Continuando a série CORES NA DECORAÇÂO, agora vou falar sobre o VERDE.

Antes, nos posts As cores na decoração (1)As cores na decoração (2)  falei sobre os esquemas de cores,  e depois falei sobre o BRANCO E O AZUL o AMARELO 

As cores na decoração – Verde

Como sabemos, o verde é a mistura de AMARELO + AZUL. E as diversas tonalidades do verde dependem da quantidade de AZUL e AMARELO que misturamos para obter a cor. Quanto mais AMARELO, mais a cor fica “quente” e refrescante. Quanto mais azul, mais a cor fica “fria” e tranquilizante. Isso porque as características da cor que é usada em maior quantidade é que sobressaem.

Mas além disso, todas as cores podem adquirir outras tonalidades ainda quando “misturadas” a cinzas (isso se chama “atenuar” a cor, diminuindo sua vibração).

As cores na decoração - verde

Como vc sabe o cinza é a mistura de preto e branco. E se vc mistura um cinza que tem mais branco, temos os tons leves e diáfanos do verde. Se, ao contrário mistura um cinza que tem mais preto, encontra os tons mais fechados e sombrios do verde (o termo técnico para isso é saturação da cor). Veja acima para entender melhor. Pode ser que vc não consiga ver as cores corretamente devido às diferenças de cor entre os monitores que usamos, mas acho que a ideia fica clara, certo ?

Então, veja agora o efeito dessa teoria toda aí em cima nos ambientes abaixo:

house-to-home1234

Este e o próximo ambientes usam verdes com mais amarelo e não atenuados. Por isso são vibrantes. Para compensar toda esta vibração eles são usados com branco, o que “tranquiliza” um pouco o ambiente. Esta cor, por sua característica refrescante é boa para cozinhas, quartos de jovens e qualquer lugar onde vc queria passar uma sensação de vivacidade, frescor, estímulo. Mas há que haver cuidado com o excesso, principalmente em ambientes pequenos.

nestinteriordesigncozinhaverde

casaabrilpastilhasportatoalhasobrevaso

Já este banheiro e o quarto de bebê abaixo usam verdes atenuados, principalmente o quarto do bebê, um verde amarelado e atenuado com cinza claro. Perceba que não há vibração, mas sim uma sensação de tranquilidade, perfeita para um quarto de bebê.

ohdeedohcrianca12

houzz851

Neste quarto e na sala abaixo o verde foi bem atenuado com cinzas escuros, principalmente no quarto. A sensação que esta cor propicia é de um ambiente onde nos sentimos bem, protegidos, aconchegados. Veja que novamente o branco aparece, mas agora com a função de não diminuir o espaço e nem “sufocar” escurecendo demais.

bellemaisonsala5

modernicawordpress4

 Na sala acima um verde com pouco amarelo e um pouco atenuado, perceba que ao mesmo tempo que dá uma ligeira sensação de frescor, também dá a sensação de aconchego. Outra coisa que podemos notar é como o marrom, a madeira, o cru, ficam bem com verde, não é mesmo?

Esta série é composta até agora pelos post: As cores na decoração (1), As cores na decoração (2), As cores na decoração (3) e As cores na decoração (4) – óbvio,né? rsrs – Não deixe de lê-las. Vc terá muito mais facilidade para escolher uma cor para os seus ambientes.

E vamos para o VERMELHO agora!

41 COMENTÁRIOS

  1. Ro, boa noite
    Como disse a dala de jantar e Buffet, sao preto e branco, o tapete vermelho, tem detalhes minúsculo de azul marinho, parede e marfim e gesso moldura. Quero colocr Espelho acima do Buffet, 1- Qual a cor da Moldura do ESPELHO? Posso colocar preto? Ou vermelho?

    Na SALA de Estar – A Rack e castanho médio com portas pretas, SOFAS sao vermelhos , Tapete Bege com marrom escuro, 1- posso colocar quadro com pequeninos detalhes em vermelho, 2-A Moldura que cor coloco, tem que combinar com ambiente a Moldura ou com a cor de fundo do quadro ?

    3-E O Abajour que cor ? Acho que MARROM a cúpula ?

    Adoro seu site
    Bjs

  2. Oi, Fatima,
    Qualquer das cores que vc pensou combinam com vermelho, mas a moldura deve combinar com o quadro, principalmente. Se o fundo do seu quadro é branco sugiro não usar esta cor mas sim o verde ou marrom. Sugiro que já que vai colocar 2 tapetes, que um deles seja mais simples q o outro, que chame menos atenção. Tanto abajur qto planta podem ser colocados, inclusive os 2.
    bjo
    Rosana

  3. Ro !!! Obrigada !!!

    Adorei as sugestões, vou colocar sofas Vermelho com tapete Marrom claro com detalhes marrom escuro .

    Rack Castanho médio , cortina simples branca, mesa e cadeiras sala jantar Branca e preta, posso colocar na parede de cima do sofa, um ESPELHO Com Moldura BRANCA ou VERDE ou MARROM ????

    Quadro colocarei simples de fundo branco e a pintura com detalhes de rosas num vaso com tom de verde, flores com detalhes vermelhos e marrom , tapete da sala jantar vermelho estampa com branco e Pintinhas minúsculas azuis .

    Um abajur marrom ??

    Ou colocar um vaso com uma planta verde .

    Beijos amiga
    Aguardo seu retorno

  4. Oi, Fatima!
    1) Eu sugiro que escolha o tapete marrom com bege ou somente uma destas cores.
    2) As cores de rack, mesa e cortina são neutras. Como vc já tem o vermelho dos sofás, sugiro que use tons terrosos nos detalhes e um tiquinho de vermelho. Quadros não precisam seguir as cores do ambiente necessariamente. Escolha de acordo com o seu gosto e coloque molduras que tenham a ver com o estilo da decoração ou sejam bem simples no formato.
    2) Como os armários já são escuros, acho que persianas azul marinho vão escurecer mais ainda o ambiente. Eu colocaria persianas em madeira clara ou média até pq assim vc fica mais livre para usar cores no quarto. Como o piso é ardósia verde escuro e os armários tbém são escuros sugiro tapete claro, q pode ser cru ou bege, por exemplo.
    abs
    ROsana

  5. Ro Parabens pelo site!

    Estou mudando para ap paredes marfim clarinho com gesso branco , piso ardosia Verde Escuro na sala e nos 3 quartos.
    A sala e enorme 2 Ambiente e gostaria de colocar SOFAS Vermelho, poderia colocar Tapete marrom com bege ou vermelho com estampas minúsculas azuis ? A rack e castanho Médio, a mesa de jantar e branca e preta a cortina sera branca, o que coloco na decoracao como quadros ou vasos e que cores?

    No quarto os armários sao embutidos todos escuros Madeira marrom avermelhado escuro, posso colocar Persianas Azul Marinho??
    Qual cor de tapete nos Quartos?

  6. Oi, Criseide,
    Para deixar o ambiente mais claro aumente a quantidade de pontos de luz, com abajures, por exemplo e aumentando a potência das lâmpadas que usa hoje. Pense na possibilidade de, por exemplo, deixar o salmão na parte inferior da parede (onde as crianças alcançam) e pintar de salmão mais claro ou até branco acima deste ponto. Vc vai clarear a sala e manter as paredes mais protegidas das crianças. O tijolinho se for o vermelho escuro vai escurecer a sala tbém, pense no tijolinho amarelado, por exemplo.
    bjo
    Rosana

  7. Olá Rosana, moro em um apartamento de 58 m² , minha sala é em L, dois ambientes, gosto de cores forte, estilo rustico, enfim, pintei a parede detrás onde fica o sofá creme , de cor terracota e a parede menor com a parede que dá para o corredor tbém com o mesmo ton, A parede maior , desde a entrada, esta na cor terracota, uma parte que é o hall de entrada e o retante em tom de salmão claro, Os móveis são de madeira cor de madeira que estão na parede maior, onde tem a visão da entrada.Achei que ficou aconchegante porém diminuiu o espaço, o que faço, Pretendo colocar papel de parede imitando tijolinho rústico , na parede atrás do sofá robusto creme e próximo a entrada outro papel de parede estilo canjiquinha na cor mais para creme, O que faço, Quero deixar aconchegante, estilo marroquino ou casa de campo, mas este ambiente só tem uma janela e tenho dois pontos de luz somente.O teto é branco. Só pintei a cor das outras paredes em tom de salmão claro, pois tenho duas crianças e se pintasse de branco iria sujar muito.Aguardo sua resposta. Grata Criseide

  8. Oi, Rosangela,
    Existe outra madeira nesta sala, seja no piso ou algum móvel? Se existe mais que 2 tons de madeira, é melhor que o painel seja igual a um deles. Se nao existe ou existe somente 1 ou 2 decida se quer (ou se dá) outro ou usar um deles. No caso de querer outro, o ideal é que seja bem diferente dos demais, pois se for parecido vai dar uma idéia de q vc tentou um igual e nao deu certo. O cinza é neutro, fica bem com madeira em geral.
    bjo
    Rosana

  9. Rosana, coloquei cinza bem colarinho nas paredes da sala de jantar. Pretendo colocar um painel de Madeira em tom médio em uma das paredes e parel de parede puxado para o cina e prata. Será que ficara bom? Que Madeira sugere? Obrigada.

  10. Oi, Jésika,
    Móveis em branco com este verde na parede ficam muito bonitos. Outra opção é madeira clara. Qto ao sofá, vc pode optar por marrom ,cinza ou bege médios, se quiser ficar nos neutros. Se quiser uma cor viva e contrastante, o laranja, vermelho, roxo e rosa avermelhado (veja a cor das flores da 1a foto neste mesmo post – https://www.simplesdecoracao.com.br/2010/05/as-cores-na-decoracao-5/ ) outra opção, para dar uma frescor, é o azul.
    bjo
    Rosana

  11. Rosana, boa tarde!
    Estou precisando de uma ajuda. A sala do meu apartamento é nesse tom de verde do quarto do bebê estou sem saber qual é a cor do sofá que compro e também a cor dos moveis.

    Obrigada!

  12. Oi, regina,
    É possível fazer uma composição com porcelanatos da mesma cor, mas lisos ? Caso sim, certifique-se que sejam específicos para áreas molhadas (não podem escorregar). O importante é que seja da mesma cor. Leve um para comparar.
    bjo
    Rosana

  13. Oi, Jana,
    Considerando o tamanho do ambiente, sugiro que vc pinte somente uma das paredes em verde ou azul e deixar as demais em branco. Como já existe o vermelho e o creme, sugiro que acrescente somente alguns toques de lilás. Vai ficar show.
    bjo
    rosana

  14. Tipo não tem o que eu queria mas é bem bonitas as coisas sabe mas não gosto muito assim de verde mais ficou ótimas as cozinhas os quartos e etc…

  15. Estou com um problema, comprei um piso para colocar no banheiro e na parede (o mesmo), porém por um acidente de percurso o pedreiro usou um pouco do material em cada um dos banheiros…resumindo arrancar ou criar algo para aproveitar o material já utilizado. Preciso de uma idéia criativa, pois até o momento não encontrei mas o mesmo lote do produto.
    Por favor, me ajude VI ÁPIA – usou EM UM DOS LADOS da parede do banheiro

  16. Olá, moro em um apartamento com 25m² apenas, o quarto possui 7,3 m² e um roupeiro pequeno e uma sapateira tabaco com maple. A cama é box com janela pintada de branco; a cortina é creme com rosas vermelhas (poucas, apenas para alegrar). Pensei em pintar uma parede que tem 3,05 de azul céu (Kem Tone) e as demais paredes com a cor Verde Pera da mesma marca mas estou insegura. O que vcs acham? Será que ficará harmonico? O que preciso tirar desta decoração?

  17. Oi, Elaine,
    A idéia da faixa está super na moda. E se não gostar ou quiser mudar é só retirar, bem prático!
    bjo
    Rosana

  18. Adoro a cor verde. Estou pensando em pintar o meu. Queria uma sugestão.. Vou pintar as paredes de verde cha (Suvinil), teto branco gelo. Estou emm duvida se pinto a parede maior de outra cor ou colo uma faixa linda que achei de papel de parede nas cores branca e verde clarinho nesta parede maior.

  19. Oi, Marta,
    Sua idéia de pintar as paredes menores em azul é boa. As demais vc pode pintar de off white tendendo para o cinza ou brano e o teto sempre em branco.
    bjo
    ROsana

  20. Oi, Rosane Teixeira,
    Preciso de mais informações para lhe dar orientação: Cores dos móveis, piso, etc…
    De qualquer forma, em quarto as cores neutras sempre vão bem, assim como os verdes e azuis.
    bjo
    Rosana

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui