Agora é assim ,não é ? Integração total e uma falta de espaço que  só milagre resolve… Vamos ver alguns ?

A idéia da integração acredito ter vindo do Loft – um espaço sem divisões, muitas vezes um antigo galpão transformado em casa. Por aqui se transformou em um ótima forma de gastar menos e ganhar mais construindo ambientes cada vez menores, às vezes absurdamente pequenos considerando o preço que se paga por eles. Fazer o que ? Adaptação é uma característica dos seres humanos.

 Decoração - Sala de Estar, Jantar e Cozinha - Tudo junto! 1

A manutenção do mesmo piso, assim como…

Decoração - Sala de Estar, Jantar e Cozinha - Tudo junto! 2

…..a repetição de uma ou mais cores em todos os ambientes reforça a integração e dá a sensação de maior amplitude.

Decoração - Sala de Estar, Jantar e Cozinha - Tudo junto! 3Decoração - Sala de Estar, Jantar e Cozinha - Tudo junto! 4

Algumas vezes o estar é somente um sofá e o jantar uma pequena mesa. Neste caso, mais importante ainda o uso de móveis sob medida, a exploração de desníveis na parede, quantidade restrita de cores diferentes, uma boa iluminação.2 observações: Na 1a foto, o pendente sobre a mesa está abaixo do que deveria (coloque-o por volta de 80 a 90 cm do tampo) e na 2a foto o posicionamento da TV, próximo à área de jantar, ao meu ver, poderia ser repensado…

Decoração - Sala de Estar, Jantar e Cozinha - Tudo junto! 5

Decoração - Sala de Estar, Jantar e Cozinha - Tudo junto! 6

O piso único e preto na 1a foto não diminui o espaço: Há muita luz e muito branco para compensá-lo. Na 2a foto repare no  ladrilho hidráulico próximo à pia, protegendo o piso em madeira do restante do espaço.

Decoração - Sala de Estar, Jantar e Cozinha - Tudo junto! 7

Decoração - Sala de Estar, Jantar e Cozinha - Tudo junto! 8

Na 1a foto o balcão que separa a cozinha da sala serve como área de refeições e muitas vezes somente isso pode ser a área de jantar. Na 2a foto a ideia das prateleiras “criando” a área de estar a partir do balcão da cozinha é interessante.

 Decoração - Sala de Estar, Jantar e Cozinha - Tudo junto! 9

Decoração - Sala de Estar, Jantar e Cozinha - Tudo junto! 10

Nas 1a foto um espaço maior (que poucos tem), colocado aqui para mostrar como as cores podem integrar realmente os ambientes, criando continuidade.  Na 2a foto o balcão tem uma prateleira mais baixa que faz as vezes de mesa de jantar, permitindo o uso de cadeiras ou bancos baixos. Neste caso, a cozinha tem piso diferente da sala, mas o tapete repete a cor azul deste.

Decoração - Sala de Estar, Jantar e Cozinha - Tudo junto! 11

Decoração - Sala de Estar, Jantar e Cozinha - Tudo junto! 12

Na 1a foto, um bar com uma idéia que poderia ser usada para uma pequena cozinha, simplesmente deixando uma abertura no balcão que contorna todo o espaço.  Na 2a foto, outro ambiente onde a integração funciona em um espaço amplo.

Decoração - Sala de Estar, Jantar e Cozinha - Tudo junto! 13

Decoração - Sala de Estar, Jantar e Cozinha - Tudo junto! 14

Acima, 2 ambientes que tem em comum o piso diferente na cozinha. Na 1a foto a mesa de jantar encostada no balcão já é um clássico bastante funcional, quando há espaço para isso. É importante que haja um recuo no balcão para o espaço das pernas das pessoas ao sentar nos banquinhos, não esqueça disso!

Decoração - Sala de Estar, Jantar e Cozinha - Tudo junto! 15

Decoração - Sala de Estar, Jantar e Cozinha - Tudo junto! 16

Os 2 ambientes acima tem em comum as poucas cores usadas em todas as áreas. O 1o., devido ao uso da madeira em maior quantidade, dá uma sensação mais acolhedora. No 2o. ambiente parecem faltar cor e elementos decorativos, o que pode ser a intenção para criar um clima mais minimalista e aumentar a sensação de amplidão.

Fotos dos sites e blogs: Freshome, HomeSweetHome, IgDelas, IkeaFamilyLive, LesChosesDeMarie, LaLamp, OrangeDesign, EdsonLopes, MadeByGirl, CasaAbril, Veranda, AchadosdeDecoracao e MdeMulher

132 COMENTÁRIOS

  1. Meu quarto é aberto pra cozinha ..bem na frente fica a porta de entrada para a casa… a cozinha é junta com a sala e é grande mas o quarto é pequeno…. quem construí fez tudo errado… quero uma solução..preciso saber como fazer… e as dicas de vcs é ótima.. .

  2. Olá!
    Tenho uma sala conjugada jantar e estar.ela é de um tamanho médio. Preciso saber se posso colocar um lustre maior na sala de estar e um pendente sobre a mesa de jantar. Obrigada Lurdes

  3. Oi, Débora,
    Com madeira e amarelo na cozinha aberta para a sala eu colocaria o cinza, mas isso depende muito do seu gosto. A questão com paredes em roxo ou vinho é que dão a impressão de espaço menor, podem “brigar” com os amarelos da cozinha e vc terá que decorar pensando sempre em combinar tudo tbém com esta cor (seja o roxo ou vinho) que é bem forte.
    bjo
    Rosana

  4. Acabei de descobrir sua pagina,adorei as dicas,minha cozinha è americana junto com sala de estar e jantar os armarios sao madeira clara com amarelas,qual cor de parede ficaria melhor na sala,estou na duvida entre cinza,roxo ou vinho puxadp pro vermelho,ainda nao comprei os moveis do ambiente salas.obggg

  5. Oi, Josimar,
    É bem difícil lhe dar alguma coisa que realmente resolva o seu problema. Por exemplo: A posição de portas e janelas modifica tudo e eu não sei onde estão elas. Tbém não sei qual a disposição mais econômica se não sei onde estão as instalações de água, luz e gás. E não sei como esta área se comunica com o restante da casa. Então, não existe a possibilidade de lhe “dar” um projeto que resolva e seja o melhor para a sua situação específica, entende? Caso tenha interesse em um orçamento para um projeto que lhe atenda, escreva para [email protected] e mande a planta e fotos da casa e desta área. Talvez eu possa lhe ajudar, mas o que acho mais interessante para vc , se esta área não está ainda construída, é procurar um arquiteto e pedir um projeto, preferencialmente que ele veja o espaço e acompanhe a obra. Sua segurança e conforto valem o investimento, pode ter certeza!
    abs
    Rosana

  6. OI, Aline!
    Não é obrigatório que vc use o mesmo modelo ou cor. O que importa é que eles combinem entre si. E pode ser pelo estilo, modelo, material ou cor.
    Se vc gosta de preto/branco/vermelho, não vejo problema em colocar. Estas cores ficam bem juntas.
    bjo
    Rosana

  7. Bom dia!
    Minha cozinha e sala de jantar são conjugada separada pelo balcão, a sala de jantar tem 5 metros de comprimento por 3,5 de largura.
    Gostaria de saber se tenho que usar o mesmo modelo ou cor de lustre na bancada e na sala de jantar?
    A bancada é na cor preto são Gabriel, o azulejo é branco, os armários são preto/branco, gostaria de colocar luminárias vermelhas nos dois ambientes, o que vc sugere ?
    Grata!

  8. Oi, Neyde,
    Pode ficar, claro, mas tão importante qto ficar legal é ter uma boa funcionalidade. Há espaço para este balcão realmente ser usado? Atenção tbém com as alturas (veja aqui:https://www.simplesdecoracao.com.br/2017/02/mais-medidas-importantes-na-cozinha/#more-42484)
    Usar o mesmo revestimento é uma boa ideia.
    bjo
    Rosana

  9. Olá estou fazendo uma reforma na minha casa tenho área medindo 3.20 de largura e 6.00 de comprimento nessa área eu quero incluir cozinha sala de jantar e estar alguém poderia me da uma dica ou apresentar um projeto com essa mesma medida como modelo para mim desde já agradeço!

  10. OI, Luana!
    Realmente é difícil lhe ajudar pq não sei nada sobre o estilo de sua casa, cozinha, mesa de jantar… Mas posso lhe dizer que é interessante que o estilo dele tenha a ver com o restante da decoração, que ele tenha um tamanho, lâmpada e seja colocado a uma altura que permita iluminar a mesa totalmente e homogeneamente. Caso não seja possível com uma ló luminária, use mais que uma. Se tiver sensiblidade à luz direta, escolha luminárias que não iluminem em todas as direções, mas somente para baixo, para a mesa.
    Qto à cor, vc pode escolher uma que chame a atenção, mas que combine com as cores já existentes no ambiente ou pode preferir uma cor neutra e que não chame tanto a atenção. Também pode usar luminárias em cores metálicas e, neste caso, escolha uma metal que combine com a decoração do restante do ambiente . Caso se decida por luminárias com cristais, só faça isso se tiver a ver com a decoração da sua casa tbém.
    bjo
    Rosana

  11. A minha sala de TV é conjugada com a cozinha eu queria colocar um balcão com 2 bancos.será que vai ficar legal? Ah, e vou usar o mesmo revestimento retrô que usei acima da pia.

  12. Gislene,
    Se a cozinha não tem boa exaustão (uma boa coifa com saída para fora de casa) e se, pior, vc faz muita coisa com gordura, vai ter problemas com qualquer cortina ou persiana pois elas vão se entranhar de pó misturado com gordura. As persianas são as melhores soluções, mas boas persianas e limpeza de boas persianas não são baratas tbém. Então, tbém invista em boa exaustão, até pq toda a limpeza da sua casa e nao só as persianas vão acumular gordura e pó.
    bjo
    Rosana

  13. Gostaria de saber qual melhor tipo de cortina ou modelo para colocar em uma sala de jantar conjugada com cozinha?

  14. Oi, Daniel,
    Não é usual, mas o q vc deve pensar é se será funcional. Vai dar para se esparramar no sofá e ver tv sem ser incomodado com pessoas passando ou jantando? Vai ser possível ver tv sem ficar com o pescoço virado muito tempo para o lado ? O jantar vai ser prazeroso com a tv ao lado da mesa?
    E a iluminação ? Vai atrapalhar ver a tv ?
    Pense e teste isso.
    abs
    Rosana

  15. Boa noite,

    Minha sala de estar e jantar são no mesmo ambiente. Pensei em colocar a TV na parede em frente a mesa de jantar ao invés de colocar na sala de estar. Acha q ficaria bacana?

  16. Oi, Maria,
    Elas precisam ser harmônicas. Não necessariamente vc precisa ter o azul turquesa na área de jantar tbém, já que me parece que esta poltrona vai ser um ponto focal na sua sala, pois o restante tem cor neutra. Acredito que qualquer das cores que sugeriu podem ficar bem para as cadeiras, mas eu usaria o cinza ou o bege, para maior leveza.
    Abs
    Rosana

  17. Boa noite, minha sala de estar é conjugada com a de jantar ,meu sofá é cinza ,o rack é branco,vou colocar uma poltrona azul turquesa ,minha sala de jantar precisa combinar com a de estar?Qual a cor de cadeira fica melhor preto,bege ou cinza?Outra coisa,minha sala de jantar tem um papel de parede arabesco cinza com prata,e minha mesa vai ficar do outro lado encostado na parede.

  18. Oi, Bruna,
    Qdo vc tem um ambiente integrado, tem mais sentido que não haja divisão entre eles. Quer dizer, se vc colocar um piso em um e outro piso em outro vc acaba criando uma divisão, entende? Então , para manter a sensação de um só ambiente é mais interessante ter o mesmo piso. Mas se vc quiser ter pisos diferentes, não há problema, é sua a escolha. Mas piso branco na cozinha dá um trabalho… Já pensou nisso? Além disso, branco e bege juntos talvez pareça que um é meio “sujo” entende? Sugiro que vc use o bege em tudo.
    bjo
    Rosana

  19. Quero saber se posso ou não colocar o mesmo piso na cozinha e na sala?
    Fiz uma cozinha americana não tenho parede nenhum na sala pra cozinha estou em dúvida se posso colocar piso diferente ou por o mesmo, não estou encontrando um site que tire essa dúvida, vai ficar estranho se colocar um piso branco na cozinha e um piso bege na sala ? E tenho que dividir com soleira?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui