O Preto é a falta de cor (quando luz) e a mistura de todas as cores (quando pigmento – tinta). É o tudo ou o nada. Quando bem usado, é sofisticado, misterioso, dá classe e profundidade. Quando mal usado, escurece, entristece, pesa.

Cores na Decoração – Preto

Cores na Decoração - Preto - sala-preto-cinza com toques de rosa
aliciabdesign

 Em ambientes muito grandes, pode ser fundamental para diminuir a sensação de frieza que eles podem ter. Nessa sala, o preto em algumas paredes, o piso e os sofás em cinza dão aconchego à sala grande. E os toques de rosa escuro sofisticam e alegram o ambiente.

sala-preto-branco
vtwonen

Em ambientes pequenos, em pequenas doses. Se houver muita luz, a dose pode ser maior.Pode ser maior também em ambientes menores, mas se vc desejar este clima “escurinho”… Em home theater, por exemplo… Na foto acima veja como os móveis e o piso brancos clareiam a sala com a parede em preto.

sala-preto-branco-verde
desiretoinspire

Em pequenas doses, combina com quase todas as cores, pois é uma cor neutra. Mas cria o maior contraste possível com as cores claras. E é importante nas decorações que usam somente uma cor exatamente para enfatizar o contraste.

sala-preto-cinza2
StyleAthome

Fica mais feminino com o lilás claro, o rosa. Enfatiza qualquer elemento mais claro colocado à frente. É uma cor cheia de possibilidades e, na verdade, muito usada em detalhes.

sala-preto-branco-dourado
Somedayblog

Ele impacta com o amarelo, laranja, vermelho claro e sofistica com o cinza claro, o vermelho fechado, o dourado e o marrom claros.

sal-preto-vermelho-amarelo
decoueuracao

O forte colorido da combinação quente amarelo-laranja-vermelho é sofisticada com o preto na parede. Se essa parede fosse branca a sofisticação não aconteceria.

sala-preto-amarelo-dourado
bellemaison

Veja que “cara de rica” tem a sala em branco e dourado com a parede em preto!

sala-preto-rosa
alkemie

E o rosa fechado é sofisticado e romântico nesse cantinho com parede em preto e cortinas e piso em cinza.

O preto é também cheio de capacidade de modificar a percepção do ambiente. Veja abaixo: Peguei uma foto de uma loja que tem o teto e a parede de fundo pintadas com preto. E (desculpe o mau jeito, mas é para exemplificar, viu, gente?)  “pintei” os 2 de branco.

Veja como o teto parece mais alto mas a loja parece mais “curta”! (além de ter perdido todo o charme!)

O preto no teto dá impressão de teto mais baixo. E na parede de fundo dá impressão que o fundo é láááá longe

(Este efeito também é conseguido com azul escuro, verde escuro, etc.).

loja-fundo-preto loja-fundo-preto-modificada

O preto tem essa característica de transformar tudo, mesmo sendo um cor neutra. Ele engana nossa percepção de espaço com muita facilidade. Pense no preto pois ele pode fazer uma grande diferença na sua decoração!

Este post faz parte de uma série –  Cores na Decoração – Veja o 1o. post aqui. E os demais são:  As cores na decoração (2)  onde falei sobre os esquemas de cores,  e depois sobre o BRANCO E O AZUL , AMARELO  , VERDE  , VERMELHO ,  e ROXO E LILÁS  e MARROM

10 COMENTÁRIOS

  1. Oi, Hália,
    Se vc deseja que o sofá tenha a mesma cor da estampa da poltrona não há como errar, ainda mais sendo cinza, uma cor neutra.Vc pode tentar tbém tons mais claros deste mesmo cinza chumbo. Tbém ficará bonito.
    bjo
    rosana

  2. Estou sem inspiração, tenho uma poltrona preta com estampas floridas cor de chumbo. E gostaria de cobrir o meu sofá, numa cor que combine bem. Qual seria? Pensei em cor de chumbo, pra contrastar.

  3. Oi, Elisandra,
    Obrigada.
    Eu pensei em um cinza médio para o seu sofá. Com as cadeiras da mesa de jantar em cinza vai ficar ótimo.
    bjo
    Rosana

  4. Oi. Adorei o seu site. São dicas muito boas mesmo!
    Estou com dúvida quanto à escolha do meu sofá. Minha sala ten móveis pretos, brancos e marrons e não sei qual cor de sofá escolher. As paredes são gelo. Eu não queria botar um sofá preto e nem branco. Um sofá marrom mais escuro que o marrom do móvel fica bom? E se eu botar as cadairas da mesade jantar em tom cinza também combina? Obrigada! Abraço

  5. Olá, na decoração de uma loja de roupa, por exemplo, se eu pintar as paredes todas de branco, excepto a parede do fundo que é pintada de preto, fica com o mesmo efeito, de sala mais comprida. Obrigada.

  6. OI, DANIELLE!
    Obrigada!
    Olha só: vc tem na sua sala somente cores neutras: preto, marrom, branco. Então, praticamente qualquer cor vai ficar bem! Sugiro que vc acrescente objetos coloridos para alegrar o ambiente e eles podem ser em marrom mais claro, amarelo, dourado, para harmonizar com o marrom que vc já tem ou escolha cores mais vivas e alegres de seu gosto.
    Qto às cortinas, vc pode pensar em uma cor que puxe para o dourado, tipo mel, marrom bem clarinho. OU pode fazer em cinza se sua sala não for escura. Não use cinza escuro, mas sim um de médio para claro, ok ?
    bjos
    RO

  7. Olá!!
    Parabéns pelo site!! Muito legal e informativo!
    Estou precisando de ajuda!! Tenho um sofá preto de corino, um rack preto com embuia e um puff “marronzinho” com flores grandes pretas. Agora preciso colocar cortinas no meu apto e não o quais cores ficaram melhores, aaa as paredes da sala são brancas.

    Muito obrigada pela ajuda!!
    E mais uma vez parabéns pelo site, adorei!!

  8. OI, Chico!
    Os espelhos (além de servirem prá gente dar aquela olhada básica no visual, é claro! rs), quando bem colocados dão a sensação de aumento do espaço e também podem iluminar quando posicionados de forma que uma fonte de luz externa seja refletida para dentro do ambiente. É um ótimo recurso, muito usado, mas não se deve abusar e ter alguns cuidados, como: Não refletir aquele canto meio bagunçado (vai se transformar em 2 cantos meio bagunçados..) não refletir pessoas deitadas na cama (muitos não se sentem bem e pode até assustar quando a pessoa acorda), preferencialmente não colocar uma peça inteira em uma parede (se quebrar o gasto é grande e pode causar acidentes), não refletir coisas que podem causar confusão visual, estragando a decoração…
    bjo
    RO

  9. .
    .
    .
    .
    Seu blog é muito bom e bem didático.
    .
    Me diz uma coisa, os espelhos quando posto na sala de estar ou em qualquer ambiente da casa, tem sua única função dar a sensação de aumento de espaço? Ele pode iluminar também?!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui