Simples Decoração - Porque o bom é simples

Conceitos

Cores na Decoração (7) – Roxo/Lilás

Continuando nossa viagem pelas cores, que começou no post Cores na Decoração (1) , As cores na decoração (2)  falei sobre os esquemas de cores,  e depois falei sobre o BRANCO E O AZUL , AMARELO  , VERDE   e VERMELHO

vou falar hoje sobre não uma cor, mas uma família que tem muitos nomes: Do lilás mais clarinho até o roxo mais fechado.

Estas cores são elaboradas pela  combinação de 2 outras – VERMELHO e AZUL que,  dependendo da quantidade de cada uma  na combinação e da quantidade de cinza (atenuação), produz sensações tão diferenciadas que acho muito rico falar de todas juntas. Vejam abaixo: As cores sobre as quais estamos falando são o grupo formado pelas 3 colunas centrais deste semi-círculo:

Quanto mais para a esquerda, mais vermelho há na mistura VERMELHO + AZUL e quanto mais para a direita, mais azul. Quanto mais para fora do semi-círculo, mais atenuada (e clara) é a cor.

Perceba que quanto mais escura , mais a cor é “masculina“, forte, quanto mais clara, mais é “feminina“, delicada. Vejam como ela é versátil neste aspecto, coisa que não acho tão pronunciada com as outras cores (compare no círculo completo ao lado). Acredito que isso se deve à riqueza desta combinação de vermelho e azul, que são 2 cores que trazem sensações bem diferentes e contrárias (sangue, paixão x paz, tranquilidade, amor sereno)..  Ou estou viajando demais?!?

Por isso essa família pode ser usada em todos os ambientes, com ótimo efeito. É só mudar a atenuação e, muitas vezes, usar o branco para não pesar no ambiente. Não é legal? (Eu adoro estas cores, precisa falar ?). Então, vamos aos exemplos:

Dos sites e blogs: guia do bebe, studio1, coral (no twitpic), casaabril, coastalliving, dominomag, nestinteriordesign e idealhomemagazine

Após ver as fotos, veja o que falo sobre o MARROM.

guiadobebe37Lilás quase branco, ótimo para quartos de bebê, traz tranquilidade, suavidade.

studio1blogcriancaLilás mais forte, mas ainda “feminino”, quase rosa. Muitas adolescentes gostam desta cor nos seus quartos.

coralnotwitpicDOTcomUm lilás agora puxando para o azul, ótimo para um quarto de casal, tem um quê de tranquilidade com alguma sensualidade

quartocasaabrilAgora um tom mais fechado, indo para o roxo, tbém ótimo para quartos de adolescentes e adultos que gostam de ousar

costallivingsalaAqui o roxo bem escuro e fechado leva uma certa austeridade para a sala, que fica mais “masculina”, séria. Pode ser usado em um quarto de menino adolescente, por exemplo.

dominomag4Uma sala com o mesmo tom de lilás da 3a foto acima, “feminina”, delicada, mas sensual.

nestinteriordesignsala1Aqui um tom forte, chamativo, sensualíssimo e nada delicado

idealhomemagazinedotcodotuk1Um tom mais atenuado.Vejam que não passa a sensação de sensualidade, é mais sério e clássico.

Vejamos agora o Marrom 

e não deixem de ver as postagens anteriores: Cores na Decoração (1) , As cores na decoração (2) , o BRANCO E O AZUL , AMARELO  , VERDE   e VERMELHO

Posts relacionados

Comentários:

Filipa · 03 de julho de 2010 às 04:59

Bom dia , gostaria de saber se me podia ajudar numa coisa , em breve estou-me mudando para um apartamento novo no qual a sala e pequena o meu sofá e roxo e preto e os moveis pretos eu gostaria de pintar uma parede da sala de uma cor e as restantes de branco , que cor ficaria bem ?
Desde já obrigada
Claudia

Responder

Rosana Silva · 03 de julho de 2010 às 08:58

Oi, Filipa,
Com preto e roxo e sala pequena, sugiro que a cor seja clara. Sugiro um cinza off white ou azul ou verde, mas claros e acinzentados (não use cor viva demais).
abs
ROsana

Aline · 03 de julho de 2010 às 11:40

Oi
Minha sala tem uma parede de cor roxa, e as outras brancas, tenho que compras os móveis e estou na duvida de cor, para o sofá, que cor vc me indica?

Responder

Rosana Silva · 03 de julho de 2010 às 20:03

Aline,
Não sei a cor do piso, outros móveis, tapete, cortina…o que dificulta, mas: Se o sofá vai ficar na parede roxa, para haver contraste é melhor que ele tenha uma cor em tom claro, que dizer: Marrom médio a claro, bege, cinza médio a claro (q eu gosto muito com roxo)… enfim. Já se ele vai ficar em parede branca, eu escolheria uma cor mais escura, para equilibrar com a parede roxa na frente, entende ? Sempre sugiro que o sofá tenha uma cor neutra como as que falei acima, pois fica mais fácil decorar o restante. Se vc comprar um sofá amarelo, por exemplo (que tem um contraste forte com roxo e fica bonito. Bom para quem não tem medo de cor), fica bonito, mas vc vai ter que se preocupar em não exagerar com muitas cores diferentes no restante do ambiente. Se quiser ousar com um sofá amarelo, use nos detalhes variações de azul, lilás, até vermelho..
bjo
ROsana

Aline · 03 de julho de 2010 às 11:11

Obrigada Rosana,gostei da suas dicas.!!

Responder

Marlene De Paula · 03 de julho de 2010 às 10:45

Fico admirada com a capacidade do ser humano de criar, ter as ideias de combinar as cores e ficar show. Amo a cor lilas fica suave para pinturas de parede de quartos.

Responder

Nidia · 03 de julho de 2010 às 20:37

Tenho uma parede do quarto da minha bebê da cor orquídea é um lilás forte, posso comprar os móveis com um tom de lilas mais fraco?

Responder

Rosana Silva · 03 de julho de 2010 às 21:24

Oi ,Nídia!
Eu acho que vai ficar muito lilás … E se daqui a pouco vc cansar do lilás forte ? Eu preferiria móveis em madeira de média a clara, bege ou branco pq vão ficar bonitos e mais contrastantes e daqui a pouco vc pode mudar a cor da parede e os móveis vão continuar combinando com o que vc desejar.
bjo
ro

Nivia · 03 de julho de 2010 às 20:38

Queria decorar meu quarto…tenho uma nessa de computador cinza com preta e um guarda roupa na mesma cor… Alguém pode me ajudar como devo proceder.

Responder

Rosana Silva · 03 de julho de 2010 às 13:46

Oi, Nívia!
Eu atendo dúvidas específicas por e-mail. E seu texto não me deixa claro qual é o problema ou se vc deseja um projeto para o quarto. Caso seja isso, envie um e-mail para rosana@simplesdecoracao.com.br com fotos e planta do quarto para que eu possa orçar, ok ?
bjo
ROsana

Deixe o seu comentário!