Selecionei 10 áreas de jantar charmosas em ambientes pequenos ou nem tão pequenos assim, mas com soluções compactas, que podem ser adaptadas a ambientes menores.

limaonagua 02-sala-jantar-apartamento-pequeno

Quadrada, no canto da sala, perto da janela, usando bancos presos às paredes. Vantagem: Ocupação poderosa do espaço. As desvantagens: Dificuldade de acesso à janela, desconforto na movimentação para quem está nos bancos. Mesmo assim, para quem recebe muita gente para o  pouco espaço de jantar pode ser uma ótima solução.

letsdecor apartamento_rj_carol_buffara_10

Uma mesa linda, com apoio central que facilita que as cadeiras, quando não usadas, ocupem menos espaço. O clássico espelho na parede lateral que aprofunda o espaço na verdade não está tão perto assim da mesa (repare na cadeira) e tem uma prateleira de vidro em toda sua extensão – Em ambientes pequenos deve-se assegurar que a cadeira da cabeceira da mesa esteja em distância segura do espelho OU não usá-la OU encostar a mesa na parede.

jurnaldedesigninterior Loft_masculin_cu_accente_industriale__4

Um ambiente só para cozinha, estar e jantar. Uma meia parede no centro embute a  lareira em um lado e a tv no outro (uma solução ótima e linda, mas cara e que precisa de uma instalação que não permita que o calor gerado pela lareira danifique a tv).

jurnaldedesigninterior Amenajarecamere3

Gostei muito da leveza desta mesa e de suas linhas (assim como a das bem escolhidas cadeiras) que combinam com o desenho diferenciado da estante que ocupa toda a parede lateral.

japanesetrash 7-interiors-dustjacket

No cantinho não tão pequeno,  esta área de jantar pode ser feita em áreas menores (é só diminuir seu tamanho). A faixa de espelho que dá a volta em todo espaço diminui a sensação de estar em um “quadradinho” .

westwingSalaAlmoco958x815

Um ambiente bem anos 60 para os saudosistas de bom gosto, esta área tem espaços para guardar objetos nas laterais do banco e, dependendo do espaço que se possua, tbém podem existir armários acima, com portas espelhadas; As cadeiras compõem perfeitamente com a mesa redonda com pé central.

vidaeestiloterraespaco3menor

Em um espaço recortado, abaixo da escada a cozinha foi projetada e ainda se conseguiu espaço para a mesa redonda com cadeiras de design (lindas, mas que eu acho que ocupam muito do pequeno espaço, atrapalhando a circulação). A luminária é perfeita para a mesa.

vanessapatricioDOTCOMIMG_08001

Do site da Vanessa Patrício, um apartamento pequeno (aí você vê a área de jantar, um office, a cozinha e a área de estar) onde o fogão está em uma ilha, com os assentos em volta. Ótimo para quem não tem filhos e usa pouco a cozinha – sem frituras!

uolmulher sala-pequena-requintada2

Bastante usual, esta mesa encostada à parede tem alguns diferenciais: O nicho espelhado acentua o efeito do lustre (perfeito em tamanho para o local) que faz contraste com sua leveza, com o aspecto mais bruto da mesa. Repare nas cores de todos os elementos: Uma combinação perfeita!

thedesignfilesrosa

Gostei destes modelos de mesa e cadeiras, que me lembram casas da minha infância… Repare no móvel abaixo da janela, que vai até o balcão para a cozinha.

Fotos dos sites e blogs: thedesignfiles, uolmulher , vanessapatricio, vidaeestiloterra, westwing, japanesetrash, jurnaldedesigninterior e letsdecor

4 COMENTÁRIOS

  1. Oi, Fernanda!
    Nossa ! Uma lareira na sala de jantar é um luxo! Sendo instalada por bons profissionais de forma segura não há qquer problema. E não vejo como influenciar na qualidade do alimento que está sendo servido.
    abs
    Rosana

  2. Oi, Vera!
    Eu já fiz mudanças assim e sei que é muito difícil. Muitas vezes temos que abrir mão de um item que gostamos para viver com mais espaço e conforto no novo ambiente. Pense nisso.
    beijos e obrigada!
    Rosana

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui