Sala, quarto, cozinha – Tudo junto ! A onda dos “micro apartamentos” parece ser irreversível.  As pessoas trocam metros quadrados por localização, facilidades e áreas compartilhadas no edifício ou nas suas imediações. Assim, acreditam estar ganhando qualidade de vida. Pode ser…Vem ver 25 apartamentos pequenos Mesmo!!

25 apartamentos pequenos

25 apartamentos pequenos

(Fotos: Inhabitat e jurnaldedesigninterior)

Selecionei 25 apartamentos bem pequenos – tanto que que quase dar para ver,  na maioria, sala, quarto e cozinha em uma só foto.

sala quarto cozinha - Tudo junto

(Fotos: decorfacil)

Preferi aqueles que não tem aquela marcenaria maravilhosa que cria lugar para tudo mas que também, em geral, é muito cara mesmo.

sala quarto cozinha - Tudo junto

(Fotos: limaonaagua)

Por um certo tempo eu acredito que apartamentos assim podem funcionar muito bem para os jovens.

sala quarto cozinha - Tudo junto

(Fotos: decorfacil e CasaAbril)

Mas, com o decorrer dos anos, a maioria constitui família e então fica bem mais complicado lidar com o pouco espaço…É preciso planejar para conseguir trocar de imóvel na hora que for necessário. Uma sugestão é pensar bem se vai usar as facilidades e áreas de uso comum que encarecem o valor destes empreendimentos.

sala quarto cozinha - Tudo junto

(Fotos: vitacon)

Contraditoriamente, para os mais velhos, aqueles(as) que não pensam em constituir família ou os que depois de tê-las se veem sozinhos, os “micro-apartamentos” podem ser uma boa ideia, desde que bem projetados para se conviver com as limitações  que, para a maioria, chegam com a idade (aqueles projetos maravilhosos em que você tem que abaixar, puxar, empurrar… praticamente para fazer qquer coisa, podem ser lindos, mas é preciso boa condição física – e não quebrar uma perna eventualmente…)

sala quarto cozinha - Tudo junto

(Fotos: resimob e bontempo)

Na verdade, micro apartamentos sempre existiram. Só que sem qualquer glamour, em geral. O nome é kitnet ou quitinete aqui no RJ. E a diferença é que nos grandes empreendimentos do setor há as tais facilidades ou áreas comuns, o que é muito bom. Ruim ou difícil é sempre o preço, não é mesmo? 🙁 

microapartamentos1

(Fotos: arquiteta Fernanda Distefano e homesthetics)

Apartamentos pequenos assim necessitam de uma capacidade de manter tudo organizado e controlar o consumismo (o que pode ser muito bom!) que você só tem ideia quando está morando nele. Afinal, uma cesta de lixo, 5 pares de sapato, ou um cesto de roupa suja ocupam um espaço que se torna enorme em um apartamento micro!

microapartamentos11

(Fotos: decorfacil)

E ao comprar devemos rezar muito para não precisarmos, eventualmente, de usar uma cadeira de rodas enquanto vivermos nele, pq acessibilidade é uma coisa que não tem espaço… Veja mais sobre a sua saúde em um apartamento pequeno neste post do ótimo Arquitetando Ideias.

microapartamentos6

Estas fotos são de um só apartamento, à venda em SP (Fotos: Vitacon)

Eles também não são uma boa escolha para aqueles que adoram cozinhar (em casa): Ter uma cozinha aberta para todos os ambientes em um apartamento que, geralmente, só tem uma janela pode ser muito desconfortável para quem realmente usa uma cozinha todo dia…

microapartamentos7

(Fotos: decorfacil)

E se você pretende morar em um considere tbém que vai ter que investir em manutençãoo desgaste de pisos, revestimentos e móveis é maior em ambientes pequenos devido ao maior uso do pouco espaço. Além disso, mantenha a hidráulica, elétrica e gás direitinho mesmo pq a criticidade em um problema nestas áreas é muito maior que em um apartamento maior. 

microapartamentos8

(Fotos: decorfacil)

Tem gente que adora, tem gente que nem imagina morar em espaços tão diminutos e tem gente que mora, querendo ou não pq é o que há.

microapartamentos9

(Fotos: decorfacil)

Organizando o melhor possível os espaços, escolhendo bem os móveis, evitando “entulhos” e mantendo a segurança, dá para viver sem brigar com seu espaço. É claro que um projeto bem feito melhora muito a vida. Pense nisso!

microapartamentos12

(Fotos: vitacon e timeout)

Comece a desapegar e planejar melhor a sua vida. Isso, olhando pelo lado positivo, é um aprendizado que pode ser muito valioso.

9 COMENTÁRIOS

  1. Oi, Antonio,
    Sim, tento fazer uma boa escolha, mas nenhum desses projetos é meu. Veja que coloco abaixo de cada foto o site de onde peguei a foto ou, quando encontro, o designer/arquiteto/fotógrafo.
    obrigada
    abs

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui