Mais uma da série Plantas Fáceis de Cuidar, é a Tradescantia zebrina com os nomes populares de Lambari, Judeu errante e Trapoeraba zebra, dentre outros  (e não deixe de ver o novo vídeo no  Canal do Simples Decoração no You Tube! )

Plantas fáceis de cuidar – Lambari

Plantas fáceis de cuidar - lambari
Foto: PlantaSonya

Marcia Nassrallah​, já falou sobre diversas plantas fáceis de cuidar : Da Flor do Guarujá  ,  da  Onze Horas , da  Fitônia ou Planta mosaico ,  das Peperomias e Ráfis  , da folhagem Coleus , da Pitaya ,  do Tapete Inglês  , da Falsa Érica e da Dinheiro em Penca! Dê uma olhada e escolha as mais legais para seus cantinhos verdes! 

lambari planta

A espécie de hoje vai agradar muito quem só tem espaços com sombra e meia sombra, mesmo que seja um pequeno espaço. 

Ela pode ser usada no canteiro sob a copa de árvores onde a grama não vai bem; Pode ser usada para formar lindos desenhos no jardim e faz um belo contraste com folhagens ou flores amareladas. Também pode ser usada em jardineiras e cuias como planta pendente e fica linda em jardins verticais!

jardim vertical com lambari
foto:Casapro

É uma espécie encantadora, pois as folhas parecem pintadas à mão,  sendo que a parte de baixo é roxa e a de cima tem a borda e o centro arroxeados com umas pinceladas de verde claro, que em alguns momentos parece prata.

Ela produz uma flor miudinha entre lilás e rosado o ano todo, tem crescimento rápido e vigoroso. Multiplica-se por estaquia ou divisão da ramagem enraizada.

planta Lambari-Tradescantia-zebrina-1-2
foto:Flores e Folhagens

Do que ela gosta? Solo úmido e fértil, que pode ser uma mistura de substrato para jardins, areia grossa e terra vegetal em partes iguais. Adube periodicamente com húmus de minhoca.

Planta lambari 3

Do que ela não gosta? Encharcamento, frio muito rigoroso e geada!

Que tal? Gostou? Invista nela!

planta lambari 4

A próxima das Plantas fáceis de cuidar é a Lavanda! Vem ver!

Se gostou, por favor, curta, comente e compartilhe. Faça perguntas. Será um prazer atendê-los! Bjos e até a próxima!

 Marcia Nassrallah​

Studio MS Design de Interiores e Paisagismo

30 COMENTÁRIOS

  1. Boa noite,sou de recife pé. Lugar quente,quais os tipos de plantas q devo cultivar,que agente sol,por favor me responda via email…lhe agradeço ..

  2. Olá Rosana!
    A planta que mencionei, é esta mesma, aqui temos dela. De tanto ensinarmos as pessoas, dificilmente , se encontra dela aqui. A Peixinho, eu nem conheço, obrigada pela informação. Beijos.

  3. Olá Rosana!
    Recebi seu email, a planta que mencionei, é esta mesma. Nunca soube o nome dela ,mas temos aqui. De tanto ensinarmos as pessoas, temos dificuldades de encontrar dela onde moro. A Peixinho, eu nem conheço, más, é bom saber. Obrigada pela informação. Beijos.

  4. Oi, Gildelene,
    Será que vc não está falando da Peixinho da horta que também é conhecida por lambari? Essa eu sei que é comestível e tem propriedades emolientes e anti irritantes…
    bjo
    Rosana

  5. Olá. Essa planta é anti inflamatória . Se houver feridas, inflamadas ou não, a pessoa pode beber e pode banhar, rapidinho sara, basta ferver a planta com raiz e tudo e deixar tampada para abafar. Ela cura, até feridas contagiosas. Em crianças menores de 4,5 anos,sei que pode banhar, só não sei se pode beber. Ela serve praticamente pra tudo. Pode ser usado o sumo em unhas encravadas e até inflamadas. Já me relataram que foi bom pra problemas de coluna e ajudou na recuperação de perna quebrada. Combate coceiras , inflamação nos olhos, etc, etc. Aqui em casa, fazemos uso dela pra tudo.

  6. Oi. Vc sabia q a Tradescantia zebrinha(vulgo Lambari) é um remédio poderoso? Minha prima tinha vitiligo e ensinaram p ela uma receita fácil .Ela era toda manchada e hj está toda branquinha. Ganhou um galhinho de um desconhecido e fez uso, ou melhor, ainda faz. Então, além de enfeitar, tb é curativo.

  7. Oi Adeli. Tudo bom?
    Que bom que vc gosta das matérias.
    Este Blog é na verdade da Rosana é maravilhoso né? Eu apenas escrevo sobre Jardinagem e Paisagismo.
    Bom, voltando a sua pergunta… Esta planta prefere sombra e meia sombra. Excesso de sol vai queimá-lá. Mas tenho uma sugestão. Tente o abacaxi roxo. Logo falarei sobre ele.

    Bjos.

  8. Márcia, amei esse seu site! muito boas dicas!quanto a lambari, gosto muito mas queria saber se ela aguenta calor, pois tenho um canto meia sombra mas próximo a beirada da piscina e é bem quente.Bjo

  9. Ajuda! Troquei minha plantinha de vaso por um vaso maior. Coloquei-as mais separadas umas das outras, pois estavam muito espremidas. Uma das plantas parece que ficou mais forte que as outras – ficou até mais forte que antes, e umas ficaram bem fraquinhas. Não as troquei de lugar. Estão a meia-sombra. Grata

  10. Olá!! Preciso de ajuda com a minha plantinha. Ela estava muito bonita e saudável, sendo regada todos os dias uma unica vez, e num lugar de sombra, pendurada, local arejado. Inventei de trocar ela de lugar e oa raminhos ficaram proximos ao chão e num local que bate sol diretamente, agora ela esta murchando, perdendo a cor, as folhas estao com as pontas marrons e murchas 🙁 matei minha planta! :'( tem como reverter isso?

    Obrigada desde já.

  11. OI, Débora!
    Já falamos sobre elas aqui:
    https://www.simplesdecoracao.com.br/2016/03/ter-e-manter-suculentas-no-jardim-ou-varanda/
    bjo
    ROsana

  12. Muito interessante o artigo! Outra planta que eu gosto bastante, pois também é fácil de cuidar, é a suculenta. Que tal falar sobre ela em um artigo futuro?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui