A leitora Katia escreveu para mim porque queria uma sala mais alegre para receber os amigos nos finais de semana.

O ANTES

katiaFoto 0016b A porta de entrada da casa é à esquerda. Ao lado, a porta da cozinha e depois os corredores para a área íntima. A sala não transmitia aconchego, praticamente não havia cor alguma e a disposição dos móveis permitia a qualquer pessoa, da porta, visse todo o ambiente.

katiaFoto 0017bA Katia queria manter o máximo dos móveis e a posição do sofá.

O DURANTE

katia1Quem acompanha o blog já deve ter visto este desenho. Pois é o projeto que fiz para a Katia! Os pontos mais importantes dele são:

1) O móvel colocado entre o sofá e a porta de entrada além de “fechar” uma área aconchegante para o encontro com os amigos, torna esta área mais “protegida” de olhares não desejados  e cria um mini-hall na entrada.

2) O colorido apareceu nos quadros e objetos de decoração (que podem ser trocados de tempos em tempos, o que revitaliza a sala sem maiores gastos). A ideia foi espalhar os tons das cadeiras em alguns pontos de toda a sala e acrescentar outras cores tbém quentes, mantendo a base neutra.

O DEPOIS

IMG_1362Olha que legal que a sala da Katia ficou, gente? E vejam como ela economizou, mantendo o móvel e espelho só mudando-o de lugar e os quadrinhos organizados de forma diferente na parede do início do corredor (veja na foto do antes ).

3) A mesa agora está encostada na parede lateral – aumentando a área de circulação – e o papel de parede, em parte dela, ajuda a setorizar a área de jantar.

4) Um off white nas paredes diminui a reflexão solar vinda da enorme janela que toma toda a parede que não está à vista no desenho – o que ajuda a tornar a sala mais aconchegante.

5) O espelho ao lado da porta de entrada reflete a luz da janela para a área do mini-hall.

6) Outra escolha que se mostrou acertada foi o formato do tapete que cobre bem a área de estar sem atrapalhar a movimentação das cadeiras na mesa.

IMG_1364E olha o mini-hall em pleno funcionamento!

7) Veja como os nichos vazados e o fato do móvel não chegar ao teto deixam passar a luz mantendo um pouco de privacidade.

8) Além disso, o nicho aberto inferior serve de apoio para quem está sentado no sofá. No projeto foi prevista abertura da parte inferior para guarda do que fosse necessário.

IMG_1358E que delícia aconchegante ficou a sala da Katia, concorda?

9) As prateleiras finas não atrapalham quem está sentado no sofá e permite a troca de quadros sem estragar a parede.

No design de interiores, além da busca da beleza, o estudo detalhado do ambiente, procurando usá-lo da melhor forma possível em termos de funcionalidade, conforto em todos os sentidos, setorização, distribuição de cores, iluminação e circulação, usando as técnicas aprendidas é fundamental.

Agradeço à Katia pela gentileza em enviar as fotos e permitir sua publicação, pela indicação do meu trabalho de decoração para tantas outras amigas depois deste trabalho e pela parceria na elaboração do projeto. Porque projeto bom é aquele que é feito em parceria com o cliente.

Se estiver interessado(a) em um projeto de decoração do Simples Decoração, executamos consultorias e projetos on-line para qualquer lugar onde você esteja. Escreva para [email protected].

page

56 COMENTÁRIOS

  1. Rosana a sala ficou maravilhosa. Adoro suas matérias, gostaria que se possível você me desse algumas dicas de como posso dar uma renovada na minha sala de visitas.
    Penso em várias formas de mudar mais acabo sem saber o que fazer.

  2. Oi, Patrícia!
    O quadro foi escolhido e comprado pela Katia. Vamos ver se ela lhe responde.
    Obrigada
    Rosana

  3. Amei a sala! Ficou maravilhosa e o mais incrível, com os móveis que a proprietária já tinha!
    Parabéns!!!
    Vocês sabem me dizer a metragem da sala?? Obrigada

  4. Adorei o projeto!! O ambiente ficou lindo! O quadro ao lado da mesa me agradou em especial. Vcs sabem se a peça é única? Se não, onde poderia encontrar!? Obrigada!

  5. Oi, Neula!
    Então, mas a gente estuda prá aprender alguma coisa, né não ? kkkk!
    Obrigada
    Grande beijo procê!
    Ro

  6. Oi, menina!

    Adorei!

    Sabe minha conclusão? Quanto mais vejo ideias mais preciso de um profissional,rsssss…

    Sabe aquela parte dos detalhes? Será que minha sala é grande o suficiente para ter essa divisão na entrada? será que? será que… E no final…. Preciso sempre do profissional! 🙂

    Beijoka!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui