A onda dos “micro apartamentos” parece ser irreversível. As pessoas trocam metros quadrados por localização, facilidades e áreas compartilhadas no edifício ou nas suas imediações. Assim, acreditam estar ganhando qualidade de vida. Pode ser…
(Fotos: Inhabitat e jurnaldedesigninterior)
Selecionei 25 apartamentos bem pequenos – tanto que que quase dar para ver, na maioria, sala, quarto e cozinha em uma só foto.
(Fotos: decorfacil)
Preferi aqueles que não tem aquela marcenaria maravilhosa que cria lugar para tudo mas que também, em geral, é muito cara mesmo.
(Fotos: limaonaagua)
Por um certo tempo eu acredito que apartamentos assim podem funcionar muito bem para os jovens.
(Fotos: decorfacil e CasaAbril)
Mas, com o decorrer dos anos, a maioria constitui família e então fica bem mais complicado lidar com o pouco espaço…É preciso planejar para conseguir trocar de imóvel na hora que for necessário. Uma sugestão é pensar bem se vai usar as facilidades e áreas de uso comum que encarecem o valor destes empreendimentos.
(Fotos: vitacon)
Contraditoriamente, para os mais velhos, aqueles(as) que não pensam em constituir família ou os que depois de tê-las se veem sozinhos, os “micro-apartamentos” podem ser uma boa ideia, desde que bem projetados para se conviver com as limitações que, para a maioria, chegam com a idade (aqueles projetos maravilhosos em que você tem que abaixar, puxar, empurrar… praticamente para fazer qquer coisa, podem ser lindos, mas é preciso boa condição física – e não quebrar uma perna eventualmente…)
(Fotos: resimob e bontempo)
Na verdade, micro apartamentos sempre existiram. Só que sem qualquer glamour, em geral. O nome é kitnet ou quitinete aqui no RJ. E a diferença é que nos grandes empreendimentos do setor há as tais facilidades ou áreas comuns, o que é muito bom. Ruim ou difícil é sempre o preço, não é mesmo? 🙁
(Fotos: arquiteta Fernanda Distefano e homesthetics)
Apartamentos pequenos assim necessitam de uma capacidade de manter tudo organizado e controlar o consumismo (o que pode ser muito bom!) que você só tem ideia quando está morando nele. Afinal, uma cesta de lixo, 5 pares de sapato, ou um cesto de roupa suja ocupam um espaço que se torna enorme em um apartamento micro!
(Fotos: decorfacil)
E ao comprar devemos rezar muito para não precisarmos, eventualmente, de usar uma cadeira de rodas enquanto vivermos nele, pq acessibilidade é uma coisa que não tem espaço… Veja mais sobre a sua saúde em um apartamento pequeno neste post do ótimo Arquitetando Ideias.
Estas fotos são de um só apartamento, à venda em SP (Fotos: Vitacon)
Eles também não são uma boa escolha para aqueles que adoram cozinhar (em casa): Ter uma cozinha aberta para todos os ambientes em um apartamento que, geralmente, só tem uma janela pode ser muito desconfortável para quem realmente usa uma cozinha todo dia…
(Fotos: decorfacil)
E se você pretende morar em um considere tbém que vai ter que investir em manutenção – o desgaste de pisos, revestimentos e móveis é maior em ambientes pequenos devido ao maior uso do pouco espaço. Além disso, mantenha a hidráulica, elétrica e gás direitinho mesmo pq a criticidade em um problema nestas áreas é muito maior que em um apartamento maior.
(Fotos: decorfacil)
Tem gente que adora, tem gente que nem imagina morar em espaços tão diminutos e tem gente que mora, querendo ou não pq é o que há.
(Fotos: decorfacil)
Organizando o melhor possível os espaços, escolhendo bem os móveis, evitando “entulhos” e mantendo a segurança, dá para viver sem brigar com seu espaço. É claro que um projeto bem feito melhora muito a vida. Pense nisso!
(Fotos: vitacon e timeout)
Comece a desapegar e planejar melhor a sua vida. Isso, olhando pelo lado positivo, é um aprendizado que pode ser muito valioso.
- Imprimir
- Tweet
ambientes pequenos apartamentos pequenos micro apartamentos organização
Comentário