Já falamos sobre A medida das coisas – Sala de Estar / Jantar, mas vou aqui fazer um apanhado de diversas informações relacionadas a medidas na sala de estar e jantar, envolvendo distribuição dos móveis, áreas de circulação, tamanhos de tapetes, cortinas, mesas de jantar, luminárias, pendentes, quadros, enfim, praticamente tudo que você precisa saber para não ter mais dúvidas sobre esse assunto.

Medidas na sala – Distribuição dos móveis 

Eu sei que todo mundo fica enrolado com essa questão, mas o post Não sabe como organizar os móveis na sala? Explica muita coisa, viu? E acrescento o seguinte: Evite que o espaço entre a TV e o sofá seja de alta circulação – por exemplo: que seja o único caminho entre 2 ambientes. Isso vai atrapalhar quem estiver vendo a tv. As medidas na sala podem estar corretas, mas haverá desconforto.

sala de estar e jantar

Foto: Projeto Andrade e Mello Arquitetura Foto Luis Gomes

Por falar em medidas na sala para a TV, não esqueça de se certificar se a altura da sua tv está correta lendo este post. E veja: Este (mais geral) e este (específico para 4K e Full HD) que são os textos mais atuais que encontrei na internet falando sobre distâncias da tv ao sofá – como as tecnologias de tv mudaram muito, é importante que a informação esteja atualizada.

Mesas de centro e laterais – espaço para circulação e uso

O máximo para uma boa movimentação é 60cm entre sofás, mesas de centro e poltronas. O mínimo, uns 40 cm. Mas quando há uma área de circulação aumente para 90 cm a 1 metro, se possível.

medidas na sala - mesas

As mesinhas devem ter a mesma altura ou 10 cm a mais ou menos que os braços do sofá / poltronas.

Isso e tudo o mais que você precisa saber sobre Mesas de centro e laterais está neste post: As mesas de centro e apoio na sala de estar.

O melhor sofá para a sala

Em dúvida sobre o modelo de sofá para a sala pequena? Eu te ajudo a decidir no post O melhor sofá para a sala pequena.o melhor sofá para sala pequena

Foto: Historias de Casa

Para um sofá confortável, considere de 90 a 95 cm de profundidade do assento. Seus pés devem alcançar o chão e se ele for retrátil, suas pernas esticadas devem caber nele quando aberto.

Para 2 pessoas: 1,10 a 1,20 de largura; para 3 pessoas: mínimo de 1,60 de largura.

móvel atrás do sofá

Foto: Bugremoda

Uma ótima ideia, principalmente em salas estreitas onde fica difícil ter mesa de centro, é colocar, atrás do sofá um móvel ou prateleira que sirva de apoio para quem está sentado.

 A melhor cortina para sala

Tudo sobre altura, largura e comprimento de cortinas você vê neste post da série Complementos da Decoração – cortinas. Um ponto importante é que se a cortina vai ficar perto de algum móvel, como mesinhas laterais, não esqueça de deixar espaço entre elas para não ficar “embolando”.

sala cortinas

Foto: Caseeinterni

O tamanho do tapete para sala

Na sala de estar ele deve ter, no mínimo, a largura do sofá (ideal: uns 20 cm além ou a largura do sofá mais a das mesinhas laterais. Ele deve “entrar” embaixo do sofá uns 20 cm. Veja mais sobre tapetes na sala de estar e jantar aqui.medidas na sala - tapetes

Foto: Amanda Castro e Giovana Giosa Studio AG

Como colocar os quadros na parede da sala

Para não errar na colocação veja o post: 5 Erros que você não vai mais repetir quando colocar quadros na parede. Se você não sabe como organizar diversos quadros nas paredes veja o post Detalhes na Decoração – Organizar quadros.  Se você tem um pé direito alto pode escolher quadros maiores e verticais para compensar. E se quiser saber mais veja O que você ainda não sabe sobre organizar quadros.

quadros na sala estar

Foto: brightbazaar

Como escolher as melhores Luminárias para a Sala

Se você quer colocar um pendente na sala de estar – o que não é muito comum, mas pode ficar bem bonito – coloque-o a mais de 2 metros de altura a não ser que esteja acima de um móvel: Acima de mesas de centro: altura de 1,50 a 1,70 do tampo e acima de mesinhas laterais, altura de 30 a 50 cm do tampo.

luminárias na sala

Foto: Design-Decoration-Ideas

As medidas da mesa de jantar

Na sala pequena (ou se quiser aumentar a área de circulação) pense em trocar algumas cadeiras por um banco, booth ou canto alemão, preferencialmente almofadado. Ele ocupa menos espaço (veja aqui sobre eles).  Atender ás  medidas mínimas é muito importante  na sala pequena.medidas da mesa na sala de jantar

Foto: dicasdecor

A distância entre a cadeira e a parede deve ser, no mínimo, de 50cm. Se entre a parede e a cadeira for uma área de passagem, esta distância deve ser maior: no mínimo 60cm a 70cm. O ideal seria de 90cm.

medidas na sala de jantar

Para cada cadeira deve haver um espaço de no mínimo, 50 cm na mesa (com uma cadeira bem estreita e sem braços, claro. E fica apertado, viu?). O ideal seria 60 cm. E de profundidade, de 30 a 40 cm.

Veja a tabela abaixo, que mostra as medidas das mesas na sala de jantar.

medidas padrão na sala de jantar

Figura do site:Assimeugosto

Mesas redondas são ótimas para ambientes pequenos ou quadrados. As retangulares funcionam bem em ambientes compridos e estreitos (e podem ter um dos menores lados encostado na parede), assim como as ovais, que ainda ocupam menos espaço que as retangulares. As quadradas em ambientes grandes.

sala mesa oval

Foto: Openhouse

Pés centralizados são uma ótima pedida também, seja qual for a mesa, pois dá mais espaço para as cadeiras. Quando você opta por bancos é essencial que a mesa tenha pés centralizados para maior conforto na hora de se sentar/levantar.

As medidas das luminárias na mesa de jantar

A altura do(s) pendentes deve estar em torno de 80/90 cm. Fora isso, há muitas possibilidades e opções de modelos de luminárias e lâmpadas para iluminar a mesa de jantar, por isso, leia este post para saber tudo sobre este assunto.

luminaria mesa jantar

Foto: Spaço Interior – Projeto Monica Salgado

Se você ainda tem alguma dúvida sem elucidar sobre medidas na sala dê uma olhada no Guia Sala. Se a dúvida persistir, comente aqui que eu respondo, ok?

6 COMENTÁRIOS

  1. Oi, Fabricio.
    Eu não sei quanto tem, mas diria que uns 6 x 3 nessa parte visível. A Imagem me parece um pouco “esticada”.
    abs
    ROsana

  2. Olá. Sei que o post é meio antigo mas alguém poderia me informar quais as medidas da sala da primeira foto. Já vi vários projetos de sala grande mas quase sempre não é possível ter noção do espaço apenas pela planta baixa.
    Obrigado.

  3. Bom dia Rosana,
    Fiz um canto alemão na sala e gostaria de saber a distância entre o assento e a mesa.
    Muito obrigada!
    Vânia

  4. Oi, Roseli,
    Pode ter a mesma altura ou pode ser mais baixo sim. Considere que sobre o buffet irão objetos que farão com que ele não pareça baixinho. Escolha os de 75 se não encontrar de 80, ok?
    abs
    Rosana

  5. Olá. Tudo bem?
    Estou em dúvida em relação à altura do buffet. Minha mesa tem 80 cm se altura. Do meu interesse, quase todos os buffets que vi têm somente 0,65 e 0,75 de altura.
    Tenho impressão que o ideal seria ter a mesma altura da mesa ou até mesmo um pouco mais alto.
    Estou certa? Tem alguma regra pra isso?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui