Não é a melhor situação e você não vai encontrar soluções milagrosas. Um quarto com 3m x 3m deveria ser o mínimo para o conforto de um casal, mas atualmente os novos empreendimentos para classe média tem menos que isso! E quando a família cresce, ou por falta de outro espaço ou por algum tempo, muitas vezes o bebê fica no quarto do casal. Por isso, venha ver:

9 formas de distribuição dos móveis para um casal e um bebê em um quarto 3 x 3

9 formas de distribuição dos móveis para um casal e um bebê em um quarto 3 x 3

Muito tempo atrás fiz um post falando sobre isso e desenhei estas 3 possibilidades de distribuição em um quarto com o posicionamento de porta e janela mais comum. Na época usei móveis com as medidas abaixo:

quartocasal3x3bebe5

(em relação a esta distribuição veja o que falo abaixo sobre as correntes de ar, que podem ser perigosas para o bebê dependendo das características do seu quarto)

Agora trago  mais algumas formas de distribuição e escolhi móveis em tamanhos mais comuns no mercado (em alguns tive que diminuir o tamanho da cômoda trocador um pouco). É claro que se você encontrar móveis menores poderá, por exemplo, acrescentar uma cadeira mínima para amamentação (que faz muita falta, mas pode – deixando a desejar no conforto – ser uma cadeira pequena e leve para ser movida com facilidade. Por isso não a desenhei.

QUARTOcasalebebe3x3 1aa

Vantagens: a) É possível colocar uma cadeira/poltrona para amamentação entre a cama e o guarda-roupa. b) O berço está bem protegido de correntes de ar e da luminosidade externa excessiva. c) A circulação é razoável. Desvantagens: a) Cama encostada na parede – Colocar um painel de madeira ou similar entre a parede e a cama melhora muito. E vc pode trocar a posição do berço / trocador com o guarda-roupa:

QUARTOcasalebebe3x3 1ba

Outra coisa importante e que pode ser acrescida se você diminuir o tamanho de alguns desses móveis, é um criado mudo mínimo nos 2 lados da cama. Eu tbém não coloquei pois me fixei no essencial: Berço e cômoda com trocador.  Mas pense nisso. 

perfeitaordem kids5

Não esqueça de usar as paredes de uma forma funcional (foto:Perfeita ordem)

QUARTOcasalebebe3x3 2a1

Vantagens: a) Cama melhor posicionada (só a cabeceira na parede). b) É possível colocar ou um criado mudo ou uma cadeira para amamentação entre a cama e o guarda-roupa (vai atrapalhar ao abrir o guarda-roupa, mas vale a pena). Desvantagem: O berço, mesmo trocando de lugar com a cômoda, fica mais sujeito a correntes de ar (da janela para a porta), o que vc pode melhorar trocando o guarda-roupa de lugar com o berço / trocador:

QUARTOcasalebebe3x3 2b1

(as diferenças nas medidas da esquerda se deve só ao afastamento entre o criado mudo e a cama que eu variei e agora que vi…).

pincsunday quarto-de-bebe-tema-nuvem-28-730x730

(cadeira ou poltrona bem pequena pode atrapalhar a circulação, mas é super importante para seu conforto (foto:pincsunday)

Atenção: Evitei distribuições que coloquem o berço ou o trocador abaixo da janela como a que fiz no post anterior – haveria mais formas, mas essa é uma das piores posições do berço/ trocador para o bebê: Ele fica sujeito às variações da luminosidade do exterior e a golpes de vento. Se quiser fazer isso, atenção para as persianas e/ou cortinas da janela. Feche-as quando estiver trocando o bebê, à noite ou quando houver muito sol / vento.

closetdarecinza8

As vezes é como pode ser. Com o berço à frente da janela o cuidado com cortinas e persianas deve ser redobrado (foto:closetdare)

QUARTOcasalebebe3x3 3a1

O mesmo acima, só que com a cama ao contrário. E novamente vc pode trocar a posição do guarda-roupa com o berço/trocador (abaixo).  Vantagens: a) Dá para colocar criado-mudo nos 2 lados. b) O berço fica mais protegido da circulação de ar. Desvantagem: Talvez dê para colocar uma cadeira entre a cama e o guarda-roupa mas vai ficar apertado e sujeito a golpes de ar.

Daily Dream Decorthe-princesses-castle-nursery

Uma decoração que não seja “infantil” demais faz o quarto ficar bem interessante (Foto:Daily Dream Decor)

QUARTOcasalebebe3x3 3b1

Vantagem: Nessa configuração o berço fica mais protegido ainda e  fica mais fácil colocar uma cadeira de amamentação entre a cama e a porta…mesmo sendo uma posição ruim.

QUARTOcasalebebe3x3 41

Vantagem: a) Dá para ter criado mudo nos 2 lados da cama. b) A cama não está encostada na parede. c) A circulação é razoável. Desvantagens: Colocar o trocador ao lado do berço vai impedir o acesso à janela e ao guarda-roupa e é um lugar ruim. Acho que seria melhor ter uma poltrona de amamentação neste espaço. Apesar do bebê ficar mais tempo na poltrona que no trocador, a questão é que ele fica mais desprotegido quando está sendo trocado.

QUARTOcasalebebe3x3 5111

E finalmente, essa é uma possibilidade para quem  quer ter uma boa poltrona de amamentação com espaço em volta. Ela pode ficar   entre a cômoda/trocador e a cama. Só não é ótima pq o trocador fica muito perto da janela.

Espero que estas ideias ajudem você a resolver o seu “quebra-cabeça” específico. Se não ajudou, escreva para mim ([email protected]). Envie fotos, se possível, além das medidas do quarto e explique seu problema. Prometo que tentarei ajudar!

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui