Agora é assim ,não é ? Integração total e uma falta de espaço que  só milagre resolve… Vamos ver alguns ?

A idéia da integração acredito ter vindo do Loft – um espaço sem divisões, muitas vezes um antigo galpão transformado em casa. Por aqui se transformou em um ótima forma de gastar menos e ganhar mais construindo ambientes cada vez menores, às vezes absurdamente pequenos considerando o preço que se paga por eles. Fazer o que ? Adaptação é uma característica dos seres humanos.

 Decoração - Sala de Estar, Jantar e Cozinha - Tudo junto! 1

A manutenção do mesmo piso, assim como…

Decoração - Sala de Estar, Jantar e Cozinha - Tudo junto! 2

…..a repetição de uma ou mais cores em todos os ambientes reforça a integração e dá a sensação de maior amplitude.

Decoração - Sala de Estar, Jantar e Cozinha - Tudo junto! 3Decoração - Sala de Estar, Jantar e Cozinha - Tudo junto! 4

Algumas vezes o estar é somente um sofá e o jantar uma pequena mesa. Neste caso, mais importante ainda o uso de móveis sob medida, a exploração de desníveis na parede, quantidade restrita de cores diferentes, uma boa iluminação.2 observações: Na 1a foto, o pendente sobre a mesa está abaixo do que deveria (coloque-o por volta de 80 a 90 cm do tampo) e na 2a foto o posicionamento da TV, próximo à área de jantar, ao meu ver, poderia ser repensado…

Decoração - Sala de Estar, Jantar e Cozinha - Tudo junto! 5

Decoração - Sala de Estar, Jantar e Cozinha - Tudo junto! 6

O piso único e preto na 1a foto não diminui o espaço: Há muita luz e muito branco para compensá-lo. Na 2a foto repare no  ladrilho hidráulico próximo à pia, protegendo o piso em madeira do restante do espaço.

Decoração - Sala de Estar, Jantar e Cozinha - Tudo junto! 7

Decoração - Sala de Estar, Jantar e Cozinha - Tudo junto! 8

Na 1a foto o balcão que separa a cozinha da sala serve como área de refeições e muitas vezes somente isso pode ser a área de jantar. Na 2a foto a ideia das prateleiras “criando” a área de estar a partir do balcão da cozinha é interessante.

 Decoração - Sala de Estar, Jantar e Cozinha - Tudo junto! 9

Decoração - Sala de Estar, Jantar e Cozinha - Tudo junto! 10

Nas 1a foto um espaço maior (que poucos tem), colocado aqui para mostrar como as cores podem integrar realmente os ambientes, criando continuidade.  Na 2a foto o balcão tem uma prateleira mais baixa que faz as vezes de mesa de jantar, permitindo o uso de cadeiras ou bancos baixos. Neste caso, a cozinha tem piso diferente da sala, mas o tapete repete a cor azul deste.

Decoração - Sala de Estar, Jantar e Cozinha - Tudo junto! 11

Decoração - Sala de Estar, Jantar e Cozinha - Tudo junto! 12

Na 1a foto, um bar com uma idéia que poderia ser usada para uma pequena cozinha, simplesmente deixando uma abertura no balcão que contorna todo o espaço.  Na 2a foto, outro ambiente onde a integração funciona em um espaço amplo.

Decoração - Sala de Estar, Jantar e Cozinha - Tudo junto! 13

Decoração - Sala de Estar, Jantar e Cozinha - Tudo junto! 14

Acima, 2 ambientes que tem em comum o piso diferente na cozinha. Na 1a foto a mesa de jantar encostada no balcão já é um clássico bastante funcional, quando há espaço para isso. É importante que haja um recuo no balcão para o espaço das pernas das pessoas ao sentar nos banquinhos, não esqueça disso!

Decoração - Sala de Estar, Jantar e Cozinha - Tudo junto! 15

Decoração - Sala de Estar, Jantar e Cozinha - Tudo junto! 16

Os 2 ambientes acima tem em comum as poucas cores usadas em todas as áreas. O 1o., devido ao uso da madeira em maior quantidade, dá uma sensação mais acolhedora. No 2o. ambiente parecem faltar cor e elementos decorativos, o que pode ser a intenção para criar um clima mais minimalista e aumentar a sensação de amplidão.

Fotos dos sites e blogs: Freshome, HomeSweetHome, IgDelas, IkeaFamilyLive, LesChosesDeMarie, LaLamp, OrangeDesign, EdsonLopes, MadeByGirl, CasaAbril, Veranda, AchadosdeDecoracao e MdeMulher

132 COMENTÁRIOS

  1. OI, Lucineia,
    Preto com marrom eu acho que vai ficar pesado e escuro. Bege claro vai combinar com a sala e deixar o ambiente mais claro e leve. Se vc quiser, pode usar o bege claro e azul (OU verde OU marrom OU vermelho OU laranja (1 destas cores) em detalhes na cozinha ou nos armários inferiores e colocar almofadas e alguns objetos nesta mesma cor escolhida na sala.
    bjo
    ro

  2. Bom dia, minha cozinha e sala são juntas o que dividi é somente um balção de marmore, minha sala é sofa na cor chocolate e painel e estante na cor marrom e bege, a cozinha deve seguir o mesmo tom de cor ? vou fazer uma cozinha planejada posso fazer em outras cores, exemplo preto com marrom, ou só bege claro ?

  3. Oi, Bruna,
    Olha, a sua escolha é toda de cores neutras e que provavelmente vão combinar com o cinza e o carvalho do piso. Outra opção seria branco e bege (para combinar com o carvalho que deve ter esta tonalidade). A mesa de jantar pode ser em madeira – a mesma da bancada por exemplo, ou vidro sobre mdf, mas como o piso é escuro eu escolheria o mdf branco.
    abs
    Rosana

  4. Olá, adorei suas dicas. Minha casa terá ambiente integrado e estou fundindo a cabeça para escolher as cores dos móveis. As paredes serão cinza clarinho, o chão um porcelanato carvalho mais escuro. Os móveis da cozinha e da sala serão planejados, posso fazer branco, cinza, com granito preto e uma bancada em madeira? Ou fica muita informação? E escolhendo essas cores, como não pecar na hora de comprar a mesa de jantar com cadeiras (tampo de madeira, ou de vidro sobre MDF, branco ou preto?)
    Socoorro, obrigada!

  5. Oi, Bruna,
    As cores que vc informou são todas neutras. Eu não vejo problemas, apesar de achar que se a escada fosse em cinza poderia ficar mais atual e combinar mais com a bancada preta, mas é uma questão de gosto. Tenha cuidado com o tipo de mármore na escada. Ele pode ser escorregadio.
    bjo
    Rosana

  6. Minha cozinha é conjugada com a sala de jantar e terá uma escada no meio tipo que dividindo a sala de jantar com a de estar, minha cozinha será na cor granito preto para bancadas e armarios brancos, e a escada sera na cor marmore bege bahia, alguem acha que ficará ruim esquesito por causa da cor preta das bancadas ?

  7. oi, Milena!
    A mesa não precisa ser da mesma cor do sofá. Uma mesa em madeira clara com as cadeiras estofadas em azul como vc pensa, acredito que deve ficar bom sim. Veja se o azul combina com as cores do restante da casa…
    bjo
    Rosana

  8. Bom dia minha sala tem um sofa marrom preciso por uma mesa de jantar pois na conzinha nao cabe tenho q por da mesma cor do sofa tou qurendo por uma mesa com as madeira marrro o estofado das cadeira azul bem claro sera q combina

  9. Oi, Silmara!
    Vc pode impermeabilizar, o que vai facilitar bastante a limpeza e mante-los limpos por mais tempo. . Vc pode tbém usar tecidos protegidos por teflon ou produtos similares. Outra opção são os tecidos usados em área externa, como o aquablock e similares. As manchas devem ser limpas o mais rápido possível sempre.
    bjo
    Ro

  10. Boa Noite! Minha cozinha e conjugada com a sala de jantar. Comprei uma sala de jantar e estou com medo que o tecido das cadeiras peguem gordura da cozinha. Vc acha que impermeabilização é suficiente ou vc conhece uma solução melhor. Obrigada

  11. OI, Lorena!
    Acredito que ficará bom sim, pq vc estará usando só cinza e branco, cores neutras. Mas em relação ao painel, se a TV vai ficar na frente dele, eu sugiro que use uma cor que lhe dê mais conforto visual (ver tv com um painel branco em volta pode ser cansativo, pense no cinema, que é sempre escurinho…). Pode ser um bege médio (para fugir do cinza, fica bem com o cinza e mantem a neutralidade). Eu não sei onde vai colocar o papel de parede, mas pode pensar em uma estampa com fundo em bege ou cinza mesmo e desenhos (do jeito q achar melhor) em uma ou 2 cores que vc goste. Fica bem (no meu gosto) o vermelho,o azul, o verde e o amarelo com este conjunto branco, cinza, bege. Mas vc pode usar outras cores com esta base neutra.
    Para as paredes eu sugiro um off white tendendo para o areia, por exemplo. E que vc coloque objetos coloridos com as cores que escolher para o papel de parede mais preto, branco e cinza.
    bjo
    Rosana

  12. Bom dia, minha cozinha é branca com cinza, o cinza é bem escuro! Ela é conjugada com a sala de estar e de jantar.Gostaria de saber se ficaria bom eu colocar um sofá retrátil cinza claro com um painel todo branco e uma mesa Branca laqueada. E tbm estou na duvida sobre a cor da papel de parede e cor de parede. Pode me ajudar?

  13. OI, Sarah,
    O estilo do tapete depende do estilo da sala. Se ela for descontraída, um tapete do tipo “detonado” em diversos tons de azul ficaria super bem, eu acredito.
    Se for uma sala mais clássica e q vc queira manter este tom sério, um tapete em fundo bege ou cinza com listras (ou outro desenho) em azul, cinza, prata, marrom, tbém ficaria ótimo. Se deseja um tapete mais discreto escolha um liso bege médio ou prata.
    bjo
    ROsana

  14. Olá, Boa tarde!
    Estou fazendo uma cozinha americana que fica de frente para sala de visinta, a questão é, eu coloquei as pedras mármore dividindo o ambiente em volta dela toda, até no chão da entrada que dá para o balcão,
    A minha duvida é se eu posso colocar o mesmo porcelanato da cozinha, se eu posso colocar na sala também?
    A minha pia da cozinha também é verde Ubatuba!

    As pedras do balcao são verde Ubatuba, e o porcelanato é Preto mesclado com pequenos detalhes em branco marmorizado, o revestimento das paredes da cozinha são brancos…

    E deixei uma parede da cozinha para colocar partilhas em HD, é uma parede de escada que ficou na cozinha em um canto discreto.
    O que você acha, vai dá certo?

    E na parede da sala que da para americana Vou colocar um revestimento em HD cruas sem nenhum brilhos….
    Porque o Porcelanato do chão ja tem brilho retificado. Me ajuda pelo de Deus! Rsrs…

    A minha também é porque coloquei a pedra no chão dividindo o ambiente! Mesmo assim posso o mesmo porcelanato?

  15. Oi, Fernanda!
    Eu não entendi se o armário é para a cozinha ou a sala, mas de qquer forma, para que não destoe do restante, vc deve espalhar pela sala coisas pequenas em preto e branco lisos ou estampados (como almofadas, objetos decorativos, etc)…
    bjo
    Rosana

  16. Oi, Débora,
    Pelo que entendi vc tem um só ambiente integrado que tem uma parte que é quarto, outra que é cozinha e outra que é sala, é isso ?
    O que vc pode fazer, sendo assim, é tentar dividir visualmente o espaço, com estantes vazadas, por exemplo e com a disposição dos móveis. Outra coisa que vc pode pensar (se for possível) seria tentar mudar o posicionamento dos ambientes (tipo onde é o quarto hoje virar a sala e a sala virar o quarto …) Eu não sei se isso é possível pq não entendi bem como é o ambiente.
    Caso queira, envie fotos para que eu possa compreender melhor e se for possível lhe ajudar.
    Envie para [email protected] e pf, repita no e–mail o seu problema, para que eu saiba de quem se trata, ok ?
    Bjo
    RO

  17. Olá Boa noite!

    Estou com uma dúvida! Minha sala de estar é junto com a sala de jantar! Meu sofá é cinza e as cadeiras da minha mesa são azuis, qual cor e estilo de tapete poderia colocar?
    Desde já agradeço!

  18. Oi, Lourdes,
    Eu sugiro sempre em ambientes que não sejam muito grandes, que um dos pontos de luz seja mais discreto e o outro chame a atenção. Em geral, prefiro que o da mesa de jantar seja o mais vistoso e chamativo.
    bjo
    ROsana

  19. Olá boa noite!minha sala e americana com cozinha,a sala tem mobilia marrom escuro quero comprar um armario gosto de preto e branco gostaria de saber se fica estranho?ou da certo?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui