Simples Decoração - Porque o bom é simples

Conceitos

Cores na Decoração (8)– Marrom

Continuando a série Cores na Decoração Vamos falar sobre o Marrom:

Esta série é composta pelos posts: Cores na Decoração (1) , As cores na decoração (2)  onde falei sobre os esquemas de cores,  e depois falei sobre o BRANCO E O AZUL , AMARELO  , VERDE  , VERMELHO ,  e ROXO E LILÁS

Em geral, o marrom, pobrezinho, é esquecido… Dificilmente alguém pensa: “Ah, vou pintar esta parede de marrom!”. Mas como ele pode ficar lindo!  O marrom pode ser conseguido com diversas misturas, pois existem muitos marrons, não é mesmo?  Por exemplo: vermelho magenta com amarelo ouro;  vermelho, preto e azul;  vermelho e preto; amarelo, azul e vermelho; verde, vermelho e amarelo e por aí vai! É claro que o vermelho aquece e o azul e verde esfriam o marrom resultante.

purestylehomebebe

Esta cor está relacionada à estabilidade, pois lembra a terra e a madeira. Por isso, a sensação de aconchego que muitas vezes ela promove.

jessicasprinkelcom8Na decoração pode criar, de acordo com as demais cores do ambiente, climas aconchegantes, sensuais, austeros, masculinos, femininos, impactantes, introspectivos…

bellemaisonquarto1 (2)

O marrom tem a capacidade de ser um ótimo pano de fundo para que as cores que o acompanhem brilhem.. Discreto e poderoso… Repare como ele atua com o amarelo limão, azul turquesa, rosa, vermelho e roxo!

countrylivingquarto1

Na verdade é muito usado, mas poucas vezes como cor predominante: Ele pode escurecer muito o ambiente, o que, ás vezes é um desejo.

blogdareformawordpresscozinha2

bellemaisonmarromerosa

nestinteriordesignquarto3

marromevermelhoRoxxnwordpress

A

Sabendo usar e principalmente, combinar

Fotos dos sites e blogs: purestylehome, jessicasprinkel, bellemaison, blogdareforma, countryliving, colourmehappy, thecitysage, nestinteriordesignRoxxn

A Seguir vamos ver o PRETO na Decoração


Posts relacionados

Comentários:

rosana · 25 de agosto de 2010 às 02:18

Rose,
O pérola é neutro. Logo, vc pode escolher cores que goste e que combinem entre si (2 ou 3) e acrescentar bege / marrom e branco nos itens. Caso queira manter tudo neutro escolha estas cores beges, marrons e branco e acrescente alguns detalhes em verde , vermelho ou azul, de acordo com o seu gosto. Para o papel de parede fica mais fácil usar cores neutras, como estampas com pérola e marrom por exemplo.
bj
Rosana

Responder

elisangela de pinho · 25 de agosto de 2010 às 08:20

oi,Rosana já mandei uma pergunta pra você mais nunca achei a resposta.como vai ?espero que você esteja ótima.gostaria de saber ,qual a cor que devo pintar minha sala,tenho escada janela,porta de madeira, rack e 3 sofas de couro marrom, piso e parede brancos.tudo linha reta. Não gosto da cor laranja. obrigada elisángela.

Responder

rosana · 25 de agosto de 2010 às 13:24

Oi, Elisangela,
Bem, tive problemas com o blog e perdi alguns comentários… Desculpe. Todas as cores que vc falou são um tanto neutras. Sugiro que vc mantenha a neutralidade com off white tendendo para o bege, principalmente se as madeiras ou a sala forem escuras. E acrescente cores que vc gostar (como azuis e verdes, por exemplo Ou azuis e amarelos acinzentados) nos objetos.
bjo
rosana

Clayton · 25 de agosto de 2010 às 10:49

Bom dia,

Estamos reformando nosso apt, a dúvida está na sala, pois o sofá é bege claro e a tv fica suspensa na parede através de um painel tabaco, o piso é bege madeira sendo que há também um tapete marrom.

Minha idéia é pintar a parede da tv de marrom chocolate e as demais paredes de bege, vc acha que fica bom? fica muito carregado para o bege?

Outra duvida fica por conta da porta, pois a mesma fica na mesma parede onde está a tv (que pintarei de marrom), então pensei em pintar a porta de marrom, para tentar camuflar a porta na parede.

obrigado

Responder

Rosana Silva · 25 de agosto de 2010 às 23:57

Oi, Clayton,
Estou preocupada se a qtd de cores escuras não vai escurecer a sua sala. Ela é bem iluminada? Ou vc realmente deseja que o lado da TV seja escuro? Outro ponto é que o painel tabaco não vai ser realçado pela parede marrom (dependendo do marrom pode até não combinar..é bom testar antes). Já pensou em pintar a parede do sofá (que é bege claro) no tom marrom que deseja e deixar a parede do painel em bege, assim como a porta ?
Não há problema carregar no bege se vc colocar objetos, almofadas e outros itens em cores vivas que vc goste.
abs
Rosana

mari · 25 de agosto de 2010 às 20:47

Qual a marca dessa tinta marron e a tonalidade

Responder

Rosana Silva · 25 de agosto de 2010 às 09:11

Mari,
As fotos são de sites estrangeiros e eu não tenho, para estas fotos, esta informação.
Desculpe,
bjo
Rosana

Angélica · 25 de agosto de 2010 às 13:39

Oi, meu quarto está em reforma, ele é pequeno e escuro, queria colocar um tom de marrom. E em uma parede pintar de amarelo e fazer uma textura, ficaria legal? (meus móveis são todos marrom também).

Responder

Rosana Silva · 25 de agosto de 2010 às 19:57

Angelica,
Seu quarto é pequeno e escuro, os móveis são todos em marrom…Se vc colocar 3 paredes em marrom e ele não for mais para bege que para marrom (quer dizer, bem claro!) seu quarto vai ficar um marrom só.. e provavelmente parecer mais escuro… Então sugiro isso: Um bege claro, tipo café com leite com muito leite, entende? E a parede amarela é legal, mas não ponha este amarelo na parede em frente da cama. O ideal é na cabeceira, para que vc não a veja quando estiver deitada. O amarelo é muito excitante! Realmente só recomendo textura em parede em cor viva se a textura for bem delicada.
bjo
Rosana

Como usar a cor marrom no quarto · 25 de agosto de 2010 às 20:50

[…] um post bem legal sobre isso no simples decoração […]

Carlos Alexandre · 25 de agosto de 2010 às 16:19

Boa tarde!!!
Comprei um sofa pena bege claro e meu painel e escuro,qro pintar uma parede de marrom escuro onde vai ficar o um dos braço do sofa e o resto de um bege não mto ckaro e não mto escuro,acha q ficaria bom?
Vc tem uma sugestão do marrom e do bege?
Obrigado!!

Responder

Rosana Silva · 25 de agosto de 2010 às 01:21

Oi, Carlos Alexandre!
A questão da sugestão é bem difícil pq tem o seu gosto e tem a questão da luminosidade da sala, das outras cores existentes, enfim… Teoricamente, as cores são da mesma “família”, mas há tantos beges e marrons que nem sempre eles funcionam bem juntos. Uma sugestão é vc escolher cores tom sobre tom, quer dizer, naquela amostra de cores das tintas, escolher 2 cores da mesma “página” pq elas tem muitas vezes só diferença na quantidade de branco e aí ficam mais fáceis de dar certo juntas. Outra opção é comprar o marrom, pintar a parede e depois ir clareando (com branco) esta mesma cor até conseguir o bege com a luminosidade que vc deseja. Isso pode dar certo.
De qquer forma, uma sugestão que gostei:
Sugestão: Bege – Centeio e Marrom: Cadeira de Bambu.
abs
Rosana

roque moita · 25 de agosto de 2010 às 17:43

gostaria que mim enviasse uma extrutura padronizada e simples de uma lanchonete tu
do na cor marron e branco desde ja agradeco pelo atendimento nao dispenssado att:roque moita.

Responder

Rosana Silva · 25 de agosto de 2010 às 09:04

Oi, Roque!
Infelizmente, como não sei nada sobre o seu espaço (tamanho, planta baixa, enfim) não tenho como atende-lo de uma forma que realmente ajude a resolver o seu problema. Caso esteja interessado em um projeto, envie planta da área, fotos, e descreva suas necessidades para rosana@simplesdecoracao.com.br.
abs
Rosana

Mary · 25 de agosto de 2010 às 21:42

Minha casa é dois pisos cor areia e portas brancas, quero fazer uma textura na parede e detalhe da escada de marron. Será q fica bem?

Responder

Rosana Silva · 25 de agosto de 2010 às 20:51

OI, Mary,
Com estas cores claras, um contraste com uma cor mais escura em geral fica bem, mas não exagere na quantidade de cor escura. E use texturas mais atuais (nos sites da Coral e Suvinil eles mostram algumas).
bjo
ROsana

Elizangela · 25 de agosto de 2010 às 01:13

Tô com uma dúvida tô reformado o quarto do meu filho vou pintar 3 paredes de camurça e fazer um grafiato de marrom será q combinar os móveis são todos brancos obrigada

Responder

Rosana Silva · 25 de agosto de 2010 às 17:00

Oi, Elizangela,
Com certeza combina.
bjo
Rosana

Deixe o seu comentário!