De vez em quando falo aqui de coisas que você vê em revistas, sites e mostras mas que são ideias de decoração que não funcionam na vida real. E até já mostrei exemplos que apresentam erros perigosos ou disfuncionais. E uma série “O que NÃO fazer na sua casa“. Como o assunto é vasto, vamos a mais um post com ideias que podem ser bonitas, mas que ou dão trabalho demais  para manter, ou são desconfortáveis, não funcionais, ou até perigosas e que você pode acabar repetindo na decoração de sua casa sem perceber.

Ideias de decoração que não funcionam

Ideias de decoração que não funcionam

1a. foto) Em quartos de crianças a segurança é fundamental. Evite luminárias que possam facilmente ser quebradas ou com fios (ou cordões) que possam ser usados indevidamente pelas crianças. 2a. foto) Evite acumular muitas coisas, principalmente as que podem quebrar, em criados mudos muito perto da cama. Durante o sono quem está dormindo pode derrubar ou quebrar os objetos, se acidentando ou, ao menos levando um grande susto.

Ideias de decoração que não funcionam

Tvs não devem ficar nem perto nem longe demais do sofá.  Nos dois casos você terá desconforto visual. Além disso, se possível, escolha um espaço onde a circulação de pessoas entre a tv e o sofá seja pequena para evitar interrupções na sua visualização.

Para saber as distâncias recomendadas veja estes 2 posts: Aqui para tvs mais antigas e Aqui para tvs grandes 4k e full HD.

Ideias de decoração que não funcionam

Tapetes “finos” que “se enrolam” facilmente devem ser evitados abaixo de mesa de jantar para evitar acidentes e irritação. Também evite colocar móveis pequenos uma parte no tapete e outra parte não, principalmente com tapetes mais “grossos”.

Ideias de decoração que não funcionam

Móveis espelhados são lindos mas usá-los em locais de circulação de pessoas pode ser perigoso. Com crianças, nem pensar.

Ideias de decoração que não funcionam

O local de instalação de spots no teto deve ser bem escolhido (evite perto de “dentes” na parede, como na primeira foto acima e prefira, se desejar, colocá-los nas laterais do espaço da tv e não diretamente acima dela). Outra questão é a direção do facho luminoso: Veja que na 1a foto a luz dos 3 spots à direita tangencia a parede fazendo um belo efeito – chamado wall washing . Já na 2a. foto, a luz está “explodindo” na parede que, para piorar, ainda é reflexiva. O efeito final não é bonito.

Ideias de decoração que não funcionam

A altura dos assentos de bancos, cadeiras e banquetas devem ser compatíveis com a altura da bancada ou mesa –  a distância entre o assento e a bancada deve ser de mais ou menos 25/30 cms.

Ideias de decoração que não funcionam

1a. foto) Criados mudos devem ter altura compatível com as camas – exata com a altura da cama ou 10 cm acima ou abaixo é o ideal –  para serem funcionais e não causarem desconforto. Na 2a. foto a bela cadeira não é compatível com a mesa de trabalho: a altura dos braços deve ser igual ou um pouco abaixo da altura da bancada de forma que os braços no teclado fiquem dobrados mais ou menos a 90 graus. Além disso o assento também está um pouco abaixo do que deveria (25 a 30 cm de distância da bancada é o ideal).

Ideias de decoração que não funcionam

Máquinas de lavar trepidam. Por isso vc deve seguir o manual delas que sempre pede uma distância mínima nas laterais e acima. Na segunda foto, veja a distância do vaso sanitário para a a parede. O recomendado é ter, no mínimo, 20 a 25cm de distância.

Ideias de decoração que não funcionam

2 questões aparecem nessa foto: Em primeiro lugar  a lâmpada do plafon com iluminação indireta é muito potente e por isso a luz “explode” no teto – é claro que vc pode ter um dimmer para controlar, mas para que? O melhor seria ter mais pontos de luz na sala para iluminar bem todo o espaço. Em segundo lugar, a mesa colocada no centro da sala é totalmente desproporcional e não realiza sua função que seria servir de apoio para quem estiver sentado no sofá.

Ideias de decoração que não funcionam

Observe na foto acima a sombra que o spot do teto projeta das torneiras. Pois é exatamente esta projeção que acontecerá quando você quiser se maquiar (ou barbear): Seu nariz e sua testa projetarão sombra sobre o resto do seu rosto. Por isso, acrescentar ou ter somente uma iluminação nas laterais do espelho é importante.

A atenção aos detalhes, o questionamento da funcionalidade e a análise dos problemas que qualquer item que você acrescente na decoração pode trazer são essenciais e muito mais importantes que a estética. O que é belo é para se ver. Mas para se viver o mais importante é o funcional!

E não se esqueça!

1) Acesse tbém nosso FacebookPinterest ,  Instagram  e YouTube. Em cada um temos conteúdos diferentes!

2) Caso tenha interesse em um projeto ou  consultoria para sua casa, apartamento ou ambiente escreva para [email protected] , fale sobre o seu problema e envie foto(s) dos ambiente(s) na luz do dia. Nós realizamos consultoria específica e também projetos completos sempre respeitando o seu gosto, orçamento e necessidades.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui