Nada melhor que entrar em um banheiro organizado, limpo e cheiroso. Esse é um dos ambientes da casa que precisa de grande atenção: Por conta da umidade, ele fica sujo com mais facilidade e por ser um cômodo menor também requer mais organização. Veja aqui como manter o banheiro organizado gastando pouco.

Como manter o banheiro organizado gastando pouco
Bandeja e cestos organizando o banheiro, Foto: theglitterguide

Como manter o banheiro organizado gastando pouco

Não podemos esquecer também que banheiros são os locais onde mais acontecem acidentes. Estando bem organizado, com tudo que é mais usado à mão e com acesso fácil e seguro para todos, com certeza estaremos ajudando a diminuir a possibilidade de acidentes.

Quer aprender a aproveitar melhor esse cômodo e contar com mais espaço além daquele pequeno gabinete que fica sobre a pia? Confira essas dicas que separei para você.

Tenha um organizador de gavetas

Acabe de vez com aquele emaranhado de itens dentro da gaveta do armário do banheiro organizando aqueles objetos que você vai colocando lá e nem lembra mais onde está quando precisa.

organizador de gaveta do banheiro
Foto: lojaorganizeoseudia

O organizador pode ser feito sobre medida e com divisórias planejadas de acordo com os itens que você deseja deixar na gaveta: Pentes, escovas, cortador de unhas, acessórios para o cabelo, produtos de higiene etc. Tudo isso deve estar separado e arrumado. Assim, você não perde tempo nem se estressa.

Aposte em cestos e caixas organizadoras

Cestos e caixas organizadores são ótimos tanto para usar no lugar dos organizadores de gavetas (nesse caso, pequenas caixas) ou para guardar itens de maior volume, que ficarão nos armários, como toalhas, papel higiênico etc. Se fechados, etiquete-os ou escolha tampas transparentes. Essa dica é fundamental para deixar pequenos banheiros em ordem.

banheiro verde branco e marrom com caixas organizadoras e nicho
Foto: asarquitetas – Projeto: Escritorio GG Arquitetura e Interiores

Abuse dos nichos e prateleiras

Prateleiras e nichos nas paredes acrescentam muito espaço para organização dos banheiros e ainda decoram. “O segredo com os nichos e prateleiras é saber aproveitar bem as paredes. Um bom exemplo é utilizar o espaço acima do vaso sanitário para colocar itens mais usados e decorar o cômodo. Plantas e difusores ficam muito bem nesses suportes”, comenta Marcela Campos, redatora da categoria de Decoração do portal Guia55

banheiro pequeno com prateleiras e nichos em cores neutras
Foto: Vivadecora

Só é preciso tomar cuidado para não sobrecarregar visualmente o cômodo e permitir movimentação sem prejudicar a circulação segura, evitando o perigo de alguém bater a cabeça.

Havendo espaço, use bandejas na bancada

As bandejas facilitam a organização dos diversos itens que você mantem na bancada do banheiro. A única preocupação é usar bandejas fabricadas com material que resista à umidade e que sejam sempre limpas.

banheiro pequeno com box com revestimento 3D
Foto: Arkpad

Não subestime o cesto de roupas

Chega de roupa jogada no chão do banheiro. Um cesto de roupas é o mínimo para organizar o ambiente. Existem muitas opções que, além de manter a ordem, ajudam a decorar o local. Pode ser de plástico, madeira, ferro ou tecido, mas aposte em um cesto com tampa. “Outra forma de esconder algumas peças, como toalhas e roupão, é usando ganchos atrás da porta. Apenas tome o cuidado de não acumular roupas demais por lá”, adiciona Marcela.

banheiro branco e azul com bancada dupla
Foto: CasaTresChic

Evite também colocar peças molhadas nos ganchos atrás da porta ou diminuir sua abertura com o volume das roupas penduradas.

Atenção: 1) Evite produtos de maquiagem e perfumes no banheiro (a vida útil dos produtos pode sofrer diminuição devido à umidade), principalmente em recipientes de vidro (devido ao perigo de acidentes) 2) Evite muitas toalhas, roupas e rolos de papel higiênico no banheiro. Muitas fotos de sites e revistas de decoração mostram isso para apresentar fotos mais vistosas. Na vida real você terá problemas com a umidade nesses itens e até de contaminação.

Não esqueça do box

O box também precisa de organização. Caso seu box não tenha nicho embutido na parede, use um ou mais portas-shampoo para colocar o shampoo, condicionador, sabonete, bucha e outros itens usados no banho. Os modelos de quina costumam aproveitar melhor o espaço, mas evite encher o porta-shampoo com produtos demais.

Banheiro estilo industrial azul preto e branco
Foto: Coco+kelley

E você nem precisa furar o azulejo desde que use as opções com ventosas (que hoje funcionam bem melhor que a tempos atrás) e que são super fáceis de instalar.

Um cuidado importante a se tomar na hora da escolha é se o objeto tem furos para escorrer a água e prevenir o aparecimento de mofo no banheiro. Também invista em modelos fáceis de lavar.

Agora que você já sabe como deixar seu banheiro em ordem, por qual dica você vai começar?

 

 

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui