Conceitos

Cores na Decoração (8)– Marrom

Continuando a série Cores na Decoração Vamos falar sobre o Marrom:

Em geral, o marrom, pobrezinho, é esquecido… Dificilmente alguém pensa: “Ah, vou pintar esta parede de marrom!”. Mas como ele pode ficar lindo!  O marrom pode ser conseguido com diversas misturas, pois existem muitos marrons, não é mesmo?  Por exemplo: vermelho magenta com amarelo ouro;  vermelho, preto e azul;  vermelho e preto; amarelo, azul e vermelho; verde, vermelho e amarelo e por aí vai! É claro que o vermelho aquece e o azul e verde esfriam o marrom resultante.

purestylehomebebe

Esta cor está relacionada à estabilidade, pois lembra a terra e a madeira. Por isso, a sensação de aconchego que muitas vezes ela promove.

jessicasprinkelcom8Na decoração pode criar, de acordo com as demais cores do ambiente, climas aconchegantes, sensuais, austeros, masculinos, femininos, impactantes, introspectivos…

bellemaisonquarto1 (2)

O marrom tem a capacidade de ser um ótimo pano de fundo para que as cores que o acompanhem brilhem.. Discreto e poderoso… Repare como ele atua com o amarelo limão, azul turquesa, rosa, vermelho e roxo!

countrylivingquarto1

Na verdade é muito usado, mas poucas vezes como cor predominante: Ele pode escurecer muito o ambiente, o que, ás vezes é um desejo.

blogdareformawordpresscozinha2

bellemaisonmarromerosa

nestinteriordesignquarto3

marromevermelhoRoxxnwordpress

A

Sabendo usar e principalmente, combinar

Fotos dos sites e blogs: purestylehome, jessicasprinkel, bellemaison, blogdareforma, countryliving, colourmehappy, thecitysage, nestinteriordesignRoxxn

A Seguir vamos ver o PRETO na Decoração


  • Imprimir

Posts relacionados

Comentários:

Ana Carla Araujo · 25 de agosto de 2010 às 14:39

Ro
Tudo bem?
Eu adoro marrom!!! Amei as imagens!
Beijos

Responder

rosanafe · 25 de agosto de 2010 às 14:40

Brigada, menina!
bjo
Ro

Piramides · 25 de agosto de 2010 às 17:27

Oiii,
passeando pela web a gente achou o blog e nos apaixonamos! Tem muitaaassss coisas legais aqui!!

E a gente super concorda com essa coisa de que o marron é sempre esquecido e olha, essas imagens com parede marrons ficaram lindas mesmo, aquela ali com almofadas cor – de – rosa arrasou geral!!! heheheh

Passe nos conhecer tambem!
Abraços

Responder

rosanafe · 25 de agosto de 2010 às 00:09

Oi, Dani!
Obrigada, viu! Já fui lá dar uma olhadinha. Adorei o post sobre o Alain. Ele é meu ídolo!
bjos
RO

Andy · 25 de agosto de 2010 às 15:42

Nossa,to mto feliz de ver que tanta gente ama o marrom tão quanto eu e meu marido,acabamos de casar e pintamo suma parede do nosso quarto de marrom e como nossa intenção de fazer uma sala bem aconchegante pintamos trÊs paredes de marrom havana(coral)e uma de lilás e de coração acho q ficou lindo….mas tem mta gente dizendo que somos loucos,sim somos mto mas somso tb mto felizes rsrsrs bjo

Responder

rosanafe · 25 de agosto de 2010 às 02:12

Andy
O importante é ser feliz! E nesse mundo maluco, onde as pessoas estão cada vez mais tristes e solitárias, quem ousa ser feliz é considerado louco….E daí ???
Melhor ser louco que ser infeliz!
Curta muito seu quarto maluco! E seja cada vez mais feliz!
bjos
Ro

Manu Mitre · 25 de agosto de 2010 às 00:35

Amei o blog!! Falar de marrom não é nada óbvio e é super importante, me lembrou um post que fiz sobre o bege (“Decoração não é calcinha”, hehe). Gostei, mesmo, parece muito com meu jeito de ver as coisas e adorei sua abordagem! Parabéns!
bjo
Manu Mitre

Responder

rosanafe · 25 de agosto de 2010 às 02:09

Obrigada, Manu!
fiquei toda boba!
bjos
RO

Marron na Decoração – JB tecidos decoração · 25 de agosto de 2010 às 09:47

[...] O marrom pode ser conseguido com diversas misturas, pois existem muitos marrons, esta cor está relacionada à estabilidade, pois lembra a terra e a madeira. Na verdade é muito usado, mas poucas vezes como cor predominante, pode escurecer muito o ambiente, o que, ás vezes é um desejo. Sabendo usar e principalmente, combinar, veja a versatilidade desta cor aqui. [...]

Paula · 25 de agosto de 2010 às 11:34

Olá Parabéns pelas dicas, seu site é muito bom !!!
Gostaria de uma ajuda, minha casa não é muito grande, as paredes internas são brancas e pretendo pintas as portas de marrom escuro.Você acha que o ambiente ficará muito pesado?

Obrigada

Beijos

Responder

rosanafe · 25 de agosto de 2010 às 17:41

Oi, Paula,
Obrigada, viu?
Qto a sua pergunta: Depende! Pesar pesa, mas vc pode compensar com cores claras na decoração! A não ser que sua casa seja escura… Aí é melhor apostar em portas mais claras.
bjo
RO

Maria Lima · 25 de agosto de 2010 às 13:42

Boa tarde,
Estou justamente pintando duas paredes de meu dormitório de marrom, buscando mais aconchego. O dormitório tem, 3,20 m por 5,10 mt e pé direito de 2,5 m. Ainda não terminei a decoração, mas acho que está ficando muito escuro. Os móveis que temos no mesmo ambiente (dois criados mudo numa madeira castanha tipo jacarandá e uma camiseira pesada, laqueada em mogno) podem receber pintura branca mesmo não tendo um design modernoso e mesmo que minhas esquadrias sejam todas em madeira natural??? O piso é de madeira clara. Pensei em utilizar um tapete em tons de vermelho, mas estou quase mudando de idéia para um tapete claro (bege ou branco) para dar mais luz ao ambiente, mas tenho receio de ficar uma confusão total…Ajude-me, please!
grata!

Responder

rosanafe · 25 de agosto de 2010 às 23:00

Oi, MARIA LIMA!
Me parece que realmente as cores estão muito escuras! E é claro que se vc colocar os móveis em branco vai ficar melhor ! Mas já pensou em areia, meio café com leite com muuuuuuuuuuuuuuuito leite ? Também fica legal e eu acho que mais aconchegante do que branco. Não tem qquer problema as esquadrias serem em madeira natural. . Eu tbém não colocaria o tapete em vermelho não. A idéia do bege é boa (ou uma cor que combine com a cor da madeira das esquadrias, que achas?
bjos
RO

Carina · 25 de agosto de 2010 às 21:05

Ola por favor, me ajude!

Estou casando, meu noivo e eu estamos decorando a casa.
Porem não consigo, achar um rumo.
Eu amo rosa, pink, tons de rosas, então na sala mandei fazer textura em uma das paredes e pintei de pink, e o restante é em um tom neutro digamos “palha” mais agora não sei que cor de sofa, estante, cortina, tapetes…comprar.
Estou ficando louca, pois já comprei um sofá no tom de marrom escuro, mais agora axu que não fica legal pink com marrom, na verdade não sei e por isso gostaria de sua ajuda. Que cor de sofá fica bom com a parede pink? Preto ficaria bom? Ou marrom que comprei fica legal? Qual cor devo usar nos moveis da sala?
Gostaria muito de sua ajuda. Grata desde já!

Responder

rosanafe · 25 de agosto de 2010 às 09:58

OI, Carina!
Que período bom este: decorar a casa com o noivo! Aproveite e não se estresse, viu?
Olha só: As vezes, por gostar tanto de uma cor, ter um sonho antigo e tal, esquecemos de uma coisa muito importante: De verdade, como seu noivo reage ao pink na sala ? Ele se sente realmente bem? Se não, repense a cor para outro ambiente mais íntimo, como o quarto e em detalhes que não tornem o ambiente feminino demais (afinal, vc não quer que seu noivo se sinta desconfortável no quarto de vcs, certo??) A vida a dois é um exercício de flexibilidade e adequação das 2 partes. Desculpe falar sobre isso, mas sei que muitos homens não gostam e não se sentem bem em ambientes que tem o rosa como cor principal e muitas vezes ficam quietos, mas a gente não quer isso, né?
Agora, se ele é daquelas pessoas que curtem as cores independentemente dos padrões da sociedade e acha ótimo o pink, fico feliz e aqui vão as dicas: O palha está ótimo, e o sofá marrom escuro tbém combina muito bem. Vc tem 2 caminhos a seguir, os 2 usando cores neutras nos elementos principais, como madeira nos móveis (em tonalidade média, tipo mel ou se a sala tiver boa luminosidade, mais escura e até preto – se os móveis não forem grandes demais e a sala pequena), marrom, mel, cinza (que fica ótimo com rosa e é bem masculina), ou branco / palha nas cortinas.
O que muda são os elementos pequenos, como almofadas por exemplo: Se vc deseja que o ambiente puxe para o sério, estes elementos também devem usar as mesmas cores neutras, mais o preto e/ou vermelho escuro. Mas se vc quer que o ambiente seja mais alegre e jovial, use rosa, lilás, vermelho, laranja, amarelo. Nada gritante demais, mas claros e alegres. Se quiser misturar as 2 idéias tbém pode. Coloque elementos sérios e outros mais joviais e pode até mudar a “cara” da sala de vez em quando, simplesmente trocando elementos.
Quanto ao tapete, não sei qual é a cor do piso, portanto, pense em uma das cores neutras que falei. Se o piso é escuro, tonalidade mais clara que o piso. Se o piso é claro, tonalidade mais escura mas não mais escura que o sofá.
OK?
bjos
RO

Karina · 25 de agosto de 2010 às 10:50

Olá,

Descobri seu site é achei super legal, com muitas dicas interessantes. Estou tbm decorando sozinha e gostaria de saber se vc poderia dar uma ajudinha.

Minha sala é em L, onde está dividida em sala de TV, estar e jantar e pintada com F100 e palha. A sala de jantar tem uma mesa embuia escura com tampo preto e cadeiras imbuia com couro branco e a divisão da sala de jantar com a de estar será dividido por um buffet embuia.

Gostaria de saber se na sala de TV poderia usar um rack branco ou teria que ser embuia ou preto também (preciso sempre combinar a mesma cor da madeira)? As cores utilizadas na sala toda até agora são tom de palha, embuia escura, preto e branco. Que cores vc indicaria para que não fique monotono/serio demais?

Obrigada pela ajuda!

Bjs, Karina

Responder

rosanafe · 25 de agosto de 2010 às 16:29

oi, KARINA!
Olha só: palha, embuia,preto,branco. Todas são cores neutras. Acho que vc precisa colocar uma ou 2 cores para realmente colorir a sua sala! E vc pode escolher praticamente qualquer uma, só acho que devem ser claras devido a quantidade de móveis escuros. O rack pode ser branco sim, já que as cadeiras tem assento em branco, mas se ele tiver algum detalhe em embuia ou preto (mesmo que seja o puxador das gavetas) ficará melhor, pois vc tem que ter um equilíbrio e uma continuidade nos 2 ambientes, entende?
Acho que vc deve acrescentar elementos de decoração, como objetos, almofadas, etc, com cores que lhe agradem e combinem entre si. Faça testes com tecidos que tenha em casa, coisas coloridas e descubra quais cores gosta mais e invista nelas, mas atenção: 2 ou 3 cores são o bastante , ok ?
Um beijo
RO

Aldineide · 25 de agosto de 2010 às 22:21

oi gostaria que me desse uma ajudinha!
comprei um sofá na cor marrom, um console todo tabaco e pretendo comprar um raque no mesmo tom de terra, mas estou em dúvida que cor pintar as paredes da minha sala me ajudem! e também que tipo de decoração devo usar, que objetos devo usar no meu console e no meu rak.

Responder

rosanafe · 25 de agosto de 2010 às 18:23

OI, ALDINEIDE!
Vc mesmo respondeu praticamente, sua pergunta: Tons terra, só que claros para trazer mais luz ao espaço e para contrastar, coloque alguns elementos em verde.
Objetos vc nunca deve colocar um monte de coisinhas pequenas espalhadas por todo canto. Escolha poucos objetos, compatíveis com o tamanho dos móveis onde vão estar, use as cores terra, laranja, vermelho , amarelo, mas não exagere. Nem em cor nem em tamanho nem em quantidade, ok ? É melhor um lindo vaso de flores e mais nada que mil coisinhas que só poluem.
bjos
RO

kellen · 25 de agosto de 2010 às 15:44

oi Rosana, já é meu segundo post pedindo um help, minha casa está em reforma e estou com muita vontade de usar um marrom bem forte em uma parede da fachada, como é na parte externa estou em dúvida! O q acha? obrigado

Responder

rosanafe · 25 de agosto de 2010 às 16:21

OI, KELLEN!
O marrom na fachada pode ficar bem bonito, mas : Existem diversos marrons, desde os mais “mornos” até os mais quentes. Use um marrom com mais vermelho se quiser uma cor mais viva e alegre. Outra coisa é que cores escuras na área externa tem tendência a descolorir mais rápido, mesmo usando tintas para fachadas, devido à ação do sol. Vc terá que repintar mais frequentemente que se usar uma cor mais clara e suave. Mas como entendo que dar um diferencial, acho que não precisa se preocupar com isso, certo?
bjos
RO

Marron na Decoração – Blogdecor · 25 de agosto de 2010 às 09:21

[...] O marrom pode ser conseguido com diversas misturas, pois existem muitos marrons, esta cor está relacionada à estabilidade, pois lembra a terra e a madeira. Na verdade é muito usado, mas poucas vezes como cor predominante, pode escurecer muito o ambiente, o que, ás vezes é um desejo. Sabendo usar e principalmente, combinar, veja a versatilidade desta cor aqui. [...]

Alexandre · 25 de agosto de 2010 às 11:10

Eu queria saber se posso pintar a parede que vai ficar a TV de Marron(o marron original), porque as paredes da minha sala estão brancas por enquanto e eu tenho um sofá marrom… e agora eu pinto da cor do sofá?

Responder

rosanafe · 25 de agosto de 2010 às 12:10

Oi, ALEXANDRE!
É uma boa idéia de a sua sala não for muito escura. Se for, não pinte a parede inteira, mas faça uma faixa marrom um pouco mais larga que a largura da tv. Dos lados vc pode colocar prateleiras, por exemplo. Agora, acrescente alguns elementos em cores mais vivas , para alegrar a sua sala: o creme, vermelho fechado, laranja e amarelo ficam muito bem com marrom. Use 2 ou 3 destas cores.
bjos e sucesso
ro

Cecília · 25 de agosto de 2010 às 00:06

Olá Rosana,
Gostaria de saber a marca e a fer. desse marrom do quarto de bebê na primeira foto.

Obrigada!

Responder

rosanafe · 25 de agosto de 2010 às 20:13

OI, CECÍLIA!
Esta cor me parece bem similar à D167 da Suvinil ou a 7724 da Shewin Williams.
Abs
Rosana

Alessandra · 25 de agosto de 2010 às 21:24

Oi Rosana, minha sala tem uma sofá lindo em couro marrom com umas almofadas laranjas e terra, estou pensando colocar mais um sofá de tecido, que cor vc me indicaria para combinar com o sofá marrom.

obrigada.

Responder

rosanafe · 25 de agosto de 2010 às 22:30

Oi, Alessandra!
A cor mais fácil é …. marrom! claro! Mas pensando em algo diferente, teria que saber como é restante do ambiente: cor das paredes, piso, etc. Quer mandar fotos ? Mande para rosana@simplesdecoracao.com.br. De qualquer forma, pensando só no marrom, e que vc tem almofadas laranja e terra, estas cores combinam com o marrom, por exemplo. E como tem as almofadas nesta cor, já há uma “conversa” entre eles, certo?
bjos
Ro

cassia mello · 25 de agosto de 2010 às 07:47

bom dia, por favor me ajude, estou reformando o meu apartamento e a grande indecisão é a sala.Na sala o sofa é marron com almofadas brancas e vermelhas, tapete e cortina branca, rack tabaco com detalhe em branco, quadro vermelho, branco e preto. na sala de jantar cadeiras brancas, mesa de vidro, tudo cromado, decoração btanco e vermelha. como devo pintar a minha sala, uma parede vermelha e o restante branca, uma parede verde e o restante branco, me ajude por favor.
cássia mello

Responder

rosanafe · 25 de agosto de 2010 às 00:40

Oi, CASSIA!
Olha só: sua sala tem as cores: marrom, tabaco, branco e vermelho. São cores que ficam bem juntas, apesar d´eu preferir a combinaçao do cinza com o vermellho por achar que o contraste fica mais atenuado, o que sofistica. Por isso mesmo, não colocaria as paredes em branco e vermelho nem verde e branco. Usaria cinzas claros e uma delas em cinza médio. Isso faria com que, se uma hora vc enjoar do vermelho, possa usar praticamente qualquer cor. Se a sala for escura use cinzas bem claros, ok ? Parece que não, mas fica bem diferente vc usar branco e usar cinza claro. Experimente pintando uma pequena área e veja o resultado.
bjos
Ro

Andréa Lúiza · 25 de agosto de 2010 às 14:22

Olá querida!!Gostaria de vc me ajudasse.O sofá da minha sala é marron escuro,meus moveis são da cor amendoa com almofadas brancas,marron claras e bege,tapete da sala e mesclado com marron mais claro e bege,acho q tá tudo muito marron e gostaria muito de saber que cor q pinto as paredes.Beijos e obrigado.

Responder

rosanafe · 25 de agosto de 2010 às 22:03

Oi, ANDRÉA LUIZA,
Vc pode pintar as paredes com um azul bem clarinho, quase branco. Fica muito bonito com marrom. Caso não queira se prender a esta cor, pinte as paredes com um off white tendendo para o creme, bem claro e use objetos, almofadas, etc coloridos. Que podem ser em azul e laranja, por exemplo.
Bjos
RO

Noeli Vieira · 25 de agosto de 2010 às 21:32

Oi rosana, td bem?
Estou numa dúvida cruel. Minha sala tem três paredes brancas e um varmelha escura, sofá, puf e rack brancos e aparador castanho com preto.
Vou por um adesivo na parede do rack ( que fica de frente para a parede vermelha). Como o adesivo tem duas cores( uma já está definida que é preto)não sei qual por na segunda, se laranja, amarelo-ouro ou marrom.

Por favor me ajude a decidir…
Bjs e obrigada!!!!

Responder

rosanafe · 25 de agosto de 2010 às 18:17

OI< NOELI VIEIRA
Tenho dúvidas se a sala não vai ficar muito pesada com esse branco, vermelho, preto e mais uma cor…. Se ela for pequena, vai ser "muita informação". Entao, preto e branco ou cinza e branco ou bege e branco. Eu não poria uma 4a cor.
Particularmente prefiro paredes bege com 1 parede vermelha pois acho que o impacto do branco com o vermelho muito forte, então amenizo usando bege ao invés de branco.
bjos
Ro

Daniele · 25 de agosto de 2010 às 00:36

Por favor preciso de ajuda, pintei uma parede da fachada de minha casa de marrom bem escuro e o restante da casa de camurça, o marrom ficou lindo, mais o camurça matou minha casa, ficou parecendo que nem pintou, gostaria de saber qual tom combina com marrom escuro, sem contar que as janelas são de blindex fumê.(Se desejar mando fotos. Obrigado

Responder

rosanafe · 25 de agosto de 2010 às 17:59

OI, DANIELE<
Se quiser mandar fotos mande para rosana@simplesdecoracao.com.br, mas tenho a impressão que o marrom junto com o camurça é muita cor escura! Pense em um bege médio (tipo um marrom claro, vamos dizer assim) que fica super bem com marrom e vai clarear a sua casa.
bjos
RO

Gal · 25 de agosto de 2010 às 10:53

Olá, bom dia, gostaria de pintar a metade de uma parede da minha sala de vermelho e as outras toda branca, porque da metade pra baixo é azulejo pois coloquei por causa da umidade que tem na minha casa, então só uma parede que é da metade pra cima gostaria de colocar vermelho, e os meus azulejos são todos branco e devido ter essa divisão entre azulejo e a pintura, me aconselharam colocar nesa divisão uma faixa de compensado com lâmina de madeira para dar um acabamento mas estou em dúvida de que cor coloco essa faixa com essa parede de vermelho e as outras em branco. Que cor uso na faixa? Por favor me ajudem!!!!!!!!!!!. Obrigada.

Responder

rosanafe · 25 de agosto de 2010 às 19:28

OI, GAL!
Particularmente, acho que o contraste entre branco e vermelho muito forte, principalmente com a outra metade da parede em azulejo branco. Sugiro que vc coloque na outra metade ou branco mesmo ou uma cor mais leve e neutra, como o areia e use vermelho em outros elementos da decoração. O acabamento que vc está falando é chamado rodameio (nao tem rodapé? Pois é, este é rodameio). Coloque em tom igual ao da parede superior (espero que vc mude de idéia em relação a usar vermelho..) ou um pouco mais claro que ele. Sua sala vai ficar mais clara, maior e mais fácil de decorar.
bjo
Ro

Juliana · 25 de agosto de 2010 às 19:02

Oi Rosana. Ajude-me por favor. Tenho um sofá bege, um centro tabaco e um conjunto de sofá 2 e 3 lugares que desejo forrar.Das cores disponíveis pra forrar só gostei de 2: um marron bem escuro e um bege meio café com leite. Tem receio de cobrir de marron e ficar tudo escuro demais e de cobrir de bege e de ficar tudo claro demais. Minhas paredes da sala são branco gelo. Também não sei o que comprar pra decorar a sala. Dá umas dicas aí. Desde já, obrigada.

Responder

rosanafe · 25 de agosto de 2010 às 19:15

Oi, Juliana,
Se vc deseja manter as paredes em branco e a sala não é escura demais, o marrom é o melhor, até pq como vc tem outro sofá bege, se vc escolher o bege e ele não for igual ao sofá que vc tem vai ficar esquisito… Além disso, se a sala não for tão grande assim (não tem muito sofá nesta sala não ?) os sofás em marrom vão parecer menores que se forem em cinza.
Como as cores são todas neutras, vc tem muita liberdade para escolher acessórios. Nos sofás em marrom coloque almofadas e/ou mantas lisas com o mesmo cinza do sofá que vc já tem e vice-versa. Pode tbém escolher uma estampa bem bonita com fundo cinza e estampa em marrom, por exemplo. Outras cores que vc pode usar são laranja, amarelo e vermelho, que ficam bem com cinza e marrom.
bjos
RO

Eliane · 25 de agosto de 2010 às 21:45

Eu precisava deste post!
Aqui em casa é tudo marrom, tabaco, bege. Mas agora percebio que preciso unir uma cor mais vibrante, vi que vcom branco fica legal também.
A cabeça começa a fervilhar rsrs.
Bjo

Responder

rosanafe · 25 de agosto de 2010 às 16:07

É Esse meu objetivo, ELIANE!
bjo
RO

cristiane · 25 de agosto de 2010 às 21:56

Oi, acabei de comprar um sofa marrom e estou pintando a parede atras do sofa de verde (verde angra) não sei que tipo de cortina colocar e qual a cor? estou meio preocupada da sala acabar ficando meio apagadinha…

Responder

rosanafe · 25 de agosto de 2010 às 00:48

Oi, Cristiane,
Marrom com verde fica legal, eu gosto. Para a cortina vc pode escolher um marrom mais claro por exemplo. E para não ficar apagadinha, acrescente detalhes em vermelho, que combina com o marrom e contrasta com o verde, ok ?
bjs
ROsana

Aline · 25 de agosto de 2010 às 14:30

Olá,
Tudo bem ?
Adoreei a cor marrom, mas gostaria de ver um modelo com o marrom e a cor amarelo.
O Amarelo não sei se ficaria legal com o marrom um discreto ou mais forte !
Obg :)

Responder

rosanafe · 25 de agosto de 2010 às 00:27

Oi, Aline!
Eu gosto muito de marrom e amarelo e é muito difícil, sejam os tons que vc escolher, que eles fiquem desarmoniosos. Mas prefiro sempre uma cor mais forte e a outra mais discreta, para equilibrar.
beijos
Rosana

Sibeli · 25 de agosto de 2010 às 16:26

Oi

Estou pintando minha sala e estou com dúvida. A sala tem dois ambientes e é separada apenas por um murinho com passagem no meio. Pintei este murinho de marrom chocolate e as outras paredes de salmão claro. Acontece que tenho uma parede com textura na sala de jantar e não sei que cor pintá-la. Pensei em vermelho seco. O que voce acha?

Sibeli

Responder

rosanafe · 25 de agosto de 2010 às 19:12

Oi, Sibeli!
Acho que vc adora cor e é ousada, mas talvez o tamanho da sala não comporte tantas cores fortes… Que tal usar este vermelho seco em detalhes, acessórios (o que vai ficar bem, pq o salmão e o chocolate combinam com ela) e deixar esta textura (que já é um elemento visual forte, logo, não precisa ter uma cor forte) em um tom mais neutro e leve ? Pense nisso!
bjos
Ro

Karla Malaguti · 25 de agosto de 2010 às 20:05

Rosana,
quero começar te agredecendo muito, estou extasiada com seu site! Não consigo parar de ler! Graças ao google te achei daqui da África que é onde moro em um momento crucial: montando a casa do ZERO! Uma delícia! primeira vez que tenhio chance de fazer isso na minha vida! Bem, postei no meu facebook a segunte mensagem junto com o link do seu site: “Encantada com esse site! Para quem gosta ou está imerso em decorar ambientes como eu…VALE MUITO A PENA! F A N T Á S T I C O! Com uma linguagem super simples, explicando princípios básicos de decoração (principalmente em harmonizar cores-foi o que eu tive mais dificuldade) e com muitas, muitas fotos !!! Apaixonada ;) Para quem se interessa pelo assunto: divirtam-se!”
DÚVIDA 1:Posso fazer meu hall utilizando o princípio acromático respeitando os elementos da sala e o resto da sala neutra?
DÚVIDA 2: Estou com medo de errar com as cores, quanto seria para você me dá uma assessoria em que elementos posso adicionar a minha sala para que ela não fique monocromática (odeio, acho sem graça demais…e sempre pelo medo de errar nunca arrisquei…seu site me estimulou muito a experimentar ;) na minha sala já tenho o sofá cru com as almofadas estampadas com cru, bege e verde claro fechado (se é que essa cor existe), com madeira e vidro, pensei em colocar elementos violetas e azuis…pensei em um puff ou uma cadeira, ou um quadro, ou almofadas no sofá nessas 2 cores, um porta retrato, flores ou caixas…
Mais uma vez muito obrigada por abrir um caminho desconhecido até então! Abaixo ao monocromático!!!!! rs ;)
Karla

Responder

rosanafe · 25 de agosto de 2010 às 17:48

Olá, Karla!
Muito obrigada, viu ? Vc é muito gentil!
Então:
1) O acromático seria o não uso de cores, que pode ser considerado o preto e branco. Se é este seu objetivo, sim, vc pode pq estas cores são neutras e combinam com praticamente tudo, mas se o restante da sala é neutro pode ser que necessite colocar alguns itens com cor para dar mais vida. E não esqueça de colocar itens em preto e branco tbém.
2) Violeta e azul combinam bem com o seu verde claro. Sugiro que acrescente algo estampado com a mistura das 3 cores (pode ser 1 ou 2 almofadas ou o revestimento de um puff, por exemplo) e outros elementos lisos com estas cores. Vá colocando devagar até sentir que chegou ao bastante, ok ?
Bjos e obrigada
ROsana

Alessandra Souza · 25 de agosto de 2010 às 16:50

Boa tarde!
Preciso de ajuda na decoração de minha sala em apartamento pequeno. Pintei as paredes e portas de branco, sofá marrom café, cortinas brancas com suporte cromado, homme escuro. Gostaria de saber se posso colocar na decoração um tapete platinado importado(cinza puxado para o prata) e que cor devo usar na decoração, me ajudem!
Obrigada.
Alessandra

Responder

rosanafe · 25 de agosto de 2010 às 02:02

Oi, Alessandra,
Sim pode colocar o tapete, principalmente se seu piso é claro.mas repare que todas as cores que vc está usando na sala são neutras. Sugiro que acrescente objetos coloridos. Como tem marrom e cinza e todos dois ficam bem com vermelho e azul, sugiro estas cores com diferentes tons.
bjos
ROsana

Érica · 25 de agosto de 2010 às 14:29

Parabéns pelas dicas! Minha dpuvida é em relação ao marrom e os tons de laranja. Eu poderia usar um tapete marrom escuro com sofás estampados predominando o laranja?Obrigada

Responder

rosanafe · 25 de agosto de 2010 às 02:08

Sim, Érica!
Marrom e laranja é uma combinação muito bonita. Mas não esqueça de acrescentar tbém objetos em branco para não ficar pesado.
obrigada
ROsana

Lígia · 25 de agosto de 2010 às 18:12

Oi eu sou inesperiente nesse assunto de decoraçao, e descobri o site agora, ao tentar combinar o vermelho com o marrom. Comprei uma cortina marrom(tecido fino),uma manta marrom, um tapete marrom e tres almofadas vermelhas. tenho uns acessorios decorativos no rack em vermelho, mas ainda assim sinto falta do vermelho. porem como minha criatividade é pouca, num sei mais o q fazer!helpe-me

Responder

rosanafe · 25 de agosto de 2010 às 16:35

Oi, Ligia,
O vermelho e o marrom combinam bem. Se vc sente falta de vermelho, sugiro uma poltrona revestida com tecido estampado com fundo em bege e desenhos em vermelho e marrom , por exemplo. Varie os tons do marrom para dar mais vivacidade à sala.
bjo
Rosana

Cássia · 25 de agosto de 2010 às 20:46

Oi, acabei de comprar um sofa marrom com flores bege e a parede atras do sofa de mel ( amarelo) não sei que tipos de cortina e tapete colocar e qual a cor? estou meio preocupada da sala acabar ficando meio apagadinha…

Responder

rosanafe · 25 de agosto de 2010 às 15:20

Oi, Cassia,
Marrom, bege e mel todos são da mesma família, vamos dizer assim…e combinam bem, é claro. Sugiro que as cortinas sejam tbém em bege claro ou marrom (se vc quiser ou precisar escurecer o ambiente, neste caso.) E o tapete pode ser em uma das cores dos sofá (se o piso for escuro – em bege; se o piso for claro, em marrom) E sugiro tbém que acrescente almofadas, mantas, objetos, em cores mais vivas, como laranja, amarelo, vermelho.. (isso para ficar dentro da mesma família de cores quentes).
bjos
Rosana

silvia · 25 de agosto de 2010 às 23:25

boa noite, gostaria de saber se eu pintar a minha da de marrom (café com leite)com branco vai ficar legal,sendo que meu tapete e marron clarinho e sofa marrom mais escura e o movelcor nogueira

Responder

rosanafe · 25 de agosto de 2010 às 11:32

Oi, Silvia,
Estas cores combinam pq são todos como tonalidades diferentes de marrom, mas sugiro que acrescente objetos de decoração em cores mais vivas (que podem ser vermelho, laranja, ou verde, azul) para avivar a sala, ok ?
bjo
Ro

sandra · 25 de agosto de 2010 às 17:36

Oi,comprei um apto e quero reformara banheiro e cozinha.Gostaria de ter ajuda de uma profissional.podes me indicar ou entrar em contato comigo.obrigada

Responder

rosanafe · 25 de agosto de 2010 às 18:46

Oi, Sandra!
Escreva para rosana@simplesdecoracao.com.br. Caso deseje um projeto via internet, posso lhe atender, mande a planta baixa, fotos e uma descrição do que pretende no ambiente. Caso queria um projeto com acompanhamento, se vc estiver no RJ posso lhe ajudar.
bjo
Rosana

ana carolina · 25 de agosto de 2010 às 20:17

Cássia qual cor de plano de fundo fica bom com verde abacate? Obrigadah

Responder

rosanafe · 25 de agosto de 2010 às 18:10

Oi, ANa,
Eu gosto de marrom. Outra cor , esta para contrastar, é o violeta.
bjos
Rosana

Stela · 25 de agosto de 2010 às 16:48

Oi Rosana, eu tenho uma sala de estar que estou querendo reformar, meu sofá é marrom e tenho uma parede vermelha. Meu piso é madeira e gostaria de jogar marrom c dourado nas cortinas mas estou c medo de ficar pesado. Oque achas??
Abraço!

Responder

rosanafe · 25 de agosto de 2010 às 19:46

Oi, Stela,
Se o marrom for clarinho não vai ficar não.
bjo
RO

angelica · 25 de agosto de 2010 às 22:36

Oi,tdo bem, presciso saber qual é a cor ideal p/ pintar o quarto do meu filho ele tem 14 anos, e as paredes do quarto dele é lavanda, acontece que as paredes estão encardidas e quero mudar, e tenho medo de usar um tom muito escuro, vc tem alguma sugestão de cores??? No quarto dele a cama e guarda roupas são nas cores branca e mogno.

Responder

rosanafe · 25 de agosto de 2010 às 20:20

OI, Angelica,
Sugiro cinza médio na cabeceira e off white tendendo para cinza nas demais paredes. Vai ficar claro e masculino.
bjo
Rosana

renato · 25 de agosto de 2010 às 18:54

Tenho janelas marrom, que cor devo pintar as paredes para que possam combinar?

Responder

rosanafe · 25 de agosto de 2010 às 22:07

Oi, Renato,
Marrom fica bem com amarelos, beges, laranjas, alguns verdes e azuis (coloquei na ordem da minha preferência)
bjo
Rosana

Raquel · 25 de agosto de 2010 às 10:57

Tenho um sofá na cor ocre. Qual a cor que posso combinar nas paredes? Minha sala é retangular e quero continuar na cartela de cores do marrom e branco. Obrigada

Responder

rosana · 25 de agosto de 2010 às 20:48

Oi, Raquel,
Este estilo neutro, marrom, branco, bege, areia, branco, ocre é muito usado e vc pode colocar nas paredes um off white tendendo para qquer destas cores. Mas sugiro que acrescente objetos coloridos ou em tons mais fortes, como chocolate, amarelo ouro, laranja… para dar uma aquecida no ambiente e trazer mais vida, contraste e aconchego
bjo
Rosana

mary · 25 de agosto de 2010 às 11:49

Olá!
reformei meu sofa é marrom puxado para o ferrugem(MAS NAO É LARANJA|) e uma das paredestem textura azul claro e o restante parede lisa cor perola. Ah, minha estante é mogno o piso e bege claro. Ou seja, to achando td horrivel, nada combina com nada e no momento nao posso fazer akela reforma. |por favor, vcs teriam alguma ideia de como amenisar essa bagunça de cores pra ficar um clima mais harmonnico? Obrigada, aguardo retorno. bjs

Responder

rosanafe · 25 de agosto de 2010 às 20:55

Oi, Mary,
É provável que mudando a cor da textura vc se sinta melhor. O azul deve ser claro mas aberto. Os azuis acinzentados são mais fáceis de combinar. Sugiro que mude a cor da textura para um tom do pérola só que um pouco mais escuro. E que, se tiver muitos objetos coloridos, que restrija as cores dos objetos para somente 2 mais branco e diminua sua quantidade. No sofá coloque almofadas em bege, pérola e as 2 cores que escolheu para os objetos.
bjo
Rosana

Eliana · 25 de agosto de 2010 às 15:07

Olá boa tarde!!! Estou encantada com seu site,parabens pelo carinho profissional que indica a todos!Estou em reforma e preciso muito de algumas dicas: A cozinha e a sala de estar possuem a mesma medida 3,70 x 2,80 o piso é porcelanato Itagres Bege Charme, revestimento branco, não gosto muito de móveis madeira escuros, porém vi em MDF preto e achei muito bonito,se colocar em minha cozinha vai deixar o ambiente pequeno? E a salinha de estar que cor móveis é ideal? Ah minha maior dúvida está na sala onde o piso é escuro, Itagres Marron Imperial que cor de sofá compraria?( estava pensando beje )e tem a decoração e a cor Home Theater? Obrigada Bjsss

Responder

rosana · 25 de agosto de 2010 às 23:42

Oi, Eliana,
Móveis grandes em preto, dependendo da posição, tem tendência a escurecer o ambiente. Sugiro tons mais leves e claros, como detalhes, se desejar, em preto. OU então que faça somente algumas partes em preto, como algumas portas por exemplo. De preferência, as inferiores. Não é necessa´rio que os móveis da sala sigam os da cozinha, mas sim que sejam bonitos juntos. Vc pode usar na sala móveis com detalhes tbém em preto, por exemplo. Se o piso da sala é escuro o ideal é que os móveis sejam claros, inclusive o sofá. Bege é uma boa pedida.
bjo
Rosana

Ricardo · 25 de agosto de 2010 às 13:16

Olá Boa Tarde!
Primeiro quero dizer que seu site é muito legal!
E agora queria saber se pode me dar uma idéia, estou reformando meu quarto, comprei um guarda roupas, uma comoda e um livreiro em branco, minha cama e porta estão no padrão imbuia. Tava pensando em pintar em algum tom de marrom, mas não sei se fica legal e tb não sei se ficaria muito escuro o quarto, que não é muito grande. Vc poderia me dar alguma sugestão? Mesmo que não seja nenhum tom de marrom!

Obrigado

Responder

rosana · 25 de agosto de 2010 às 23:56

Oi, Ricardo,
Vc pode pintar uma parede em marrom, mas não todas. Vai ficar muito escuro. Uma idéia é uma parede em um marrom mais escuro e as outras neste mesmo marrom só que com muuuuuuuuuuuuuuito branco… entende ? tipo um bege.. Vai ficar melhor.
bjo
rosana

ROSE · 25 de agosto de 2010 às 19:44

OI, A COR DE MINHA INTEIRA CASA É PEROLA GOSTARIA DE SABER COMO DECORAR POIS AINDA PRECISO COMPRAR
SOFÁ ,RACK TAPETE,CORTINAS, QUERO TAMBÉM COLOCAR UM PAPEL DE PAREDE ATRAZ DA CAMA QUE É BOX.

Responder

rosana · 25 de agosto de 2010 às 02:18

Rose,
O pérola é neutro. Logo, vc pode escolher cores que goste e que combinem entre si (2 ou 3) e acrescentar bege / marrom e branco nos itens. Caso queira manter tudo neutro escolha estas cores beges, marrons e branco e acrescente alguns detalhes em verde , vermelho ou azul, de acordo com o seu gosto. Para o papel de parede fica mais fácil usar cores neutras, como estampas com pérola e marrom por exemplo.
bj
Rosana

elisangela de pinho · 25 de agosto de 2010 às 08:20

oi,Rosana já mandei uma pergunta pra você mais nunca achei a resposta.como vai ?espero que você esteja ótima.gostaria de saber ,qual a cor que devo pintar minha sala,tenho escada janela,porta de madeira, rack e 3 sofas de couro marrom, piso e parede brancos.tudo linha reta. Não gosto da cor laranja. obrigada elisángela.

Responder

rosana · 25 de agosto de 2010 às 13:24

Oi, Elisangela,
Bem, tive problemas com o blog e perdi alguns comentários… Desculpe. Todas as cores que vc falou são um tanto neutras. Sugiro que vc mantenha a neutralidade com off white tendendo para o bege, principalmente se as madeiras ou a sala forem escuras. E acrescente cores que vc gostar (como azuis e verdes, por exemplo Ou azuis e amarelos acinzentados) nos objetos.
bjo
rosana

Clayton · 25 de agosto de 2010 às 10:49

Bom dia,

Estamos reformando nosso apt, a dúvida está na sala, pois o sofá é bege claro e a tv fica suspensa na parede através de um painel tabaco, o piso é bege madeira sendo que há também um tapete marrom.

Minha idéia é pintar a parede da tv de marrom chocolate e as demais paredes de bege, vc acha que fica bom? fica muito carregado para o bege?

Outra duvida fica por conta da porta, pois a mesma fica na mesma parede onde está a tv (que pintarei de marrom), então pensei em pintar a porta de marrom, para tentar camuflar a porta na parede.

obrigado

Responder

Rosana Silva · 25 de agosto de 2010 às 23:57

Oi, Clayton,
Estou preocupada se a qtd de cores escuras não vai escurecer a sua sala. Ela é bem iluminada? Ou vc realmente deseja que o lado da TV seja escuro? Outro ponto é que o painel tabaco não vai ser realçado pela parede marrom (dependendo do marrom pode até não combinar..é bom testar antes). Já pensou em pintar a parede do sofá (que é bege claro) no tom marrom que deseja e deixar a parede do painel em bege, assim como a porta ?
Não há problema carregar no bege se vc colocar objetos, almofadas e outros itens em cores vivas que vc goste.
abs
Rosana

Deixe o seu comentário!