O que você pode fazer para diminuir este problema?

Hoje resolvi escrever sobre um assunto que muita gente se pergunta, especialmente quando estamos no período das chuvas fortes e ventania: Por que tantas árvores caem?

Por que tantas árvores caem?

Por que tantas árvores caem?

(foto:organicsnewsbrasil)

Este é um tema muito sério, tão sério quanto a escolha da árvore (espécie) a ser plantada, que aliás, já abordamos aqui.

Quando uma árvore cai não é apenas uma árvore que morre, mas morrem também os diversos benefícios que ela produz por décadas e os micro-organismos que ali viviam, afastando ainda pássaros e destruindo ninhos. Muito grave também é fato de que a queda de uma árvore pode ceifar vidas humanas, então é uma questão séria de segurança.

portalcbncampinas Árvore-Caída

(foto:portalcbncampinas)

Eu já me deparei com uma situação assustadora há não muito tempo. Estava dirigindo por uma avenida arborizada e de repente um galho enorme se rompeu e por um triz não caiu em cima do meu carro. Foi por muito pouco mesmo, mas consegui frear a tempo e no momento não havia nenhum carro atrás de mim. Não era um galho qualquer, era bem grosso e comprido o suficiente para fechar a rua toda. Se tivesse caído sobre o carro poderia sim ferir ou matar.

diariodaregiao cidades_Árvore02

(Foto:diariodaregiao )

Para cair ou quebrar uma árvore não precisa estar com a aparência fragilizada, nem seca, muito menos com aparência de morta. Muitas vezes está frondosa, com folhas verdinhas, com flores e com frutos.

Então, Por que tantas árvores caem ? 

Vamos a alguns fatores e como evitar desastres:

incansaveis culpa não é da árvore

(arte do blog: incansaveis )

A) Força do vento. Quanto a isso não há muito o que fazer. Mesmo árvores saudáveis podem ser arrancadas dependendo da força do vento, imagine então, as que não estão em boas condições.

B) As chuvas também deixam as copas mais pesadas por causa da absorção de água e o peso pode quebrar a base. Imagine que sob ventos com mais de 76 Km/h uma árvore que pese cerca de 20 toneladas, terá seu peso quintuplicado. A queda será favorecida se houver troncos ocos, envergados e copa desequilibrada. O excesso de chuvas prolongadas também rouba nutrientes importantes (lixiviação).

folhasegenteDSC00635

(foto: folhasegente)

C) Podas mal feitas, assimétricas (muito comuns) por causa da fiação são um grande risco para a quebra de grandes galhos e da própria base. A copa não pode ficar desbalanceada e nem deformada.

D) Excesso de umidade e calor favorecem a proliferação de fungos que podem penetrar no interior da madeira causando deterioração rápida e deixando-as fragilizadas. Qualquer tipo de praga deve ser controlado imediatamente.

amigosdoparquecentral DSC00985

(foto:amigosdoparquecentral )

E) Árvores que tem as raízes sufocadas pelo cimento das calçadas e pelo asfalto ficam mais suscetíveis a danos. Já falamos sobre isso no Post citado acima.

F) Árvores em centros urbanos tem seu processo de envelhecimento acelerado devido a poluição, vibração de veículos nas ruas, falta de cuidados no plantio e escolha de espécies inadequadas para o clima, excesso de iluminação noturna, barulho e falta de adubação.

diariodaregiao cidades_ArteÁrvore

(arte: diariodaregiao)

G) Com o solo compactado as raízes novas morrem e as superficiais afloram e engrossam destruindo calçadas e nunca encontrando firmeza. Quando for plantar uma árvore, plante da forma correta; não economize nesse momento. Busque orientação de profissionais e não do “Zé das Couves”.

IMPORTANTE:

Observe as árvores, olhe para cima. Se notar que há risco de queda, galhos altos quebrados e pendurados, copa desequilibrada, notifique a Defesa Civil ou a Prefeitura da sua cidade. Você estará ajudando a impedir tragédias. Pense nisso.

Devemos nos interessar pelo assunto antes das tragédias; por refletir que a árvores são seres vivos e merecem cuidados assim como nós; que elas também são vítimas do ambiente degradado.

correiodoestado poda-rua-pernambuco-vr

(foto:correiodoestado )

Por ser paisagista tenho me interessado em saber mais sobre elas ao longo do tempo e não apenas sobre espécies ornamentais de porte pequeno e médio, então faço cursos, aprendo com os mestres como o Raul Cânovas, Harri Lorenzi e tantos outros que compartilham seus conhecimentos e estudos. Quando profissionais de diversas formações como agrônomos, biólogos, engenheiros florestais e paisagistas compartilham seus conhecimentos e experiências, todos ganham, inclusive as maravilhosas árvores.

Árvores são muito fáceis de cuidar, mas precisam sim de cuidados, jamais esqueça disso.

Veja mais em:

É possível prever a queda de uma árvore? 

Rajada de vento com chuva derruba árvores e danifica casas

A culpa não é das árvores 

Marcia Nassrallah

Studio MS Design de Interiores e Paisagismo

design de interiores – paisagismo – visual merchandising – mktdigital – ergonomia

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui