Simples Decoração - Porque o bom é simples

Sala Sala de Estar Sala de Jantar

24 salas-corredor – Pequenas e estreitas

Nos novos apertamentos, como já falei por aqui, além das cozinhas-corredor, temos as salas-corredor – isso quando o apartamento inteiro não é um corredor. Sinal dos tempos modernos em que os que vivem mais fora de casa a usam como um local para dormir perto do trabalho – suportar o trânsito é realmente estressante, ter condições para uma casa maior é difícil e muitos realmente veem vantagens em apartamentos pequenos… cada vez mais.

Mas, questões urbanísticas e econômicas de lado, vamos ver estas 24 salas que selecionei para inspirar você a decorar a sua. Ela pode ser pequena, mínima, corredor, enfim… mas é sua e deve ser funcional e bonita! 

salacorredor7

(Fotos: Acima: RevistaCasaeJardim – Estudio bra – Sala com revestimento de ripas de concreto; Abaixo: Projeto Tria Arquitetura)

A simplicidade do ambiente com tendências minimalistas cai muito bem em ambientes pequenos como estas salas. O essencial e quase mais nada torna os ambientes mais amplos aos olhos. Na foto superior, as cores claras e a leveza nos itens de decoração características do estilo escandinavo. Na foto abaixo, o painel azul que reveste toda a parede ainda tem discretas linhas verticais que ajudam a ampliar visualmente tbém o pé direito. 

salacorredor8

(Fotos: jeitodecasa – Projeto Tetriz Arquitetura e achadosdedecoracao)

Foto acima: Preto e branco é infalível para criar um ambiente sofisticado, mesmo que simples. O painel em preto na TV garante maior conforto visual e o móvel abaixo desta é leve, bonito e funcional. Mesinhas bem pequenas poderiam facilmente ser colocadas para apoio ao sofá.  Na foto inferior, achei interessante o cantinho abaixo da janela para o office. E veja que, para quem não abre mão da tv, ela poderia estar na parede à frente do sofá. 

salacorredor1

(Fotos:Acima: Projeto de Renato Andrade e Erika Mello; Abaixo: Perfeita Ordem)

Novamente a parcimônia nos objetos e móveis, assim como as cores claras, funcionam muito bem. Na foto superior, o clima é mais sofisticado, com iluminação embutida e revestimento em 3D, mas permanece discreto. Observe a altura das TVs nos 2 projetos: É importante que a TV esteja na linha dos olhos de quem está sentado como já falamos aqui. 

salacorredor2

(Fotos: Acima: Projeto Pietro Terlizzi; Abaixo: CasaAbril)

Na foto superior uma sala que nem é estreita ou pequena assim, mas que coloquei pq tem ideias interessantes para salas com esta configuração: A parede em cor viva e quente se “aproxima” e é ótima para ambientes muito estreitos, pois dá a impressão de que eles são mais “quadrados” ou “largos”. A pegada industrial está bastante presente. Na foto inferior, novamente o contraste claro/escuro bem equilibrado, acrescido de uma iluminação trabalhada e bem feita sofistica o ambiente. Veja o detalhes do painel com um lado quadriculado (que parecem ser pastilhas cerâmicas)

salacorredor5

(Fotos: Superior: Tua casa; Inferior: homify)

Na foto superior 2 detalhes interessantes: O espelho acima do sofá, que “amplia” o espaço sem atrapalhar nada. E o painel de vidro transparente deixando ver a sala com um textura bem iluminada pelos spots laterais. Na foto inferior um detalhe bonito e funcional: A tv recuada no painel ajuda a diminuir a incidência de luz sobre a tela, o que melhora o conforto visual. 

salacorredor9

(Fotos: Projeto Pietro Terlizzi e, abaixo, aptodecoradopequeno)

O cimento queimado muito bem acompanhado pela madeira e o couro, finalizando com o móvel em preto e o tapete. Simplicidade perfeita para uma sala para quem gosta de uma bela decoração “masculina”. Na segunda foto achei interessante o espaço usado para um office e ainda apoio para o sofá. Bem pensado para este espaço. Repara na prateleira seguindo até a sala.

salacorredor3

(Fotos: asarquitetas  e jeitodecasa)

As mesinhas que senti falta em fotos anteriores poderia ser como a que vc vê na foto superior. Pequenina e muito boa para quem gosta de um lanchinho vendo tv, por exemplo.  O móvel fechado e comprido é bom quando vc quer guardar coisas que não precisam ser vistas e ainda esconde um puff grande, viu ? Na sala inferior o que acho interessante é o móvel ao lado do sofá. Uma ótima ideia quando vc tem um espacinho sobrando e que não dá uma mesinha.

salacorredor6

(Fotos:studioecasa e  minhacasaminhacara)

2 estilos bem diferentes: Um clássico neutro e mais formal e outro bem despojado. Só para mostrar que por menor que seja um ambiente podemos criar o clima que quisermos de acordo com nossa personalidade e gosto. Em uma sala estreita e comprida pode parecer que não há nada a fazer além de um sofá de um lado e a TV de outro…Mas a criatividade é infinita!

salacorredor10

(Fotos: habitilissimo e revistacasaejardim)

Algumas vezes as pessoas abrem o quarto ao lado da sala corredor, como na foto superior. Tenho a impressão que quando decidem fazer 2 espaços de estar talvez no dia-a-dia e dependendo dos hábitos dos moradores, isso não funcione muito bem para uso simultâneo. Se vc tiver feito isso em sua casa, comente aí se funciona bem para você? Na sala da foto inferior o que me chamou mais atenção foi, na verdade, a solução para a mesa de jantar, com um banco em l. Uma ideia bem diferente que parecer ter resolvido a circulação e trazido mais assentos para a mesa. 

salacorredor4

(Fotos: tuacasa e casaabril)

Painéis de madeira – acredito q  MDF na segunda – nas 2 fotos. Solução já consagrada e que funciona mesmo bem. Na foto superior o espelho nas laterais torna a pesada madeira mais “leve” visualmente. Veja tbém que a persiana tipo painel ajuda na leveza do conjunto. 

salacorredor11

(fotos: jeitodecasa e limaonagua)

Os detalhes interessantes destas fotos: O sofá em L é possível – se não houver varanda e vc não se importar com a maior dificuldade para acesso à janela – e veja um simples e leve aparador abaixo da tv no lugar de um móvel. Coisa para quem não tem nada para guardar, é claro. 

salacorredor12

(Fotos: MaríliaVeigaInteriores e casadosoutros)

Mais 2 salas pequenas, simples, funcionais e bonitas. O bege com a madeira em tom mel é bem clássico, uma combinação perfeita, assim como o bege com azul.  Essas cores criam ambientes tranquilos e aconchegantes. Pode investir sem medo de errar se vc não é de ousar nas cores. 

E não se esqueça!

1) Acesse tbém nosso FacebookPinterest ,  Instagram  e YouTube. Em cada um temos conteúdos diferentes!

2) Caso tenha interesse em um projeto ou  consultoria para sua casa, apartamento ou ambiente escreva para [email protected] , fale sobre o seu problema e envie foto(s) dos ambiente(s) na luz do dia. Nós realizamos consultoria específica e também projetos completos sempre respeitando o seu gosto, orçamento e necessidades.

Posts relacionados

Comentários:

Deixe o seu comentário!