Conceitos

Cores na Decoração (7) – Roxo/Lilás

Continuando nossa viagem pelas cores, que começou no post Cores na Decoração (1) , vou falar hoje sobre não uma cor, mas uma família que tem muitos nomes: Do lilás mais clarinho até o roxo mais fechado.

Estas cores são elaboradas pela  combinação de 2 outras – VERMELHO e AZUL que,  dependendo da quantidade de cada uma  na combinação e da quantidade de cinza (atenuação), produz sensações tão diferenciadas que acho muito rico falar de todas juntas. Vejam abaixo: As cores sobre as quais estamos falando são o grupo formado pelas 3 colunas centrais deste semi-círculo:

Quanto mais para a esquerda, mais vermelho há na mistura VERMELHO + AZUL e quanto mais para a direita, mais azul. Quanto mais para fora do semi-círculo, mais atenuada (e clara) é a cor.

Perceba que quanto mais escura , mais a cor é “masculina“, forte, quanto mais clara, mais é “feminina“, delicada. Vejam como ela é versátil neste aspecto, coisa que não acho tão pronunciada com as outras cores (compare no círculo completo ao lado). Acredito que isso se deve à riqueza desta combinação de vermelho e azul, que são 2 cores que trazem sensações bem diferentes e contrárias (sangue, paixão x paz, tranquilidade, amor sereno)..  Ou estou viajando demais?!?

Por isso essa família pode ser usada em todos os ambientes, com ótimo efeito. É só mudar a atenuação e, muitas vezes, usar o branco para não pesar no ambiente. Não é legal? (Eu adoro estas cores, precisa falar ?). Então, vamos aos exemplos:

Dos sites e blogs: guia do bebe, studio1, coral (no twitpic), casaabril, coastalliving, dominomag, nestinteriordesign e idealhomemagazine

Após ver as fotos, veja o que falo sobre o MARROM.

Lilás quase branco, ótimo para quartos de bebê, traz tranquilidade, suavidade.

Lilás mais forte, mas ainda “feminino”, quase rosa. Muitas adolescentes gostam desta cor nos seus quartos.

Um lilás agora puxando para o azul, ótimo para um quarto de casal, tem um quê de tranquilidade com alguma sensualidade

Agora um tom mais fechado, indo para o roxo, tbém ótimo para quartos de adolescentes e adultos que gostam de ousar

Aqui o roxo bem escuro e fechado leva uma certa austeridade para a sala, que fica mais “masculina”, séria. Pode ser usado em um quarto de menino adolescente, por exemplo.

Uma sala com o mesmo tom de lilás da 3a foto acima, “feminina”, delicada, mas sensual.

Aqui um tom forte, chamativo, sensualíssimo e nada delicado

Um tom mais atenuado.Vejam que não passa a sensação de sensualidade, é mais sério e clássico.

  • Imprimir

Posts relacionados

Comentários:

Ual · 03 de julho de 2010 às 20:56

Nossa já está no 7! Ontem a noite estava lendo o 1 novamente para entender um pouquinho mais, antes de sair em busca de panos para fazer minhas almofadas.
Hoje, enquanto batia perna na 25ª avenida em busca dos tais panos (ou das almofadas prontas) só pensava na minha paleta de cores… hehehe parece piada.
Gosto do seu blog.
Bjs.

Responder

rosanafe · 03 de julho de 2010 às 14:58

Puxa, Obrigada!
bjo
Ro

Vero Kraemer · 03 de julho de 2010 às 21:25

Rô, eu sou suspeitíssima pois amo lilás de tudo que é jeito. Amei as fotos, os ambientes e suas percepções sobre tudo.
Beijosssssssssssss e um lindo domingo pra ti
Vero:)

Responder

rosanafe · 03 de julho de 2010 às 14:59

Brigada,Vero menina!!!

Simone · 03 de julho de 2010 às 11:28

Rosana, qual sua opinião sobre as novas texturas da Sulvinil, em especial a camurça, marmorizada e linho? Vc acha que são boas alternativas para salas de jantar? Abraço, Simone

Responder

rosanafe · 03 de julho de 2010 às 13:57

Simone,
Eu as acho lindas, principalment a linho, mas ainda não tive oportunidade de usar. Caso opte por elas preocupe-se com o profissional. Ele deve saber como aplicá-las.
bjos
RO

Felippe Fidelis · 03 de julho de 2010 às 10:18

Rô, tudo bem?

Eu e minha noiva estamos nesse processo gostosíssimo de decorar a nossa casa para o nosso casamento que acontecerá dentro em breve.
Temos uma sala pequena de 3,25×3,75 com piso em porcelanato branco e compramos as seguintes coisas para ela, um sofá em linhas retas de suede cinza, duas poltronas orbitais brancas, uma mesa de centro e uma de canto em laca preta, um rack em laca branca e uma luminária de chão lindíssima.
Escolhemos para a parede de trás do sofá um roxo da suvinil o R094, que é muito bonito, porém estamos da na dúvida de que cor colocar no resto da sala, cor essa que se estenderá por um corredor e um home-office (com uma parede amarela), pensamos em um argila, algum tom de cinza ou beje.
O que acha? Alguma sugestão?

Bjs!

Responder

rosanafe · 03 de julho de 2010 às 20:34

OI, FELIPPE!
Tudo bem , sim!
Parabéns e curta muito este processo, viu?
Gostei dos elementos que vcs compraram: cinza, branco, preto e roxo na parede (bem fechado por sinal). Então, acredito que um off white ia bem. O branco fica muito “chapado”. E acho que vc pensa como eu. Então, como existe amarelo tbém, acho que uma cor que ficaria bem e evitaria escurecer seria alguma das seguintes: Suvinil B172 ou B165 ou o B154. Escolha!
bjos e FELICIDADES!
ro

Felippe Fidelis · 03 de julho de 2010 às 17:16

Oi Rô, tudo bem?

Mega obrigado pelas sugestões de cores, haviamos pensado em algo do tipo mesmo.
Eu e minha noiva ficamos muito felizes por ouvir de alguém que conhece que fizemos boas compras (apesar de não ver os móveis)!

Agora é esperar a casa esvaziar e começar a pintar, como moramos no RJ, escolheremos para o teto um spirit branco (ventilador) porque não aparece muito, já que o teto é branco, e vamos combinar né, ventilador não combina com nada, eu acho.

Assim que tudo estiver pronto envio fotos pra você.
Agora estamos pensando na cor do tapete e cortinas e é claro, dar uma vida a parede roxa (fechado) com um quadro bem bacana.

Abraços!

Responder

rosanafe · 03 de julho de 2010 às 18:55

Oi, FELIPPE!
Não vi mas entendi!
A idéia do ventilador está correta tbém. Uma sugestão: Entre no site da Suvinil ou da Coral os 2 tem simuladores de ambientes e vc poderá ficar brincando com as cores lá.
Outra: Tente que o quadro tenha as cores da sala. E pense em verde para tapetes ou cortinas e almofadas.
bjos
RO

Allan · 03 de julho de 2010 às 11:46

Bom dia…eu e minha esposa estamos com uma dúvida: Nosso tapete da sala é roxo, o raque é de madeira escura com branco, não temos sofá ainda,á principio adquirimos 2 puf’s, um branco e um preto mas agora gostaríamos de estar substituindo-os por duas poltronas,dessas de estilo de fibra, ou palha, não sei bem como chama, mas o fato é que gostaríamos de uma dica em relação a cor, se manteremos as cores branco e preto, se optamos por uma das duas, ou se de repente um “palha” mais escuro ou claro seria a melhor opção.
Lembrando que a sala não é grande, e que possui alguns detalhes como porta-retratos e adesivos de parerde com detalhes da cor do tapete.
Desde já agradeço a ajuda

abraços

Allan Vitiello.

Responder

rosanafe · 03 de julho de 2010 às 19:46

OI, ALLAN!
Acredito que as 2 poltronas em fibra em uma cor palha médio ou claro seja melhor opção que os puffs em branco e preto. O roxo fica muito bem com caramelo (ou dourado), creme,cinza médio (estas cores dão um ar mais sofisticado), rosa, azul, amarelo (estas cores dão um ar mais jovem e vibrante). Vc pode colocar uma destas cores mais vibrantes em pequenos elementos, como almofadas, por exemplo, e usar as cores mais leves para as maiores áreas, como paredes.
Se a sala não é grande, sugiro tons claros, já que o tapete é roxo e o rack é de madeira escura.
Abs
Rosana

Emily · 03 de julho de 2010 às 17:12

Ola Rosafe tudo bem?Tenho 14 anos e eu quero pintar meu quarto de roxo ou lilas, e queria saber qual ficaria melhor…Beijos

Responder

rosanafe · 03 de julho de 2010 às 20:59

OI, EMILY!
A cor que vc deve pintar depende do seu gosto, do tamanho do quarto e se ele é bem iluminado pela luz natural. Se ele não for muito pequeno nem escuro, vc pode colocar tons mais fortes. Se ele for pequeno ou escuro, coloque tons mais claros. E vc poderia fazer uma parede em um tom mais forte roxo ou lilás mais forte e as outras em um lilás bem mais claro. Coloque objetos em vermelho, azul turquesa e branco. Se os móveis forem claros ou brancos é melhor, pois ilumina mais o quarto e faz as cores aparecerem mais.
Espero que seu quarto fique lindo!
bjos
Ro

Emily · 03 de julho de 2010 às 08:21

ola Rosana meu quarto é médio e claro,eu gosto muito de roxo e lilas e eu queria saber a sua opinião qual das duas cores fica melhor.
Beijoos

Responder

rosanafe · 03 de julho de 2010 às 10:12

Oi, Emily,
Respondi a vc por e-mail, ok ?
bjos
RO

rosanafe · 03 de julho de 2010 às 10:16

EMILY,
Respondi a vc no dia 7 e agora lhe mandei uma mensagem por e-mail mas retornou erro. Pf, me informe outro mail válido.
bjo
RO

Emily · 03 de julho de 2010 às 08:29

posso confiar em voce, e passar o meu orkut?
beijos

Responder

rosanafe · 03 de julho de 2010 às 10:50

Oi, Emily!
Vc pode mandar um e-mail para rosana@simplesdecoracao.com.br. Prefiro que vc me envie o seu e-mail. Outra coisa: Aqui mesmo, se vc me informar o seu e-mail correto (no lugar onde pede o e-mail) não vai aparecer pra ninguém, só para mim, ok ?
bjos
RO

Mone · 03 de julho de 2010 às 10:36

Ola!
Adorei o site, muito interessante as materias. Gostaria de receber uma sugestão de cor lilas puxando para azul para quarto de casal.
Grata.
bjo

Responder

rosanafe · 03 de julho de 2010 às 20:23

OI, MONE!
Olha tem tanta cor bonita azul puxando prá lilás que fica difícil, mas aí vai: Veja no simulador da suvinil: http://www.suvinil.com.br/SimuladorV2/ as cores D085 (sossego noturno) C343 (Sofia) e H023 (àgua de cheiro).
bjos
RO

lays kelly fernandes freire · 03 de julho de 2010 às 16:00

adorei eu queria que mandassem modelos de quartos femininos no meu email beijos assi lays kelly fernandes freire

Responder

rosanafe · 03 de julho de 2010 às 20:35

Oi, Lays!
Para ver muitas fotos de quartos, escolha a categoria QUARTOS no blog ou escreva “QUARTO” na pesquisa, ok ?
bjos e obrigada
Rosana

Bernadete · 03 de julho de 2010 às 11:42

BOM DIA
GOSTARIA QUE ME DESSEM UMA DICA PARA UM CANTO NA SALA. TENHO UM LAVABO E ATRAZ DELE INCORPORADO COM A SALA, TENHO UM ESPAÇO DE 2M MAIS OU MENOS QUE NÃO SEI O QUE FAZER.JA PENSEI EM UM SOFA CAMA ETC
SERÁ QUE COMBINA COM A SALA? TEM UM JANELÃO GRANDE COM UMA CORTINA LINDA.
O QUE ME SUGEREM?

Responder

rosanafe · 03 de julho de 2010 às 02:53

Oi, Bernadete,
Sugiro que vc mande fotos preu entender este seu espaço…rs! Mande para rosana@simplesdecoracao.com.br, ok ?
aguardo
bjo
Rosana

NADIA GARCIA · 03 de julho de 2010 às 15:46

GOSTARIA DE UMA SUGESTÃO PARA O MEU SALÃO DE BELEZA GOSTO DOS TOS LILAS ROXO ;ROSA E BRACO O AMBIENTE MEDE 5X5

Responder

rosanafe · 03 de julho de 2010 às 23:32

Oi, Nadia,
Estas cores combinam bem. sugiro que use mais o branco e deixe os tons mais fortes para os detalhes. Não exagere nas cores para que o ambiente fique claro e leve.
bjos e sucesso
Rosana

FATIMA · 03 de julho de 2010 às 18:59

Gostaria de saber o nome da cor e fabricante dos ambientes três e seis. Não estou conseguindo localizar no simulador da Coral as cores lilás 03 e lilás 06.
Obrigada.

Responder

rosanafe · 03 de julho de 2010 às 01:42

Oi, Fátima,
Cor em foto engana muito, mas de acordo com a própria Coral, a cor da 3a foto é Lavanda Selvagem ( o lilás) e Chiffon Azul. Da 6a foto não sei a cor pois tirei de um site estrangeiro.
bjos
ROsana

ana kelly · 03 de julho de 2010 às 00:02

gostaria de sabe um cor para o meu quarto eu q estou casado agora!!!

Responder

rosanafe · 03 de julho de 2010 às 11:22

Oi, Ana Kelly,
Parabéns!
Acho que o melhor é vc encontrar uma cor que agrade tanto a vc qto a seu marido. Sugiro cores que façam vcs sentirem aconchego e tranquilidade. É sempre bom em quarto encontrar estas sensações.
bjos
Rosana

Marina · 03 de julho de 2010 às 13:46

Pintei uma parede da minha sala de lilás e agora não sei que cortinados colocar sem que minha sala pareça um arco-íris!
O meu swofá é branco e os móveis pretos…
Alguem me dá uma ajda
pleaseee!!

Responder

rosanafe · 03 de julho de 2010 às 10:43

Oi, Marina,
Uma opção neutra e elegante é que as cortinas tenham uma cor similar às cores usadas nas outras paredes. Caso estas sejam em branco, opte por beges médios (ou marrom claro) que ficam bem com o lilás e são cores neutras. Se não gostar do bege, opte pelo cinza se as paredes forem brancas.
bjos
rosana

Jéssica · 03 de julho de 2010 às 22:19

Estou passando por uma reforma em minha casa e um dos cômodos que mais quero mudar é o meu quarto! Adoro roxo, em qualquer tonalidades. Gostaria que me dessem uma sugestão de cor para as paredes do quarto, já que as roupas de cama, tapete e cortinas são em tons de roxo. Beijos

Responder

rosanafe · 03 de julho de 2010 às 11:17

Oi, Jéssica,
Azul fica super bem com roxo e dá maior leveza. Acrescentar uns objetos em fucsia e/ou lilás fica lindo.
bjo
Rosana

Maiane Peruzzo · 03 de julho de 2010 às 11:30

Olá! Minha mãe quer trocar a cor das paredes externas da nossa casa que são brancas, mas ela não queria trocar a cor da janela que é lilás.
Existe uma cor a não ser o branco que fica bonito na parede externa e que combine com o lilás?
obriigadaa :)

Responder

rosanafe · 03 de julho de 2010 às 18:10

Oi, Maiane,
Amarelo , Laranja, marrom, bege. Pode escolher.
bjo
Rosana

Claudia · 03 de julho de 2010 às 14:06

Olá, eu casei agora e estou mobiliando meu apto, e estou com uma dúvida:
É o seguinte, pintei uma parede ( a da janela) de lilás bem clarinho, e as demais de branco, com detalhes no gesso (forro) de lilás tbm. Coloquei uma cortina e tapete champanhe. Acabei de comprar um sofá marron claro, quero comprar 2 poltronas coloridas, qual estinho de cor vc me aconselha para as poltronas e para as almofadas?

Obrigada

Responder

rosana · 03 de julho de 2010 às 22:37

Oi, Cláudia,
As poltronas podem ter bege e lilás ou marrom e lilas na estampa.. Pode ter mais uma cor tbém, como azul, por exemplo. As almofadas podem ser em quaisquer das cores, menos a mesma cor do sofá. Se quiser usar marrom use um marrom mais claro ou mais escuro que o sofá.
bjo
rosana

Marcela · 03 de julho de 2010 às 23:58

Oi!! Estou reformando o meu quarto e estou querendo pintar as paredes em um tom de roxo e em uma das paredes colocar um adesivo com o simbolo de paz e amor (estou querendo deixar o ambiente mais no estilo hippie)e gostaria de saber qual cor combinaria melhor com o roxo. Obrigada!!

Responder

rosana · 03 de julho de 2010 às 13:41

Oi, Marcela,
Para contrastar bastante, use o amarelo, que é a cor complementar do roxo. Se quiser um efeito mais suave vc pode usar o lilás ou o azul claro.
bjo
Ro

CAROL · 03 de julho de 2010 às 14:25

Oi
eu gostaria de saber quais cores eu posso colocar os enfeites do meu quarto, sendo que uma parede é lilás e as outras brancas.
Obrigada

Responder

rosana · 03 de julho de 2010 às 02:32

Oi, Carol,
Com lilás fica bem roxo, rosa, azul, pink…
bjo
Rosana

Danielle · 03 de julho de 2010 às 11:47

Oi.

Tenho um sofa e um puff roxo (beringela) , que cor devo pintar as paredes da minha sala ?

A minha sala e pequena e retangular. Já pesquisei em varios site mais não achei nada

Responder

rosana · 03 de julho de 2010 às 00:31

Oi, Danielle,
Eu gosto muito de roxo com cinza médio. Outra cor (esta para fazer cabum!) é o amarelo, que é contrastante do roxo, mas deve ser usado com cuidado, limitando o no de cores fortes no ambiente.
bjo
Rosana

dayane · 03 de julho de 2010 às 12:05

oi eu gostaria de arrumar o meu quarto gostaria de colocalo roxo com notas musicais cairia bem

Responder

rosana · 03 de julho de 2010 às 23:11

oi,Dayane,
Nao entendi bem, mas roxo é uma cor bem forte. Se quiser que funcione use cores neutras no restante do quarto + alguns objetos em azul ou, se quiser contraste forte, amarelo.
bjo
rosana

luciana cristina dos santos de oliveira amorim · 03 de julho de 2010 às 23:36

oi,tenho uma filha de quase sete anos,agora esta vindo um filho ,gostaria de saber sobre o quarto que agora vai ser tanto de menina como de menino.O quarto da minha filha é lilás com pérola tem movéis branco,porém a cama é branco com um lilás mais escuro do que a parade,qual seria a tonalidade ideal para combinar com esssa duas cores entre outra cor de parede no quarto junto com lilás puxando mais para o masculino,minha preferência seria um azul e um berço azul com branco ,será que seria cafona pois vou usar este quarto para dois sexos diferentes.me mande uma solução não sei o que fazer.obrigado

Responder

rosana · 03 de julho de 2010 às 17:08

Oi, Luciana,
Não sei se sua filha abre mão, mas a minha 1a sugestão seria vc pintar todo o quarto de branco ou um cinza bem claro, deixando o lado da sua filha com a cama lilás mais escuro, os móveis em branco e objetos decorativos usando lilás, vermelhos (pequenos objetos) e azuis. E a parte do seu filho ficaria com o berço azul e branco e objetos decorativos em azuis, cinzas e vermelhos. Você poderia tirar o vermelho deste paleta se não quiser usá-lo.
No caso dela não abrir mão, sugiro que a parede do menino seja cinza de claro para médio, com o berço azul e branco e objetos em azul e cinza.
bjo
Rosana

yngrid soares de lima · 03 de julho de 2010 às 12:11

Oi tudo essas cores sao muito lindas e quero que poste mais. quero fazer meu quarto assim: as paredes lilas gesso branco e o roda – pe do gesso roxo escuro com uma parede com papel de parede roxo escuro . me da mas dicas . bjos de : yngrid soares de lima .

Responder

Rosana Silva · 03 de julho de 2010 às 23:12

Oi, Yngrid,
Acho que vai ficar legal, desde que mantenha os demais itens de decoraçao nestas cores: roxo, lilás, branco, cinza e talvez azul, se desejar
bjo
rosana

alessandro rodrigues da silva · 03 de julho de 2010 às 11:01

se pintarmos a casa usando na parte interna puxando pro lilas,algumas parte roxa,algumas partes azul:qual seria a cor certa pra pintar o lado externo da casa, teria que ser uma cor forte pra fora ne!qual seria a melhor opcão!
Tenha um bom dia,obrigado!

Responder

Rosana Silva · 03 de julho de 2010 às 18:51

Oi, Alessandro,
Pode ser ou não . Depende do que vc quer: Se vc quiser impactar quem entra, poderia colocar uma cor neutra ou clarinha no lado externo. Já se quiser “preparar” a pessoa para o que vem depois, eu colocaria uma das cores internas, em um tom mais escuro ou no mesmo tom.
Boa Noite prá vc!
Ro

Deixe o seu comentário!