Simples Decoração - Porque o bom é simples

Quarto Casal

Decoração – A medida das coisas – Quarto de Casal

Continuando a série A MEDIDA DAS COISAS, iniciada com a Sala de Estar e Jantar, vou falar hoje das medidas relacionadas ao quarto de casal.

O elemento mais importante do quarto é, claro, a cama. E as medidas “padrão” variam muito de fabricante para fabricante, esta é a verdade, mas em geral:

A cama de casal comum mede (teoricamente!)  1,40 x 1,90 (o colchão tem 1,38 x 1,88). A chamada Queen Size, tem 1,50 x 2,00 e a King Size, 1,60x 2,0. Além disso, a tendência atual é para a Box Spring (cama sem cabeceira), que tem 1,80 x 2,00 até 2,00 x 2,10.

apartmentquartocomfeltro 

thedesignpadquartotextura

Mas temos camas chamadas King Size com 1,93 x 2,03 e Queen com 1,98 x 1,58, e mais um monte de medidas diferentes, além das feitas sob medida, é claro!  Então,  nunca saia de casa para comprar roupa de cama sem saber a medida da sua cama ou colchão.

 O mais importante, na maioria dos casos, não  é o espaço que as coisas ocupam, mas o espaço ENTRE as coisas, que é aquele por onde voce vai transitar!Com as medidas cada vez menores dos ambientes pense bem: Vc pode desejar a maior cama do mercado, mas se o seu quarto  não a comportar, vai ser sempre muito ruim não conseguir andar livremente pelo seu quarto.

Considere que deve ter, ao menos, 60 cm entre sua cama e o guarda-roupa, principalmente se ele tiver portas de abrir e não de correr.

Pensando agora no seu conforto na cama, é importante que voce tenha, de cada lado da cama, um espaço mínimo onde possa colocar o livro que está lendo  e uma luminária para acender quando acorda à noite para não incomodar o(a)  parceiro(a). Algo que faça as vezes, mesmo que não seja, de um criado mudo.

]

Eu sei que às vezes isso não é possível. Então, crie espaços nas paredes para isso. Não é ótimo mas é funcional.

Outra coisa importante para o seu conforto  é que voce tenha algo que possa chamar de cabeceira. A melhor altura para ela é aquela em que voce, sentado(a) encostando as costas na parede da cama, tenha todo o seu tronco, até o meio da cabeça (no mínimo), encostado nela. Isso muitas vezes acontece quando a cabeceira tem 1,20 m  a partir do piso. Mas é sempre bom medir (com a pessoa mais alta do casal).

 Indo agora para o guarda-roupa: Um cabide precisa de, ao menos, 50 cm para comportar bem uma roupa. Logo, o melhor guarda-roupa deve ter, no mínimo, 55 cm de profundidade. O ideal é 60 cm.

Ocupar os espaços é uma necessidade. Pense na possibilidade de usar a área abaixo da janela com um móvel estreito (mínimo de 25 cm de profundidade para ser útil. Se tiver porta, considere 30 cm).

Para um closet com armários dos 2 lados, voce precisa de 1,20 cm para os armário e mais 70 cm para uma pessoa circular com o mínimo de conforto (pense sempre em portas de correr ou closet sem portas nos armários). E uma pessoa ocupa, no mínimo, 1 m de largura em um armário para suas roupas (isso é mínimo mesmo! Não vale para a maioria das mulheres, rs!). Logo é ideal uma área de no mínimo, 2,10 x1,20 para um closet mínimo tbém.

Caso não tenha esta área e/ou  o quarto for pequeno,  é melhor não ter: Invista em bons armários e, se for muito organizado e o quarto permitir, armários abertos.

Bacana, só que o seu quarto mal dá a cama de casal encostada na parede …. Não se pode modificar esta realidade, não é? Então faça o melhor  para que ele seja o máximo confortável (um lambri em MDF revestido com espuma e tecido para proteger o corpo do frio da parede, por exemplo), invista em móveis sob medida se for possível, móveis multiuso, use as paredes (criando nichos e/ou colocando prateleiras) e o espaço da cabeceira,  permita alguma circulação usando móveis que possam ser movimentados facilmente, enfim: Crie espaço, otimizando o espaço.

 

Nas fotos acima a cama foi colocada na parede da janela. Não é uma boa solução, pois a cabeceira fica, em geral, desconfortável e o acesso à janela é muito ruim. Mas … “se não há solução, solucionado está”: Tente fazer a cabeceira o mais alto possível, prefira  cortinas que cubram somente um pouco mais que a área da janela mas que a vedem bem (na 1a. foto esta cortina vai ficar “entulhada” atrás da cabeceira à toa). Um boa idéia é persiana e cortina.

Na foto acima um criado mudo virou mesa de estudo e na próxima foto foi criado um espaço para guarda de objetos na cabeceira.

Na 1a foto acima a cama está “invadindo” a janela… Uma melhor solução seria colocá-la mais próxima à parede lateral, diminuindo ou retirando o criado mudo  deste lado e colocando-o no lado da janela  (neste caso poderiam ser trocadas as posições das prateleiras para que a mais baixa pudesse ser usada como apoio para quem deitar próximo à parede. Além disso um revestimento acolchoado na parede seria confortável). Na foto ao lado uma ótima solução para paredes “tortas”.

VEJA aqui A MEDIDA DAS COISAS NA COZINHA

Para saber mais sobre closets e medidas internas de armários. veja este posts na CliqueArquitetura

Fotos dos sites e blogs: AlifesDesign, TudoéDimais, UmBrinco, CasaeJardim, Alkemie, ApartmentTherapy, CoteMaison, ACasaOsCasos, Automatism, Habitually Chic, LittleEmma, CasaAbril e TheDesignerPad   + 2 que não descobri de onde tirei 🙁

Posts relacionados

Comentários:

Mariele · 04 de Março de 2012 às 14:19

Oi, Rosana!

Não sei se verás esse comentário, mas eu queria saber o que tu sugeres para um quarto de 2,65×4,10, onde a janela fica na parede de 2,65 e a porta no lado oposto da janela, na parede de 4,10? Eu precisava de uma cama de casal, guarda roupa pra uma pessoa e uma escrivaninha pros estudos. Beijos e agradeço muito se conseguires responder!

Responder

Rosana Silva · 04 de Março de 2012 às 17:03

Oi, Mariele,
Infelizmente, isso é uma consultoria de decoração, que necessita de um tempo que não tenho como doar a vc. Caso esteja interessada, me envie uma foto do ambiente ou planta e descreva mais detalhadamente suas necessidades em um e-mail para rosana@simplesdecoracao.com.br
bjo
rosana

Cristiane · 04 de Março de 2012 às 12:28

Boa tarde!!! Adorei as dicas, gostaria de saber qual a medida necessária para circulação em um quarto com varanda com porta de correr, nesse caso seria a distância entre a cama e o ínicio da porta, poderia me ajudar?

Responder

Rosana Silva · 04 de Março de 2012 às 22:50

Oi, Cristiane,
Se vai haver circulação em um espaço, é ideal que este espaço tenha uma área livre de uns 60cm. O mínimo para conforto é 50cm.
Menos que isso fica apertado.
bjo
Rosana

Cristiane · 04 de Março de 2012 às 11:04

Muito obrigada pela informação e parabéns pelo trabalho

Responder

Rosana Silva · 04 de Março de 2012 às 11:07

Obrigada, Cristiane!
bjo
Ro

Isabel · 04 de Março de 2012 às 20:43

Rosana, parabéns pelo site maravilhoso.Excelentes dicas.Abraço

Responder

Rosana Silva · 04 de Março de 2012 às 22:05

Obrigada, Isabel!
bjo
rosana

Sarah · 04 de Março de 2012 às 11:10

Olá Rosana!
Gostei bastante do seu texto, realmente vc escreve muito bem, explicando de modo detalhado. Mas estou com uma dúvida. Pretendo comprar um guarda-roupa para o meu quarto, mas a parede maior (mais larga) não é tão alta assim, mede apenas 2,20 m. Assim, não sei qual deve ser a altura máxima do guarda-roupa. Você poderia me tirar essa dúvida?
Abs.
Sarah

Responder

Rosana Silva · 04 de Março de 2012 às 17:05

Oi, Sarah,
Com esta altura eu compraria um guarda-roupa que chegasse o máximo perto do teto e faria um acabamento na parte superior (como se fosse um armário embutido. Veja as fotos deste armário da tok&stok para vc entender: http://www.tokstok.com.br/vitrine/produto.jsf?c=5452&bc=1008,1392 (se não conseguir abrir o link, pesquise no site da tok &stok o ARMARIO VAI VEM 3PORTAS 6NICHOS 1CAB
bjo
Rosana

Maria · 04 de Março de 2012 às 22:52

Olá!
Estou com uma dúvida mais de decoração, estou tentando colher opiniões. Quero mudar a localização dos móveis no quarto. Será que porta de frente para armário de roupas e cama do lado da porta, ou seja, de costas, da um visual ruim?

Obrigada 🙂

Responder

Rosana Silva · 04 de Março de 2012 às 01:12

Oi, Maria!
Não necessariamente. Ou melhor, não ficaria ruim por causa da localização, que já vi inúmeras vezes com um bom resultado.
bjo
Rosana

Dyemelle · 04 de Março de 2012 às 15:19

Oii me tira uma dúvida comprei um guarda roupas cinza e queria saber se a cama precisa ser cinza também?
A e queria colocar um papel de parede mas não sei a cor

Responder

Rosana Silva · 04 de Março de 2012 às 19:55

Oi, Dyemelle,
Não é obrigada não, ainda mais que cinza é uma cor neutra. A cama pode ser branca, de madeira ou até uma cor viva. E o papel de parede tem tanta opção que fica difícil , só sugiro que não use um papel com desenhos muito fortes e coloridos (mas isso é meu gosto, prefiro para quartos ambientes mais tranquilos – então usaria papel de parede em tons suaves, talvez tendo no desenho um pouco do cinza do armário e outras cores que combinem com a cama e o restante. Outra ideias é um papel de parede de uma só cor mas que tenha desenhos leves… )
bjo
Rosana

Fernanda Donadio · 04 de Março de 2012 às 21:19

Boa noite, amei os teus textos! São ótimos! Esclarecedores! Tenho uma dúvida quanto ao quarto. Não sei se devo fazer um painel na cabeceira ocupando toda a parede 3.34 ou somente um painel um pouco maior que a cama (cabeceira). Existe uma regra? Cogitei espelhos tbm. Estou muito perdida. Tens alguma idéia? Obrigada.

Responder

Rosana Silva · 04 de Março de 2012 às 13:20

Oi, Fernanda!
Não há regra. Mas se vc fizer o painel por toda a parede, pode colocar espelhos na largura dos criados mudos, dos 2 lados. Eu acho esta solução muito bonita.
Evite espelhos na parte baixa da cabeceira para afastar a possibilidade de acidentes.
bjo
Rosana

Joao · 04 de Março de 2012 às 13:19

Rosana, boa tarde!!
Estou fazendo os móveis planejados do meu quarto, porém a parede que comporta o guarda roupa possui apenas 57 cm de largura, o que na melhor das hipóteses resultaria num guarda roupas com porta de correr de 48 cm de profundidade. Entendo que o problema maior foi no dimensionamento da construtora do apartamento, porém não tem como mudar as paredes de lugar no momento. O que eu deveria fazer? Me acostumar com os cabides e as roupas amassadas e amontoadas?
Obrigado pelas dicas!
Abraço

Responder

Rosana Silva · 04 de Março de 2012 às 20:02

Oi, João!
Acredito que vc quis dizer que a profundidade do guarda-roupa seria no total, de 57cm, certo ? Uma solução (se possível) é fazer o guarda-roupa ir além da parede, alcançando a profundidade que vc precisa. Aqui em casa tive o mesmo problema e resolvi desta forma. Não fica aquele perfeito guarda-roupa embutido, mas vale a “imperfeição”.
abs
ROsana

Suzilei Bosche · 04 de Março de 2012 às 01:04

Ola gostaria de colocar uma cama king em um quarto de 2.44 x 3.69 … A disposiçao da cama seria a cabeceira na parede de 2.44 …. Se colocar uma cama king vai sobrar só 25.5 cms nas laterais …fica feio ou esconfortavel ter só. 25.5 nas laterais da cama ?

Responder

Rosana Silva · 04 de Março de 2012 às 11:32

Suzilei,
Fica feio e desconfortável… faça o teste com 1 móvel qquer afastado 25 cm da parede. Mal dá para andar se vc for magra. Eu escolheria uma cama menor, tamanho padrão. Mas se vc quer o conforto na cama e aceita não usar as laterais, tente colocar 2 prateleiras de uns 20cm nestas laterais, presas à parede de cabeceira pq assim vc pelo menos vai ter apoios (como criado mudo) dos 2 lados.
bjo
RO

Deixe o seu comentário!