Já falei muito sobre criar cantinhos para o seu cão ou gatinho mas agora vi que ainda não dei dicas de decoração para quem tem pets. Como fazer a casa agradável e segura para o seu pet? Como dificultar que ele estrague seu sofá, sua cortina?  Como facilitar a limpeza da casa tendo um pet? Então, seguem algumas dicas para lhe ajudar:

Dicas de decoração para quem tem pets

Sofás. poltronas e móveis

Prefira o acquablock ou water block (principalmente para quem tem gatos),o suede, o ultrasuede, a lona, o gorgurão e a sarja (brim). Com gatos não use de jeito algum chenille, linho, seda nem veludo. Estes vão ser destruídos rapidamente mesmo.  Impermeabilizar também é bastante recomendável, além do uso de capas com trama fechada, que além de proteger o revestimento são mais fáceis de lavar e trocar.

Se você tem cães, uma outra opção é o couro natural ou sintético, que pode ser limpo com maior facilidade. Já os gatos podem arranhá-lo com maior facilidade.

Dicas de decoração para quem tem pets
Foto: mypetsnanny

Gatos gostam de se esconder se enfiando nos lugares mais estranhos e impossíveis. Por isso, cuidado com sofás com partes retráteis. Vai que você empurra a chase e o bichinho está lá dentro?  

Outra preocupação são os pés dos móveis – Pés em madeiras podem ser facilmente roídos pelos gatinhos. Prefira pés em metal ou use protetores de borracha. E esqueça móveis de vime ou ratan.

gatos e móveis cuidados
Foto: Imagem de iqbal nuril anwar por Pixabay

Coloque arranhadores para gatos perto dos sofás e poltronas – Assim, eles terão uma opção mais interessante que o seu sofá.

Tapetes

Prefira tapetes com pelo curto, material sintético (polipropileno) ou sisal. Sendo estampados ou em cor similar à cor do seu bichano, vão esconder melhor os pelos. 

Cortinas ,  persianas, paredes e papel de parede

Prefira tecidos sintéticos ou misturas de naturais, como algodão e linho, com sintéticos, que tem maior durabilidade e são fáceis de lavar. Prefira as tramas fechadas com os gatos. A impermeabilização também é uma boa ideia. Evite seda e voal. As persianas verticais e horizontais são menos indicadas quando você tem gatos, principalmente pequenos. 

gato na cortina
Foto: Imagem de CMEPinky por Pixabay

As paredes branquinhas podem sofrer (use tintas laváveis ou aproveite a moda da pintura de meia parede e coloque uma cor mais escura na parte inferior). Assim como paredes texturizadas, que acumulam pó (e pelo). Papel de parede com texturas ou material frágil não vai suportar as unhas do seu gato (ou as patinhas do seu cão). Aliás, a maioria deles não vai resistir incólume.

Crie diversão e um espaço para eles

Se o seu gato ou cão tiver com que se divertir ele vai deixar seus móveis de lado. Então, invista em arranhadores firmes e todo tipo de brinquedo que você encontra em petshops confiáveis. Para economizar você mesma(o) pode fazer fazer brinquedinhos e caminhas para eles. Um rolo de sisal em volta de uma madeira já é uma diversão. Uma caixa de papelão tbém.

gato dentro de caixa de papelão
Foto: cachorrogato

Deixe prateleiras vazias para permitir que os gatos possam brincar nelas (você pode colocar prateleiras só para eles brincarem). E não esqueça de aparar as unhas deles sempre que perceber que estão grandes.

Todo mundo precisa do “seu espaço” na casa. Seu pet também! Então, a caminha, os brinquedos, e talvez, os recipientes com água e ração, se possível, podem ficar em um mesmo lugarzinho dele.

Pisos confortáveis

Gatos e cachorros sofrem com pisos escorregadios ou muito lisos. Eles podem ter dificuldade para se manter estabilizados e isso acaba trazendo problemas físicos. Prefira pisos de madeira que não seja muito lisa, porcelanato acetinado ou vinílico (que dão mais estabilidade e são difíceis de arranhar) na área interna e na externa prefira pedras naturais, pisos antiderrapantes, ABS e grama natural (sempre bem aparada e tratada).

cachorro em piso
Foto: petz

Os laminados, mármore, granito ou qualquer pedra lisa, e os porcelanatos brilhantes e muito lisos são mais escorregadios, além de ser mais facilmente arranhados e manchados (com a eventual urina dos pets). Caso não possa trocar um piso escorregadio, use ou distribua tapetes pequenos, placas de EVA, lonas ou passadeiras antiderrapantes para dar mais estabilidade aos pets. 

Janelas em apartamentos altos com pets

Não tem muito jeito, principalmente com gatos: O ideal é colocar telas. Quando você menos espera, o gato “escala” qualquer coisa e vai parar na janela. E você nem pode imaginar isso, não é mesmo? Mesmo em casas ou apartamentos térreos esta é a melhor forma de não ser surpreendida(o) com o sumiço do gatinho ou cão.

cachorro na janela
Foto: Imagem de mycol por Pixabay

Objetos de decoração

Se você quer ter ou tem um gato desista de jarras de vidro sobre mesas, porta-retratos nos móveis, enfim, qualquer coisa que possa ser derrubada ou quebrada porque vai acontecer. Ainda mais com filhotes, que são mais cheios de energia e não param quietos, adorando pular por todo canto.

gato na estante
Foto: Imagem de Aizhan Okisheva por Pixabay

Plantas tóxicas

Há uma enormidade de plantas que são tóxicas para animais. E há plantas que os gatos gostam de comer e lhes faz bem. Veja mais sobre isso neste post. Você pode também pendurar as plantas de forma que fiquem inacessíveis para os pets.

cachorro comendo plantas
Foto: lupusalimentos

Medicamentos, produtos de limpeza e lixeiras

Muito cuidado com isso. Mantenha longe do acesso de gatos e cachorros. Não esqueça que os gatos escalam os móveis, ok? 

cachorro em sofá
Foto: Maryhelp

As lixeiras devem ser ou embutidas no móvel da cozinha ou escolhidas de forma que fechem muito bem. Cachorro adora fuçar, né? 

Fiação solta pela casa

Não é bonito em casa nenhuma, mas com pets pode ser um grande perigo. Mantenha tudo muito bem fixo, mesmo o cabo daquela luminária de pé pode virar um desastre. 

cachorro e fiação de natal
Foto: clubeparacachorr

Eu sei que você gosta deles. Então deixe-os seguros e sempre confortáveis, ok ? 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui