Já falei sobre as Medidas importantes na Cozinha e tenho uma página falando sobre diversos pontos importantes para no planejamento do espaço das cozinhas, mas nunca é demais voltar ao assunto e sempre há o que acrescentar: Planejamento na cozinha, que é uma área de trabalho antes de tudo, é essencial!

Mas atenção: Para uma cozinha realmente perfeita para você (e principalmente se você é mais baixo(a) ou alta(o) que a maioria das pessoas) seria necessária uma avaliação ergométrica que envolveria a medição do seu corpo (altura total, comprimento dos braços, peso, etc, etc) e adequar as alturas principalmente de bancadas à sua compleição. No final do post falo um pouco mais sobre isso, NÃO DEIXE DE LER.

Medidas importantes na cozinha

No desenho abaixo (que adaptei deste post do Apartment Therapy) é importante considerar:Medidas importantes na cozinha

a) Uma mesa ou bancada baixa para refeições tem por volta de 75/78cm de altura. O assento para ela deve ter, no mínimo, 28/30 cm a menos de altura – a maioria das cadeiras tem por volta de 45cm de altura do piso ao assento.

cozinharustica-galeria3

Está claro que estas poltronas não funcionam para esta bancada, certo?

b) Uma bancada alta para refeições rápidas, deve ter até 110 cm. Neste caso o assento deve ter altura tal que haja um vão de no mínimo 25 cm para o corpo (como mostrado no desenho). E não se esqueça que deve haver um recuo na parte inferior da bancada (mínimo de 25cm) para as pernas.

cozinha3

c) Em geral, a luminária pendente acima da mesa ou bancada deve ter de 80 a 90 cm de distância para a superfície da bancada.

d) “Cozinhas-corredor” – aquelas estreitas que só tem bancada de um lado – devem ter, no mínimo, 80 cm de área livre para circulação. Já as cozinhas com bancadas dos 2 lados precisam de, no mínimo 100cm. O ideal é 120, ainda mais quando há mais que uma pessoa cozinhando ou em ilhas com fogão na ilha.

cozinha1

As áreas de maior circulação devem ter mais espaço livre, ainda mais quando há fogão / geladeira (ou qualquer coisa que tenha portas que abrem para fora…)

e) A altura da bancada onde está a pia pode ter de 85 a 95cm (para alturas medianas), mas depende da altura da pessoa que trabalha mais na cozinha. A maioria das vezes tem entre 85 e 90. Veja abaixo uma tabela que sugere alturas do tampo da bancada diferentes para diversas alturas de pessoas:

Medidas importantes na cozinha 1

f) a Largura da bancada onde está a pia tem de 55 a 60cm. O ideal é 60cm. Quando tiver 55cm somente, os armários superiores devem ter 35 cm de profundidade no máximo. E deve existir ao menos 60 cm de distância entre a bancada e o início dos armários superiores.

g) A bancada deve ir além 2cm dos móveis que estão abaixo dela. Isso para que os móveis fiquem protegidos da umidade.

h) O sóculo (que é o recuo em armários inferiores que não são aéreos) tem entre 7 a 10cm de altura e 10 cm mínimo de recuo. Ele existe para que seus pés tenham espaço quando vc encosta o corpo na bancada.

casaabril 4002766598_nA prateleira mais larga começa a, provavelmente, uns 60 cm da bancada, mas prateleiras estreitas como a dos temperos podem ficar mais abaixo.

E existem muitos outros pontos de atenção para a cozinha. Estas não são as únicas medidas importantes na cozinha! Não deixe de planejar muito, para ter uma cozinha realmente eficiente.

ATENÇÃO NOVAMENTE:

As medidas acima são o padrão da indústria e o que é usado pela maioria dos projetistas, mas se for possível, na construção ou reforma não deixe de considerar as características físicas do usuário que mais usa a cozinha. O ideal é que as medidas – principalmente das bancadas –  sejam adaptadas a ele.

Ergonomicamente falando, o mais perto do correto seria: Com os ombros relaxados, peça para alguém medir a distância do seu cotovelo ao chão. Desconte mais ou menos 21 cm dessa medida e você terá uma altura de bancada mais correta para vc (não é absolutamente correta pq também vai depender do comprimento dos seus braços, profundidade da cuba, etc, etc mas é bem mais correto que vc seguir o padrão).

Fotos de CasaAbril, ApartmentTherapy, 1kinddesign

46 COMENTÁRIOS

  1. Bom dia,
    Quando lavamos as vasilhas nos reclinamos para enxaguá-las. Isso muitas vezes dá dores nas costas das pessoas.
    Existe uma medida mais adequada para a distância entre o bojo da pia e suas bordas?

  2. Oi, Adla,
    Realmente não coloquei esta informação…. Vou colocar! Mas já para vc saber: Esta área, chamada sóculo quando embaixo de armários, deve ter entre 7 e 10 cm de altura e uns 10 cm de recuo.
    Obrigada!
    ROsana

  3. Oi, Paloma!
    Entendi que sua dúvida é em relação à altura do banco em relação à altura da bancada,certo? Então, se entendi corretamente, o banco tem 36 de altura e a bancada 86, a diferença entre eles é de 50 cm. Neste caso, será preciso um banco ou banquetas mais altas pq a ilha com a mesma altura da bancada é o usual e mais funcional. A diferença de altura entre bancada e assento (seja de banco, cadeira ou banqueta) deve ser de mais ou menos 25 / 30 cm.
    bjo
    ROsana

  4. Boa tarde,
    4 anos depois e sua publicação ainda é super útil. Nessa época eu nem pensava em em casar e estar nesse projeto casa nova rs.

    Quero muito fazer uma ilha e todas as perguntas postadas aqui foram úteis. Mas ainda estou com duvidas.
    A metragem da minha cozinha é: 4,15 de comprimento x 3,50 largura x 2,85 altura.
    Em uma unica parede estarão a geladeira, pia e fogão. Na outra parede estará o armário que tem a medida de 55,55 de largura.

    Quero muito fazer as ilha no meio e a medida que tenho interesse de fazer é 1,50 de comprimento x 0,65 largura x 0,86 altura (que é o tam da bancada da pia).
    Pretendo usar o banco com essas dimensões: 36x36x67cm

    Nesse caso não sei se a altura da bancada é o suficiente ou posso estar aumentando. Como meu balcão é 0,86 alt. Não sei se deve ser mantido uma proporção.

    Se poder me ajudar com informação.

    Obrigada!! Abraço.

  5. Oi, Carlos!
    Muitas vezes tem, mas a verdade é que a altura de bancada e ilha depende do uso, de quem usa e como usa. Onde há pia ou fogão a altura deve ser tal que seja confortável para quem lava/cozinha trabalhar. Se a ilha ou a bancada funcionam somente como área de refeições, elas podem ser altas (usando banquetas altas para assento, o que, na verdade, diminui um pouco o conforto) ou ser mais baixas como as mesas de jantar e usar cadeiras ou bancos em alturas “normais”, entende ?
    A bancada de 90 cm é normalmente usada para cozinhas (é uma boa altura para a média da população). A ilha de 1 metro de altura, se não tiver pia nem fogão pode ser usada com banquetas/bancos mais altos. Se ela tiver pia ou fogão e a bancada tiver fogão ou pia é provável que uma das 2 seja mais confortável de usar e as pessoas sintam algum estranhamento.
    Veja que no desenho no post há uma ilha, mas ela não tem nem fogão nem ilha.
    abs
    ROsana

  6. Refazendo a pergunta anterior, a altura da ilha tem que ser do mesma altura da bancada. A minha ilha tem 1 metro de altura e a bancada 90 de altura.

  7. Oi, Patrícia,
    Eu acho uma cozinha de 4,5 m2 muito pouco para ter uma península realmente confortável, viu?
    bjo
    Ro

  8. Estamos planejando a nossa casa. Gostamos de conforto mas de praticidade, a cozinha é o nosso lugar mais frequentado da casa, sempre cozinhamos juntos. Minha dúvida é: devo colocar ilha ou é custo muito alto para o retorno? Penso em península mas tenho medo de ficar muito presa com este formato. A cozinha tem aproximadamente 4,5 m². Agradeço a atenção.

  9. Janaina,
    Qquer “corredor” de circulação com 80 cm está bastante bom. Se a despensa não tiver prateleiras ou portas dos 2 lados pode ser até menos que isso, mas não menos que 60 cm.
    bjo
    Rosana

  10. Oi, Bianca!
    Eu não tenho como lhe responder sem estudar o ambiente e isso seria um projeto. Caso esteja interessada em um orçamento, escreva para [email protected], enviando planta e fotos se possível e me dizendo o que esta cozinha terá de acordo com seus desejos e necessidades.
    agurdo
    bjo
    RO

  11. Oi, Anita,
    De acordo com os códigos e leis de obras existentes vc não deve deixar um ambiente sem janela. Além disso, imagina o acúmulo de gordura que aconteceria ? Cheiros se espalhando por toda a casa ? E a questão do gás, que é uma questão de segurança? Imagine um escapamento de gás em uma área sem ventilação?
    Enfim:não é uma boa ideia.
    bjo
    Rosana

  12. Bom Dia! Primeiro parabéns pelas maravilhosas dicas. Eu tenho um projeto de cozinha com 4.03m de comprimento (nessa parede tem a janela e a porta) por 1.65 de largura. Como faço pra colocar armários?

  13. Ola estou em construcao e preciso de umas dicas:não
    Fiz uma cozinha de 3.5comprimento x2.00largura onde tem a porta da lavandaria e a porta da dispensa sobrando pouco espaco posso deixar sem janela essa cozinha?

  14. Oi, Arlene,
    A pia abaixo de janela é uma boa opção, pois lavar louça olhando para fora torna o trabalho menos cansativo e chatinho… mas o importante é que a disposição da pia , geladeira e fogão seja a mais funcional. Leia este post para decidir a melhor solução para vc: https://www.simplesdecoracao.com.br/decoracao-na-cozinha-2/
    bjo
    ROsana

  15. Estou construindo, coloquei uma janela de 1,00×1,00 na cozinha estou com duvidas onde coloco a pia, abaixo ou aproveito o lugar com uma bancada com bancos?obrigada.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui