Uma sala pequena não significa que você tenha poucas possibilidades na decoração. Com planejamento e criatividade é possível inovar e aproveitar bem o espaço. Nessa tarefa você pode ainda reusar itens e criar outras funções para o ambiente.
Com as dicas a seguir é mais fácil decorar uma sala funcional e bela sem ter stress.
Como decorar salas pequenas
- Planejar a organização
Para começar, caso a sala não esteja vazia, decida o que vai ser retirado, trocado ou reformado.
Considere as atividades exercidas, o estado dos móveis, sua utilidade no dia a dia e observe cada acessório de decoração: Precisa de um sofá maior? Cansou de um quadro? A poltrona deve ser reformada? Quer espaço para home-office? A iluminação está deficiente? A mesa de jantar tem o tamanho ideal?
Anote essas necessidades, tome as providências assim que possível e reveja esta lista durante o próximo passo.
Em seguida, pense na nova organização da sala. Deixe espaço livre se for acrescentar móveis e mantenha uma boa área de circulação.
Não esqueça que espaço livre é tão importante quanto espaço ocupado. Afinal é por ele que você vai andar!
Se tiver facilidade com algum aplicativo simples de decoração, o ideal seria usá-lo nessa fase.
Caso não, faça um desenho em escala 1:20 (para cada metro, use 20 cm do papel) com as medidas das paredes e corte pequenos pedaços de papel com as medidas dos móveis que tem ou irá comprar. É trabalhoso, mas você vai ter uma ótima visão de tudo e verá depois que compensa muito fazer isso!
Se não tiver jeito, movimente os móveis que vai manter, marque os espaços de móveis futuros (veja as medidas em lojas na internet) e pense em, no mínimo, 60 cm para passagem.
Essas atitudes previnem você de comprar móveis que não caibam na sala ou de entulhar demais.
Não esqueça que vai precisar ocupar as paredes: Prateleiras, nichos e painéis ajudam a organizar e quadros e papéis de parede embelezam, tudo usando nenhum ou pouco espaço. Mas não sobrecarregue. Paredes e prateleiras precisam de espaços vazios.
Essa fase pode ser demorada, mas é extremamente importante. E não deixe de ler as 3 dicas abaixo para o planejamento:
Ambientes multifuncionais e/ou integrados
A criação de ambientes multifuncionais, como uma sala que tem home office, estar e jantar, é uma necessidade. E muitos apartamentos integram sala e cozinha, por exemplo.
É possível usar os próprios móveis para criar divisões visuais do ambiente, assim como cores ou revestimentos diferentes, tapetes, divisórias, estantes, balcão, sofá etc.
Posicione tudo de maneira que seja possível transitar sem esbarrar em nada. A fluidez aumenta a sensação de espaço.
Móveis multifuncionais
Móveis multifuncionais são uma ótima pedida na decoração de pequenas salas. Um puff que é também baú, um aparador que também funciona como bancada, sofás cama, mesas e poltronas retráteis, mesas dobráveis, móveis que podem ser guardados abaixo de outros etc., tudo isso torna a sala mais maleável para as diferentes atividades.
O importante é ter atenção para o espaço (a área livre necessária para o uso desses móveis em todas as suas configurações) na rotina diária sem nada ficar “apertado” ou desconfortável.
Reutilização
A reutilização de móveis pode lhe ajudar a trazer estilo com economia para a decoração.
Pintar ou mudar o revestimento de uma peça traz nova vida para ela.
Pallets e caixotes são bastante funcionais e dão um ar atual. Eles podem se tornar mesa de centro, banco, estante de livros, divisória etc.
Carretéis são muito usados dessa maneira e são encontrados em diversos tamanhos.
- Escolher as cores
O passo seguinte é escolher as cores para a decoração. Pense em 2 a 3 cores que combinem harmonicamente, não mais que isso. E foque nas cores das grandes áreas e grandes móveis em primeiro lugar.
Se a sala recebe pouca luz do Sol ou deseja que seja leve e pareça mais ampla, use cores claras nas paredes e cortinas. Off whites são excelentes pois lhe deixam mais livre para usar cores mais vivas ou escuras no restante do ambiente.
É interessante ter uma cor que sobressaia e seja usada em maior quantidade e mais uma ou duas que façam um contraste bonito com ela.
Você pode e deve usar variações da mesma cor. Observe fotos de sites como o Pinterest para ter inspiração.
- Plantas e iluminação
Não deixe de guardar algum espaço, perto de janelas, para plantas. Elas fazem toda a diferença na decoração.
Dê atenção também a iluminação, para criar uma atmosfera convidativa e adequá-la ao novo posicionamento dos móveis e novas atividades. E, se for o caso, preveja novas tomadas e outras instalações elétricas.
- E mãos à obra!
Após usar estas dicas e conseguir uma boa visualização do que deseja, inicie a decoração da sua sala. Você já sabe como decorar salas pequenas, só precisa da prática! Pode errar, mas errará bem menos se usar bastante do seu tempo fazendo um detalhado planejamento. Pode ter certeza!
Móveis não planejados para o espaço em geral utilizam de forma menos eficiente o espaço que temos, mas dá para fazer muita coisa, sim! Com criatividade e um bom projeto.
abs
Rosana
Bom dia , muito legal as dicas , da para fazer isso com móveis não planejados?