A Brunna e o Rafael, um casal lindo do RJ, me pediram uma visita e um projeto de renovação do apto deles. Fui lá e fui tão bem recebida, com tanto carinho, que me senti em casa! Mas a casa estava mesmo precisando de uma renovada para ficar tão linda quanto eles. Vejam só: Esta é a planta

 Projeto Simples Decoração - Antes e Depois - Apartamento no RJ 1

Além da necessária renovação nos revestimentos, a área rebaixada, que esconde um útil maleiro, tinha um lambri de madeira escura que “rebaixava” mais ainda, escurecendo o espaço; O pequeno corredor para o lavabo era uma área mal utilizada e 2 portas haviam sido fechadas: Uma da cozinha para a sala, desnecessária, e a do quarto 1, que era acessado pelo quarto 2, um multi uso closet/área de estudo.

Projeto Simples Decoração - Antes e Depois - Apartamento no RJ 2Projeto Simples Decoração - Antes e Depois - Apartamento no RJ 3Projeto Simples Decoração - Antes e Depois - Apartamento no RJ 4Projeto Simples Decoração - Antes e Depois - Apartamento no RJ 5Projeto Simples Decoração - Antes e Depois - Apartamento no RJ 6

1) A vista da sala para o corredor e entrada do lavabo e o balcão aberto para a cozinha; 2) O lavabo.

Projeto Simples Decoração - Antes e Depois - Apartamento no RJ 7

Projeto Simples Decoração - Antes e Depois - Apartamento no RJ 8

 1) O armário abaixo do balcão visto da cozinha. 2) A pia e fogão. Os armários superiores haviam sido feitos com a mesma profundidade dos inferiores – lavar a louça e bater a cabeça, ninguém merece!…Renovada urgente, não é mesmo ?

Não vou entrar em detalhes do nosso projeto (feito a 6 mãos, diga-se de passagem – o casal participou ativamente no projeto e realizou a execução!!), que focou na sala, cozinha, lavabo e quartos, mas vou mostrar as fotos que a Brunna enviou, com as obras já terminadas. Estou prá ir lá dar meus pitacos nos detalhes de decoração (rs!).

Projeto Simples Decoração - Antes e Depois - Apartamento no RJ 9

Um móvel para a TV, dvds e equipamentos, que cria um corredor para o lavabo, que teve a porta mudada de lugar; Criamos aí – no lugar daquele corredor inutil – um móvel aberto tanto para a sala (para bar e mini adega) quanto para a cozinha (guarda de objetos e espaço para o microondas)

Projeto Simples Decoração - Antes e Depois - Apartamento no RJ 10

Uma vista geral da sala no projeto.

E agora, como está:

Projeto Simples Decoração - Antes e Depois - Apartamento no RJ 11Projeto Simples Decoração - Antes e Depois - Apartamento no RJ 12Projeto Simples Decoração - Antes e Depois - Apartamento no RJ 13

1) Vista da sala para a cozinha; O móvel multi uso: 2) bar para a sala 3) armário para a cozinha.

Projeto Simples Decoração - Antes e Depois - Apartamento no RJ 14Projeto Simples Decoração - Antes e Depois - Apartamento no RJ 15Projeto Simples Decoração - Antes e Depois - Apartamento no RJ 16Projeto Simples Decoração - Antes e Depois - Apartamento no RJ 17

Sala,  cozinha e lavabo. Não está tudo muito legal ? E vai ficar muito mais!!!

Agradeço à Brunna e ao Rafael o prazer de conhece-los e trabalhar com eles e a permissão para aqui colocar estas fotos.

23 COMENTÁRIOS

  1. Olá,

    Oi Rosana, por valeu foi demais sua resposta, esse projeto é real, e ainda eu não vi nada sobre decorações na Facu, mais o que vc me passou é mt relevante para que eu venha aceitar este projeto de decorar um apartamento de um amigo de um amigo meu, qualquer dicas vc pode me passar e qualquer ideia tb, valeu mesmo Rosana seu apoio.

  2. Daniel,
    Algo está errado. Este projeto é um trabalho do curso ? Se é, reveja seus estudos, pesquise e/ou questione seus professores. Estas questões são básicas demais. De qualquer forma, um projeto sempre começa com a análise das necessidades do cliente e do ambiente: O que seu cliente deseja? Quais são os usos dos ambientes ? Qtas pessoas viverão em cada ambiente? Quais são os hábitos dos clientes (recebem muitas pessoas? tem hobbies? Há necessidades especiais (idoso, alergias, crianças, animais..)? Quais as preferências de estilo, cores, etc do cliente ? Quais são as necessidades de armazenamento (cozinha, quartos, área de serviço… roupas, jóias, sapatos, etc)? Enfim, se existe cliente ou se o projeto é fictício, vc deve responder estas perguntas antes de tudo. Depois, com base nelas, criar a idéia geral (cores, estilos e o que percebe que é essencial em cada ambiente); Depois disso, adequar estas necessidades bem levantadas ao ambiente, usando sua criatividade e os conceitos de circulação, ventilação, funcionalidade que já deve ter aprendido (se não, pesquise!).
    Leia aqui :
    https://www.simplesdecoracao.com.br/dicas/elementos-do-projeto-de-interiores/
    https://www.simplesdecoracao.com.br/dicas/principios-do-design-de-interiores/
    https://www.simplesdecoracao.com.br/dicas/vamos-dar-melhorada-ou-mudar-tudo/
    https://www.simplesdecoracao.com.br/2010/06/sala-conversar-com-a-cozinha-como-assim/
    https://www.simplesdecoracao.com.br/2012/03/decoracao-a-medidas-das-coisas-quarto-de-casal/
    Boa sorte!
    abs
    Rosana

  3. Oi, eu sou estudante de arquitetura do 4º período e tenho um projeto de um partamento para fazer e gostaria de saber como devo iniciar este projeto de decoração tenho que desenhar, comprar os moveies ou seja como devo inciar ou seja começo meio e fim.

  4. Oi, Fábio,
    Desculpe, mas o que vc me pede é um projeto de decoração. Mas atualmente não estou aceitando novos projetos pois estou atrasada com minhas atividades e muito atarefada com projetos de clientes.
    abs
    Rosana

  5. Oi, boa tarde!!! Eu gostaria que você fizesse um rascunho de uma sala de estar/tv com as seguintes medidas: 4.50×300, comprimento: 4.50 e largura: 3.00. Essa é o tamanho da minha sala; se vc enviar o desenho pra meu e-mail eu fico muito agradecido.

  6. Oi, Rosalyn,
    O piso é laminado sim. Ele não acumula calor, não esquenta, mas tbém não é frio como o porcelanato ou cerâmica em geral, que sei que é muito usada aí nesta terra maravilhosa…E há já porcelanatos que imitam madeira
    bjo
    Rosana

  7. Boa noite!

    Parabéns pelo lindo projeto!

    Gostaria de saber se o piso colocado na sala é piso laminado. Esse tipo de piso é indicado para quem mora em lugares quentes, como Fortaleza-CE? Ou o melhor seria porcelanato? Será que existe algum que “imite” madeira?

    Agradeço desde já a atenção.

    Rosalyn.

  8. Oi, Fernanda,
    Obrigada!
    Não sei se posso lhe ajudar pq não entendi qual é o problema: O sofá não dá na sala da casa nova ? È grande demais ? Ou o problema é o revestimento ? Se for o revestimento, coloque outro, pq o sofá está novinho, né ?
    bjo
    Rosana

  9. Olá! Te acompanho desde o seu antigo site adoro tudo o q vc faz! Vc trabalha a distância com plantas apenas?
    Entao minha dúvida é a seguinte, recentemente(a menos de 3 meses) eu comprei um sofá de 3 lugares por R$1.300,00 e moro num apartamento mas agora vou mudar para uma casa no litoral e nao sei o que fazer com o sofá!! Não sei se coloco uma capa, se combino dois sofás diferentes ou se tento vender( só nao sei pra quem rs) se puder me dar uma opinião ficaria muuuuito feliz!! Obrigada 🙂

  10. Obrigada, Diana!
    Caso esteja interessada em um projeto, escreva para [email protected]. Envie a planta baixa e se possível fotos e fale sobre suas necessidades. Em 4 dias lhe envio um orçamento.
    bjos
    Rosana

  11. Muito bacana, adorei! É tão bom quando vemos o resultado concretizado dos projetos que criamos com tanto carinho, não é? Parabéns e sucesso! bjs: Carol Carneiro

  12. Eu AMEI o seu site. Tenho um apartamento todo desengonçado, não da pra fazer quase nada lá. E com a falta de grana ainda fica pior! rsss Mas vou aproveitar algumas coisas que eu vi aqui em seu blog. Se vc tiver um tempinho entra no meu blog para conhecer um pouco do meu artesanato, é um pouco diferente do que você faz, mas espero que goste. Bjs! (E

  13. Olá, lindo projeto, parabéns, gostei bastante! Tb gostei muito das suas perspectivas, qual programa vc usou para fazê-las?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui