Continuando nossa viagem pelas cores, que começou no post Cores na Decoração (1) vou falar hoje sobre não uma cor, mas uma família que tem muitos nomes: Do lilás mais clarinho até o roxo mais fechado.

Estas cores são elaboradas pela  combinação de 2 outras – VERMELHO e AZUL que,  dependendo da quantidade de cada uma  na combinação e da quantidade de cinza (atenuação), produz sensações tão diferenciadas que acho muito rico falar de todas juntas. Vejam abaixo: As cores sobre as quais estamos falando são o grupo formado pelas 3 colunas centrais deste semicírculo:

Cores na Decoração - roxolilas

roda_cor

Quanto mais para a esquerda, mais vermelho há na mistura VERMELHO + AZUL e quanto mais para a direita, mais azul. Quanto mais para fora do semi-círculo, mais atenuada (e clara) é a cor.

Perceba que quanto mais escura , mais a cor é “masculina“, forte, quanto mais clara, mais é “feminina“, delicada. Vejam como ela é versátil neste aspecto, coisa que não acho tão pronunciada com as outras cores (compare no círculo completo ao lado). Acredito que isso se deve à riqueza desta combinação de vermelho e azul, que são 2 cores que trazem sensações bem diferentes e contrárias (sangue, paixão x paz, tranquilidade, amor sereno)..  Ou estou viajando demais?!?

Por isso essa família pode ser usada em todos os ambientes, com ótimo efeito. É só mudar a atenuação e, muitas vezes, usar o branco para não pesar no ambiente. Não é legal? (Eu adoro estas cores, precisa falar ?). Então, vamos aos exemplos:

Dos sites e blogs: guia do bebe, studio1, coral (no twitpic), casaabril, coastalliving, dominomag, nestinteriordesign e idealhomemagazine

Após ver as fotos, veja o que falo sobre o MARROM.

Cores na Decoração – Roxo/Lilás

quarto-bebe-lilasLilás quase branco, ótimo para quartos de bebê, traz tranquilidade, suavidade.

quarto-adolescente-lilasLilás mais forte, mas ainda “feminino”, quase rosa. Muitas adolescentes gostam desta cor nos seus quartos.

quarto-casal-lilas-azulUm lilás agora puxando para o azul, ótimo para um quarto de casal, tem um quê de tranquilidade com alguma sensualidade

quarto-menina-azul-lilasAgora um tom mais fechado, indo para o roxo, tbém ótimo para quartos de adolescentes e adultos que gostam de ousar

sala-lilas-roxoAqui o roxo bem escuro e fechado leva uma certa austeridade para a sala, que fica mais “masculina”, séria. Pode ser usado em um quarto de menino adolescente, por exemplo.

sala-lilas-rosaUma sala com o mesmo tom de lilás da 3a foto acima, “feminina”, delicada, mas sensual.

sala-roxo-douradoAqui um tom forte, chamativo, sensualíssimo e nada delicado

Um tom mais atenuado. Vejam que não passa a sensação de sensualidade, é mais sério e clássico.

Vejamos agora o Marrom 

e não deixem de ver as postagens anteriores: Cores na Decoração (1) , As cores na decoração (2) , o BRANCO E O AZUL , AMARELO  , VERDE   e VERMELHO

86 COMENTÁRIOS

  1. adorei seu post!
    tenho duvidas com minha sala! sofás marrom escuro, estante marrom escuro tbm, cortinas lilás… e o tapete??? meu Deus! o tapete… q cor colocar??

    bjss

  2. Oi, Vanessa,
    Entendi que vc quer trocar o lilás atual pelo bala de uva, é isso?
    Eu acho que o contraste do bala de uva com o amarelo em paredes uma ao lado da outra com uma sala em branco vai ficar desequilibrado. Talvez funcione com uma parede da sala de tv em amarelo, mas não posso ter certeza. O contraste entre estas 2 cores é muito forte e pode pesar muito, mas tudo depende se seu ambiente é grande o bastante, se vc não vai cansar do amarelo rapidamente (não ponha na parede da tv pq cansa mais rápido ainda), da luminosidade da sala, enfim, de uma série de fatores.
    bjo
    Rosana

  3. Oi, Felipe,
    Pelo que vi, são cores quase tom sobre tom, combinam entre si. Mas para q este esquema com 2 paredes com cada uma destas cores funcionar bem seria necessário estudar o ambiente como um todo, móveis que ficariam nestas paredes, piso, enfim… Talvez uma ideia fosse que a parede onde está a janela tivesse uma das cores e uma lateral a outra. Mas não posso dizer como isso ficaria pois depende muito do restante da decoração.
    Um outra ideia seria pintar uma só parede com as 2 cores ( metade com uma metade com a outra)… mas é realmente dificil sem saber o que mais vc tem neste ambiente.
    Com certeza 2 ambientes seguidos, cada um com uma parede nestes cores ficaria mais fácil de ficar legal.
    bjo
    Rosana

  4. Ola, Rosana estou na duvida se coloco a cor bala de uva da suvinil que é um roxo na minha sala de jantar a parede esta lilas com nichos na cor branco e a mesa e de vidro com as cadeiras em tom de areia com cinza nos detalhes ,porem estou pensando em colocar na outra parede ao lado amarelo tb p dar um contraste e a sala da tv deixar branca apenas com a cortina lilas e o sofa areia? me da uma ajuda? sera que ficaria legal?

  5. Olá Ro.

    Eu e minha futura esposa estamos no processo de reforma e pintura de nossa casa, compramos as cores roxas da coral: Flor de Ipê e fogo violeta. o quê você acha dessa combinação. e estamos pensando em fazer algo diferente que seria pintar duas paredes do cômodo para destacar em vez de apenas uma, desse jeito ficaria bonito?

    Desde já agradeço sua opinião.

  6. Olá, tenho uma única parede na sala com marmorati roxo forte e as demais branca e o teto também Branco . Gostaria de mudar as paredes brancas qual seria o melhor tom?

  7. Oi, Cintia
    Esta cor é bastante feminina. Se vc é sozinha ou seu companheiro não detestar (o q pode acontecer) coloque no quarto.
    Caso ele não goste, use na sala. Mas cuidado, vc terá que combinar todas as outras cores do ambiente (seja qual for ele) com esta cor, e ter cores neutras nos grandes móveis , pq esta cor tem bastante presença.
    bjo
    Rosana

  8. Oi! Fiz uma textura em uma parede do meu quarto e em uma parede da sala. Comprei uma lata de tinta na cor “flor de valeriana”, e agora não sei onde usá-la. em que cômodo vc acha que fica melhor?
    Obrigada!

  9. Oi, Nathália,
    Claro que não, desde que vc considere que as cores que escolher ficam bem juntas na parede, está tudo bem !
    bjo
    Rosana

  10. Olá eu vou me mudar ainda esse ano,e quero deixar o meu quarto a minha cara,que combine comigo!!! E queria saber se tem algum problema colocar objetos de cores diferentes da decoração,e parede(s) do quarto ????

  11. Oi, Alessandro,
    Pode ser ou não . Depende do que vc quer: Se vc quiser impactar quem entra, poderia colocar uma cor neutra ou clarinha no lado externo. Já se quiser “preparar” a pessoa para o que vem depois, eu colocaria uma das cores internas, em um tom mais escuro ou no mesmo tom.
    Boa Noite prá vc!
    Ro

  12. se pintarmos a casa usando na parte interna puxando pro lilas,algumas parte roxa,algumas partes azul:qual seria a cor certa pra pintar o lado externo da casa, teria que ser uma cor forte pra fora ne!qual seria a melhor opcão!
    Tenha um bom dia,obrigado!

  13. Oi, Yngrid,
    Acho que vai ficar legal, desde que mantenha os demais itens de decoraçao nestas cores: roxo, lilás, branco, cinza e talvez azul, se desejar
    bjo
    rosana

  14. Oi tudo essas cores sao muito lindas e quero que poste mais. quero fazer meu quarto assim: as paredes lilas gesso branco e o roda – pe do gesso roxo escuro com uma parede com papel de parede roxo escuro . me da mas dicas . bjos de : yngrid soares de lima .

  15. Oi, Luciana,
    Não sei se sua filha abre mão, mas a minha 1a sugestão seria vc pintar todo o quarto de branco ou um cinza bem claro, deixando o lado da sua filha com a cama lilás mais escuro, os móveis em branco e objetos decorativos usando lilás, vermelhos (pequenos objetos) e azuis. E a parte do seu filho ficaria com o berço azul e branco e objetos decorativos em azuis, cinzas e vermelhos. Você poderia tirar o vermelho deste paleta se não quiser usá-lo.
    No caso dela não abrir mão, sugiro que a parede do menino seja cinza de claro para médio, com o berço azul e branco e objetos em azul e cinza.
    bjo
    Rosana

  16. oi,tenho uma filha de quase sete anos,agora esta vindo um filho ,gostaria de saber sobre o quarto que agora vai ser tanto de menina como de menino.O quarto da minha filha é lilás com pérola tem movéis branco,porém a cama é branco com um lilás mais escuro do que a parade,qual seria a tonalidade ideal para combinar com esssa duas cores entre outra cor de parede no quarto junto com lilás puxando mais para o masculino,minha preferência seria um azul e um berço azul com branco ,será que seria cafona pois vou usar este quarto para dois sexos diferentes.me mande uma solução não sei o que fazer.obrigado

  17. oi,Dayane,
    Nao entendi bem, mas roxo é uma cor bem forte. Se quiser que funcione use cores neutras no restante do quarto + alguns objetos em azul ou, se quiser contraste forte, amarelo.
    bjo
    rosana

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui