Na maioria das vezes, principalmente em salas pequenas, o sofá fica encostado em uma parede. E o que se pode fazer nela para completar a decoração? Muitas coisas! Vamos ver algumas:

Revestimentos:

Quando a cor é a protagonista: Pintando com uma cor diferente das demais paredesUma opção muito usada e que permite ousar na cor, já que ela cansa menos o olhar, pois as pessoas sentadas no sofá não a veem.

blogdaredacaominhacasa cores

 Um ambiente que seria neutro sem a parede em roxo e os objetos e detalhes em amarelo, cores contrastantes que criam um grande impacto e transformam a sala em uma explosão colorida usando somente duas cores (veja o que e quais são as cores contrastantes com as quais você pode obter este mesmo efeito)

desiretoinspireKyla-Bidgood-Interior-Design---Runnymede-bdrm-art-wall

Mas se seu objetivo é criar aconchego e/ou tranquilidade, cores neutras mais escuras, como este cinza, um marrom ou um bege de médios a escuros, funcionam melhor.

Nas 2 situações, se deseja que a cor da parede sobressaia, deixe bastante área livre. Se, ao contrário, quer que a cor apareça menos, coloque  telas, quadros, prateleiras, enfim, mais objetos na parede.

E ainda temos todos os efeitos com cor: Listras, relevos, brilhos, pinturas, etc.

centsationalgirlPainted-Ombre-Wall

Outro queridinho da vez, o chamado ombrée

casatreschic7

Uma pintura na parede é um luxo!

Quando são usados outros revestimentos:  Há tantos revestimentos possíveis, como pedras, papel de parede, painéis de diversos tipo, cerâmicas, madeira, tijolos, cimento queimado, gesso, drywall (criando nichos, por exemplo), laminado, tecido…ufa!

01-casa-em-aracaju-combina-elementos-rusticos-e-moveis-de-design

 Em salas grandes, a pedra dá uma rusticidade imponente. Em salas pequenas filetes ou a cobertura de pequena área fica menos pesado.

23-marcos-lima

Atual queridinho de quem gosta do rústico e do industrial, o tijolinho pode ser acrescentado à parede (há modelos com pequena profundidade para isso) ou pode-se retirar os revestimentos até chegar aos tijolos, deixando-os à vista. Outra opção são os papéis de parede e até cerâmicas que imitam os tijolos.

bruno

Um painel de madeira iluminado – um efeito muito bonito.

barracochicYB7heJ6_c

Já nesta sala o sofá em posição diferente, de quina, com um lambri na parte inferior e tinta verde (usada em diversos elementos na sala) na parte superior. Veja como o espelho embelezou e trouxe a luz da área externa para aquele canto.

bellemaisonCHESTERFIELD-SOFAS_2

Papel de parede com em roxo e branco (combinando com os tons rosados do sofá e almofada) e espelho com moldura dourada, cor repetida nas almofadas e nas partes em madeira do sofá.

3dboard

Painéis de fibra, concreto e outros materiais causam um grande efeito, principalmente quando bem iluminados.

Perceba que sendo o revestimento o mais importante, o uso de outros adereços pode (e deve) ser diminuído ou até não existir qualquer outra coisa além do revestimento, de forma que ele possa ser visto e muito admirado.

Isso tudo e ainda não falei de quando o importante não são os revestimentos, mas sim móveis, quadros, fotos, prateleiras… Vou falar no próximo post sobre este assunto, ok ?

Fotos dos sites e blogs: 3dBoard, bellemaison, barracochic, casacorSP, casaabril, casatreschic, centsationalgirl e desiretoinspire

9 COMENTÁRIOS

  1. OI Rosana,
    Devia ter conhecido seu site antes da minha obra, teria tido ideias bem mais interessantes para a minha casa.
    De qualquer forma virei fã deste cantinho, virei sempre aqui.

    beijos e sucesso!
    Roseana

  2. Adorei todoas as dicas uma melhor que a outra.
    Seu site é muito bom gostei muito.

    quando dé passa lá

    http://ananicolau.blogspot.com.br/2014/02/pagamento-de-pensao-alimenticia-quando.html

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui