Simples Decoração - Porque o bom é simples

Casal

O Quarto do Casal

– O 1o. item no qual pensamos no quarto de casal é a cama. Seu posicionamento em relação à janela, porta de entrada do quarto e banheiro (se houver) são  itens a serem  discutidos: A maioria das pessoas tem uma opinião forte sobre este assunto.

– É importante que a decoração seja pensada pelos 2 usuários do quarto. Algumas vezes o estilo de um é bem mais feminino ou masculino que o do outro. E o pior que pode acontecer é alguém se sentir constrangido pela decoração do seu quarto, não é mesmo. Então, tente harmonizar o feminino e o masculino na decoração.

quartocasal1

– Há de tudo neste mundo e quartos difíceis de decorar aos montes. Estas dicas podem ajudar neste caso.

– Uma necessidade geral  é a privacidade em relação as janelas e pode ser resolvida com a melhor posição da cama ou a proteção na janela com cortinas e/ou persianas.

– Luz natural e ventilação são essenciais. Lembre-se que você passa muito tempo na cama. Mas há os que precisam de escuridão total na hora de dormir ou ao menos que a luz da manhã não entre no quarto antes de levantarem. Para isso, novamente cortinas e persianas tem papel importante e devem controlar a entrada de luz, ventilação e privacidade.

quartocasal2

– A Iluminação é um item importante demais para o conforto e o “clima” do quarto de casal. Leia estas dicas e tenha um quarto de sonho.  E evite pesadelos e acidentes ao criar um quarto romântico lendo este outro post aqui.

– O tamanho da cama deve ser condizente com o tamanho do ambiente – camas muito grandes em quartos pequenos prejudicam a circulação e funcionalidade.

– Um quarto deve ter ou poder proporcionar um clima relaxante mas, em muitos momentos tbém, um clima sensual, não é mesmo? Vc sabe que a decoração pode de verdade melhorar o sexo?    E o romance não pode ser deixado de lado – veja 15 quartos românticos para você se inspirar.

quartocasal3

– A parede da cabeceira dá normalmente o apelo mais forte do quarto. E há muitas opções, veja algumas aqui.  E outros detalhes gostosos neste post.

– As cores devem ser escolhidas para ajudar na criação de um ambiente acolhedor e tranquilo. Evite muito contraste e tons vivos demais em grandes elementos (eles podem ser colocados em almofadas, pequenos acessórios, etc).

– A roupa de cama mal escolhida estraga a melhor decoração, sabia? Não esqueça que ela faz parte importante do conjunto e veja aqui como combinar.

– Quartos pequenos devem ser muito bem pensados. Veja aqui 12 dicas ótimas para quartos pequenos. E aqui, mais 9 ideias para usar bem os cantinhos no quarto.

quartocasal4

– Criado mudo ou algo que funcione como ele é essencial para o conforto. Veja aqui 15 ideias para criados mudos em quartos pequenos.

– Tapetes, principalmente em quartos com pisos frios, são mais um toque de aconchego. Veja aqui como usá-los.

– Closets muito pequenos em quartos tbém muito pequenos  devem ser evitados para melhor uso do espaço. Mas tenho algumas dicas para closets pequenos aqui.

– No closet é interessante haver ao menos um espelho e uma banqueta ou puff para apoio ao calçar sapatos e sandálias.

Armários com portas deslizantes (de correr) são mais caros, mas ajudam muito na questão do espaço.

quartocasal5

– A entrada de ar e a boa iluminação são  essenciais também no closet: temperatura agradável e luz para se vestir e que ilumine dentro dos armários. Não esqueça que diclóicas e incandescentes esquentam muito. Use fluorescentes amareladas ou leds de ótima qualidade para não se enganar com as cores das roupas e acessórios.

– As portas dos armários tbém devem permitir ventilação para as roupas, mas não tanta a ponto de levar muita poeira para o interior.

– Os banheiros das suítes tbém devem ter boa ventilação (mesmo que seja mecânica – o que muitas vezes é a única solução) e iluminação – Ainda mais se você se maquia no banheiro. A ventilação deve evitar que odores desagradáveis cheguem ao quarto.

– Se possível, pense em formas do banheiro ser  usado por 2 pessoas ao mesmo tempo (2 pias ou sanitário com separação, etc). Isso pode até melhorar um casamento, acredite! rs!

quartocasal6

– Mantenha a organização tendo um lugar para colocar a roupa que acabou de usar, bolsas que estão sendo usadas, etc.

– Se houver espaço e interesse, um lugar para leitura ou relaxamento, com uma poltrona pequena e aconchegante, luz direcionada e uma pequena estante com alguns livros ou uma mesinha de apoio podem ocupar pequeno  espaço e ajudar no aconchego do ambiente.

– Sempre é um problema encontrar um lugar para guardar os sapatos. Veja algumas ideias.

– Enfim, tudo de vez em quando precisa de uma mudança, não é mesmo? E mudanças nos quartos de casal podem acender a chama, mostrar carinho e atenção com a relação. Veja aqui 10 ideias econômicas para mudar o seu quarto de vez em quando.

Medidas:

Mesas de cabeceira (criado mudo) – Altura 60/ 70 cm (mais ou menos da altura da cama é o ideal); Largura 40/70 (isso varia muito. Depende do espaço que vc tem)  e profundidade 40 a 60cm;

Armários:  Um cabide precisa de, ao menos, 50 cm para comportar bem uma roupa. Logo, o melhor guarda-roupa deve ter, no mínimo, 55 cm de profundidade. O ideal é 60cm, mas quando a porta é de correr, 65cm é o mínimo.

– As medidas “padrão” das camas variam muito de fabricante para fabricante, esta é a verdade, mas em geral:

Cama de casal: Medida padrão: 1,40 x 1,90 (colchão 1,38 x 1,88); Queen Size : 1,50 x 2,00 (colchão 1,48 x 1,98); King size: 1,60 x 2,00 (colchão 1,.58 x 1,98; Box spring : de 1,80 x 2,00 a 2,00 x 2,10.Normalmente, as camas tem entre 45 e 60 cm de altura.

Mas temos camas chamadas King Size com 1,93 x 2,03 e Queen com 1,98 x 1,58, e mais um monte de medidas diferentes, além das feitas sob medida, é claro!  Então,  nunca saia de casa para comprar roupa de cama sem saber a medida da sua cama ou colchão.

– Cabeceira: A melhor altura para ela é aquela em que voce, sentado(a) encostando as costas na parede da cama, tenha todo o seu tronco, até o meio da cabeça (no mínimo), encostado nela. Isso muitas vezes acontece quando a cabeceira tem 1,20 m  a partir do piso. Mas é sempre bom medir (com a pessoa mais alta do casal).

– Considere que deve ter, ao menos, 60 cm entre sua cama e o guarda-roupa, principalmente se ele tiver portas de abrir e não de correr.

– Pense na possibilidade de usar a área abaixo da janela com um móvel estreito (mínimo de 25 cm de profundidade para ser útil. Se tiver porta, considere 30 cm).

– Closet – Para um closet com armários nos 2 lados, é preciso 1,20 cm para os armários e mais 70 cm para a pessoa circular com algum conforto (isso com portas de correr ou sem portas nos armários). Uma pessoa ocupa, no mínimo, 1 m de largura em um armário para suas roupas . Então, um closet mínimo mesmo teria: 2,10 x1,20.

Para saber mais sobre closets e medidas internas de armários. veja este posts na CliqueArquitetura

Comentários:

Adriana Rabelo Chaves · 21 de abril de 2012 às 15:24

Amei, esta muito bonitos, adoro decoração.

Responder

vanessa giovanna lima · 21 de abril de 2012 às 21:58

adorei essas fotos de decoraçao

Responder

HELEN · 21 de abril de 2012 às 12:53

gostaria de arrumar minha casa mais bonito eu queria uma ajuda mais sem gastar muito como meus proprios moveis

Responder

rosana · 21 de abril de 2012 às 20:32

Oi, Helen,
Use sim seus próprios móveis. Se estiverem gastos, pinte, coloque adesivos (se possível), procure dicas tipo faça vc mesmo e crie, do seu jeito, no seu tempo. Um lar se faz com carinho e tempo. Não use cores demais. Escolha 3 ou no máximo 4 e se prenda a elas em todos os itens. O branco é importante (ou cores claras) em ambientes pequenos e/ou mal iluminados. Não entulhe sua casa. Coloque o essencial e depois, com cuidado, acrescente poucos mas interessantes itens e detalhes.
Seja feliz
bjo
Rosana

HELEN · 21 de abril de 2012 às 12:53

eu adoreii as suas decorasãoes

Responder

Andréa Carla · 21 de abril de 2012 às 10:40

olá, estou com uma duvida em relação a posicionamento da cama de casal, se posso ou não posicioná-la (cabeçeira) embaixo do ar condicionado.

Responder

rosana · 21 de abril de 2012 às 14:19

Oi, Andrea,
Pode , desde que vc se certifique que o ar condicionado não jogue o ar frio para baixo (em cima de vc!).
bjo
rosana

Angélica · 21 de abril de 2012 às 10:11

seu site é perfeito, Já tirei muitas dicas. Preciso de uma opinião, meu quarto é meio retangular, tem duas janelas e duas portas uma para o banheiro e outra de entrada. Meus moveis são uma comoda um guardaroupa e a cama box, queria dicas de como arrumar a posição dos moveis, e se devo comprar uma cabeceira com 02 criados mudos?

Responder

rosana · 21 de abril de 2012 às 19:52

Oi, Angelica
Bem, vc não disse o tamanho do quarto… Mas de qquer forma: coloque a cama e guarda-roupa na melhor posição, depois acrescente o restante. Vc vai ver se dá ou não para colocar 2 criados mudos e qual o tamanho que eles devem ter.
bjo
Rosana

Jackson · 21 de abril de 2012 às 09:28

Meus parabéns, ótima pagina.
gostaria de saber uma coisa, trabalho em uma construtora e ela busca novas ideias para chamar atenção de clientes gostaria de saber se posso postar suas imagens de ambientes de deixar com agradecimentos ha você.
grato.

Responder

rosana · 21 de abril de 2012 às 23:51

Oi, Jackson,
As imagens que uso são, na sua maioria, de outros sites (veja nos nomes das fotos e nos comentários). Por isso, se deseja usar somente as imagens, se elas forem de projetos meus, informe isso. Se forem de outros sites informe o site de origem, ok ?
obrigada!
abs
rosana

Tati · 21 de abril de 2012 às 00:47

Você se enganou nas medidas das camas;
King Size: 1,98 x 2,03 x Queen Size: 1,60 x 1,95

Responder

Anderson · 21 de abril de 2012 às 13:28

Olá,

O que voce acha de colocar revestimento ceramico (que imita pedra ou madeira) na parede do quarto que esta com umidade?

Obrigado.

Responder

rosana · 21 de abril de 2012 às 19:12

Oi, ANderson,
Acho que não vai resolver o problema por muito tempo. Vc tem que descobrir de onde vem a água que provoca a umidade e resolver o problema. Se for do chão, retire todo o revestimento até o tijolo e coloque um impermeabilizante e refaça o revestimento. Depois disso vc pode colocar a cerâmica.
abs
Rosana

Priscila · 21 de abril de 2012 às 02:53

Olá, vou me casar, e meu namorado pediu pra que eu escolhesse o piso e o revestimento da casa, vamos morar em uma casinha de 4 comodos, sala, quarto, cozinha e banheiro, os 3 primeiros medem 3,5 por 3, qual ideia que poderia me dar em relação aos azulejos e a cor? queriamos no preto e branco, nao vai ficar mto escuro? e os moveis? nossa to ficando doida com essa responsabilidade kkkkkk obrigada desde ja.. abraço

Responder

rosana · 21 de abril de 2012 às 10:41

Oi, Priscila,
O preto e branco é clássico, mas sugiro que pense em adicionar cinzas que sempre dão sofisticação a espaços em preto / branco, além de uma (no máximo 2) outras cores vivas de sua preferência para dar uma alegria ao espaço. Estas cores podem estar nos móveis tbém. Por exemplo: um sofá em azul turquesa em um ambiente com piso cinza e outros móveis em branco com detalhes em preto e cinza, fica bem bonito.
bjo
Rosana

Simone · 21 de abril de 2012 às 22:30

Amei essas decorações.

Responder

rosana · 21 de abril de 2012 às 11:52

Obrigada, Simone!
bjo
Ro

Samantha · 21 de abril de 2012 às 16:42

Boa tarde! Acabei de comprar um casa nova e amei seu site para me ajudar a começar do zero. Estou na duvida como dividiria o guarda roupa, rack, cama e a janela. Se ficaria legal uma cama abaixo da janela, se guarda roupas de canto ficam bonitos, como fica melhor posicionada a cama em relação à suite, esses detalhes… vc tem algum link aki que tenha essas matérias? Obrigada! Bjuss

Responder

Mayra · 21 de abril de 2012 às 16:14

Rosana, boa tarde! Gostaria de sua ajuda na arrumação do meu quarto. Ele é retangular e tem duas janelas, uma em cada parede (em L) e no espaço entre elas um ar condicionado, minha cama fica em baixo da janela com o armário ao lado (na parede oposta a janela). Eu tenho muita vontade de colocar um painel com a foto do meu casamento acima da cama,mas não sei como. Procurei na internet alguma ideia e só mostram quartos grandes,espaçosos e com apenas uma janela, mas esse não é o meu caso. Consegue me ajudar?

Responder

Rosana Silva · 21 de abril de 2012 às 15:21

Mayra,
Realmente eu não entendi: Se a cama fica abaixo da janela, como vc quer colocar a foto acima da cama ??? Envie um e-mail com fotos para rosana@simplesdecoracao.com.br prá ver se consigo te ajudar, ok ?
bjo
Ro

Karina · 21 de abril de 2012 às 14:07

Rosane boa tarde preciso muito da sua ajuda comprei uma cabeceira porem queria fixa-lá pois se encostar nela ela balança e não tenho nenhuma idéia do que fazer coloco isopor entre a cama e a parede para isso não acontecer me ajude por favor.

Responder

Rosana Silva · 21 de abril de 2012 às 15:11

Oi, Karina!
Não é possível prender a cabeceira na parede ?
abs
Rosana

fernando rodrgues · 21 de abril de 2012 às 13:53

Olá Rosana,
Estou com uma dúvida do posicionamento da mh cama de casal. A mh dúvida seria se a cama ficaria com a cabeceira voltada para parede da porta de entrada do quarto ou do lado oposto? Pois a minha cama só daria nessas duas posições.
Grato
Fernando Rodrigues

Responder

Rosana Silva · 21 de abril de 2012 às 14:09

Oi, Fernando!
Me parece que qquer das duas é possível funcionar bem. Mas a cabeceira na parede oposta provavelmente vai permitir uma melhor visualização para quem está na porta, pois a cabeceira é sempre um ponto de grande interesse no quarto. De qquer forma, o mais importante é perceber qual disposição lhe dá maior conforto e melhor circulação (para andar no quarto, acessar armários, etc).
abs
Rosana

Daisy Mara · 21 de abril de 2012 às 09:59

Bom dia Rosana,

Amei as dicas de vocês mais a infelizmente ainda estou na dúvida de como posso mobiliar/planejar o meu apartamento, sem que venhamos a perder espaços nos cômodos, pois, nosso apartamento medi 44,4m² (apartamento popular) nós vamos nos casar em Agosto/2014. E como ainda compramos nada ainda gostaria da sua ajuda para deixar a nossa casa com um moderno, rústico e romântico de forma econômica e bem enconta pois estamos prestes a nos casar.
Ficarei muito feliz se puder me ajudar e aguardarei respostas por e-mail.

Muito obrigada

Daisy

Responder

Rosana Silva · 21 de abril de 2012 às 20:08

Daysy,
Para fazer um projeto de decoração para o seu apartamento necessito que me envie a planta e descreva mais detalhadamente seu gosto e necessidades. Envie para rosana@simplesdecoracao.com.br. Com isso poderei lhe fazer um orçamento para este projeto, ok ?
aguardo
bjo
Rosana

Carlos Daniel Montes · 21 de abril de 2012 às 10:41

Adorei as ideias, agora qual o conselho que vocês dariam para um quarto pequeno na medida de 3X2, para um casal.

Responder

Rosana Silva · 21 de abril de 2012 às 23:40

Oi, Carlos Daniel!
Com um quarto 3 x 2 provavelmente vc vai necessitar colocar a cama encostada na parede. Neste caso, sugiro o uso de revestimento em madeira ou mdf nas paredes que estão em contato com a cama para que fique mais confortável.
Para uma resposta mais específica, envie fotos para rosana@simplesdecoracao.com.br, ok ?
abs
ROsana

Larisa · 21 de abril de 2012 às 14:45

Boa tarde, queria uma ajudinha. Meu quarto tem um tamanho bom, mas minha cama e meu guarda roupas são de madeira, e não é possível troca-los de lugar devido ao tamanho. Quero colocar um rack fixado na parede, em frente a cama, mas por aqui so encontro pra fazer de mdf, qual cor combina com o restante dos moveis de madeira?

Responder

Rosana Silva · 21 de abril de 2012 às 21:31

Oi, Larisa!
Se vc quer o MDF pintado de uma cor (pq ele pode ser revestido com lâmina de madeira – Veja aqui http://www.marcenariavanguarda.com.br/produtos) vc pode usar uma das cores existentes na madeira da sua cama ou branco ou bege. Outras cores podem ser o azul escuro, o vinho, o marrom escuro… mas neste caso, vc deve observar – pegue uma amostra – qual fica melhor com a madeira da sua cama.
bjo
Rosana

Laryssa Caetano · 21 de abril de 2012 às 13:36

Eu tenho um problema que gera dos demais: o quarto é muito pequeno e a cama de casal fica encostada na parede, para permitir a circulação no quarto. O problema é que não consigo colocar uma cabeceira, pois ficará descentralizada da parede.
E aí que o quarto fica sem graça.

Responder

Rosana Silva · 21 de abril de 2012 às 03:11

Oi ,Laryssa,
Envie fotos do quarto para rosana@simplesdecoracao.com.br
bjo
Rosana

Renato · 21 de abril de 2012 às 20:11

Obrigado pelas dicas. São de muita valia. Estou com um problema que mesmo construindo já estou comprando meus móveis. Compramos uma cama king linda e alta mas não encontramos muitas opção de criado mudo para dar a altura desejada. Minha dúvida é: o criado mudo deve ser mais alto ou abaixo da altura da cama? Grato e parabéns.

Responder

Rosana Silva · 21 de abril de 2012 às 16:24

Oi, Renato!
Obrigada!
Olha, o criado mudo, para ser usado como criado mudo mesmo, pode ser na altura ou, no máximo uns 10 cm acima ou abaixo da altura da cama pq esta pequena diferença não atrapalha.
abs
rosana

Sheila · 21 de abril de 2012 às 14:38

Oi Rosana, tudo bem?

Adorei seu blog! Parabéns! Vi que uma pessoa te perguntou sobre colocar revestimento na parede de um quarto úmido.
No meu caso, a umidade vem de um barranco que é grudado na minha parede sem nenhuma proteção ou tratamento entre as paredes e infelizmente sem a possibilidade de poder fazê-lo.. Pensamos então, em colocar um revestimento para diminuir a umidade e melhorar também a aparência, visto que somente pintando, a tinta acaba com o tempo, estufando e fazendo aquelas bolhas.
Pensamos inclusive em revestir todas as paredes desse quarto para evitar a pintura constante, pois temos muitos livros nesse ambiente. Usamos esse quarto como escritório.
Inclusive tenho a ideia de fazer um tipo de uma prateleira para livros “nessa” parede depois de revestida, pois temos muuuuitos livros mesmo . O que acha? Ela é minha parede maior 4,90 m de comprimento por 2,83 de altura.
Será que você poderia me orientar?

Muito obrigada.

Responder

Rosana Silva · 21 de abril de 2012 às 01:13

Oi, Sheila,
Olha, esta situação sua me parece muito perigosa e danosa à sua saúde e a de seus livros. Livro não convive bem com umidade. Será que vc não pode retirar todo o revestimento, até o tijolo e nele colocar impermeabilizantes (procure nas lojas especializadas, há diversos produtos, e siga as instruções de uso).
De outra forma, acho que nenhum revestimento vai resolver o problema, sinceramente, Talvez cobrir essa parede com material impermeável, tipo PVC (tiras, chapas ou placas), afaste por um tempo.
E quanto a colocar livros, eu realmente não faria.
abs
Rosana

margarida ribeiro · 21 de abril de 2012 às 19:07

amei tudo de muito bom gosto e dicas mara

Responder

Deixe o seu comentário!