Quem não tem aquela vontade louca de pintar uma parede de um verde BEM VIIIIIIVO ? Um amarelo CHEGUEI E ARRASEI? Um vermelho DE MATAR e depois acaba colocando um begezinho, um verdinho água (não tenho nada contra estas cores, seja dito) e aquele desejo louco nunca é realizado…tipo aquela viagem prá Europa que sempre adiamos.. (nem precisa ir tão longe né? Pode ser prá Bahia mesmo!) o problema é que adiamos por medo… de não saber combinar, de odiar, de ficar demais, do marido (ou mulher) matar a gente quando chegar em casa…

Mas vamos observar ambientes com estas cores “loucas” que deram certo e ver porque deram certo. Então, vai que vc se enche de coragem?

Vamos lá, para começar a “terapia” : 1) VC tem MUITO MÊ DO MESMO? Arrisque-se com uma peça! Deixe o restante do ambiente tranquilinho, neutrinho, escolha uma peça bonita e faça dela uma estrela! Se quiser usar outras cores, além dos neutros, use em acessórios e detalhes. Lembre-se que esta peça VAI CHAMAR ATENÇÃO. Então, capriche na escolha e no posicionamento dela.Além disso, vc pode colocar alguma coisinha pequena  na mesma cor no ambiente (veja na 1a foto: o rosa aparece na estampa das almofadas e nas flores e que na 3a foto os livros e a garrafa repetem o azul… sutil, não? )

atranquilquartoromanticobuellerdesignsblogspot18

thehappyhomehall

2) Vc tem assim um MEDO MÉDIO, quer arriscar uma área pequena prá ver como é este negócio de conviver com AQUEEEELA COR: Pinte a menor parede OU aquela que tem uma baita janela (logo pouca área para a cor) OU aquela que tem espelhos ocupando a área, OU crie uma área pequena de alguma forma, enfim – A ideia é: Vc vai pintar DAQUELA COR, ela vai APARECER, mas não em muito espaço !!!! Mas ela vai aparecer, não esqueça e não esqueça tbém que, se o local for pouco iluminado ou pequeno ou a cor for MUITO “TÔ AQUI”, envolva-a com muito branco, off whites delicados, neutros em geral. E vale novamente a regrinha: Salpique um pouquinho desta cor pelo espaço

desiretoinspireloft

3) Vc não tem medo MESSSSMO e quer mais é encher DAQUELA COR  o seu ambiente! Parabéns, mas cuidado: Os destemidos às vezes passam dos limites (rs!) Então: É DAQUELA COR que estamos falando, certo ? Logo, deixe espaço para que ela brilhe e se exponha. A gente tem que ter algum lugar para descansar os olhos, viu ? Então: Quanto mais forte a cor, mais ela precisa de branco (perceba que nos outros exemplos acima o branco também foi muito usado), neutros leves, principalmente se o espaço é pequeno e/ou pouco iluminado. Reduza a quantidade de outras cores. Assim, ao mesmo tempo em que ela vai aparecer em todo seu esplendor , ela não vai cansar ninguém, enlouquecer marido, nada disso! Sugiro que só use A SUPER COR em todas as paredes ou em tom mmmmmuito chamativo se o ambiente for grande, bem iluminado e colocando muito branco nos móveis, piso… veja só:

vtwonenverde

verdecasosdecasa

É claro que existem regras para serem quebradas e há ambientes lindos que são formados por muitas cores fortes juntas, mas fazer isso e conseguir um bom resultado é bem mais difícil, viu? Vamos devagar … rs!

thezhushsalallilasazulrosalaranja

CoastalLivingpainted-floor-purple-l

Fotos dos sites e blogs: CoastalLiving, SmallPlaceStyle, TheZhush,casosdecasa, vtwonen, desiretoinspire, decorology, thehappyhome, buellerdesigns e tranquiltownhouse

33 COMENTÁRIOS

  1. Oi, Claudia, Desculpe a super demora, não consegui ser rápida, mas espero que ainda lhe ajude: O tapete e as poltronas provavelmente ficarão bem o tom marfim da parede se for claro, tipo bege, vai ficar bem tbém. Acrescente objetos de decoração em branco e neste marfim ou bege para clarear a sala e não acrescente mais nada em vermelho para não pesar.
    bjo
    Rosana

  2. Comprei um sofa de 2 lugares na cor vermelho vivo. Gostaria de colocar um tapete mesclado cinza/branco e preto. Um rack com painel e aparador cor carvalho/preto. Duas poltronas cinza com detalhes em vermelho. Uma cortina branca, mas…tenho duvida por causa da cor da parede em tom marfim. Quero que a sala, apesar de pequena fique agradável e bonita, ja que e integrada com a cozinha que será branca/preto. Preciso de ajuda urgente, vou mudar pra nova casa em breve.

  3. Amei todas as dicas!!!! Preciso de uma sugestão sobre minha sala, tenho as seguintes cores: branco, preto, amarelo e cinza, combinados entre móveis , sofá, cadeiras e cortina, quero saber se a cor roxo pode entrar aí no tapete ou almofadas…Obrigada!

  4. Oi, Ligia!
    Difíicl pq não sei a cor das paredes, seu gosto nem o “clima” que deseja dar a sala. Vc já tem marrom e mais marrom (ferro e madeira), Se quiser um clima tranquilo, aposte nos beges, areia, cremes, estes tons (tipo marrons claros) e acrescente objetos de decoração em tons de laranja ou vermelho , se quiser aquecer e verdes e azuis se quiser um ambiente mais refrescante. Escolha 3 cores e use somente elas, mas variando o tom (mais escuro, mais claro, em estampas que tenham o marrom).
    bjos
    Rosana

  5. Estou querendo renovar minha sala e tenho um jogo de estofado marron, forrado de teci?
    do que não vou mexer. Tenho uma recamier para mandar forrar, comprar cortinas, comprar tapetes e não sei que cores uso. Minha sala de jantar é integrada com esse ambiente e meu jogo é de ferro envelhecido e tenho uma peça antiga de madeira escura, uma mini cristaleira. Pode me ajudar?

  6. Oi, Carina,
    Eu colocaria as almofadas vermelhas, mas as amarelas só se não forem muito vivas 9vai acabar com o glamour). Dourados ficariam show.
    bjos
    Rosana

  7. Olá. Eu sou portuguesa e adorei as suas dicas. Um máximo.
    Eu estou tambem a tentar decorar a minha sala. tenho as paredes brancas e móveis escuros. Tenho os cortinados em cinza e preto. Gosto muito. Está com muito Glamour. Mas queria dar mais cor. Está muito “morta”. Tenho algumas almofadas em vermelho. Acha que mais algumas em amarelo ficava bem? E que posso fazer para “avivar” a minha sala? Se quiser mando fotos.

  8. oi, Marcia Regina,
    Pode sim! Vai ficar bem vibrante! Só cuidado para não ficar gritante demais. Escolha bem o vermelho e não exagere no tamanho do destaque.
    bjos e SUCESSO
    RO

  9. Oi, Josiana!
    Eu adoro marrom com azul. Acho super chique! Mas para saber qual o azul vai ficar legal vc precisa ver: A iluminação natural da sala e seu objetivo em relação a ela, quer dizer se deseja que ela fique escurinha ou se deseja que ela seja mais clara; Qual tom de azul combina com o tom do marrom que vc usou e com a sensação que vc quer passar: De sofisticação ou aconchego – Tons mais sóbrios e atenuados; De dinamismo, jovial: Tons mais fortes e vivos. Pegue aquelas paletas que vc encontra em lojas de tintas e leve para casa. Depois que escolher o tom, compre um um pouco mais claro em embalagem pequena para testar, ok ?

    agradeço muito!
    bjos
    RO

  10. Parabéns, adorei as ideias daqui. Queria uma sugestão. Tenho, na sala uma parede marrom e as demais sem pintura ainda. Os móveis são tabaco e o sofá bege, é sala de estar conjugada com sala de jantar e um home office. Queria pintar essas outras paredes de azul. Fica bem? que tipo azul sugeres?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui