Continuando nossa viagem pelas cores, que começou no post Cores na Decoração (1) vou falar hoje sobre não uma cor, mas uma família que tem muitos nomes: Do lilás mais clarinho até o roxo mais fechado.

Estas cores são elaboradas pela  combinação de 2 outras – VERMELHO e AZUL que,  dependendo da quantidade de cada uma  na combinação e da quantidade de cinza (atenuação), produz sensações tão diferenciadas que acho muito rico falar de todas juntas. Vejam abaixo: As cores sobre as quais estamos falando são o grupo formado pelas 3 colunas centrais deste semicírculo:

Cores na Decoração - roxolilas

roda_cor

Quanto mais para a esquerda, mais vermelho há na mistura VERMELHO + AZUL e quanto mais para a direita, mais azul. Quanto mais para fora do semi-círculo, mais atenuada (e clara) é a cor.

Perceba que quanto mais escura , mais a cor é “masculina“, forte, quanto mais clara, mais é “feminina“, delicada. Vejam como ela é versátil neste aspecto, coisa que não acho tão pronunciada com as outras cores (compare no círculo completo ao lado). Acredito que isso se deve à riqueza desta combinação de vermelho e azul, que são 2 cores que trazem sensações bem diferentes e contrárias (sangue, paixão x paz, tranquilidade, amor sereno)..  Ou estou viajando demais?!?

Por isso essa família pode ser usada em todos os ambientes, com ótimo efeito. É só mudar a atenuação e, muitas vezes, usar o branco para não pesar no ambiente. Não é legal? (Eu adoro estas cores, precisa falar ?). Então, vamos aos exemplos:

Dos sites e blogs: guia do bebe, studio1, coral (no twitpic), casaabril, coastalliving, dominomag, nestinteriordesign e idealhomemagazine

Após ver as fotos, veja o que falo sobre o MARROM.

Cores na Decoração – Roxo/Lilás

quarto-bebe-lilasLilás quase branco, ótimo para quartos de bebê, traz tranquilidade, suavidade.

quarto-adolescente-lilasLilás mais forte, mas ainda “feminino”, quase rosa. Muitas adolescentes gostam desta cor nos seus quartos.

quarto-casal-lilas-azulUm lilás agora puxando para o azul, ótimo para um quarto de casal, tem um quê de tranquilidade com alguma sensualidade

quarto-menina-azul-lilasAgora um tom mais fechado, indo para o roxo, tbém ótimo para quartos de adolescentes e adultos que gostam de ousar

sala-lilas-roxoAqui o roxo bem escuro e fechado leva uma certa austeridade para a sala, que fica mais “masculina”, séria. Pode ser usado em um quarto de menino adolescente, por exemplo.

sala-lilas-rosaUma sala com o mesmo tom de lilás da 3a foto acima, “feminina”, delicada, mas sensual.

sala-roxo-douradoAqui um tom forte, chamativo, sensualíssimo e nada delicado

Um tom mais atenuado. Vejam que não passa a sensação de sensualidade, é mais sério e clássico.

Vejamos agora o Marrom 

e não deixem de ver as postagens anteriores: Cores na Decoração (1) , As cores na decoração (2) , o BRANCO E O AZUL , AMARELO  , VERDE   e VERMELHO

86 COMENTÁRIOS

  1. Oi, Danielle,
    Eu gosto muito de roxo com cinza médio. Outra cor (esta para fazer cabum!) é o amarelo, que é contrastante do roxo, mas deve ser usado com cuidado, limitando o no de cores fortes no ambiente.
    bjo
    Rosana

  2. Oi.

    Tenho um sofa e um puff roxo (beringela) , que cor devo pintar as paredes da minha sala ?

    A minha sala e pequena e retangular. Já pesquisei em varios site mais não achei nada

  3. Oi, Cláudia,
    As poltronas podem ter bege e lilás ou marrom e lilas na estampa.. Pode ter mais uma cor tbém, como azul, por exemplo. As almofadas podem ser em quaisquer das cores, menos a mesma cor do sofá. Se quiser usar marrom use um marrom mais claro ou mais escuro que o sofá.
    bjo
    rosana

  4. Oi
    eu gostaria de saber quais cores eu posso colocar os enfeites do meu quarto, sendo que uma parede é lilás e as outras brancas.
    Obrigada

  5. Oi, Marcela,
    Para contrastar bastante, use o amarelo, que é a cor complementar do roxo. Se quiser um efeito mais suave vc pode usar o lilás ou o azul claro.
    bjo
    Ro

  6. Oi!! Estou reformando o meu quarto e estou querendo pintar as paredes em um tom de roxo e em uma das paredes colocar um adesivo com o simbolo de paz e amor (estou querendo deixar o ambiente mais no estilo hippie)e gostaria de saber qual cor combinaria melhor com o roxo. Obrigada!!

  7. Olá, eu casei agora e estou mobiliando meu apto, e estou com uma dúvida:
    É o seguinte, pintei uma parede ( a da janela) de lilás bem clarinho, e as demais de branco, com detalhes no gesso (forro) de lilás tbm. Coloquei uma cortina e tapete champanhe. Acabei de comprar um sofá marron claro, quero comprar 2 poltronas coloridas, qual estinho de cor vc me aconselha para as poltronas e para as almofadas?

    Obrigada

  8. Oi, Jéssica,
    Azul fica super bem com roxo e dá maior leveza. Acrescentar uns objetos em fucsia e/ou lilás fica lindo.
    bjo
    Rosana

  9. Olá! Minha mãe quer trocar a cor das paredes externas da nossa casa que são brancas, mas ela não queria trocar a cor da janela que é lilás.
    Existe uma cor a não ser o branco que fica bonito na parede externa e que combine com o lilás?
    obriigadaa 🙂

  10. Estou passando por uma reforma em minha casa e um dos cômodos que mais quero mudar é o meu quarto! Adoro roxo, em qualquer tonalidades. Gostaria que me dessem uma sugestão de cor para as paredes do quarto, já que as roupas de cama, tapete e cortinas são em tons de roxo. Beijos

  11. Oi, Marina,
    Uma opção neutra e elegante é que as cortinas tenham uma cor similar às cores usadas nas outras paredes. Caso estas sejam em branco, opte por beges médios (ou marrom claro) que ficam bem com o lilás e são cores neutras. Se não gostar do bege, opte pelo cinza se as paredes forem brancas.
    bjos
    rosana

  12. Pintei uma parede da minha sala de lilás e agora não sei que cortinados colocar sem que minha sala pareça um arco-íris!
    O meu swofá é branco e os móveis pretos…
    Alguem me dá uma ajda
    pleaseee!!

  13. Oi, Ana Kelly,
    Parabéns!
    Acho que o melhor é vc encontrar uma cor que agrade tanto a vc qto a seu marido. Sugiro cores que façam vcs sentirem aconchego e tranquilidade. É sempre bom em quarto encontrar estas sensações.
    bjos
    Rosana

  14. Oi, Fátima,
    Cor em foto engana muito, mas de acordo com a própria Coral, a cor da 3a foto é Lavanda Selvagem ( o lilás) e Chiffon Azul. Da 6a foto não sei a cor pois tirei de um site estrangeiro.
    bjos
    ROsana

  15. Gostaria de saber o nome da cor e fabricante dos ambientes três e seis. Não estou conseguindo localizar no simulador da Coral as cores lilás 03 e lilás 06.
    Obrigada.

  16. Oi, Nadia,
    Estas cores combinam bem. sugiro que use mais o branco e deixe os tons mais fortes para os detalhes. Não exagere nas cores para que o ambiente fique claro e leve.
    bjos e sucesso
    Rosana

  17. GOSTARIA DE UMA SUGESTÃO PARA O MEU SALÃO DE BELEZA GOSTO DOS TOS LILAS ROXO ;ROSA E BRACO O AMBIENTE MEDE 5X5

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui