Elegância e sofisticação são algumas das características do estilo clássico. Muitos gostam dele, mas tem medo de usar e parecerem antiquados. Então, como usar o estilo clássico na decoração e ter uma sala ou quarto totalmente sintonizados com os dias de hoje?

Como usar o estilo clássico na decoração- sala com poltrona clássica em veludo
Estilo industrial com móvel contemporâneo e o toque clássico da poltrona em veludo. Foto: – jurnaldedesigninterior

Atualmente uma característica que podemos ver no design de interiores e na decoração é que não precisamos nos prender a um só estilo. Somos ecléticos e misturamos estilos – com muito estudo, criatividade e cuidado, é claro.

E é assim que você pode inserir muito ou pouco do estilo clássico nos seus ambientes, dando aquele toque de elegância e nobreza que você deseja!

Sala contemporânea com móveis clássicos
Repare na mesa lateral com design baseado no estilo clássico Foto: perfeita ordem

E há algumas formas de fazer isso. Você deve escolher aquela que mais tem a ver com seu gosto pessoal, seu orçamento e até com a arquitetura do seu ambiente. Vamos ver melhor isso:

Como usar o estilo clássico na decoração e ser atual?

  • Inserindo detalhes, móveis e acessórios clássicos na decoração:
cantinho de leitura com estilo eclético baseado no clássico
Foto: Jac nteriors

Essa foto, tão simples, mas bonita, apresenta misturas significantes, bem estudadas e interessantes de estilo: A poltrona com espaldar que lembra a Egg de Arn Jacobsen e o restante do corpo em formato que remete às poltronas clássicas provençais.

Repare que a estampa do revestimento é a famosa Vichy que estourou nos anos 50, mas é uma adaptação inglesa do chamado guingão, um tecido de algodão do século XVIII. Aliás, estão apostando na volta da Vichy para este ano ou o que vem.

Além disso, ainda temos o belo papel de parede em estampa tipo Paisley, que surgiu no século XVII, de origem indiana e persa, fazendo sucesso nas décadas de 60/70.

A foto se tornou mais interessante com tanta história, não é mesmo? E saber que tudo foi “de caso pensado” com certeza é uma beleza!

Recamier - estilo clássico - atualizado - em sala com estante azul
Foto: arquiteturadoimovel

Aqui temos um recamier com um design mais contemporâneo instalado em uma sala bem atual. O móvel ficou famoso quando, lá no tempo de Napoleão, o artista Jacques-Louis David pintou a jovem abaixo (a Sra. Recamier) sentada no móvel:

quando o recamier se tornou famoso - pintura da época napoleônica
Foto: Reprodução do quadro de Jacques-Louis David retirada do site adorodecorar

Chic esse negócio de pesquisar a história dos móveis clássicos não é mesmo? Se bem que o recamier, mesmo sem esse nome, é bem mais antigo. Na verdade, um dos móveis mais antigos – surgiu no Egito e você já deve ter vistos filmes sobre a época em que móveis similares a ele aparecem.

  • Acrescentando o contemporâneo na forma de usar o clássico:
quarto azul e verde com boeserie e móveis clássicos
Projeto: Neza Cesar

Este belo quarto decorado pela designer Neza Cesar poderia ser considerado bem clássico. Além de outros detalhes podemos ver: 

  1. O revestimento boesirie (se fala “boaserrí”) nas paredes, originalmente francês do século XVII, que apresenta painéis de madeira em relevo, uma super tendência atualmente.

As mesas de cabeceira provavelmente, belas antiguidades bem clássicas.

Até a cabeceira da cama que tem formato clássico e revestimento em um lindo veludo, tecido clássico de natureza.

Acontece que devido, principalmente às cores usadas na decoração, o quarto é super contemporâneo, alegre e jovial. Esse é um jeito contemporâneo de usar peças clássicas.

Cõmoda bombeê com laca azul
Foto: casa claudia luxo

Outro exemplo é essa cômoda Bombee (clássico estilo Luiz  XV) pintada em uma laca azul nunca imaginado na época em que foi criada.

  • “Aderindo” ao estilo de uma forma atualizada:
quarto em estilo clássico atualizado, cores neutras, boeserie
Foto: casatreschic

A boiserie e a sofisticação de todos os detalhes (especialmente essa roupa de cama super refinada) é o que podemos chamar de um estilo clássico contemporâneo, sem exageros, mas com muito refinamento.

quarto em estilo clássico contemporâneo
Outro belo exemplo, com toques mais românticos! Foto: CasaAbril

Então, já está pensando como inserir um belo detalhe ou móvel clássico para trazer aquele ar sofisticado para sua sala ou quarto? Agora você já sabe como usar o estilo clássico na decoração atual! Não é mais desculpa!!!

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui