Venho falando bastante aqui sobre a teoria básica das cores. Já falei sobre as cores separadamente (branco/azul, verde, amarelo, roxo/lilás, vermelho, preto, cinza, marrom) e   sobre combinação de cores contrastantes, harmônicas, neutras.

Ainda temos a teoria, vamos dizer, intermediária, sobre a qual vou falar mais futuramente e sobre outras cores, claro. Mas, neste post, quero somente mostrar esta teoria aplicada a um ambiente. Vamos lá?

teoriacores1

Quando vc olha prá este ambiente (um jardim de inverno? Não sei bem, mas isso não é importante) seus olhos vão DIRETO práquele quadro na parede. PORQUE? Há algumas razões: Uma é o seu formato e tamanho – parece mesmo um alvo, né? Mas a principal são as suas cores – Amarelo e um roxo meio azul – Cores Contrastantes, em um ambiente em que as outras cores são ou neutras ou da família dos vermelhos (cores harmônicas), além de algum verde das plantas, que não tem tanta importância em termos de cores neste caso. Este objeto “GRITA” em meio a um ambiente que, no 1o. momento, não chama tanto a atenção. Ele é o estudado PONTO FOCAL do ambiente, tudo foi feito para que ele chame esta atenção. Então, quando quiser que um objeto seja o Ponto Focal de um ambiente, seja pq adora ele, seja pq quer esconder outra coisa que não é tão interessante assim, faça isso: Pinte-o (ou o entorno dele – como molduras de quadros, por exemplo) em cores contrastantes e deixe o resto harmônico. Repare que as cores do objeto se repetem no sofá, que está perto  e tem o amarelo mais atenuado, de forma a não chamar a atenção demais, mas permitir que o objeto não seja de todo “estranho” ao ambiente.

teriacores2a

Agora veja só: Pintei o vaso da direita com as mesmas cores do quadro… Percebe que seus olhos ficam entre um e outro objeto, sem saber exatamente o que olhar ? Percebe tbém que agora vc está vendo que existe o mesmo amarelo / roxo lá no alto da escada, que vc não deu tanta atenção antes ? É que o seu olhar agora “vaga” pelo ambiente, não é “puxado” para o  quadro acima do sofá, então vc percebe mais coisas… Mas veja também outra coisa interessante: Na imagem original, lá em cima, o espaço parece que é mais profundo que na 2a imagem. O sofá parece que está mais longe. É que, na 2a foto, a imagem onde eu pintei o vaso,   tiramos “a força” do ponto focal e “aproximamos”  o vaso amarelo e, em consequência, tudo que está à volta dele. AS cores QUENTES tem esta característica de “aproximar” as coisas, lembra?

Viu? Só com 1 foto e uma “pintadinha”, um monte de coisas prá pensar. Este é o fascínio das cores!

Foto do blog: ADreamersden

2 COMENTÁRIOS

  1. O lance da aproximação me chamou bastante atenção…
    Só vc mesmo… que interpretação!!! Vc é realmente demaaaaaaisssssss!!!
    Grande beijo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui