver um bom espaço entre o pé (ou pés) da mesa e o final do assento. Assim é possível “entrar” ou “sair” da mesa sem sacrifícios. Por isso, uma das melhores mesas para o canto alemão moderno é a que possui o pé centralizado, como o clássico e belo modelo Saarinen.

A profundidade do assento, desconsiderando o espaço do espaldar, deve ter idealmente, 45 centímetros. Menos que 40 cm é desconfortável (e até estranho visualmente). Note que este bonito canto alemão tem bem mais que isso de profundidade – o que ocupa mais espaço e não permite que, quando jantando, a pessoa consiga encostar as costas no espaldar. Com certeza foi feito assim para permitir um maior espaço de armazenamento abaixo do assento (veja que há uma gaveta).

Outros detalhes que aumentam o conforto do canto alemão moderno são: usar espaldar e assento almofadados e com uma ligeira inclinação (por volta de 12 graus) como na foto acima.

A altura do espaldar pode variar muito (alguns nem tem espaldar) mas é confortável um espaldar almofadado com uns 60 cm de altura.

Quanto mais centralizado for o pé (ou pés) da mesa, mais é possível economizar espaço fazendo com que o assento ultrapasse um pouco o término do tampo da mesa (mas não exagere!) Outro detalhe que você vê na foto acima é o recuo na parte inferior do canto alemão, o que permite que os pés fiquem mais bem acomodados.

Sem espaldar é possível diminuir mais ainda o espaço necessário para o canto alemão. E almofadas soltas podem ser usadas.

Quando usar cadeiras  junto com o seu canto alemão moderno não esqueça que elas devem ter o assento na mesma altura que a do canto alemão.

Veja mais medidas para a sala de estar e jantar aqui.

Vantagens e desvantagens do Canto Alemão

Nesse belo projeto você percebe uma das grandes vantagens do canto alemão: mais lugares no mesmo espaço. Isso devido tanto à continuidade do assento (apertando sempre cabe mais um! Rs!) como ao fato de ser fixo – mas não esqueça que o ideal seria ter de 50 a 60 cm para cada assento na hora do jantar.

Em cantinhos, é uma solução que aproveita muito o pouco espaço.

Outra vantagem é que você pode criar uma área enorme, abaixo dos assentos, para guardar coisas

É um móvel que pode ser feito sob medidas sem que o preço seja absurdo, pois é de fácil execução

E você tem um móvel exclusivo que se adapta a todos os estilos.

O espaço que teria 2 ou 3 cadeiras atende mais pessoas e ainda ajudar a organizar a casa (veja os gavetões!)

A única desvantagem que um canto alemão tem é o fato de, principalmente quando fixado na parede, não permitir modificação no layout da área de jantar sem algum trabalho

Ou muito trabalho, dependendo da forma que foi construído.

E para completar as 30 ideias que prometi, veja os slides abaixo. Tenho certeza de que você encontrará o canto alemão moderno dos seus sonhos!

Outra variação do canto alemão é o chamado booth, que hoje se mistura com ele, mas originalmente tem esse nome quando há 2 bancos (como nas lanchonetes dos anos 50).

2 COMENTÁRIOS

  1. Bom dia, tudo bom? o projeto que está como autoria de Susanne Miranda na verdade é meu, Naimith Lino, do Ahlaemcasa e Ahprojetos. Gostaria por favor que ajustasse para autoria correta. Obrigada

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui