Desde 2021 não dou pitacos sobre as tendências de decoração. Tenho 2 razões para isso:

1) Acredito no trabalho dos que estudam as tendências de decoração. Mas acredito que, em geral, o mundo da decoração não muda tão rapidamente para sentir a necessidade de falar sobre isso todo ano.

Se você observar o que escrevi em 2018 sobre tendências de decoração perceberá: Já nesse ano eu falava nada muito diferente do que falam sobre as tendências de 2022/ 2023 (e que eu concordo, em geral).

Tendências de decoração - sala em estilo industrial minimalista
Projeto: Studio 92 Arq – Foto: Mariana Orsi

O que traz uma mudança substancial na decoração leva tempo para se estabelecer, vai amadurecendo e se modificando, como eu mostro que aconteceu com o estilo Industrial sobre o qual não falo diretamente aqui, mas continua, enfatizando as tendências atuais coerentes com ele.

2) E uma razão pessoal: 2020 foi aquele pesadelo que a gente sabe. Já 2021 foi muito difícil para mim. Mal tive tempo de pensar no presente e manter o blogPensar no futuro era uma opção dolorosa: Meus pais ficaram muito doentes e faleceram nesse período.

Dito isso, vou falar sobre o que vejo que está se firmando e vai continuar em 2023 em relação à decoração.

Tendências de decoração para 2023

A partir de 2020 – o ano em que ficamos em casa – e por isso, ela começou a ser olhada com muito maior atenção.

Esta foi a grande e inesperada mudança, causada por um evento diferente de tudo que a maioria de nós já vivenciou.

As coisas que não funcionavam direito, a sensação de falta de espaço, a necessidade de atividades a mais, o ruído, a falta de privacidade e ar livre, a solidão, a insegurança, tudo pesou muito.

Com isso, além de novas necessidades, o que estava sendo desejado mas protelado, pois se passava menos tempo em casa, tomou ares de urgência e foi fortalecido.

Aquele sofá curvo pode não se tornar popular por aqui por falta de variedades acessíveis no mercado, mas temos as pinturas, os espelhos, o formato arredondado de móveis ou as famosas luminárias pendentes fazem sempre sucesso.

As mudanças nos ambientes

A entrada da casa virou um espaço muito importante. Foi nossa barricada.

hall em sala pequena
Foto: theinspiredroom

Esta preocupação vai diminuir, mas não desaparecer: muitos perceberam esta importância do hall: Mesmo que ele não exista, é uma boa medida que exista a sua função de barreira de elementos não desejados no interior.

A cozinha, que já vinha se transformando, foi mais exigida e muitas reformas foram realizadas pois o uso e permanência maior expôs problemas antes não percebidos.

cozinha integrada a sala
Projeto:Tesak Arquitetura Foto: Luís Gomes

Há os que resolveram abrir suas cozinhas para a sala e uma minoria que está fechando-as, de acordo com o impacto da experiência na pandemia.

O interesse com o preparo de suas próprias refeições, já vinha crescendo antes, mas se intensificou: As hortinhas em casa, por exemplo, explodiram.

A sala de estar ou o quarto tiveram que “se virar” para acumular um home-office mais aparelhado e capaz de permitir muitas horas de trabalho e espaço de lazer para a família.

sala com office
Projeto: Juliana Goncalves e Fernanda Matoso-CoLab Juntos Arquitetura e Interiores

Muito mais casas agora possuem ambientes multifuncionais, como o home-office que é quarto à noite, a varanda que tem uma área para yoga e outra para uma mini-horta, etc.

A saúde foi uma preocupação fundamental e muitas pessoas criaram áreas para exercícios físicos, meditação, etc.

sala com office e ginástica
Foto: DepositPhotos

Outra questão que mudou os ambientes foi o maior apreço por pets: Cães e gatos fizeram companhia a milhares de pessoas. A decoração vai dar cada vez mais atenção para eles.

caminha de pets
Foto: agazeta

Adaptação da decoração às necessidades físicas e emocionais

Essa busca por melhor e mais diversificado uso dos ambientes, proteção, acolhimento da casa, aconchego, saúde e conforto físico e mental dos últimos anos foi aumentada. Assim como a priorização do contato com a Natureza, mesmo dentro de casa – outro desejo anterior à pandemia e que falou alto quando nos sentimos presos em casa.

Então, vamos ver como a decoração já está e vai continuar respondendo a esses desejos e necessidades reforçados pela pandemia:

Cores terrosas – É claro que nossa casa protetora tem que ter um que de caverna. Afinal, viemos delas! Estarão presentes desde o bege até o marrom, mas tendendo para os tons mais acinzentados, delicados e leves.

Sala em cores terrosas
Projeto: Cores Arquitetura em parceria com a arquiteta Carolina Brandes

E elas vem em tom sobre tom e/ou com os neutros claros e pastéis suaves mantendo o máximo de luminosidade e leveza nos ambientes.

sala em tons terrosos
Foto: vcprecisadecor

Cores do bem estarAzuis claros e verdes que transmitem calma e estão por todo lugar na Natureza também estarão nas casas, harmonizando com as cores terrosas quentes.

lançamentos da Arauco 2022

Lançamentos da Arauco 2022

Madeira clara – O calor e a textura da madeira são reconfortantes. As madeiras claras são preferidas, pela sua leveza.

lançamentos da duratex 2022

Lançamentos da duratex 2022

Minimalismo – Não vejo, nos brasileiros em geral, apreciação pelo minimalismo genuíno, mas a necessidade de viver confortavelmente em pequenos apartamentos exige se livrar do máximo que não é essencial. Tudo a ver também com os grandes formatos de porcelanatos, que  sofisticam e simplificam as linhas.

sala minimalista em azul e cinza
Foto: cocokelley

Daí a ideia de minimalismo e também sustentabilidade: vale a pena apostar em poucos produtos de qualidade – se a Natureza está em alta, a sustentabilidade também está!

Lançamentos portobello e Guararapes

Lançamentos Portobello e Guararapes

Móveis multiuso – Perfeitos para criar ambientes versáteis, fluidos e multifuncionais, ainda mais quando pequenos. Já passou da hora dos fabricantes aumentarem a variedade desses produtos no mercado.

lancamentos duratex 2022

Lançamentos Duratex 2022

Plantas – Elas vão continuar enchendo de ar mais puro e alegria nossas casas. Saúde e Natureza juntas!

Se nossos apartamentos fossem maiores eu apostaria na volta dos jardins de inverno. Infelizmente, para a maioria, esse é um sonho impossível. Mas se você tem espaço ou está construindo, está aí uma boa ideia!

Sala com jardim vertical e madeira natural
Foto: decoradornet

Elementos naturais – Os elementos naturais como as pedras, bambu, vime, fibras em geral, barro, madeira rústica, etc, já estão por aí.

Formas orgânicas – O design orgânico (originado na década de 30) reflete o desejo de aproximação da Natureza, fluidez, espaços não rigidamente limitados, integração com o exterior. Tudo a ver com o momento atual.

Banheiro com elementos orgânicos
Foto: voceprecisadecor

Aquele sofá curvo pode não se tornar popular por aqui por falta de variedades acessíveis no mercado, mas temos as pinturas, os espelhos, o formato arredondado de móveis, etc.

móveis curvos e pintura orgânica
Fotos: Projeto Ana Rozenblit Foto: Kadu Lopes e Blogplaenge

Neste caminho, a “imperfeição” dos produtos artesanais também está mais valorizada.

Almofadas vasos e painel em macramê
Fotos: Etsy

Muitas texturas – Elas aquecem e dão conforto a qualquer ambiente sem ocupar espaço: Tecidos texturizados como o sumido buclê, fibras naturais, superfícies de móveis e paredes com toque acetinado, etc. contrastando com metais e vidros em pouca quantidade.

sala em tons neutros terrosos e texturas
Foto: mintyinspirations

Faça você mesmo – O DIY é querido por aqui faz tempo. Mas quando a atenção por sustentabilidade, paz de espírito e afeto aumentam, ele se faz mais presente. Crochê, tricô e macramê trazem também as texturas.

Móvel em formas orgânicas e vaso de barro e quadros com formas orgânicas
Fotos: Etsy

Então, gostou das ideias? Aproveite para dar uma olhada na sua casa e ver o quanto ela está em sintonia com as tendências de decoração! Agora só volto a falar delas em 2025, se eu ainda estiver por aqui!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui