Agora é assim ,não é ? Integração total e uma falta de espaço que  só milagre resolve… Vamos ver alguns ?

A idéia da integração acredito ter vindo do Loft – um espaço sem divisões, muitas vezes um antigo galpão transformado em casa. Por aqui se transformou em um ótima forma de gastar menos e ganhar mais construindo ambientes cada vez menores, às vezes absurdamente pequenos considerando o preço que se paga por eles. Fazer o que ? Adaptação é uma característica dos seres humanos.

 

A manutenção do mesmo piso, assim como…

…..a repetição de uma ou mais cores em todos os ambientes reforça a integração e dá a sensação de maior amplitude.

Algumas vezes o estar é somente um sofá e o jantar uma pequena mesa. Neste caso, mais importante ainda o uso de móveis sob medida, a exploração de desníveis na parede, quantidade restrita de cores diferentes, uma boa iluminação.2 observações: Na 1a foto, o pendente sobre a mesa está abaixo do que deveria (coloque-o por volta de 80 a 90 cm do tampo) e na 2a foto o posicionamento da TV, próximo à área de jantar, ao meu ver, poderia ser repensado…

O piso único e preto na 1a foto não diminui o espaço: Há muita luz e muito branco para compensá-lo. Na 2a foto repare no  ladrilho hidráulico próximo à pia, protegendo o piso em madeira do restante do espaço.

Na 1a foto o balcão que separa a cozinha da sala serve como área de refeições e muitas vezes somente isso pode ser a área de jantar. Na 2a foto a ideia das prateleiras “criando” a área de estar a partir do balcão da cozinha é interessante.

 

Nas 1a foto um espaço maior (que poucos tem), colocado aqui para mostrar como as cores podem integrar realmente os ambientes, criando continuidade.  Na 2a foto o balcão tem uma prateleira mais baixa que faz as vezes de mesa de jantar, permitindo o uso de cadeiras ou bancos baixos. Neste caso, a cozinha tem piso diferente da sala, mas o tapete repete a cor azul deste.

Na 1a foto, um bar com uma idéia que poderia ser usada para uma pequena cozinha, simplesmente deixando uma abertura no balcão que contorna todo o espaço.  Na 2a foto, outro ambiente onde a integração funciona em um espaço amplo.

Acima, 2 ambientes que tem em comum o piso diferente na cozinha. Na 1a foto a mesa de jantar encostada no balcão já é um clássico bastante funcional, quando há espaço para isso. É importante que haja um recuo no balcão para o espaço das pernas das pessoas ao sentar nos banquinhos, não esqueça disso!

Os 2 ambientes acima tem em comum as poucas cores usadas em todas as áreas. O 1o., devido ao uso da madeira em maior quantidade, dá uma sensação mais acolhedora. No 2o. ambiente parecem faltar cor e elementos decorativos, o que pode ser a intenção para criar um clima mais minimalista e aumentar a sensação de amplidão.

Fotos dos sites e blogs: Freshome, HomeSweetHome, IgDelas, IkeaFamilyLive, LesChosesDeMarie, LaLamp, OrangeDesign, EdsonLopes, MadeByGirl, CasaAbril, Veranda, AchadosdeDecoracao e MdeMulher

131 COMENTÁRIOS

  1. Oi, Ivani!
    Se sua casa tem sala de jantar e cozinha separadas por paredes, o primeiro passo é pensar se a família conviverá bem com uma cozinha totalmente aberta para a sala de jantar (visitas? Cheiros? Gordura?…). Caso sim, o 2o. passo é consultar um engenheiro ou arquiteto para saber se é possível retirar a parede. Depois, planejar como será o espaço. O ideal é fazer um projeto com o acompanhamento presencial de arquiteto/engenheiro que se responsabilize pela obra.
    bjo
    RO

  2. Oi, Suelen,
    O bege é uma cor neutra, logo vc pode pintar a parede da sala de jantar de praticamente qquer cor. Eu só sugiro não usar: amarelo ou algum bege que não combine com o bege do azulejo da cozinha.
    Bjo
    Ro

  3. Minha cozinha te azulejo bege e minha sala de jantar e proxima gostaria de saber que cor posso pimtar a parede da sala de jantar

  4. Oi, Daiane!
    Todas as cores que vc falou são neutras. Se vc não quer que a cozinha chame atenção demais é melhor usar cores neutras tbém, mas não precisam ser exatamente iguais às usadas na sala (branco e bege, branco e madeira clara ou média, bege clarinho e marrom em detalhes, etc).
    Outra coisa que vc pode fazer, se quiser algum colorido, é acrescentar na cozinha e na sala detalhes em cores similares ou que combinem entre si, mas para que a cozinha fique mais discreta, use as cores dos detalhes da sala só que mais acinzentadas, mais leves, entende? Por ex.: Se resolver usar objetos em verde na sala, a cozinha pode ser bege claro ou branco com detalhes em madeira e verde clarinho….
    bjo
    Ro

  5. Boa noite tenho sala e cozinha juntas na parte da sala tenho o painel e rack madeirado só detalhes em bege meu sofá e marron que cores devo fazer minha cozinha, posso usar cores diferentes na parte da cozinha.

    Obrigada

  6. Oi, Claudia,
    Com o ambiente todo neutro, como está a sala, siga esta linha. Vc pode usar madeira como a do rack para armários e na pedra um quartzo cinza ou granito cinza absoluto ou andorinha.
    Vc tbém pode fazer os armários em madeira clara que fica muito bem com esta composição.
    bjo
    Rosana

  7. Estou fazendo cozinha conceito aberto já tenho móveis da sala sofá cinza e rack branco com tons de madeira em cinza claro.
    Qual a cor devo fazer de armários armários da cozinha e pedra bancada?

  8. Oi, Lucineia!
    O amarelo e o azul céu ficam bem com o cinza normalmente. Vc pode testar (vc encontra hoje kits de teste de tinta) e ver qual gosta mais no ambiente mesmo. Para a cabeceira eu colocaria um cinza parecido com o do guarda roupa e para as cortinas vc depende da cor das paredes. Se elas forem brancas, Eu sugiro branco ou bege clarinho. Se quiser algo mais escuro, um azul escuro (no caso dos criados em azul) ou marrom (no caso dos criados em amarelo).
    bjo
    Ro
    bjo
    Rosana

  9. Bom dia, tenho um guarda roupa de 6 portas da fabrimoveis terrarum ele é uma cor estranha rsrs nao sei o certo e meio cinza , tenho 2 criados mudo marrom escuro quase preto quero reformar eles, que cor posso pintar pra combinar com o guarda roupa ? queria uma cor viva tipo amarelo, azul ceu etc… so nao sei se vai combinar o que acha ? que cor devo fazer a cabeceira da cama e cortina ?

  10. OI, Lucineia,
    Preto com marrom eu acho que vai ficar pesado e escuro. Bege claro vai combinar com a sala e deixar o ambiente mais claro e leve. Se vc quiser, pode usar o bege claro e azul (OU verde OU marrom OU vermelho OU laranja (1 destas cores) em detalhes na cozinha ou nos armários inferiores e colocar almofadas e alguns objetos nesta mesma cor escolhida na sala.
    bjo
    ro

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui