Os novos pequenos apartamentos estão criando desafios enormes para os designers e decoradores: Áreas cada vez menores, áreas abertas, ambientes com pé direito baixo e cozinhas e salas bem estreitas…É muita coisa difícil de organizar junto! Por isso, algumas fotos de salas estreitas e que apresentam boas soluções, para ver se a gente lhe ajuda a resolver esta questão aí, na sua casa!

AE 9312161432_n

Sem mesa de centro, mas com mesa lateral e apoio para quem estiver no sofá. O Móvel que ocupa todo o lado da tv e a área abaixo da janela é ótimo para guardar livros, objetos e colocar os equipamentos. Acho a tv um pouco alta (ela deve ficar na altura do seus olhos quando sentado(a) no sofá).

10380907_943615385653103_7471444875387940530_n

Nesta sala um puff baixo só para colocar os pés e que pode ser retirado quando não estiver sendo usado.  A altura da TV está perfeita.

limaonagua 10-sala-pequena

03-cores-cozinha-apartamento-concreto- (Sherwin-Williams ref proper gray SW 6003

Uma sala estreita e pequena realmente não deixa muita escolha para o posicionamento dos móveis, esta é a verdade…

desiretoinspire LarnieNicolsonWillis_002

Esta sala não é tão estreita assim, mas a solução, como uma estante à frente do sofá, que pode embutir a TV, também é possível na sala mais estreita

decoratrix salon

Como nesta.

03-uma-casa-que-respira-felicidade

Outra sala não tão estreita, mas com boa solução que, neste caso, permite uma grande área livre à frente do sofá… Adoro as cores. E as listras do tapete a fazem parecer maior ainda.

05-apartamento-de-69m2-para-morar-trabalhar-e-receber-os-amigos

Se há espaço para uma pequena poltrona é melhor ainda. Os puffs, mas altos, também funcionam como mesa de centro.

ornare fernandopiva  045

A sala (by Fernando Piva) é comprida e estreita e a entrada para a cozinha é no centro dela. Logo, a TV ficou em um dos lados. Veja a mesa de centro, bem estreita, que não atrapalha a circulação.

ornare Decorado de Nigri e Albuquerque no Jardim das Perdizes 023-1024x682

Um apartamento decorado, onde um dos quartos virou sala de tv e esta sala que estamos vendo é de estar. O que gostei foi o fato do sofá, na direita, esticar até servir de assento para a mesa de jantar.

Fotos dos sites e blogs: ornare, casaabril, Desiretoinspire e limaonagua

18 COMENTÁRIOS

  1. É complicado, Lucimar. Mesmo que o sofá tenha 90 cm de profundidade, vc vai ficar com 40 cm de área livre, o que é muito pouco.
    Mas você não disse quanto ela tem de comprimento. Talvez, colocá-lo no comprimento da sala seja a melhor opção.
    Se desejar, envie fotos dessa sala para [email protected]. Talvez eu possa lhe ajudar mais.
    bjo
    Rosana

  2. Oi, Mirian!
    Sim, vc tem razão, caso a sala não seja tão estreita a ponto de não ser possível colocar o sofá nesta posição (é preciso haver espaço para a circulação ao menos em uma lateral) e , no caso da janela ser em uma das paredes mais estreitas, resolver a luminosidade que vem dela para não atrapalhar a visão da tv, pq neste caso, a tv vai estar ou de frente ou “de costas” para ela – posições difíceis em salas onde bate muito sol, principalmente. É possível e pode ficar muito bem e melhorar a distância da tv em relação ao sofá.
    bjos e obrigada!
    Rosana

  3. Olá, pessoal!!
    Gostaria de deixar uma ideia sobre salas estreitas e tv. Quem falou que a Tv precisa ficar grudade em uma parede e o sofá na outra, às vezes a menos de 3 mts??? Por que eu não posso explorar a sala em seu comprimento, e assim poder deixar uma maior distância entre a tv e os olhos de quem vai olhá-la, sentado no sofá???

  4. Oi, Rose!
    Como vc não falou sobre cor alguma (nem do sofá) não tenho como lhe ajudar em termos de cores. Mas posso dizer que quando vc tem insegurança uma bom caminho é usar cores neutras e claras. Qto a questão de estante ou painel, o que vc tem que pensar é na circulação, como as pessoas vão andar pela sala, considerando que o ideal é um mínimo de 60/65 cm de área livre, sendo ótimo haver 80 cm de área livre. Como o sofá é grande talvez o melhor seja um painel que ocupará menos espaço.
    bj
    ROsana

  5. Boa tarde amigos então será possível vcs me ajudarem? Estou meio perdida minha sala é bem comprida porém estreita e comprei um sofá bem avantajado foi p que eu gostei pensando em conforto aí então estou na dúvida de cores e se por uma estante ou apenas um painel. Obrigada

  6. Oi, Regina,
    Olha não consegui entender o seu espaço, mas o que posso lhe dizer é: Leia este post: https://www.simplesdecoracao.com.br/2012/02/decoracao-a-medida-das-coisas-sala-de-estar-jantar/
    Acredito que vc vai solucionar suas dúvidas.
    bjo
    Rosana

  7. Ola, estou amando o site.
    Pode me ajudar?
    Minha sala é estreita, passo abaixo as medidas, e eu estou com uma duvida enorme o espaço que devo deixar de circulação entre o sofá e o home. Meu medo é comprar um sofá muito grande,largo e ficar uma sala desproporcional.
    Medida da sala: 2,45 de largura x 4,90 de cumprimento, sendo que desse comprimento estou dividindo com a sala de jantar.
    O sofá ficará em frente a uma paredinha que mede 2,00 (home), a parede do sofá esta livre. Qual o tamanho do sofá ideal para eu colocar?
    Obrigada.
    Regina

  8. Oi, Nina!
    Sugiro que vc um tonalidade das cores já existentes na sua sala, visto que tem 2 cores fortes: O vermelho e o mostarda, além de móveis escuros. Talvez: Um tom de madeira bem mais claro, palha, um verde claro ou amarelo que puxe para o mostarda (se o móvel não estiver nesta parede), ou se vc tiver uma sala muito clara que suporte mais um móvel escuro, o tabaco mesmo.
    bjo
    Rosana

  9. oi me ajudem,
    meus móveis da sala são todos tabaco com vermelho
    e minhas paredes são palha com branco gelo e branco neve e tem uma das
    paredes que ta grafiada de mostarda, tou querendo comprar um HOME ou um RACK e queria saber de vocês qual cor devo comprar, tou muito em dúvidas,me ajudem

  10. ei…sou nova por aqui, e posso dizer sem medo de errar que este é o blog mais completo de decoraçao que já vi…
    Tô de mudança pra um ap novo e a sala é mega estreita,com portas e janelas pra todo lado…a ainda conjugada com copa…se eu te mandar umas fotos vc me dá um help?
    tipo já pensei,pensei e ainda nao sei onde dispor os móveis…
    help-me Please????

  11. Oi, Diogo,
    Vc não precisa “endoidar”. Procure um tecido estampado (pode ser um estampado bem discreto ou não, depende do que vc deseja e do restante dos itens da sala) que tenha como fundo ou cor principal a cor do sofá. Assim vai combinar bem. Sugiro que esta estampa tenha cores mais claras para que não fique tudo muito escuro.
    abs
    Rosana

  12. Eu estou em busca, pela internet, por uma solução para o seguinte problema: Eu e minha esposa resolvemos reformar o sofá, que estava desconfortável! Escolhemos uma cor puxada para o marrom pesado (cor de casca de árvore). Íamos, também, fazer 1 puff da mesma cor!

    Entretanto, o tecido que compramos não deu (o estofador errou…) e agora não tem mais o mesmo tecido.

    A minha sala é pequena (conjugada com “copa”) e o sofá tem apenas dois lugares. O puff, portanto, seria uma solução para dar conforto (apoio para os pés) e diminuir o problema de assento para eventuais visitas (o puff seria do tamanho do assento do sofá – dois lugares).

    Aí eu pergunto: 1) o mais adequado seria, realmente, usar a mesma cor? 2) No caso de usar cores diferente o ideal é colocar um tom parecido (mais claro, talvez) ou “endoidar” e mudar a cor radicalmente?

  13. Puxa vida! Fiquei até emocionada!
    Obrigada, Eliane!
    Eu amo todos vcs leitoras e leitoras que me prestigiam, acessam, comentam e me tratam com tanto carinho!
    um beijão
    Rosana

  14. Vocês só melhoram a cada dia!!!
    Passei aqui porque já estou colecionando ideias para o apezinho que está prestes a sair.. aqui está tudo prontinho. Só esperando minha seleção!
    Oh: EU TE AMO!!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui