Criar uma paleta de cores é muito importante na decoração de uma casa, apartamento ou ambiente. Mas como se cria uma paleta de cores? Há diversas formas. Podemos criar a partir do que já temos, por exemplo: um quadro, ou pegar as cores de móveis e objetos já existentes e acrescentar,se for o caso, outras que combinem com elas.

 RS2 bright bazaar

RS2 bright bazaar1

A partir das cores que vc já tem no ambiente (1a. foto), acrescentei 2 cores, criando uma paleta mais viva

Podemos também usar a natureza como inspiração, seja através de uma foto ou pensando em um elemento da natureza (o céu, a água, a terra). Este último caso serve bem para compor ambientes monocromáticos (variações de uma só cor)  ou harmônicos (cores que tem harmonia entre si, estando lado a lado no círculo cromático – como o vermelho, o magenta e o violeta por exemplo).

 designholeonlineberries-n-leaves

desingseedsSettingWarmth

Abaixo vou lhe mostrar ambientes que usam a mesma inspiração: As cores da terra – Desde a areia até a terra preta, são tantos tons de marrom, verde, vermelho, amarelo. laranja, bege, cinza… já parou para pensar que um só elemento da natureza pode ter tantas cores e tons?

terra

Uma pequena mostra da diversidade de cores que o solo da terra pode ter

dwellerswithoutdecoratorssalacor

headoverheelsvermelhoeverde

Dada esta variedade, os ambientes com predominância de tons terrosos podem ser bem diferentes: desde os quase neutros, acinzentados, até aqueles com cores fortes e vibrantes.

desiretoinspire02-LIVING-ROOM-1chinese20jesus

Mas uma característica comum é a sensação de acolhimento

nicetyDOTlivejournaldetalhesala

nicetylivejournalcantosala

Mesmo quando bem claros, tem um que de quente, de aconchegante, natural, já que a Terra é o nosso Lar.

Fotos dos sites e blogs: bright bazaar, designholeonline, desingseeds, dwellerswithoutdecorators, desiretoinspire, headoverheels, nicety.livejournal

14 COMENTÁRIOS

  1. Oi, Julia,
    Com pé direito baixo o ideal é colocar o teto branco bem claro. As paredes como vc tem vigas e pilastras com estrutura aparecente, talvez um cimento queimado fique bem. Se não quiser cair neste estilo industrial, eu sugiro branco mesmo. Assim o ambiente ficará mais limpo, leve e permitirá mais cores na decoração ambiente.
    bjo
    ROsana

  2. Olá tenho um restaurante o salão tem 80 metros quagrados so que não sei que cor pintar o pé direito e baixo e tem 3 pilastras no meio e vigas de estrutura aparente,pode me dar uma sugestão?

  3. Oi, Gisele,
    Sugiro para manter o toque romântico, que vc use a açucar cristal, mas como as cores em geral ficam mais escuras q aparecem nas cartelas e no computador, talvez necessite misturar com branco ou testar a papel de seda, que é mais clara, ok?
    bjo
    Rosana

  4. Boa noite!
    Moro num apartamento pequeno com uma sala, cozinha, wc e dois quartos, divididos em 45metror quadrados. Sou romântica e gosto de coisas antigas. Na minha sala tenho dois quadros com gravuras de flores – tons rosa e azul – um quadro de Nossa Senhora de Fátima – tom marrom e branco, um com mãe e filha num tom azul e salmão e um outro que parece uma montagem de fotos figuras clássicas num tom de cinza, pérola, bege e apenas pingos turquesa em cima. Peço sugestão para a cor da minha sala para manter o clima romântico que tenho. Nos quartos, não tenho muitos quadros, apenas no de estudo, fotos de família (pensei em pintar crema ou pêssego ou pérola) e no de dormir, apenas um de casal romântico colorido, quero uma das paredes rosa ou fúcsia mas não sei bem a cor base. Estou dividida entre açúcar cristal (off White – Suvinil), Gelo (Suvinil) ou Branco Neve como base. Também penso no pérola mas não sei se fica muito escuro ou saturado. Peço que me dê sugestões.
    Grata,
    Gisele

  5. Olá, Resemeire,
    Desculpe a demora na resposta.
    Sugiro que a estampa tenha ou branco ou o mesmo amarelo suave como fundo. Se escolher o branco, os desenhos devem ter o amarelo das paredes- outras cores neste papel podem ser o azul, o verde, o laranja, em tons vivos + neutros como bege e/ou cinzas) e o tamanho da estampa deve ser compatível com o tamanho da sala e a área onde vai colocá-lo (nem grande demais, nem pequena demais).
    Em ambientes de praia gosto muito de móveis brancos e/ou em madeira clara.
    Espero ter ajudado
    bjo
    Rosana

  6. Tenho uma sala de 7×4, jantar e estar, os moveis pretendo trocar, quero pintar a sala de amarelo suave, e na parede em frente colocar um papel de parede com estampa que ainda não escolhi. Pergunto quais cores poderiam predominar no papel, e os moveis, moro no litoral e gostaria de dar vida a minha sala que hoje tem a cor de pessego desmaiado, rsrsrs. Não uso tapetes, tem muita areia nos ambientes, e estou querendo dar um jeito no piso tbem que e cinza claro mas esta desgastado. Gosto de moveis rusticos e tbem antigos, e de coisas diferentes, sem muitos bibelos e enfeites. Por favor me de algumas ideias.

  7. Oi, Cristane,
    Sim, pode! Escolha a parede que vc quer exaltar e a cor vai depender do que deseja: Se quer um clima mais neutro e tranquilo, escolha um tom mais escuro ou mais claro (aí vai depender se as suas salas tem boa iluminação natural ou não) do camurça. Se vc deseja um clima mais vibrante e deseja uma cor mais impactante, você deve avaliar tbém as cores dos demais móveis (sofá, mesa, cortinas, etc), mas algumas cores que ficam bem com camurça são vermelho fechado (não vermelho vivo), azul turquesa, e verde oliva ou lavanda, nesta ordem da minha preferência…
    bjo
    rosana

  8. Boa tarde! Vou pintar sala de estar e de jantar de camurça e teto branco. Posso pintar uma parede de cada ambiente de outra cor? Qual vc me indica??

  9. Olá, Vanessa,
    A canjiquinha é bem bonita, mas sugiro não fazer em um espaço muito grande (para limpar não é fácil) sugiro que faça como um painel , somente na area do hall. Cuidado com a escolha da iluminação dos quadros, escolha Lãmpadas específicas para isso ou leds (que não esquentam) de ótima qualidade para reprodução de cor. De resto, acho que suas ideias estão ótimas e que as cores combinam muito bem.
    Um beijo
    Rosana

  10. Olá, Laiane!
    Para mudar é importante que vc saiba o que a incomoda: Se for o excesso de cores escuras, sugiro que vc troque as almofadas por cores mais claras e alegres (pode ser, por exemplo, fundo bege com desenhos em azul vivo, que ficam bem com marrom) e acrescente objetos nestas cores em tons iguais e diferentes (mais claro, mais escuro) para não ficar certinho demais.. Se quiser mudar a cor de uma das paredes, sugiro um tom tipo café com leite, que é um marrom bem claro, na parede do sofá.
    bjo
    Rosana

  11. Olá, Rosana! Estou comprando o meu primeiro apartamento e estou cheia de ideias para a decoração, mas estava pesquisando sobre o assunto para não correr o risco de pecar pelo excesso ou pela falta de alguma coisa. Nessas pesquisas, acabei achando o seu blog e já estou adorando! No entanto, não consegui encontrar nada próximo ao que penso em fazer na minha sala. Será que você poderia me ajudar? É uma sala ampla com espaço para dois ambientes (sala de jantar e estar – pretendo fazer exatamente nessa ordem). Pensei em colocar canjiquinha (Pedra Mineira ou São Tomé em cor clara) nas paredes do hall de entrada sendo que uma delas se estende até o final da sala (o meu sofá, que é um futon verde musgo, ficará encostado a essa parede e acima dele pretendo colocar dois quadros em tons acobreados e um ponto de luz direta acima de cada quadro). Na parede em frente, que pretendo pintar de marfim, quero colocar um rack e um painel de MDF para a televisão (pretendo colocar mais dois pontos de luz direta nas laterais acima do painel). A mesa de jantar ficará à esquerda do hall de entrada e eu gostaria de pintar essa parede de verde claro, pois tanto a mesa quanto a estrutura do futon são em madeira caramelo e eu gostaria de ter um contraste da parede com a mesa, mas ao mesmo tempo combinado com a cor do sofá. Se eu pintar essa parede de marfim também, acho que a canjiquinha não sobressairá. Além disso, também pretendo colocar um pendente de cor clara sobre a mesa e este é mais um motivo para não querer essa parede na cor marfim. Por fim, no fundo da sala há uma porta para a varanda e eu pretendo colocar uma cortina marfim, com pequenos detalhes em cobre (combinando com o tom da madeira dos móveis) e verde musgo, de uma parede à outra e até o chão. Enfim, pretendo combinar as cores caramelo, verde e marfim, mas estou com medo de criar um ambiente com excesso de estruturas e, consequentemente, que não agrada aos olhos. O que você acha? Muito obrigada! Um abraço!

  12. oi, minha sala tem paredes branca meu sofa marrom escuro com almofadas solta em litras seguindo o tom do sofa com moveis preto com marrom,queria saber oque fazer para muda

  13. Oi, Daniela,
    Como o estilo escandinavo usa tetos, paredes, pisos em branco, off white ou cores bem claras, eu o acho ideal para encher de cor nos detalhes E neste caso, dá para misturar muitas cores sim (mas não em itens grandes demais – caso queira um item grande, como um sofá, estampado, diminua a quantidade de cores diferentes que vai usar). . Para manter as coisas “sob controle’ uma dica é usar poucos revestimentos ou tecidos muito estampados, principalmente em áreas grandes. E, usando-os, explorar suas cores em outros elementos lisos, entende ? E nada melhor que acrescentar as cores aos poucos até achar que é o bastante… vc vai saber.
    Um beijo
    Rosana

  14. Rô, gostaria de tirar uma dúvida: como fica o caso do estilo escandinavo? Gosto da idéia de paredes brancas, móveis neutros e objetos pra colorir o ambiente. Mas gosto de cores diversas sem uma paleta definida. Objetos com uma história e significado, que muitas vezes não tem cores harmônicas entre si. Como tornar um ambiente desse tipo agradável ao olhar e não caótico?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui