Quarto Casal

Decoração – A medida das coisas – Quarto de Casal

Continuando a série A MEDIDA DAS COISAS, iniciada com a Sala de Estar e Jantar, vou falar hoje das medidas relacionadas ao quarto de casal.

O elemento mais importante do quarto é, claro, a cama. E as medidas “padrão” variam muito de fabricante para fabricante, esta é a verdade, mas em geral:

A cama de casal comum mede (teoricamente!)  1,40 x 1,90 (o colchão tem 1,38 x 1,88). A chamada Queen Size, tem 1,50 x 2,00 e a King Size, 1,60x 2,0. Além disso, a tendência atual é para a Box Spring (cama sem cabeceira), que tem 1,80 x 2,00 até 2,00 x 2,10.

Mas temos camas chamadas King Size com 1,93 x 2,03 e Queen com 1,98 x 1,58, e mais um monte de medidas diferentes, além das feitas sob medida, é claro!  Então,  nunca saia de casa para comprar roupa de cama sem saber a medida da sua cama ou colchão.

 O mais importante, na maioria dos casos, não  é o espaço que as coisas ocupam, mas o espaço ENTRE as coisas, que é aquele por onde voce vai transitar!Com as medidas cada vez menores dos ambientes pense bem: Vc pode desejar a maior cama do mercado, mas se o seu quarto  não a comportar, vai ser sempre muito ruim não conseguir andar livremente pelo seu quarto.

Considere que deve ter, ao menos, 60 cm entre sua cama e o guarda-roupa, principalmente se ele tiver portas de abrir e não de correr.

Pensando agora no seu conforto na cama, é importante que voce tenha, de cada lado da cama, um espaço mínimo onde possa colocar o livro que está lendo  e uma luminária para acender quando acorda à noite para não incomodar o(a)  parceiro(a). Algo que faça as vezes, mesmo que não seja, de um criado mudo.

]

Eu sei que às vezes isso não é possível. Então, crie espaços nas paredes para isso. Não é ótimo mas é funcional.

Outra coisa importante para o seu conforto  é que voce tenha algo que possa chamar de cabeceira. A melhor altura para ela é aquela em que voce, sentado(a) encostando as costas na parede da cama, tenha todo o seu tronco, até o meio da cabeça (no mínimo), encostado nela. Isso muitas vezes acontece quando a cabeceira tem 1,20 m  a partir do piso. Mas é sempre bom medir (com a pessoa mais alta do casal).

 Indo agora para o guarda-roupa: Um cabide precisa de, ao menos, 50 cm para comportar bem uma roupa. Logo, o melhor guarda-roupa deve ter, no mínimo, 55 cm de profundidade. O ideal é 60 cm.

Ocupar os espaços é uma necessidade. Pense na possibilidade de usar a área abaixo da janela com um móvel estreito (mínimo de 25 cm de profundidade para ser útil. Se tiver porta, considere 30 cm).

Para um closet com armários dos 2 lados, voce precisa de 1,20 cm para os armário e mais 70 cm para uma pessoa circular com o mínimo de conforto (pense sempre em portas de correr ou closet sem portas nos armários). E uma pessoa ocupa, no mínimo, 1 m de largura em um armário para suas roupas (isso é mínimo mesmo! Não vale para a maioria das mulheres, rs!). Logo é ideal uma área de no mínimo, 2,10 x1,20 para um closet mínimo tbém.

Caso não tenha esta área e/ou  o quarto for pequeno,  é melhor não ter: Invista em bons armários e, se for muito organizado e o quarto permitir, armários abertos.

Bacana, só que o seu quarto mal dá a cama de casal encostada na parede …. Não se pode modificar esta realidade, não é? Então faça o melhor  para que ele seja o máximo confortável (um lambri em MDF revestido com espuma e tecido para proteger o corpo do frio da parede, por exemplo), invista em móveis sob medida se for possível, móveis multiuso, use as paredes (criando nichos e/ou colocando prateleiras) e o espaço da cabeceira,  permita alguma circulação usando móveis que possam ser movimentados facilmente, enfim: Crie espaço, otimizando o espaço.

 

Nas fotos acima a cama foi colocada na parede da janela. Não é uma boa solução, pois a cabeceira fica, em geral, desconfortável e o acesso à janela é muito ruim. Mas … “se não há solução, solucionado está”: Tente fazer a cabeceira o mais alto possível, prefira  cortinas que cubram somente um pouco mais que a área da janela mas que a vedem bem (na 1a. foto esta cortina vai ficar “entulhada” atrás da cabeceira à toa). Um boa idéia é persiana e cortina.

Na foto acima um criado mudo virou mesa de estudo e na próxima foto foi criado um espaço para guarda de objetos na cabeceira.

Na 1a foto acima a cama está “invadindo” a janela… Uma melhor solução seria colocá-la mais próxima à parede lateral, diminuindo ou retirando o criado mudo  deste lado e colocando-o no lado da janela  (neste caso poderiam ser trocadas as posições das prateleiras para que a mais baixa pudesse ser usada como apoio para quem deitar próximo à parede. Além disso um revestimento acolchoado na parede seria confortável). Na foto ao lado uma ótima solução para paredes “tortas”.

Para saber mais sobre closets e medidas internas de armários. veja este posts na CliqueArquitetura

Fotos dos sites e blogs: AlifesDesign, TudoéDimais, UmBrinco, CasaeJardim, Alkemie, ApartmentTherapy, CoteMaison, ACasaOsCasos, Automatism, Habitually Chic, LittleEmma, CasaAbril e TheDesignerPad   + 2 que não descobri de onde tirei :(

  • Imprimir

Posts relacionados

Comentários:

Adriana Magre · 04 de março de 2012 às 11:23

É engraçado como as coisas mudam de um país para o outro. Aqui no Brasil, a cama abaixo da janela não é uma solução bem aceita mesmo.
Mas é a primeira solução em muitos países onde o inverno é rigoroso.
Post super bacana e bem explicadinho, adorei.
abraços.

Responder

Vanessa · 04 de março de 2012 às 10:31

Excelente post. Quantas vezes quebramos a cabeça para pensar em soluções para quartos de casal pequenos e esquecemos de antes tirarmos as medidas . Este é o ponto de partida para qualquer projeto e o tamanho pequeno acaba por desanimar tanto que achamos que nada irá caber. Mas com planejamento e criatividade, cabe! Abraço!

Responder

Concertina · 04 de março de 2012 às 11:43

Quando eu casar quero uma cama gigaaaaante pra nós!

Responder

Telma · 04 de março de 2012 às 12:36

Sempre gosto da sua didática! Parabéns pelo Post!
Comentando sobre a observação da amiga Adriana aqui em cima, realmente aqui no Brasil não temos esse hábito de colocar a cama embaixo da janela… Talvez seja cultural… se pegarmos um pouco da história da arquitetura no Brasil, originalmente as casas de fazenda, que eram enormes e sempre tinham janelas,varandas e sacadas livres para o “refresco” dos moradores. Não me lembro de ver nessas plantas a cama ocupando as frentes da janelas…
Por outro lado o “Feng Shui” (filosofia chinesa que orienta como deve ser circulação das boas energias na casa), não “aprova” a cama nessa posição… Acho que isso dá assunto a outor post, hein?…rs
Beijos a todos,
Telma

Responder

rosanafe · 04 de março de 2012 às 03:57

Oi, Telma,
É, tái, vc me deu idéia…rs!
Obrigada
Um beijo
Rosana

[...] Simples Decoração Continuando a série A medidas das coisas, iniciada com a Sala de Estar e Jantar, vou falar hoje das medidas relacionadas ao quarto de casal. O elemento mais importante do quarto é, claro, a cama. E as medidas “padrão” variam muito de fabricante para fabricante, esta é a verdade, mas em geral: LEIA+ [...]

JANAINA · 04 de março de 2012 às 15:23

Particularmente eu gosto de cama abaixo da janela. Será que estou muito por fora?
E não gosto de armários abertos no quarto ou na cozinha
Gosto muito do seu trabalho. Parabéns.

Responder

rosanafe · 04 de março de 2012 às 14:02

Não, Janaína! Nada de por fora!
bjo e obrigada!
Ro

Presentes Criativos – Bia · 04 de março de 2012 às 21:51

Essas molduras dao um ar tao especial ao ambiente! Adoro. Adoro colocar fotos e dar essas peças de presente!

Responder

Marcia · 04 de março de 2012 às 14:26

Olá, Rosana!
Descobri seu site na semana passada. Achei as idéias ótimas e as soluções de decoração inteligentes e práticas. Tenho um apto em SP e gostaria que vc analisasse e me enviasse dicas para decorá-lo. É possível?

Responder

rosanafe · 04 de março de 2012 às 10:58

Oi, Marcia,
O que vc precisa é de um projeto de decoração. Infelizmente no momento não estou aceitando novos projetos, por problemas pessoais. Procure um designer ou arquiteto para realizar consultas (pagas por hora, normalmente) ou fazer um projeto para vc.
abs
ROsana

Dah Gabi · 04 de março de 2012 às 13:37

Olá, td bem?
Minha casa é bem pequena, dividi a sala com a cozinha através de um balcão e o fogão e a pia ficaram em um outro micro cômodo. Talves tenha pecado nas cores dos móveis, quis fugir do branco por conta do pouco tempo para cuidá-los, então comprei cinza e preto, mesa, armário, sófa e poltrona, a parede pintarei de gelo. Gostaria de texturizar uma das paredes, mas não sei qual cor usar, vc pode me indicar alguma? Eu havia pensado num tom claro de cinza. Desde já obrigada.

Bjos. Dagne Gabriela

Responder

rosana · 04 de março de 2012 às 18:58

Oi, Dah Gabi,
Desculpe a demora na resposta… Olha só, vc está certa! Um cinza claro seria o melhor mesmo. Acrescente cores claras e alegres nos detalhes.
bjo
Rosana

Angela · 04 de março de 2012 às 02:56

Bom dia! Tenho uma duvida cruel. Na mesma parede, tenho uma janela e a porta do banheiro (suite), gostaria de saber se a cortina deve ser somente na janela ou deve pegar a parede toda??

Responder

rosana · 04 de março de 2012 às 00:24

Oi, Angela,
Só na janela é o melhor.
bjo
Rosana

Ariane Esteves · 04 de março de 2012 às 13:00

Engraçado que estou redecorando meu quarto (que foi feito com móveis planejados- daqueles que colocam guarda-roupas e armários e gavetas em todo e qualquer espaço do quarto)e a única idéia que consigo ter é colocando a cama embaixo da janela, mas to meio assim…será que fica bom? A cama vai ser cama box, mas e a cabeceira?? Com cabeceira mesmo embaixo da janela???

bjo bjo e obrigada

Responder

rosana · 04 de março de 2012 às 18:56

Oi, Ariane
Sim, vc pode ter, A cabeceira deve terminar antes do início da janela. A janela pode ter cortina, mas eu particularmente prefiro que tenha persiana, rolo ou romana. Escolhendo persiana vc pode colocar uma cortina por cima (se possível) indo até um espaço entre o término da janela e o início da cabeceira.
Pesquise no blog a palavra “cabeceira” que vc irá encontrar algumas fotos com esta disposição, ok ?
bjo
Rosana

judite · 04 de março de 2012 às 04:40

gostei da ideia,e muito simples e gradavel de estar,eu acho que um quarto deve ser super arejado e confartavel para um descanso saudavel e bem relachante.amai a ideia,estou a remodelar meu quarto gostava de ter mais ideias simples.

Responder

Delba · 04 de março de 2012 às 22:38

Olá Rosana!

Descobri seu blog e estou viciada! Acho que já li tudo, mas não me canso de ver… Tudo de muito bom gosto!

Bom, em relaçao ao post acima, gostaria de saber se um closet, para uma pessoa, de 105×280 pode ficar mutio estreito. Se não, a melhor opção seria 50 cm para armários (sem portas) e 55 para circulação?

Abraços!

Responder

rosana · 04 de março de 2012 às 20:03

Oi, Delba,
Deixe 50 para circulação e 55 para os armários. Estes 5 centímetros fazem mais diferença no armário que na circulação.
bjo
Rosana

Wellanna · 04 de março de 2012 às 07:43

Gostaria de saber qual e a melhor cor para colocar em uma parede na escada que contraste com um lustre de cristal Egipicio ? Esse lustre e essa parede sera visto na parente de baixo no hall de entrada , e na parte de cima na sala de estar .

Responder

rosana · 04 de março de 2012 às 02:28

Oi, Wellanna,
Se a área não for escura demais uma cor mais escura vai enfatizar o lustre. Um cinza ou marrom médio talvez sejam bons. são neutros mas veja qual dos 2 combinaria com o restante das cores de sua casa.
bjo
Rosana

Tereza · 04 de março de 2012 às 17:32

Sempre usei minha cama de casal embaixo da janela e quero mudar o visual, pois comprei nova cabeceira. Estou numa grande dúvida: Posso deixá-la numa parede que me permite usá-la somente com um criado mudo de um dos lados, pois o outro é área de circulação para o closed e banheiro? Fica feio que a parede onde a cabeceira está acoplada, fique com um dos lados a uns 15cm a 20 cm do seu final, enquanto do outro lado ficará o criado-mudo com uns 60cm e onde se localiza a janela? Tenho na verdade mais de meia parede para acomodar a cama e um criado mudo e o espaço favorece uma livre circulação.

Responder

rosana · 04 de março de 2012 às 20:34

OI, Tereza,
Não há problema na organização que vc quer fazer, se o fato de haver somente um criado mudo não for problema prá vc. A diferença dos 2 lados tbém não vejo como problema, ja´que vc precisa de circulação para a janela. Vc pode colocar do lado que vai ficar livre uma luminária pendente para preencher o espaço.
bjo
Rosana

paula · 04 de março de 2012 às 12:46

gostaria de saber se vc faz projetos. Estou comprando um apartamento e preciso dfazer algumas melhorias.

abrs

Responder

rosana · 04 de março de 2012 às 20:13

Paula,
Lhe respondi por e-mail.
bjo
Rosana

silvia de melo · 04 de março de 2012 às 14:55

Ola Rosana, vc mora em sp capital? qual o seu telefone? tks

Responder

rosana · 04 de março de 2012 às 20:10

Não, Silvia. Eu moro no Rj. Mas para projetos em Sp eu tenho referencias. Escreva para rosana@simplesdecoracao.com.br
bjo
ro

Suzzanny · 04 de março de 2012 às 14:34

Olá,
estou fazendo um detalhamento de um quarto de casal e gostaria de saber qual a medida correta para mim fazer um detalhe na parede onde fica a cama de casal, quero desenhar uma parede fazer uma abertura e colocar luzes para por portas retratos mas deve ficar a que altura do piso?
obrigada bjos

Responder

rosana · 04 de março de 2012 às 22:45

Oi, Suzzanny,
Parece-me que vc é designer de interiores ou está estudando, certo? Então, primeiramente, quero sugerir que estude bastante e leia muito, para melhorar o seu conhecimento de design e da nossa língua (não me leve a mal, é construtivo meu comentário). Entendo que vc deseja fazer um nicho na cabeceira da cama, certo? Então, o melhor a fazer é medir à que altura a cabeça da pessoa mais alta do casal fica se ele(ou ela) estiver sentado na cama. Então, inicie este nicho acima desta altura ao menos uns 8 a 10 cm. Assim vc terá certeza que o nicho não atrapalhará o casal.
bjo
rosana

Gerusa Ferreira · 04 de março de 2012 às 13:05

Minha suíte casal tem apenas 2,6×4,0m. Não encontro jeito de colocar cama (normal) e guarda-roupa, sem esbarrar na janela e na porta do banheiro. Me ajude??!!!

Responder

Rosana Silva · 04 de março de 2012 às 17:29

Gerusa,
Não sei o posicionamento da janela, guarda-roupa ou porta do banheiro, mas talvez a única soluçao seja encostar a cama na parede. Se realmente tiver que fazer isso, faça uma proteção até 1,10 de altura, mais ou menos, pode ser uma placa de Mdf, revestida ou pintada, entre a parede e a cama para evitar o contato com a parede fria qdo estiver deitada.
bjo
Rosana

Barbara · 04 de março de 2012 às 11:25

Rosana,
Aproveitando a deixa do comentário da Gerusa e sua resposta, no caso de não haver outra solução e a cama de casal ter que ficar encostada na parede, vc tem alguma sugestão para substituir o criado mudo? Geralmente precisamos de pelo menos um espaçozinho para o despertador, celular ou um copo d’agua, né?
Vc acha que prateleiras na parede dão certo? Se sim, fica melhor na parede da cabeceira (que aliás, não tenho, uso almofadas no lugar) ou na parede lateral? E qual altura seria ideal?
Obrigada, vc tem ideias ótimas!

Rosana Silva · 04 de março de 2012 às 14:18

Oi, Bárbara! Obrigada!
Então, as prateleiras na parede são uma ótima solução sim. E na parede da cabeceira pq na lateral vai atrapalhar, né? E se ela, mesmo pequena, atrapalhar abertura de portas ou circulação, uma ideia é fazer de forma que possa ser dobrada, ficando paralela à parede quando não estiver sendo usada. Ela deve ter alguma distância da lateral da cama (uns 5cm já é o bastante, para evitar acidentes e facilitar colocação de roupa de cama e a altura deve ser mais ou menos a altura da cama.
bjo
Rosana

Barbara · 04 de março de 2012 às 15:18

Obrigada pela resposta super rápida, Rosana!
Acho que não me expliquei muito bem. A minha situação é aquela em que a cama de casal fica encostada na parede por falta de espaço. A pessoa que dorme encostada na parede poderia usar uma prateleira para apoiar objetos como despertador ou celular?
Neste caso, eu colocaria a prateleira alta o suficiente para a pessoa não bater a cabeça, mas de forma que ainda alcance seus objetos. Vc acha que dá certo ou fica muito estranho? Pensei numa daquelas prateleiras de canto…
Obrigada novamente!

Rosana Silva · 04 de março de 2012 às 23:06

Oi, Barbara!
Usar a parede lateral para uma prateleira em uma cama que está encostada nesta mesma parede não é uma solução usual… Mas se a prateleira estiver na parede da janela, só tenha cuidado com a altura e profundidade mesmo.
bjo
Rosana

Roberto · 04 de março de 2012 às 22:12

Boa noite!
Precisava de algumas dicas para fazer o quarto do meu apê, se puderem ajudar eu agradeço, sou pessimo nisso e tenho medo de fazer errado.
http://uploaddeimagens.com.br/imagens/quarto-jpg–3

Responder

Rosana Silva · 04 de março de 2012 às 01:17

Olá, Roberto
Se entendi seu desenho, não entendi pq a cama está posicionada desta forma. A cabeceira dela poderia estar na parede de 2540 ou ao contrário, com a cabeceira de frente para a janela…Também não sei onde está o guarda-roupa ou o seu tamanho… Caso queira mandar fotos para dicas gerais, envie para rosana@simplesdecoracao.com.br
abs
Rosana

Gerusa Ferreira · 04 de março de 2012 às 14:13

Oi Rosana! Eu e meu marido encontramos solução para nossa suíte de 2,6×4,0. Como ele é marceneiro desenhamos um guarda-roupa que ocupou toda a parede de 4,0cm e embutimos nossa cama casal no meio. Assim, aproveitamos o comprimento do quarto e ficou mais de 0,60cm para circulação. A janela fica no fundo do quarto e não atrapalhou o guarda-roupa. Ficou ótimo!!! Como posso enviar fotos???

Responder

Rosana Silva · 04 de março de 2012 às 23:30

Oi, Gerusa!
Envie para rosana@simplesdecoracao.com.br
bjo
Rosana

Mariele · 04 de março de 2012 às 14:19

Oi, Rosana!

Não sei se verás esse comentário, mas eu queria saber o que tu sugeres para um quarto de 2,65×4,10, onde a janela fica na parede de 2,65 e a porta no lado oposto da janela, na parede de 4,10? Eu precisava de uma cama de casal, guarda roupa pra uma pessoa e uma escrivaninha pros estudos. Beijos e agradeço muito se conseguires responder!

Responder

Rosana Silva · 04 de março de 2012 às 17:03

Oi, Mariele,
Infelizmente, isso é uma consultoria de decoração, que necessita de um tempo que não tenho como doar a vc. Caso esteja interessada, me envie uma foto do ambiente ou planta e descreva mais detalhadamente suas necessidades em um e-mail para rosana@simplesdecoracao.com.br
bjo
rosana

Deixe o seu comentário!