Simples Decoração - Porque o bom é simples

Casal

O Quarto do Casal

– O 1o. item no qual pensamos no quarto de casal é a cama. Seu posicionamento em relação à janela, porta de entrada do quarto e banheiro (se houver) são  itens a serem  discutidos: A maioria das pessoas tem uma opinião forte sobre este assunto.

– É importante que a decoração seja pensada pelos 2 usuários do quarto. Algumas vezes o estilo de um é bem mais feminino ou masculino que o do outro. E o pior que pode acontecer é alguém se sentir constrangido pela decoração do seu quarto, não é mesmo. Então, tente harmonizar o feminino e o masculino na decoração.

quartocasal1

– Há de tudo neste mundo e quartos difíceis de decorar aos montes. Estas dicas podem ajudar neste caso.

– Uma necessidade geral  é a privacidade em relação as janelas e pode ser resolvida com a melhor posição da cama ou a proteção na janela com cortinas e/ou persianas.

– Luz natural e ventilação são essenciais. Lembre-se que você passa muito tempo na cama. Mas há os que precisam de escuridão total na hora de dormir ou ao menos que a luz da manhã não entre no quarto antes de levantarem. Para isso, novamente cortinas e persianas tem papel importante e devem controlar a entrada de luz, ventilação e privacidade.

quartocasal2

– A Iluminação é um item importante demais para o conforto e o “clima” do quarto de casal. Leia estas dicas e tenha um quarto de sonho.  E evite pesadelos e acidentes ao criar um quarto romântico lendo este outro post aqui.

– O tamanho da cama deve ser condizente com o tamanho do ambiente – camas muito grandes em quartos pequenos prejudicam a circulação e funcionalidade.

– Um quarto deve ter ou poder proporcionar um clima relaxante mas, em muitos momentos tbém, um clima sensual, não é mesmo? Vc sabe que a decoração pode de verdade melhorar o sexo?    E o romance não pode ser deixado de lado – veja 15 quartos românticos para você se inspirar.

quartocasal3

– A parede da cabeceira dá normalmente o apelo mais forte do quarto. E há muitas opções, veja algumas aqui.  E outros detalhes gostosos neste post.

– As cores devem ser escolhidas para ajudar na criação de um ambiente acolhedor e tranquilo. Evite muito contraste e tons vivos demais em grandes elementos (eles podem ser colocados em almofadas, pequenos acessórios, etc).

– A roupa de cama mal escolhida estraga a melhor decoração, sabia? Não esqueça que ela faz parte importante do conjunto e veja aqui como combinar.

– Quartos pequenos devem ser muito bem pensados. Veja aqui 12 dicas ótimas para quartos pequenos. E aqui, mais 9 ideias para usar bem os cantinhos no quarto.

quartocasal4

– Criado mudo ou algo que funcione como ele é essencial para o conforto. Veja aqui 15 ideias para criados mudos em quartos pequenos.

– Tapetes, principalmente em quartos com pisos frios, são mais um toque de aconchego. Veja aqui como usá-los.

– Closets muito pequenos em quartos tbém muito pequenos  devem ser evitados para melhor uso do espaço. Mas tenho algumas dicas para closets pequenos aqui.

– No closet é interessante haver ao menos um espelho e uma banqueta ou puff para apoio ao calçar sapatos e sandálias.

Armários com portas deslizantes (de correr) são mais caros, mas ajudam muito na questão do espaço.

quartocasal5

– A entrada de ar e a boa iluminação são  essenciais também no closet: temperatura agradável e luz para se vestir e que ilumine dentro dos armários. Não esqueça que diclóicas e incandescentes esquentam muito. Use fluorescentes amareladas ou leds de ótima qualidade para não se enganar com as cores das roupas e acessórios.

– As portas dos armários tbém devem permitir ventilação para as roupas, mas não tanta a ponto de levar muita poeira para o interior.


– Os banheiros das suítes tbém devem ter boa ventilação (mesmo que seja mecânica – o que muitas vezes é a única solução) e iluminação – Ainda mais se você se maquia no banheiro. A ventilação deve evitar que odores desagradáveis cheguem ao quarto.

– Se possível, pense em formas do banheiro ser  usado por 2 pessoas ao mesmo tempo (2 pias ou sanitário com separação, etc). Isso pode até melhorar um casamento, acredite! rs!

quartocasal6

– Mantenha a organização tendo um lugar para colocar a roupa que acabou de usar, bolsas que estão sendo usadas, etc.

– Se houver espaço e interesse, um lugar para leitura ou relaxamento, com uma poltrona pequena e aconchegante, luz direcionada e uma pequena estante com alguns livros ou uma mesinha de apoio podem ocupar pequeno  espaço e ajudar no aconchego do ambiente.

– Sempre é um problema encontrar um lugar para guardar os sapatos. Veja algumas ideias.

– Enfim, tudo de vez em quando precisa de uma mudança, não é mesmo? E mudanças nos quartos de casal podem acender a chama, mostrar carinho e atenção com a relação. Veja aqui 10 ideias econômicas para mudar o seu quarto de vez em quando.

Medidas:

Mesas de cabeceira (criado mudo) – Altura 60/ 70 cm (mais ou menos da altura da cama é o ideal); Largura 40/70 (isso varia muito. Depende do espaço que vc tem)  e profundidade 40 a 60cm;

Armários:  Um cabide precisa de, ao menos, 50 cm para comportar bem uma roupa. Logo, o melhor guarda-roupa deve ter, no mínimo, 55 cm de profundidade. O ideal é 60cm, mas quando a porta é de correr, 65cm é o mínimo.

– As medidas “padrão” das camas variam muito de fabricante para fabricante, esta é a verdade, mas em geral:

Cama de casal: Medida padrão: 1,40 x 1,90 (colchão 1,38 x 1,88); Queen Size : 1,50 x 2,00 (colchão 1,48 x 1,98); King size: 1,60 x 2,00 (colchão 1,.58 x 1,98; Box spring : de 1,80 x 2,00 a 2,00 x 2,10.Normalmente, as camas tem entre 45 e 60 cm de altura.

Mas temos camas chamadas King Size com 1,93 x 2,03 e Queen com 1,98 x 1,58, e mais um monte de medidas diferentes, além das feitas sob medida, é claro!  Então,  nunca saia de casa para comprar roupa de cama sem saber a medida da sua cama ou colchão.



– Cabeceira: A melhor altura para ela é aquela em que voce, sentado(a) encostando as costas na parede da cama, tenha todo o seu tronco, até o meio da cabeça (no mínimo), encostado nela. Isso muitas vezes acontece quando a cabeceira tem 1,20 m  a partir do piso. Mas é sempre bom medir (com a pessoa mais alta do casal).

– Considere que deve ter, ao menos, 60 cm entre sua cama e o guarda-roupa, principalmente se ele tiver portas de abrir e não de correr.

– Pense na possibilidade de usar a área abaixo da janela com um móvel estreito (mínimo de 25 cm de profundidade para ser útil. Se tiver porta, considere 30 cm).

– Closet – Para um closet com armários nos 2 lados, é preciso 1,20 cm para os armários e mais 70 cm para a pessoa circular com algum conforto (isso com portas de correr ou sem portas nos armários). Uma pessoa ocupa, no mínimo, 1 m de largura em um armário para suas roupas . Então, um closet mínimo mesmo teria: 2,10 x1,20.

Para saber mais sobre closets e medidas internas de armários. veja este posts na CliqueArquitetura

Comentários:

Ana Paula · 21 de Abril de 2012 às 10:46

Olá quero decorar meu qurto e tenho muitas dúvidas ….quero colocar uma cabeceira feiras com futton e tbm quero colocar papael de parede ser A q vai ficar muito informação. …minha roupa de cama e floral Verde e rosa …

Responder

Rosana Silva · 21 de Abril de 2012 às 00:02

Oi, Ana
Não fica muita informação se vc colocar, por exemplo, a cabeceira em tecido liso e o papel de parede em estampa discreta em tons neutros. Uma das cores do papel use para a cabeceira.
bjo
Rosana

patrícia · 21 de Abril de 2012 às 14:10

Olá. Adorei a matéria. Quero colocar o armário do meu quarto na parede próxima a porta. Meu marido diz que fica feio abrir a porta e ter a visão da lateral do armário. A porta abrirá totalmente e o armário tem 50cm de largura. O que você acha?

Responder

Rosana Silva · 21 de Abril de 2012 às 22:35

Oi, Patrícia,
Acho que vc pode colocar algo neste lado do armário para “disfarçar” como um quadro, um painel, um adesivo, prateleiras estreitas que possam ser usadas como revisteiros …
Bjo
ROsana

Adorei suas oientaçãoes · 21 de Abril de 2012 às 17:42

Eu gostaria de uma orientação a minha janela do quarto fica de frente para a praia.
Eu com a intenção de mesmo deitada pudesse ver o mar, mandei aumentar o pé da cama.Com isso à altura da cama ficou acima dos 70cm ficou com 75cm.
Achei que exagerei, o pé direito do quarto mede 3 metros e a largura da janela tb são 3 metros.
Nesse quarto só tem a cama tamano queem as mesinhas e uma poltrona e a tv.
Gostaria de uma ajuda uma orientação
Muito obrigada!
Cristina

Responder

Rosana Silva · 21 de Abril de 2012 às 18:37

Oi, Cristina! 75 cm é realmente muito alto para uma cama! Além de não ser confortável, há o perigo de quedas e de, dependendo da idade, tonteiras ao acordar e levantar pois os pés não tocarão o piso… Será que transformar esta janela em porta (talvez só na parte em frente á cama) ou tornar a janela mais baixa não seria uma melhor opção ?
bjo
ROsana

Indiamara · 21 de Abril de 2012 às 22:01

Oii, quero decorar meu quarto,vamos colocar uma mesa sob medida na parede inteira, na parede em que tem a TV vamos pintar de amarelo no caso é a mesma parede da mesa, e na parte da cama ainda tenho algumas dúvidas em o que fazer mas tbm queria que o quarto ficasse com um clima romântico. Pretendo colocar um adesivo com nossos nomes na parede da cama .

Responder

Rosana Silva · 21 de Abril de 2012 às 16:16

Oi, Indiamara,
Não sei de vc, mas eu e muitas pessoas tem dificuldade em olhar para uma TV por horas quando a parede em volta dela é amarelo vivo (ou qquer cor viva) .. pq cansa a vista, sabe ? Se a tv não tiver um painel em uma cor mais neutra em volta eu sugiro que pense nisso. Talvez um papel de parede discreto e romântico produza um efeito mais dentro do que vc pretende.
Para o clima romântico use uma iluminação dimerizada (que permita uma penumbra, sabe ?) abajur, fita de luz em led, se possível, tudo controlado separadamente, para criar diversos cenários. Nada melhor que luz para dar um clima romântico!
Use também cores neutras e estampas suaves.
Um beijo
Rosana

yara gonçalves · 21 de Abril de 2012 às 12:06

Oi, Rosana

Meu quarto de 5 x6 e da minha filha de 19 anos 3x 4. Temos outra filha de 4 anos que dorme em meu quarto. Estamos querendo trocar de quarto, mais estou achando difícil pelo tamanho do quarto pequeno. Como posso decorar e arrumar uma melhor maneira para resolver o meu problema, pois acho que ficarei apertada no quarto menor.

Responder

Rosana Silva · 21 de Abril de 2012 às 12:34

Yara,
A ideia de usar o quarto maior para as 2 filhas é boa, mas vai sacrificar (de outra forma) o casal em termos de espaço. Ao mesmo tempo vcs terão privacidade, o que é ótimo! Acho que vc deve ver o que tem no quarto atual e que poderia ou deixar de ter ou levar para outro ambiente, de forma que nao sinta tanto a diferença de espaço do casal.
bjo
Rosana

Nelise · 21 de Abril de 2012 às 15:42

Boa tarde! tenho uma dúvida.Estou na duvida quanto a cor da porta de correr do closet e o painel da mesma parede. Sendo que minha cama e criados são de mogno encerado num tom bem escuro. Aguardo um retorno.
O painel junto com a porta ocupa uma parede inteira de 3 metros.

Responder

Rosana Silva · 21 de Abril de 2012 às 21:44

OI, Nelise,
A não ser que vc queira, não é pq sua cama e criados são de uma cor e material que vc precisa usar os mesmos no painel e porta de correr. O que eu sugiro é que vc use cores claras. Para o painel, se vai haver uma tv é bom que a cor seja suave (atenuado, acinzentado, vamos dizer) para não cansar a vista (por exemplo: cinza médio, madeira em tom médio, marrom médio). Já na porta de correr vc pode colocar uma madeira clara, ou um bege – fazendo um tom sobre tom usando cores similares à da cama e painel só que mais clara no painel e bem mais clara na porta, compreende?). Ou vc pode usar uma cor mais viva na porta se quiser chamar atenção para ela. Outra possibilidade, se não quiser chamar atenção para a porta é usar uma cor similar à cor que usar na parede.
bjo
Rosana

Deixe o seu comentário!