Simples Decoração - Porque o bom é simples

Dicas

Quem tem medo de cor escura na parede?

Estou escrevendo este post para tentar acabar de vez com o medo que alguns (mas) leitores (as) tem de usar cor escura nas paredes, principalmente em apartamentos pequenos. Vou falar de algumas dicas – e esclarecer outras –  para você usar sem medo de errar.

1) Dizem por aí que “Cor escura funciona em ambiente bem iluminado”: Gente, qualquer ambiente tem que ser bem iluminado! Se não há luz natural  (porque é noite ou porque o ambiente recebe pouca luz solar), qualquer que seja a cor das paredes, o ambiente vai ficar escuro. E se ele tiver  muitas cores escuras vai  precisar de mais luz – principalmente se estas cores escuras forem opacas.

veneersalapuff

saffroniabaldwinDes-Geoffrey-de-Sousa

1a.foto: Ambiente bem iluminado pela luz do sol – a cor escura na parede nem parece escura. 2a. foto: Ambiente mal iluminado pela luz do sol e com cores escuras – Tem que ter boa iluminação artificial, mesmo que a parede fosse branca! Mas veja o quanto os quadros, com grande área branca, refletem a luz artificial e “iluminam” esta parede ! Esta é uma forma de fazer “pesar” menos uma parede escura. E é a 2a. dica:

2) Para “iluminar” uma parede escura, ao mesmo tempo diminuindo a presença da cor escura no ambiente, não a deixe vazia (e use cores claras para preenche-la)

 roberto_migotto

ministryofDecostockholm punt mobles

Novamente os quadros nestas paredes diminuem o impacto da cor no ambiente

vtinteriorssalabegeazulbrco

A estante tem fundo escuro, aumentando conforto ao ver a tv e como tem madeira e diversos objetos claros, a gente nem percebe que o fundo é praticamente uma parede preta.

3) Cores vivas e materiais brilhantes são enfatizados e iluminam uma parede escura

decoratrixuntitled

Olha como este sofá parece uma lâmpada iluminando a parede (cores lindas, por sinal) e, ao mesmo tempo, é valorizado por ela

4) Paredes “de fundo” em cores escuras criam “profundidade “

desiretoinspireheidilundsgaard5

quarto-29-cc

Na cozinha vc vê melhor ainda este efeito.

5) Ainda está preocupada (o)? Pinte em cor  escura a menor parede do ambiente ou a mais “recortada”

solovely_419_026

sketch42blog65

1a. foto: Cabeceiras são ótimas para testar cores escuras – estas cores bem usadas trazem aconchego. 2a. foto: Chamei de parede “recortada” aquela que tem muitas portas, janelas, etc. diminuindo sua área.

6) Mas como fazer uma parede escura ficar horrível em um ambiente?

sala_vermelho02

Desequilibrando-o: Veja que os móveis em preto na parede mais escura não são uma boa idéia. Se eles fossem claros, o ambiente seria mais equilibrado e tudo ficaria melhor.

Black-Bedroom-On-Luxury-And-Gothic

Exagerando e não criando contrastes: Usar a mesma cor em tudo não pode ficar bom. Qualquer cor.

chictip3e4010e8b2f098

 Iluminando pouco: Veja que a parede nem é tão escura (ou nem é escura,  sei lá) mas o ambiente está pouco iluminado

Fotos dos sites e blogs: veneer, saffroniabaldwin, ministryofDeco, casa abril, vtinteriors, decoratrix, desiretoinspire, solovely, sketch42 , chictip e as 2 “horríveis” de pesquisas na Internet (não guardei os sites…)

Posts relacionados

Comentários:

Daila Lopes · 10 de junho de 2013 às 08:13

Suas dicas são ótimas Rosana! No meu blog também tento acabar com este medo que muita gente tem da cor em geral. Cor dentro de casa é tudo de bom, e os tons escuros trazem muito aconchego e personalidade – afinal são poucos que “arriscam”. O ambiente da parede vermelha com móveis escuros tem outro defeito: o contraste do vermelho com o branco é muito gritante. Ficaria bem melhor se tivessem usado tom um neutro, mesmo que bem clarinho, mas não branco.

Kaline · 10 de junho de 2013 às 11:05

Curto demais, na minha sala anterior, eu tinha uma parede como esse vermelho aí.

Carla · 10 de junho de 2013 às 16:14

Ótimas dicas! Gosto de ambientes claros mas aprendi no blog que a parede da televisao escura dá mais conforto! Depois desse post nao tenho dúvidas: farei a parede da televisão em cinza escuro, com nichos e rack brancos!

Rosana Silva · 10 de junho de 2013 às 02:28

Eu tbém gosto muito, Kaline!
bjo e obrigada!
Ro

Rosana Silva · 10 de junho de 2013 às 02:28

Legal, Carla! Vc vai ver a diferença!
Um beijo e obrigada!
rosana

Rosana Silva · 10 de junho de 2013 às 02:29

Oi, Daila!
Vc tem razão, eu tbém prefiro cinza com vermelho, exatamente pelo contraste forte entre as 2 cores. E vamos colorir o mundo!
bjo
Rosana

Felicitas · 10 de junho de 2013 às 14:07

Muito boas dicas. Adoro cores, sou fan declarada. E tua forma de explicar sobre usos, formas, como fazer, é muito bom. Gostei! Bj. Felicitas

Rosana Silva · 10 de junho de 2013 às 18:50

Puxa, Obrigada Felicitas!
Vc me deixou Feliz!
bjo
Ro

janaina silva de souza · 10 de junho de 2013 às 00:49

oi rosana descobri seu site e amei as dicas , queria saber se qual cor , fica melhor com marrom ,o branco ou bege grata .

Rosana Silva · 10 de junho de 2013 às 16:27

oi, Janaina,
Os 2 combinam, já que são neutros. Mas o bege deve ser testado com o marrom (há muitos marrons e muitos beges), mas se a combinação for boa é muito mais sofisticada no meu ponto de vista.
bjo
Rosana

Edna · 10 de junho de 2013 às 03:11

Gostaria de pintar a sala sendo uma parede destaque de cinza escuro e as demais um cinza bem clarinho ocorre que o ambiente é escuro com faço

Rosana Silva · 10 de junho de 2013 às 21:26

Oi, Edna,
Coloque bastante itens em cores claras e muita iluminação. A parede mais escura pode ter quadros em cores claras, molduras brancas, enfim, diminua visualmente a área escura com coisas claras. Outra ideia é colocar um espelho (se for possível) de frente para a entrada de luz (janela). Assim o ambiente ficará mais claro devido ao reflexo da luz de fora no espelho.
bjo
Rosana

Deixe o seu comentário!